Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens




Resenhas - Grandes Esperanças


374 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


25/10/2020

Um suspense e tanto
Embora Dickens não seja um dos meus escritores favoritos, "Grandes esperanças" se tornou um dos meus romamces prediletos. O suspense gerado no leitor ao longo da narrativa pode ser comparado ao de "Crime e Castigo", haja em vista que o próprio Dostoievski era um grande admirador de Charles Dickens.

O romance conta a história de Pip, um rapaz órfão de aldeia, criado por sua irmã e pelo marido desta, o ferreiro Joe, o melhor amigo dele. A história começa com o rapaz, enquanto visitava o túmulo de seus pais, sendo surpreendido por um prisioneiro acorrentado, que lhe força a conseguir uma lima e alguma comida. Aterrorizado, Pip obedece, roubando esses itens de sua casa, e entrega-os ao bandido, que se mostra agradecido. Porém, sente-se mal por ter prejudicado seu amigo Joe. Apesar dos seus esforços, o prisioneiro é recapturado e enviado as galés.

Os anos se passam e Pip, sob a indicação do senhor Pumblechoock, o tio de Joe, arruma uma nova ocupação, que é fazer companhia, semanalmente, a senhora Havisham, uma mulher de meia-idade que sempre anda vestida de noiva, cujos aposentos lembram um cenário terrivelmente gótico, o que assusta o rapaz. Apesar da estranheza de sua patroa e do grotesco do cenário que a cerca, a mesma possui uma bela filha adotiva chamada Estela. A moça encanta Pip, mas o trata com desprezo e indiferença. As ocupações de Pip por lá terminam e ele torna-se um aprendiz de ferreiro sob a tutela de Joe. Contudo, sente-se insatisfeito e deseja ascender socialmente para impressionar a Estela algum dia.

Seu sonho aparenta se concretizar quando ele descobre, por meio do Senhor Jaggers, um advogado extremamente inteligente e imponente, que é o herdeiro de uma grande fortuna. Contudo, o nome do seu benfeitor não é revelado e só será dado a conhecer quando o mesmo assim o decidir. Pip aceita as condições. Jaggers torna-se seu tutor e pede ao rapaz que se mude para Londres.

Seu novo status social, entretanto, fará com que se distancie das pessoas com quem antes convivia, principalmente do seu grande amigo ferreiro. A jovem Estela fará jogos de sedução e colocará o rapaz em um triângulo amoroso com outro jovem nobre e rico a quem Pip despreza. Sua nova riqueza não lhe trará a satisfação imaginada. Até que um dia, alguns anos depois, o benfeitor aparece...

Quanto a forma e a estrutura do enredo do romance, o que o torna fascinante é o fato de que cada detalhe, por mais mínimo e insignificante que possa parecer, seja uma pista para os mistérios que vão sendo levantados ao longo da narrativa. Cada acontecimento na vida de Pip será uma chave para cada enigma. O leitor atento terá a maioria de suas hipóteses levantadas confirmadas. O advogado Jaggers, por exemplo, parece-se bastante com o futuro Sherlock Holmes, que surgiria mais de 20 anos depois através da pena de Arthur Conan Doyle.

Grandes Esperanças", em inglês "Great expectations", fez juz ao próprio título. Não é a toa que é considerado como um dos maiores romances, não apenas da literatura inglesa, mas também da literatura ocidental.
comentários(0)comente



Edméia 29/10/2020

*A vida como ela de fato se apresenta !
Neste livro Dickens narra a história de Pip, um garoto que ficou órfão de pai e mãe aos sete anos de idade e foi educado pela irmã e pelo cunhado. Joe era o nome deste último ! Pessoa bondosa, humilde, simples e que fez o papel de pai dele ! Na verdade, Joe foi o melhor amigo de Pip. A irmã dele , a senhora Joe Gargery, era uma pessoa violenta, brava, nervosa e costumava castigar ele e o marido dela com uma bengala que ela apelidou de código ! Pip vivia tranquilamente numa aldeiazinha, no interior da Inglaterra ! Joe, era ferreiro e estava nos planos dele, futuramente, iniciar Pip nesse ofício. Normal.

A história se inicia com Pip passeando ao redor da sua casa, nos pântanos, perto de um rio e

conhecendo um homem que era condenado e que estava fugindo da embarcação da qual fazia parte dos condenados e eram esses quem remavam sem parar ! De início, Dickens não nos informa sobre o nome desse fugitivo que ameaçou matar cruelmente Pip se ele, ao amanhecer do dia seguinte, não trouxesse comida para ele que se encontrava extremamente faminto !

Quando Pip se encontrava já na pré-adolescência e iniciando o seu aprendizado diante da forja de Joe, ele é indicado pelo senhor Pumblechook , tio da sua irmã, para trabalhar uma ou duas vezes por semana na casa da senhorita Havisham , uma solteirona excêntrica, antissocial , que se enclaururara na sua casa velha, caindo aos pedaços devido a uma tremenda desilusão amorosa !

A senhorita Havisham era uma dama rica e tinha uma filha adotiva que se chamava Estella a qual viria ser o eterno amor de Pip.

Pip era um pobre com muita vontade de ser rico, de ascender socialmente ! Ele se envergonhavada casa simples , da vida humilde da sua irmã e de Joe ! Ele se envergonhava de Joe porque ele era simplesmente um ferreiro, não sabia ler nem escrever e não tinha nenhum conhecimento de nenhum tipo de etiqueta, de comportamento de pessoas que têm estudo e dinheiro.

Um dia, Joe está no "Três Barqueiros Alegres" bebendo uns tragos e conversando com os colegas quando um cavalheiro desconhecido o abordou e o indagou se se tratava do responsável por um menino, um aprendiz que se chamava Pip; (Capítulo 18 - Página 167 ) ! Foi aí que Joe, Pip, a senhora Gargery e toda a aldeia ficou logo sabendo que um cavalheiro desconhecido havia destinado uma grande fortuna para Pip !

Pip deveria ir morar em Londres e estudar ! Ele só colocaria as mãos na fortuna dele depois de ele completar a sua maioridade, ou seja, seus 21 anos de idade ! Enquanto isso não se dava, ele teria como tutor um advogado denominado Jagger, receberia um dinheiro mensal para as suas despesas e iria se preparar para ser um gentleman , um homem com estudo e dinheiro ! Era o que Pip realmente queria ! Ele desejava ser um gentleman, pertencer á uma classe nobre da sociedade, principalmente, para se casar com Estella a qual estava sendo criada pela senhorita Havisham para encantar e maltratar os homens, desprezá-los, iludí-los, fazê-los de bobos !!!

Bom, são muitos os acontecimentos ! Pip conhece Hebert, o senhor Pocket , que será o teu professor em Londres, Wemmick e outras pessoas mais !!!

Este livro fala da vida como ela é e eu cheguei à triste conclusão que entra ano, sai ano; entra década, sai década; entra século, sai século; entra milênio, sai milênio e nós, seres ditos humanos, continuamos com as mesmas qualidades, defeitos; com as mesmas ilusões e fraquezas e cometendo as já costumeiras, rotineiras, conhecidas injustiças !!!

Foi este o primeiro livro que eu li da autoria de Charles Dickens e adorei ! Considero-o realista e muito conhecedor da alma do ser classificado de humano !!!

De zero a dez , dou nota nove para este clássico ! Não dou dez porque considerei-o um pouco lento e, também, porque tive dificuldades com a linguagem que é erudita !


*Observações : o Senhor Pocket foi o professor de Pip em Londres e ... já naquela época , (por volta do ano de 1853 ), a profissão de professor já era desvalorizada pela sociedade em termos financeiros e ,segunda observação , só a nobreza frequentava os teatros, tinha acesso ao mesmo !!!

* * *

*Guaratinguetá - Outubro de 2020.


site: www.mesadeestudo.blogspot.com
comentários(0)comente



natália rocha 09/11/2020

Grandes Esperanças foi meu primeiro contato com a obra de Charles Dickens e confesso que foi uma experiência bem diferente da que eu esperava.⁣

A história de Pip, um órfão que cresceu num lar muito pobre sob o peso da mão da irmã, é contada de um jeito tão envolvente de modo que cem páginas passam pelas nossas mãos e nem percebemos. A escrita é bem acessível - apesar de ser um livro de meados de 1800 - e agradável de ler. ⁣

‘’Sempre fui tratado como se houvesse insistido em nascer, em oposição aos ditames da razão, da fé e da moral.’’⁣

Acompanhamos o desenrolar da vida de Pip, um garoto cujo destino era se tornar ferreiro, tal qual seu cunhado Joe, em um pequeno vilarejo no interior da Inglaterra. Um dia, sem aviso prévio, Pip recebe uma fortuna, de um benfeitor desconhecido, para que se torne um cavalheiro e adentre na alta sociedade de Londres sem nenhum esforço. ⁣

Nesse momento é perceptível uma grande mudança no caráter do personagem: antes um menino doce e prestativo, agora passa a renegar seu passado e aqueles que sempre nutriram carinho por ele por sentir vergonha da ignorância e pobreza que os rodeiam. ⁣

Ao longo das três partes do livro, vemos Pip crescer e aprender a viver. Em meio a muitas ilusões e decepções, vemos seu caráter ser moldado – e posso dizer que aprendemos muito sobre nós por meio dos acontecimentos da vida dele. ⁣

‘’Leva-se tempo para catar os pedaços do juízo; e muitas vezes, antes de eu conseguir juntá-los outra vez, eram espalhados para todos os lados por um único pensamento errante’’. ⁣

Também não posso deixar de comentar sobre o amor incondicional que Pip sente por Estella desde que era um menino e que permanece por toda sua vida. São várias as passagens do livro em que vemos o protagonista choramingando por uma garota fria que foi ensinada a desprezar o amor. ⁣

Apesar de ter algumas atitudes egoístas, Pip não se tornou uma pessoa ruim. A vontade de ajudar aqueles próximos a ele permaneceu, e ele não mede esforços para tal, colocando até mesmo sua estabilidade e sua vida em risco.⁣

Esse livro é um pequeno calhamaço extremamente prazeroso de ler. Leva teu tempo e aprecia cada trechinho desse romance :)⁣
comentários(0)comente



Bruno Malini 15/11/2020

Bom
Ah não me envolvi. Criei muita expectativa. Sofro desse mal.
comentários(0)comente



Magasoares 16/11/2020

Dickens não é para mim.
O começo da estória com Joe e Biddy até que foi interessante, e às minhas três estrelas vão só para eles. Uma estória confusa e cansativa.
comentários(0)comente



VerAnica.Cardoso 18/11/2020

Que história emocionante, tocante, viciante! Me apaixonei pelo autor, pelas personagens, pela sua escrita!!Simplesmente maravilhoso!!
comentários(0)comente



Giulipédia 21/12/2020

Merece uma bela de uma releitura, isso sim!!
Essa é a história de Pip, cujo nome completo é Philip Pirrip, órfão de pai e mãe, criado pela irmã mais velha e o marido. Sua irmã, claramente uma megera que vive para jogar na cara da criança que esta deve ser muito grata para com sua benfeitora por esta tê-lo "criado com a mão", mas a vida de Pip não é de todo ruim, pois apesar de sua irmã ser, por vezes cruel com ele, em contrapartida o marido desta é bom e simpático para o menino, e através dessa influência boa, o caráter de Pip vai se moldando. Até que um belo dia sua situação de vida muda drasticamente e Pip se descobre sendo um herdeiro de Grandes Esperanças, onde se tornar um poderoso cavalheiro londrino.

Esse livro tem muito conteúdo a ser discutido, é um livro que com certeza pretendo reler, porque sinto que não absorvi completamente a mensagem que ele quis me passar, e ainda sinto que não digerir certos tópicos apresentando, mas farei o meu melhor aqui com as primeiras impressões que tive dessa leitura.

Antes de mais nada a primeira coisa gritante é a distinção feita daqueles que possuem poder, propriedades, dinheiro, influência, daqueles que não têm. O livro retrata bem a distinção de tratamento que as pessoas recebem ao "ganhar a sorte grande" de se tornar "poderoso".

Outra coisa interessante é a perda da própria identidade para fazer jus a essa "nova vida". Um novo comportamento a se ter, em resumo, é como se o indivíduo tivesse que desenvolver um novo caráter, que combine mais com a nova situação em que vive. E aqui é interessante ver como esse é o caminho certo para o fundo do poço, pois nessa buscar de ser o que os outros esperam e desejam de si, a pessoa em questão se esquece e se perde de si mesma.

E acho que o último ponto que posso dizer é sobre se apegar a mágoas do passado, não seguir enfrente, se apegar ao sentimento ruim de uma experiência ruim, pode e com certeza vai arruinar a vida dessa pessoa, mas não apenas dela, mas de outras que tem contato com ela, criando uma cadeia de destruição, um círculo vicioso de auto sabotagem, até que aquele da vez tenha força o suficiente para desejar quebrar esse ciclo de sofrimento.

E aqui quero trazer uma reflexão. Isso meus queridos e queridas, é um alerta para nossas vidas e a vida daqueles que nos cercam, cuidado com o que se guarda, cuidado com os sentimentos amargos que se guardam dentro de si, rancor, ódio, amargura são venenos que não apenas envenenam os portadores dessas emoções, mas também aqueles ao redor destes, muito cuidado com o que guardam dentro de si e com aquele ao seu lado que guardar essas coisas, pois sim, resvala sobre nós também, sem percebermos.

Primeiro clássico de Dickens que tive o prazer de ler, Grandes Esperanças é um livro profundo que levanta várias questões e trás muitas reflexões sobre as pessoas, as emoções e os rumos que a vida pode tomar, com certeza é um livro que merece uma releitura, ansiosa pelos outros romances do autor, recomendo a todos e boa leitura!
comentários(0)comente



Val | @livre_se_clube 27/12/2020

Uma história de crescimento humano
Nesse maravilhoso romance de formação acompanhamos a história do pequeno Pip de sua infância até a fase adulta marcada por um episódio que mudaria toda a sua vida. A trajetória de Pip é surpreendente e cheia de descobertas e mistérios. Um excelente romance do Dickens, mas em minha opinião não tão emocionante como David Cooperfield.
comentários(0)comente



rivanda.santos. 27/12/2020

Alguma vez você já teve a nítida impressão de que o Autor conta aquela história especialmente para você?
Bem, comecei a ler Grandes Esperanças por conta do personagem David Martín, de O Jogo do Anjo, livro de Carlos Ruiz Zafón que eu tinha acabado de concluir. O que eu não poderia imaginar era a revolução que me aguardava. A maneira como Dickens narra a história me cativou desde a primeira página, é verdade. O detalhe que todavia não deixa de me surpreender até agora, meses após ter concluído a leitura (sim, precisei de meses para me resolver a resenhar), é que a história de Pip se parece um pouco com a minha própria história. Quando se vem de origem humilde e se consegue ascender socialmente, muitos são os desafios, muitas são as dúvidas e os questionamentos. Essa crise de identidade, essa fraqueza de espírito e, por que não dizer, essa ingenuidade do Pip são características tão reais e tão humanas e tão próximas de mim mesma que eu cheguei a pensar: "E se Dickens escreveu Grandes Esperanças para mim? E se essa história não é na verdade uma parábola da qual eu preciso extrair uma lição a ser aprendida? E se eu estiver apenas 150 anos atrasada para um encontro que já estava pré-determinado para nós?". Enfim, mais do que entender David Martín, eu entendi a mim mesma com esse livro. E só posso dizer "muito obrigada".
comentários(0)comente



Anderson.Lima 19/01/2021

Maravilhoso
Em Grandes Esperanças Philip Pirrip, o Pip, narra a sua história começando pela sua infância como um órfão humilde e posteriormente recebendo uma herança de origem desconhecida. Isso faz com que ele renegue o passado e parta para viver em Londres em busca de inserir-se na alta sociedade.

Confesso que me apaixonei assim que abri o primeiro capítulo, mesmo eu tendo ficado com a impressão que seria outro David Copperfield. Conversando com o @mel ele me fez uma observação que ficou em minha mente: "Dickens extrai poesia da prosa". Foi o comentário mais apropriado que já ouvi sobre Dickens. Acho que é isso o que significa ser um grande autor, não é sobre o que o livro conta, mas como o autor nos dá a informação que faz com que o leitor seja arrebatado para as suas páginas.

Enquanto em David Copperfield os personagens são muito lineares, fato que faz muita gente criticar esse livro (isso não me incomoda, acho que o livro é muito maior do que essa característica dos personagens), em Grandes Esperanças os personagens tem muitas camadas. Pip é tão inconstante e verdadeiro que está além de ser classificado como bom ou mau. Pip é essencialmente humano. A sensação que eu fiquei é que Grandes Esperanças foi escrito quando o autor já estava mais experiente na arte da escrita ou quando ele estava mais inspirado.

Sinceramente Grandes Esperanças ficará guardado juntinho de outro grande amor da minha vida que se chama David Copperfield. Mas acho que a história de Pip ocupará um espaço um pouco maior no meu coração de leitor.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 22/01/2021

As desventuras de Pip
Esse livro não estava na minha meta de leitura, por enquanto, mas comecei a ler o primeiro parágrafo e não consegui parar. Fiquei curiosa para saber o que ia acontecer com Pip.
Dickens é o rei do novelão e as reviravoltas rocambolescas da narrativa me agradam muito!
Pip é um menino órfão que, ao herdar uma quantia em dinheiro, de um protetor anônimo, começa a meter os pés pelas mãos, esquecendo os amigos verdadeiros e negando suas origens.
Após algumas bordoadas ele vai aprendendo que lealdade, amizade verdadeira e valores morais são muito mais importantes que ter muito dinheiro ou ascender socialmente.
Foi uma leitura muito agradável e eu recomendo!
comentários(0)comente



caroline 29/01/2021

A jornada de desventuras em série do pequeno Pip, foi repleta de felicidades passageiras e alguns "valores portáteis". Contudo, sua maior riqueza consistia mesmo em amigos fiéis, que nunca o abandonaram.

Os amores incorrespondidos e rejeitados estão tão atrelados à trama quanto o próprio Handel (Pip). É bem verdade que, pessoas nem sempre deixam marcas positivas e belas lembranças, na vida daqueles que cruzam seu destino...

Os danos que se pode causar no outro - internamente - podem ser severos e irremediáveis. O amor pode ser tão destrutivo quanto riquezas em mãos erradas.

O passado é um quarto escuro empoeirado, com relógios parados. Que nunca nos deixemos aprisionar lá!
comentários(0)comente



feita.literatura 29/01/2021

Uma obra prima por Charles Dickens. A forma como os personagens se desenvolvem e o enredo se revela aos leitores é brilhante. Cenas e personagens que parecem aleatórios e individuais vão se enredando conforme os fatos vão se apresentando leitor. A humanidade e complexidade das personagens presentes na história permitem identificações e reflexões comuns a todos. Essa edição possue tanto o final oficial como o final como foi primeiro escrito por ele. Posso confessar que os dois são perfeitos e pertineis a narrativa de modos distintos. Ainda não sei qual escolherei como o melhor. Super indico a leitura. Apesar da extensão, a narrativa é fluida e as reviravoltas surpreendentes, mas que se você olhar para trás, perceberá como tudo faz sentindo e que sua construção foi feita desde o começo.
comentários(0)comente



Tah Gomes 21/02/2021

Clássico sem nenhum defeito
Não é a toa que Charles Dickens é um dos grandes nomes da literatura mundial. Confesso que estava enrolando para ler este livro, por ele ser grande e por achar que talvez fosse uma leitura difícil, mas acabei me surpreendendo positivamente. Grandes Esperanças nos traz a história de Pip, um jovem desafortunado que acompanhamos desde os primeiros anos de vidas. Pip nos faz passar muita raiva em alguns momentos, já em outros temos vontade de colocá-lo dentro de um potinho, e essa complexidade de camadas é apenas mais uma das facetas da genialidade de Dickens. Com uma trama intrigante marcada pelo sarcasmo, um toque gótico e muitas reviravoltas surpreendentes, nem vemos o tempo passar durante a leitura. Mais do que recomendado.
comentários(0)comente



Santos 26/02/2021

Um livro de 3 fases incrível
O livro é diferente. Não da muita sequencia nas ações e foca mais no desenvolvimento do Pip com muita qualidade. Nesse livro precisei utilizar um dicionário. Mas essa versão é excelente porque contem muitas explicações e referencias. É um livro no qual os eventos demoram, ele foca todo no mistério afinal o Dickens ganhava escrevendo em fascículos e acredito que seja por isso que o livro seja mais parado, pra manter o leitor ansioso pela próxima publicação. Esse livro veio na melhor fase dele e da pra perceber na leitura. Os questionamentos do personagem em relação ao passado, a culpa que ele sentia pelo
comportamento que ele tinha. É um livro pra guardar pra vida, deixa aquele sentimento de perda quando termina, é um livro lindo.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR