Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

feita.literatura 29/01/2021

Uma obra prima por Charles Dickens. A forma como os personagens se desenvolvem e o enredo se revela aos leitores é brilhante. Cenas e personagens que parecem aleatórios e individuais vão se enredando conforme os fatos vão se apresentando leitor. A humanidade e complexidade das personagens presentes na história permitem identificações e reflexões comuns a todos. Essa edição possue tanto o final oficial como o final como foi primeiro escrito por ele. Posso confessar que os dois são perfeitos e pertineis a narrativa de modos distintos. Ainda não sei qual escolherei como o melhor. Super indico a leitura. Apesar da extensão, a narrativa é fluida e as reviravoltas surpreendentes, mas que se você olhar para trás, perceberá como tudo faz sentindo e que sua construção foi feita desde o começo.

Tah Gomes 21/02/2021

Clássico sem nenhum defeito
Não é a toa que Charles Dickens é um dos grandes nomes da literatura mundial. Confesso que estava enrolando para ler este livro, por ele ser grande e por achar que talvez fosse uma leitura difícil, mas acabei me surpreendendo positivamente. Grandes Esperanças nos traz a história de Pip, um jovem desafortunado que acompanhamos desde os primeiros anos de vidas. Pip nos faz passar muita raiva em alguns momentos, já em outros temos vontade de colocá-lo dentro de um potinho, e essa complexidade de camadas é apenas mais uma das facetas da genialidade de Dickens. Com uma trama intrigante marcada pelo sarcasmo, um toque gótico e muitas reviravoltas surpreendentes, nem vemos o tempo passar durante a leitura. Mais do que recomendado.

Santos 26/02/2021

Um livro de 3 fases incrível
O livro é diferente. Não da muita sequencia nas ações e foca mais no desenvolvimento do Pip com muita qualidade. Nesse livro precisei utilizar um dicionário. Mas essa versão é excelente porque contem muitas explicações e referencias. É um livro no qual os eventos demoram, ele foca todo no mistério afinal o Dickens ganhava escrevendo em fascículos e acredito que seja por isso que o livro seja mais parado, pra manter o leitor ansioso pela próxima publicação. Esse livro veio na melhor fase dele e da pra perceber na leitura. Os questionamentos do personagem em relação ao passado, a culpa que ele sentia pelo
comportamento que ele tinha. É um livro pra guardar pra vida, deixa aquele sentimento de perda quando termina, é um livro lindo.

@Estantedelivrosdamylla 28/02/2021

Um bom clássico
"Grandes Esperanças" é um livro narrado em primeira pessoa e conta a história de Pip, um pobre menino que vive atormentado pela irmã, e que o seu único referencial de amor é seu cunhado Joe que lhe protege e ama como a um filho.

Em um certo momento de sua infância, Pip é levado a pensar que sua vida é vulgar, e que isso seria um motivo para se envergonhar de quem ele é, iniciando assim, um conflito interno entre sua realidade e seu desejo de ser um rapaz diferente, um cavalheiro. Até que recebe a visita de um advogado que lhe informa sobre ele receber uma grande quantia em dinheiro de um benfeitor anônimo. Dessa forma, pip inicia uma nova fase em sua vida.

Para não me prolongar mais ou dar spoiler, me detenho ao que achei do livro. Bem, Charles Dickens escreve muito bem, e isso não é novidade para ninguém. Ele consegue envolver o leitor, fazer com que queira saber o final e tudo o mais que irá acontecer, e isso foi o que ele me fez sentir, ele me fez engajar na leitura. Porém, em diversos momentos achei que o autor se prolongou demais, o que tornou a leitura monótona e cansativa, podendo ter sido menos detalhista em vários momentos.

Quanto a história em si, achei bem interessante e carregada de valores morais, além de rica em detalhes sobre a Inglaterra imperialista do século XIX, a maneira como funcionava o sistema penal, a geografia e os costumes da Inglaterra da época. Além disso, houveram momentos prazeroso em que o autor conseguiu criar uma rede de conexões que (apesar de minha sagacidade em perceber os detalhes logo no início) conseguiram me fazer chorar, sorrir e admirar a inteligência do autor.

Por fim, esperava mais, pois me foi muito recomendado, além de ter lido várias resenhas que me fizeram criar grandes expectativas. Admito que ainda estava um pouco relutante em iniciar uma nova história após a leitura de Jane Eyre, mas creio que isso não influenciou tanto pois a parte que mais gostei foi o início da parte I e a parte III. Então é isso, recomendo, mas não acho que foi um dos melhores livros que já li.

Élida Mercês 03/04/2021

Grandes esperanças, como não as ter?
"Santo Deus! Eu acreditava que eram grandes e nobres aquelas emoções, e, no entanto, não me dava conta de que havia qualquer coisa de vil e mesquinho em me conservar longe de Joe só porque sabia que Estelle sentia um profundo desprezo pelo meu amigo de infância. Havia um dia apenas que Joe me fizera chorar de arrependimento. Mas aquelas lágrimas tinham secado muito depressa!…Perdoe-me Deus, porque é verdade, tinham secado muito depressa aquelas lágrimas!…"

site: https://longedesereno.com.br/grandes-esperancas-como-nao-as-ter/

isabelle. 03/04/2021

"? esquecer você? você é parte da minha existência, parte de mim mesmo. você estava em cada verso que li, desde que aqui vim pela primeira vez, aquele garoto rude e comum que você, já naquela época, magoava tanto. você foi a encarnação de todas as fantasias bonitas do meu pensamento [...]."

cansativo de primeira mas depois que comecei a me importar com os personagens acabei aproveitando bem mais do que esperava

jessi48 04/04/2021

A vida e suas lições
Grandes Esperanças foi minha primeira experiência Dickensiana. Apesar de ter sido, pra mim, uma leitura arrastada, é uma história complexa e cheia de surpresas e coincidências sutis. Um bom romance de formação.

lorensousa 06/04/2021

A vida me dobrou, me quebrou...
Que livro!
Pip viveu todos os altos e baixos que alguém poderia viver em uma só vida.
Da extrema pobreza a uma vida cheia de regalias, tem uma famosa frase que diz do pó viemos ao pó retornaremos... Essa frase define muito bem tudo que acontece nesse livro.
O livro é surpreendente e cheio de surpresas, em alguns momentos a leitura se torna um pouco arrastada, mas acredito que seja por conta da quantidade de detalhes que o autor coloca para descrever cada cena/situação que acontece durante a narrativa.
Vale a pena a leitura!

Sayuri 07/04/2021

As grandes esperanças reduzidas a pó
Literalmente o meme "início de um sonho..... Deu tudo errado". Quer dizer, convenhamos que o Pip contribuiu pra derrocada da vida dele pelo jeito leviano que ele levava a vida e dando às costas pro Joe e pra Biddy. De fato não dava por mim quem seria o patrocinador dele e realmente não seria muito digno ficar aceitando o dinheiro dele. Gostei que pelo menos ele pareceu se arrepender no final. Quanto à Estella e ele acho que receberam o final que mereciam.

LER ETERNO PRAZER 20/04/2021

Gente, que ótima leitura!!
Dickens consegui criar personagens que é quase inpossivel você nas se apaixonar!!
No meu caso foi assim com David Copperfield, Oliver Twist e agora com Pip.

Charles Dickens nasceu em Portsmouth, Inglaterra é um dos autores mais importantes da literatura britânica e mundial. Escreveu suas obras durante o período vitoriano, entre 1812 e 1870. Uma curiosidade é que poucos autores se tornaram conhecidos em vida, mas Dickens foi um deles. Fez sua fama em vida, que perdura até hoje, mais 150 anos após sua morte. Com seu estilo poético, Dickens é leitura obrigatória para os amantes da literatura.
"Grandes esperanças" foi escrito em 1860 e é uma das obras que mostra o lado mais maduro do autor. Aqui ele nos mostra toda a sua maestria ao descrever a vida do personagem "Pip" (Philip Pirip). G É é dividido em três partes: 1 - Vamos acompanhar sua infância penosa e sofrida, 2 - A seu despertar para a vida adulta e 3 - O desenrolar de suas grandes esperanças.
Na sua primeira parte vamos ser apresentados a uma das personagens mais interessantes do nosso enredo, Joe, o marido da irmã de Pip. Em uma mistura de tristeza e companheirismo, Pip é apegado a Joe, ao mesmo tempo em que sente vontade de fugir daquela vida tenebrosa que leva no "charco" (água parada, rasa, suja e lodacenta que se espalha no chão).
Com o passar dos anos Pip consegue sair de casa com a ajuda de um benfeitor que resolve manter sua identidade em segredo, começa enfrentar as dificuldades da vida em Londres, um novo mundo que nasce à sua volta. E quando finalmente conhece o benfeitor que o tirou daquela vida de pobreza, a vida de Pip se transforma completamente: agora ele precisará lidar com novos problemas, se afastando cada vez mais de seus sonhos e suas grandes esperanças.
Gente, não posso aqui revelar muita coisa desse ótimo romance, quase um romance de formação, pois ao revelar muito da história, com certeza ela perderá a graça para os futuros leitores, o que posso resumir pra vocês é o seguinte: A parte 1 é interessantíssima e faz você querer ler mais e mais. A segunda parte já é um pouco mais complicada, por ser mais descritiva e introspectiva, mostrando mínimos detalhes da vida do nosso protagonista. Já a terceira parte é quando o livro engata e nos faz sentir uma mistura de raiva e empatia pelo jovem Pip, que acompanhamos desde os sete anos de idade e que agora se encaminha para os 25 anos.
A grande qualidade que Dickens faz em "Grandes esperanças "é a linguagem que este utiliza. Longe de uma literatura piegas, ele traz uma abordagem bem diferente das tramas ?água com açúcar? dos romances atuais. A sucessão dos acontecimentos não é o mais importante; dificilmente você encontrará sequências de ação, de grandes reviravoltas. O desenvolvimento do personagem é a principal questão e qualidade de ?Grandes Esperanças?. Com um vocabulário bem diversificado (em muitas vezes se faz necessário o uso de um dicionário ao lado ou ler o tempo todo as notas de rodapé), a leitura é rica, principalmente pelas inúmeras citações e alusões a outros autores e obras. Por mais que pareça que os eventos demoram para acontecer, o mistério criado em vcima dos personagens é magnífico, te faz querer ler mais e mais, conhecer a fundo aquelas pessoas misteriosas e, claro, desvendar o principal mistério do livro: quem é, afinal, o benfeitor de Pip? Quem o ajudou a buscar suas grandes esperanças?
"Grandes esperanças" é uma obra indispensável na lista de leitores que busca uma leitura de qualidade e que faça você refletir diante das muitas passagens que Dickens, com maestria coloca o leitor(a) a executar, todas a reflexões que a obra nos traz!

Emanuela130 22/04/2021

Sobre culpa e perdão, sobre ser humano.
Um romance de formação que muito me tocou, trouxe a infância contatada com os olhos de Pip adulto, mas que abordou de forma muito clara e bonita a singeleza de ser criança. Com uma vida difícil, solitária e fadada ao erro, é difícil julgar Pip adulto. Livro sobre solidão, ingenuidade, mesquinhez, culpa e perdão.
Gostei da leitura, meu primeiro contato com o autor.

elainegomes 28/04/2021

Tenho que começar minha resenha expressando a saudades que já estou do Joe, que não é o personagem principal, mas foi fundamental para construção, formação e redenção de nosso Pip.

Sabe aquela história que criamos os filhos para o mundo, que não podemos controlar seus atos, e quando escolhas erradas são tomadas, a única mão estendida é daquele que sempre desejou sua felicidade - descrição perfeita para um pai ou uma mãe, mas este foi o Joe, o velho amigo Joe, na vida de Pip.

Super recomendo a leitura de Grandes Esperanças, livro intenso, cheio de surpresas, que narra os caminhos de Pip, desde sua infância até alcançar sua vida adulta, em busca da realização de suas Grandes Esperanças.