Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

@Estantedelivrosdamylla 28/02/2021

Um bom clássico
"Grandes Esperanças" é um livro narrado em primeira pessoa e conta a história de Pip, um pobre menino que vive atormentado pela irmã, e que o seu único referencial de amor é seu cunhado Joe que lhe protege e ama como a um filho.

Em um certo momento de sua infância, Pip é levado a pensar que sua vida é vulgar, e que isso seria um motivo para se envergonhar de quem ele é, iniciando assim, um conflito interno entre sua realidade e seu desejo de ser um rapaz diferente, um cavalheiro. Até que recebe a visita de um advogado que lhe informa sobre ele receber uma grande quantia em dinheiro de um benfeitor anônimo. Dessa forma, pip inicia uma nova fase em sua vida.

Para não me prolongar mais ou dar spoiler, me detenho ao que achei do livro. Bem, Charles Dickens escreve muito bem, e isso não é novidade para ninguém. Ele consegue envolver o leitor, fazer com que queira saber o final e tudo o mais que irá acontecer, e isso foi o que ele me fez sentir, ele me fez engajar na leitura. Porém, em diversos momentos achei que o autor se prolongou demais, o que tornou a leitura monótona e cansativa, podendo ter sido menos detalhista em vários momentos.

Quanto a história em si, achei bem interessante e carregada de valores morais, além de rica em detalhes sobre a Inglaterra imperialista do século XIX, a maneira como funcionava o sistema penal, a geografia e os costumes da Inglaterra da época. Além disso, houveram momentos prazeroso em que o autor conseguiu criar uma rede de conexões que (apesar de minha sagacidade em perceber os detalhes logo no início) conseguiram me fazer chorar, sorrir e admirar a inteligência do autor.

Por fim, esperava mais, pois me foi muito recomendado, além de ter lido várias resenhas que me fizeram criar grandes expectativas. Admito que ainda estava um pouco relutante em iniciar uma nova história após a leitura de Jane Eyre, mas creio que isso não influenciou tanto pois a parte que mais gostei foi o início da parte I e a parte III. Então é isso, recomendo, mas não acho que foi um dos melhores livros que já li.

Karlla.Daltro 18/02/2023

Pip, meu velho Pip!
Confesso que imaginei que iria me
emocionar mais. Achei o Pip um
pouco previsível em alguns momentos
e um tanto fraco em suas
convicções. Mas acredito que era
exatamente isso que o autor
queria nos passar na narrativa.

Pip teve a grande oportunidade em
sua vida e viu suas grandes
esperanças virarem grandes
expectativas!

Queria mais detalhes do final pouco conclusivo porém, a sensação que ficou foi propositadamente pensada pelo
autor. Gosto de querer mais, de saber mais. Quanto a escrita do Dickens, não há o que se falar. Narrativa que flui e prende.

Recomendo a leitura desse clássico.

Luciana Couto 10/05/2012

A esperança na amizade
Devo reconhecer meu pecado: li meu primeiro Charles Dickens aos 30 anos. Não sei qual desculpa mais esfarrapada posso dar: falta de tempo, oportunidade, desconhecimento… enfm, me resta apenas reconhecer meu erro. Eis que um dia, navegando pelos clássicos gratuitos da Amazon me deparo com Dickens. Seu nome me encarou, como se quisesse me dizer “por quanto tempo mais me deixará como próximo?”. Não tive outra alternativa que baixar Grande Esperanças.

Poucos autores me conquistam nas primeiras páginas e posso dizer que a escrita de Dickens realmente me cativou. A estória é realmente digna de entrar para a lista das obras imortais, com o principal elemento que faz um livro ser atemporal: conflitos universais.

O cenário é a Londres do século XIX, mas poderia ser qualquer grande cidade do século XXI. Como o nome já diz, o tema são as grandes esperanças que podemos ter em nossas vidas: enriquecer, casar, conquistar boa posição social. Mas tudo tem um porquê e uma consequência, da qual não se pode fugir. O autor faz críticas à sociedade inglesa da época, à sua divisão em classes sociais e à hipocrisia presente nas relações humanas. Ou seja, poderia ser uma crítica à sociedade atual.

Nosso querido Pip, um menino órfão criado rigidamente pela irmã, vê sua vida mudar a partir de uma grande (e misteriosa) oportunidade e é obrigado a amadurecer a duras penas e a reconhecer os reais valores da vida sozinho. Sua estória, contada por ele mesmo, nos aproxima do pobre menino e nos faz, além de compartilhar seus sentimentos, aprender suas mesmas lições. Pelo caminho, encontramos personagens dignos de livros próprios, como a Senhorita Havisham, uma mulher atormentada por ter sido abandonada no dia do seu casamento, resignada a viver reclusa e a se vingar dos homens através da sua bela e fria filha adotiva.

Enfim, um livro sobre um menino qualquer, que precisou de uma fortuna para reconhecer a importância das grandes amizades.

Mais resenhas em: Dropz.com.br

Carol 07/09/2012

"Acabei de ler um livro estupendo escrito em 1861, uma grande obra chamada Grandes Esperanças do tão renomado Charles Dickens.

Há muito queria conhecer obras antigas como Dante, Goethe, Tolstoi, Flaubert, Dickens, as irmãs Bronte, entre outros, e uma coisa é certa, ultimamente nos contentamos com muita porcaria literária e enriquecemos muitos bolsos sem valor."

É muito difícil fazer uma resenha de um livro tão rico, tão encantador e tão bem desenvolvido, segue humildemente...

1° parte.

Pip, órfão, criado na pobreza por sua irmã mais velha e seu marido, o ferreiro Joe, ao ir no cemitério visitar a lápide de seus pais, se depara com um prisioneiro fugitivo que o pede sob ameaça de morte comida e uma lima para tentar tirar as correntes que carrega no pé. Pip com seu bom coração e com medo de realmente ser morto, rouba da sua própria irmã os mantimentos que irão pesar o seu coração por toda sua vida. O roubo jamais fora descoberto, e Pip continuou levando a sua vida no brejo em seu futuro de aprendiz de ferreiro ao lado de Joe.

O tio de Joe, que parecia mais tio de sua irmã do que de Joe, Sr. Pumblechook, conseguiu um emprego para Pip na casa da Sra Havisham, uma Sra misteriosa e que quase ninguém sabe o que realmente aconteceu. Esta foi abandonada pelo noivo no dia do seu casamento e nunca mais tirou o vestido e nem recolheu os preparativos para a festa, sua vida e sua casa ficaram fixadas às 20:40 e podres no tempo.
Sra Havisham carregava uma vida de solidão e um grande remorso contra os homens, sua vida era baseada na criação de sua filha adotiva, Estela, para que esta carregasse a grande lição da vida de ter um coração frio, sem qualquer tipo de luz do dia, para poder massacrar o coração de todos os homens que tentassem cortejá-la.

E Pip, mesmo ciente, embarcou nesse amor frio, unilateral e entregou todo o seus pensamentos e atos a Estela, que sem culpa, já que foi a sua criação, com a mesma forma que dava, retirava todas as esperanças de uma história de amor do nosso querido protagonista.

Uma certa noite, um advogado renomado, Jaggers,(inclusive também era advogado da Sra Havisham) apareceu e perguntou a Joe se gostaria que Pip fosse um cavalheiro, pois o mesmo havia sido escolhido por um Benfeitor para que recebesse toda a cultura, estudos, riqueza, modos que jamais pensou em ter, somente em seus sonhos. Joe, que sabia que perderia seu grande amigo, disse que o que mais queria seria ver Pip um cavalheiro, e este sem olhar para trás, embarcou para Londres a fim de ir em busca das Grandes Esperanças.

2° parte.

Em Londres descobre o poder da amizade sincera, o poder do dinheiro e se descobre totalmente infeliz sem o amor de Estela e a grande ingratidão que teve com Joe, ao abandoná-lo e nunca mais ter tido vontade de regressar para aquela vida sem modos e de pobreza.

Carrega uma linda amizade por Hebert e Wemmick e sonha dia após dia descobrir se realmente a Sra Havisham era sua Benfeitora, já que inúmeras vezes esta senhora cruel deu a entender.

3° parte.

Em uma noite chuvosa um certo maltrapilho aparece em sua porta e tudo a partir daquele estranho encontro se encaixa e se desvenda, coisas que há muito estavam enterradas e que os envolvidos jamais pensariam que alguém as desenterraria novamente.

Chorei copiosamente no reencontro de Joe e Pip quando este estava a beira da morte, foi lindo e emocionante e que a muito tempo eu não lia algo tão singular, tão puro e tão intenso.

Não tem como não amar Pip, Joe, Hebert, Biddy e Wemmick.

Mariana 21/03/2013

De tirar o fôlego....maravilhoso!
Escolhi esta obra como minha próxima leitura ao consultar uma lista dos melhores livros de todos os tempos, eleita por escritores no mundo todo.
Sempre quis ler Dickens, e quando vi "Grandes Esperanças" nesta lista, decidi que seria a hora.

Vi várias pessoas dizendo que ė incomparável, que mudaria sua vida...
E realmente mudou.

Tudo que busco em um livro, personagens interessantíssimos e bem aprofundados, uma história maravilhosa e surpreendente em DIVERSOS momentos, narração de tirar o fôlego.... Nossa, realmente é incomparável!

Para não fazer spoilers e resumir o que quero expressar sobre este livro, vou contar brevemente algo que me ocorreu.
Sempre que leio um livro, ao terminar, conto a história para meu esposo, faço uma breve narração.
Desta vez ele ficou muito interessado, via meu espanto, os olhos arregalados, as paradas para ler e tomar fôlego, e aguardava o término com curiosidade.
Quando o finalizei, nos sentamos e eu contei toda a historia.....E ele se emocionou!!! Imagine se tivesse lido!

Conto isso somente para saberem o quanto o roteiro é maravilhoso.

Totalmente indicado, entra naquelas listas "Para Ler Antes de Morrer."

Taísa 31/12/2021

Novelona do Dickens
Primeiro contato com a obra do Dickens e não foi facil para mim. Me arrastei na leitura e a história só funcionou para mim no inicio e no finalzinho. É interessante ver o desenvolvimento de Pip e sua redenção, mas o meio da história é muito maçante e acabou sendo difícil de acompanhar, mesmo a leitura sendo de linguagem fácil (friso esse ponto por se tratar de uma obra antiga).

Patricia 09/04/2016

Grandes Esperanças narra a estória de Pip. Um humilde garoto órfão que vive com sua irmã mais velha e seu cunhado Joe em uma pequena cidade no interior da Inglaterra. A vida de Pip é bem simples, ele está sendo criado à mão pela irmã e, por não se lembrar de seus pais, ele gosta de ir ao cemitério e imaginar os rostos deles baseando-se nas letras das lápides.
Um dia quando fica até tarde no túmulo de seus pais, Pip é surpreendido por um bandido em fuga. Essa bandido ameaça Pip, diz que ele deve levar comida e uma serra para que o mesmo possa se livrar das correntes. E se Pip não fizer isso, o seu "parceiro" o matará. Por ser extremamente inocente Pip acredita nessa estória e rouba a comida da cozinha da irmã e a serra do seu cunhado ferreiro. A partir daquele momento a vida de Pip começaria a mudar.
Enquanto ainda carregava a culpa desse crime nas costas, ele é chamado para que faça companhia a Miss Havisham, uma mulher extremamente "excêntrica" que vive em uma sinistra mansão. Nessa mesma ocasião ele também conhece Estela, a filha adotiva de Miss Havisham. E desde da primeira vez que conhece Estela, Pip sabe que ele jamais poderia esquecê-la.
O problema é que Miss Havisham sofreu uma grande desilusão amorosa quando jovem e decidiu criar Estela de forma que ela quebre o coração de todos os homens. O que rapidamente acontece com Pip.
Pip sempre manteve uma linda amizade com Joe, seu cunhado. Antes de visitar Miss Havisham, Pip nunca viu qualquer defeito nele e esperava um dia se tornar o seu aprendiz. Mas bastou uma visita para que a visão de Pip mudasse. Bastou sofrer uma vez o desprezo de Estela para que ele começasse a reparar em como era pobre, em quanto Joe era vulgar.

Por mais que ele queira esquecê-la, ele não consegue. Estela o assombra em tudo que ele faz e mesmo após se tornar aprendiz de Joe e de parar de vê-la, a garota não sai de sua cabeça. Para Pip começa a ficar bem claro que ele não pode mudar de vida, mudar o seu destino. Ele começa a se conformar com ser um ferreiro quando tudo muda novamente. Um benfeitor misterioso resolve custear os estudos de Pip em Londres para que ele um dia se torne um cavalheiro. Ele não pode questionar quem é esse benfeitor e ele deve partir em breve. Em Londres ele terá um tutor, Mr. Jaggers, que por acaso é o advogado de Miss Havisham.
E é a partir desse momento que o futuro de Pip começa a ser escrito. Pip deixa para trás a vida pobre no interior e mergulha em um mundo de extravagâncias. Ele começa a mudar quem ele era para que possa se adequar a essa nova realidade. Sempre mantendo o amor e a obsessão que sente por Estela. Ele passa a esquecer de seu passado, sempre focado nas grandes esperanças que o aguardam no futuro.

A narrativa do livro é dividida em três partes e ela sempre segue Pip. A obra como um todo é grandiosa. Ela mostra de forma impressionante como a vida e a personalidade de Pip é moldada pelas pessoas e o ambiente a sua volta. Quando criança, Pip é completamente diferente do que se torna depois que vai para Londres e cresce. Dickens narra os erros, acertos e arrependimentos de Pip da forma mais humana possível. Pois mais do que tudo, Pip é humano e como tal não é perfeito. A mudança de classe o muda também. A estória mostra a realidade daquela época, mas em certos momentos parece que nada mudou, que ainda vivemos como antigamente e estamos sujeitos as mesmas tristezas e alegrias de Pip. Quanto ao romance do Pip com a Estela, ele tem um quê de O Morro dos Ventos Uivantes. Por vezes o livro se torna parado, mas após certo ponto na estória você pega um ritmo, você começa a ler o livro cada vez mais rápido na ânsia de descobrir o final da estória de Pip e dos mistérios que rondam o livro.

Eu li a edição bilíngue publicada pela Landmark e ela é maravilhosa, ela tem capa dura e ainda tem uma sobrecapa para proteção. As letras do livro são menores do que de costume, mas isso é compreensível. Se a fonte fosse muito grande o livro teria o dobro do tamanho e seria mais difícil andar com ele para cima e para baixo (falou a leitora de transporte público!). Além disso, existem também notas de rodapé muito úteis que explicam aspectos culturais da época e que nos ajudam a compreender plenamente a narrativa.
Embora algumas partes merecessem 4 estrelas, a obra como um todo merece 5 estrelas, sem dúvidas. Recomendo esse livro para todos os amantes da literatura. O livro é recheado de citações que você constantemente lê em outros livros, sem saber que na verdade foram extraídas desse. É sempre uma experiência maravilhosa ler um bom e velho clássico, um livro cuja estória atravessou séculos e incontáveis vidas.

site: http://www.ciadoleitor.com/2014/11/resenha-grandes-esperancas-de-charles.html

Natalie Lagedo 30/10/2016

Nesta obra Dickens conta a história de Pip, um menino órfão que foi criado "convenientemente" pela irmã, que era casada com o boníssimo ferreiro Joe. Aos trancos e barrancos ele cresce e recebe uma fortuna de um doador anônimo. Abandona a família e parte para Londres para tornar-se um verdadeiro cavalheiro. Porém, as grandes esperanças foram fortemente abaladas após o descobrimento da identidade do benfeitor de nosso herói.

Um dos pontos positivos desse livro é que quando achamos que uma situação está acabada ou fadada ao infortúnio ocorre uma reviravolta bem elaborada e o contexto passa a se desenvolver inesperadamente. Atribuo a isso o enredo ter prendido tanto a minha atenção. Os capítulos, na maioria das vezes, acabavam num trecho irreverente e eu precisava ler o próximo para saber qual seria o desenrolar da trama.

Inicialmente achei a forma de escrever do autor muito semelhante àquela de Um Conto de Natal, bastante caricatural. Ou alguém é totalmente bom ou absolutamente nefasto. Sem ondulações de caráter. Sem meios-termos. Entretanto, com o passar das páginas, percebi que isso foi um recurso incrível que o escritor usou. Como ele estava contando a história de Pip desde o começo, é razoável que uma criança não saiba fazer os ajustes de temperamentos. Ao descrever os fatos da vida juvenil e adulta do protagonista, o narrador-personagem fala sobre si de forma mais real, ponderada.

Gostei também porque os termos utilizados são precisos e vários dos adjetivos foram novos pra mim. Os diálogos são encantadores e Joe já pode ser considerado uma das minhas figuras prediletas. Pip poderia ser eu, você ou todos nós, pois carrega características universais. Super indicado.
Aline164 01/11/2016minha estante
Lendo a sua resenha, deu vontade de ler o livro! ;)

Emanoel.Lucas 01/03/2023

Completo
Um livro para se experimentar as diversas satisfações de uma leitura.

Excelente desenvolvimento e aprendizado do nosso querido Pip que no final das contas aprende o que é de valor.

Wemick, Joe, Abel.. Ah, podemos desfrutar de um envolvimento íntimos com pessoas tão "próximas".

Adorei.
Alice1720 01/03/2023minha estante
Adorei.

Raquel.Euphrasio 25/02/2023

Mais um DLX para conta. Essa é uma história reflexiva e muito bonita, são tantos os assuntos, mas acho que o maior deles é sobre ser pessoa, sabe?

Joao.Medeiros 11/02/2020

Incrivel!
Junto com Morro dos Ventos Uivantes foi o melhor da coleção classics illustrated.

Carolina 29/03/2023

Que livro!!!
Comecei a ler ?Grandes Esperança? sem nenhuma expectativa, eu diria até que no fundo acreditando que não iria gostar (cheguei a abandoná-lo, por alguns meses, bem no comecinho) e ele acabou se tornando uma bela surpresa.
Foi incrível acompanhar o crescimento de Pip e outros personagens maravilhosos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Com certeza ?Grandes Esperanças? se tornou um dos meus livros favoritos.

Sarah 13/05/2020

Meu primeiro livro de Charles Dickens e justo quando estou em uma ressaca literária. A história de Pip com seus altos e baixos foi emocionante de acompanhar. É impossível não sensibilizar com a inocência da criança maltratada, rivalizar a vaidade que transforma o herói em vil para depois aplaudir a humildade com que busca o perdão. A escrita do autor é realmente digna de sua fama e espero ler outros livros dele com uma maior paciência e de preferência com o livro físico em mãos.

Amanda R 18/05/2020

Arrebatador
Como o primeiro livro desse gênero literário que já li, me sinto muito emocionada agora que terminei a leitura, e não sei nem se vou conseguir expressar direito todos os pensamentos que tenho com relação a trama.
A história de Pip é tão forte pelo fato dela ser tão real. O nosso protagonista não é perfeito, ele não é inerentemente bom, nem inerentemente ruim e isso faz com que a cada capítulo a gente se enxergue de um jeito ou de outro nele. Seus receios, preconceitos, orgulho, arrogância, paixão, humildade e arrependimento são tão tocantes e honestos que deixam uma sensação de aperto no peito. Não vou discorrer sobre, mas o livro também faz várias críticas importantes.
Se é o melhor livro do autor, ou se é um dos melhores livros do gênero, não sei afirmar. Mas por ser o primeiro que li, Grandes Esperanças abriu um caminho para me aventurar mais em outros livros semelhantes, e nenhum outro poderá tirar esse mérito dele. Leitura obrigatória.
Nota 5/5