Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens




Resenhas - Grandes Esperanças


376 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Natalie Lagedo 30/10/2016

Nesta obra Dickens conta a história de Pip, um menino órfão que foi criado "convenientemente" pela irmã, que era casada com o boníssimo ferreiro Joe. Aos trancos e barrancos ele cresce e recebe uma fortuna de um doador anônimo. Abandona a família e parte para Londres para tornar-se um verdadeiro cavalheiro. Porém, as grandes esperanças foram fortemente abaladas após o descobrimento da identidade do benfeitor de nosso herói.

Um dos pontos positivos desse livro é que quando achamos que uma situação está acabada ou fadada ao infortúnio ocorre uma reviravolta bem elaborada e o contexto passa a se desenvolver inesperadamente. Atribuo a isso o enredo ter prendido tanto a minha atenção. Os capítulos, na maioria das vezes, acabavam num trecho irreverente e eu precisava ler o próximo para saber qual seria o desenrolar da trama.

Inicialmente achei a forma de escrever do autor muito semelhante àquela de Um Conto de Natal, bastante caricatural. Ou alguém é totalmente bom ou absolutamente nefasto. Sem ondulações de caráter. Sem meios-termos. Entretanto, com o passar das páginas, percebi que isso foi um recurso incrível que o escritor usou. Como ele estava contando a história de Pip desde o começo, é razoável que uma criança não saiba fazer os ajustes de temperamentos. Ao descrever os fatos da vida juvenil e adulta do protagonista, o narrador-personagem fala sobre si de forma mais real, ponderada.

Gostei também porque os termos utilizados são precisos e vários dos adjetivos foram novos pra mim. Os diálogos são encantadores e Joe já pode ser considerado uma das minhas figuras prediletas. Pip poderia ser eu, você ou todos nós, pois carrega características universais. Super indicado.
Aline164 01/11/2016minha estante
Lendo a sua resenha, deu vontade de ler o livro! ;)




Georgeton.Leal 23/08/2018

Personagens notáveis e inesquecíveis
É incrível a capacidade de Dickens em criar personagens marcantes e distintos de maneira tão formidável! Pip, Estella, Senhorita Havisham, Abel Magwitch? todos são tão humanos que parecem ter saído da vida real. O tratamento que o autor dá a cada um deles é de uma destreza ímpar, delineando bem seus sentimentos, relações e conflitos pessoais. A ambientação de toda história também é igualmente caprichada, sempre feita de maneira muito concisa.
"Grandes Esperanças" é um romance atemporal, que perpassa todos os limites possíveis para uma excelente obra prima. Recomendo a leitura deste clássico na tradução de Paulo Henriques Britto, cuja fluidez e notas explicativas são as melhores que vi até agora em língua portuguesa.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/11/personagens-notaveis-e-inesqueciveis.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Olenik 14/02/2023minha estante
Descrição incrível




Carolina 29/03/2023

Que livro!!!
Comecei a ler ?Grandes Esperança? sem nenhuma expectativa, eu diria até que no fundo acreditando que não iria gostar (cheguei a abandoná-lo, por alguns meses, bem no comecinho) e ele acabou se tornando uma bela surpresa.
Foi incrível acompanhar o crescimento de Pip e outros personagens maravilhosos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Com certeza ?Grandes Esperanças? se tornou um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joao.Medeiros 11/02/2020

Incrivel!
Junto com Morro dos Ventos Uivantes foi o melhor da coleção classics illustrated.
comentários(0)comente



Nemec 25/07/2022

Uma história apaixonante
Este é meu primeiro livro lido de Charles Dickens e após esta leitura me pergunto porque não li mais livros dele.
As descrições incríveis que faz você se sentir vivendo na pele do personagem principal, Pip, os personagens muito vivos, a narrativa empolgante e ao mesmo tempo profunda, tocando em temas como amizade, redenção, arrependimento, solidão, amor e paixão com uma maestria que eu nunca vi.
Grandes Esperanças superou todas minhas expectativas e tornou-se realmente um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ReHidalgo 21/08/2023

Um calhamaço que vale à pena
Foi a primeira obra que li de Charles Dickens e essa me causou tão boa impressão, que adquiri outro mega calhamaço: "David Copperfield". Acredito que a tradução facilitou a leitura, evitando palavras rebuscadas da época.
A história, narrada em primeira pessoa, mostra um protagonista vulnerável, orgânico. Pip é herói e anti-herói ao mesmo tempo, o que tornou a personagem dele ainda mais interessante. Houve um momento de leitura arrastada, mas nada longo e seguimos, graças a Deus, adiante (eu teria me arrependido amargamente se tivesse abandonado).
E o Joe? Joe, meu velho, você foi um show a parte!
comentários(0)comente



Thamany 16/07/2022

O melhor livro que eu já li na vida. Eu ri e chorei várias vezes, aqueceu e doeu meu coração. A escrita do Charles Dickens é maravilhosa e a história é perfeita.
comentários(0)comente



Sarah 13/05/2020

Meu primeiro livro de Charles Dickens e justo quando estou em uma ressaca literária. A história de Pip com seus altos e baixos foi emocionante de acompanhar. É impossível não sensibilizar com a inocência da criança maltratada, rivalizar a vaidade que transforma o herói em vil para depois aplaudir a humildade com que busca o perdão. A escrita do autor é realmente digna de sua fama e espero ler outros livros dele com uma maior paciência e de preferência com o livro físico em mãos.
comentários(0)comente



Amanda R 18/05/2020

Arrebatador
Como o primeiro livro desse gênero literário que já li, me sinto muito emocionada agora que terminei a leitura, e não sei nem se vou conseguir expressar direito todos os pensamentos que tenho com relação a trama.
A história de Pip é tão forte pelo fato dela ser tão real. O nosso protagonista não é perfeito, ele não é inerentemente bom, nem inerentemente ruim e isso faz com que a cada capítulo a gente se enxergue de um jeito ou de outro nele. Seus receios, preconceitos, orgulho, arrogância, paixão, humildade e arrependimento são tão tocantes e honestos que deixam uma sensação de aperto no peito. Não vou discorrer sobre, mas o livro também faz várias críticas importantes.
Se é o melhor livro do autor, ou se é um dos melhores livros do gênero, não sei afirmar. Mas por ser o primeiro que li, Grandes Esperanças abriu um caminho para me aventurar mais em outros livros semelhantes, e nenhum outro poderá tirar esse mérito dele. Leitura obrigatória.
Nota 5/5
comentários(0)comente



Rubinho.Meneses 27/11/2022

Um dos melhores
Muito bom esse clássico, leitura que começa e você já fica curioso, a cada página você se surpreende mais com a história.
Muito bom!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



376 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR