Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens




Resenhas - Grandes Esperanças


376 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


VerAnica.Cardoso 18/11/2020

Que história emocionante, tocante, viciante! Me apaixonei pelo autor, pelas personagens, pela sua escrita!!Simplesmente maravilhoso!!
comentários(0)comente



25/10/2020

Um suspense e tanto
Embora Dickens não seja um dos meus escritores favoritos, "Grandes esperanças" se tornou um dos meus romamces prediletos. O suspense gerado no leitor ao longo da narrativa pode ser comparado ao de "Crime e Castigo", haja em vista que o próprio Dostoievski era um grande admirador de Charles Dickens.

O romance conta a história de Pip, um rapaz órfão de aldeia, criado por sua irmã e pelo marido desta, o ferreiro Joe, o melhor amigo dele. A história começa com o rapaz, enquanto visitava o túmulo de seus pais, sendo surpreendido por um prisioneiro acorrentado, que lhe força a conseguir uma lima e alguma comida. Aterrorizado, Pip obedece, roubando esses itens de sua casa, e entrega-os ao bandido, que se mostra agradecido. Porém, sente-se mal por ter prejudicado seu amigo Joe. Apesar dos seus esforços, o prisioneiro é recapturado e enviado as galés.

Os anos se passam e Pip, sob a indicação do senhor Pumblechoock, o tio de Joe, arruma uma nova ocupação, que é fazer companhia, semanalmente, a senhora Havisham, uma mulher de meia-idade que sempre anda vestida de noiva, cujos aposentos lembram um cenário terrivelmente gótico, o que assusta o rapaz. Apesar da estranheza de sua patroa e do grotesco do cenário que a cerca, a mesma possui uma bela filha adotiva chamada Estela. A moça encanta Pip, mas o trata com desprezo e indiferença. As ocupações de Pip por lá terminam e ele torna-se um aprendiz de ferreiro sob a tutela de Joe. Contudo, sente-se insatisfeito e deseja ascender socialmente para impressionar a Estela algum dia.

Seu sonho aparenta se concretizar quando ele descobre, por meio do Senhor Jaggers, um advogado extremamente inteligente e imponente, que é o herdeiro de uma grande fortuna. Contudo, o nome do seu benfeitor não é revelado e só será dado a conhecer quando o mesmo assim o decidir. Pip aceita as condições. Jaggers torna-se seu tutor e pede ao rapaz que se mude para Londres.

Seu novo status social, entretanto, fará com que se distancie das pessoas com quem antes convivia, principalmente do seu grande amigo ferreiro. A jovem Estela fará jogos de sedução e colocará o rapaz em um triângulo amoroso com outro jovem nobre e rico a quem Pip despreza. Sua nova riqueza não lhe trará a satisfação imaginada. Até que um dia, alguns anos depois, o benfeitor aparece...

Quanto a forma e a estrutura do enredo do romance, o que o torna fascinante é o fato de que cada detalhe, por mais mínimo e insignificante que possa parecer, seja uma pista para os mistérios que vão sendo levantados ao longo da narrativa. Cada acontecimento na vida de Pip será uma chave para cada enigma. O leitor atento terá a maioria de suas hipóteses levantadas confirmadas. O advogado Jaggers, por exemplo, parece-se bastante com o futuro Sherlock Holmes, que surgiria mais de 20 anos depois através da pena de Arthur Conan Doyle.

Grandes Esperanças", em inglês "Great expectations", fez juz ao próprio título. Não é a toa que é considerado como um dos maiores romances, não apenas da literatura inglesa, mas também da literatura ocidental.
comentários(0)comente



Vanessaliteraria 04/04/2023

?????
Grandes esperanças me surpreendeu de um modo que eu não esperava ! Amo quando o autor consegue me surpreender ??
Esse livro contém três volumes , acompanhamos a infância ,a juventude e a fase adulta do PiP nosso personagem principal .
De origem humilde , e órfão Pip é criado por sua irmã, uma mulher repugnante que comete inúmeros maus tratos tanto com o pip quanto com seu próprio marido o Joe. Eu amei o jeito simples e amoroso do Joe, sempre querendo proteger o Pip de alguma forma .
Neste livro não encontramos personagens perfeitinhos pelo contrário com inúmeros defeitos e acho isso genial ,pois humaniza mais ainda a história, eu amei a forma como o Pip lidou com seus problemas , mesmo tendo tomado algumas decisões das quais se arrependeu ele aprendeu e cresceu em caráter com elas .
comentários(0)comente



Magasoares 16/11/2020

Dickens não é para mim.
O começo da estória com Joe e Biddy até que foi interessante, e às minhas três estrelas vão só para eles. Uma estória confusa e cansativa.
comentários(0)comente



Raissa 07/11/2022

Dickens realmente é tudo isso q falam dele
Depois de um longo período de ressaca literária, finalmente voltei com o ritmo de leitura e consegui finalizar Grandes Esperanças. Confesso q o início foi meio lento pra mim, mas depois fluiu mto bem. Adorei os diálogos e já deixo bem claro q o Joe entrou p minha lista de melhores personagens literários (ele é mto neném ???).
comentários(0)comente



Rildery 18/08/2021

O MAIOR!
Eis aqui a obra prima do Dickens.
O livro é uma obra prima e mostra a ascensão e o declínio do jovem Pip. Nesse romance de formação, Dickens provou ser um dos maiores autores de todos os tempos. LEIAM!
comentários(0)comente



Souza.Barbosa 10/05/2023

A tal da ingratidão!!!
Meu primeiro contato com Charles Dickens.
No início demorei para me afeiçoar ao livro pois é muito diferente das outras narrativas.
Mas aqui a ingratidão e a riqueza de fato mostram quem e quem!!!
Será que não sofremos dos mesmos sentimentos? será que só não nos lembramos dos outros quando não há mais recursos para nós?
O ser humano de fato é o único animal que odeia seus semelhantes por razões que não são a sobrevivência.
comentários(0)comente



Lara Vanessa 26/11/2023

"Grandes Esperanças" é poético e, como tudo que é poético, imortaliza tudo o que há de mais belo no mundo. A obra foi escrita por Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana, e publicado pela primeira vez em 1861.

O livro narra a história de vida de Pip desde a sua infância até a vida adulta. Nessa perspectiva, o nosso "Caro Pip", quando criança, vive com sua irmã e o marido dela, Joe. Ele vê em Joe um amigo inseparável e é isso o que torna o livro um verdadeiro pontinho de paz. A amizade dos dois nos lembra que a simplicidade é responsável pelas coisas mais belas da vida. Entretanto, apesar desse contexto de calmaria e amizade, Pip tem uma grande oportunidade em suas mãos, quando alguém lhe dá uma quantia em dinheiro elevadíssima anonimamente. Por esse motivo, ele vai embora da casa de Joe para seguir a sua vida. A grande questão é "Quem é o seu benfeitor?"

"Grandes Esperanças" me deixou muito curiosa para saber de todos os pormenores da vida do pequeno protagonista. Aliás, vale ressaltar que Pip tem uma paixão por Estelle, uma linda menina que vive sob os cuidados de Miss Havisham, e que mesmo com toda a frieza da garota, é impossível não desejar que eles terminem juntos. Nós nos encantamos tanto com o bom coração de Pip, que só o que queremos é que ele seja realmente feliz.

Dessa forma, posso dizer que gostei bastante de "Grandes Esperanças". Não se tornou um dos meus livros favoritos, porque não consegui me conectar tanto com alguns personagens e, em alguns momentos, acho que também por ser um clássico, precisei parar para conseguir colocar as ideias em ordem. A enorme quantidade de informações é, ao mesmo tempo, o ponto forte e fraco da obra. Isso porque, mesmo que as informações façam todo o sentido quando unidas em um quebra-cabeça, principalmente pela genialidade como foram encaixadas na trama, é preciso ter muita atenção para compreender o que o autor está nos dizendo. Por esse motivo, dei apenas 3 estrelas: É inegável que é uma obra espetacular, mas pela pouca conexão que senti e a dificuldade em entender algumas coisas, também provocadas pelo enorme período de tempo que demorei para concluir a leitura (foram três meses), não pude dar 4 ou 5 estrelas. Então, recomendo para pessoas que estão, de fato, dispostas a encarar o desafio, mas não acho que seja uma boa opção para aqueles que não têm o hábito de ler clássicos, que preferem romances clichês ou livros mais agitados.
comentários(0)comente



CrAsley0 02/08/2021

Grandes Esperanças faz uma crítica á sociedade londrina da época. A escrita de Dickens e fantástica, e seus personagens são muito bem construídos, o enredo bem desenvolvido, apesar de algumas situações terem ficado em aberto.

É um livro que eu recomendo!
comentários(0)comente



Janaina 17/07/2022

Me surpreendeu muito
Eu não tinha muitas expectativas sobre o livro pois. tinha visto o filme baseado nele de 1998 e achei bem chato.
Esse ano entrei em um clube de leitura e ele estava na lista, e que surpresa boa!
Ele tem vários elementos de surpresa, amor, culpa e redenção. A narração em primeira pessoa nos mostra além das situações o diálogo interno do personagem principal que faz ele ficar muito próximo de quem está lendo.
comentários(0)comente



Karen 10/12/2021

Aceitação
Top 1 de 2020!
São 650 páginas de texto que eu, uma vez iniciada a leitura, não pude parar.
Me apaixonei perdidamente por Dickens.
comentários(0)comente



júlia 20/05/2021

O dia fora memorável, pois causara grandes mudanças em mim
Entendo que por conta do formato em que esse livro foi originalmente publicado ? em série, semanalmente, durante 1 ano ?, os capítulos ficaram compridos e cansativos. Tive muita dificuldade de engatar na leitura, fiquei parada por uns meses, mas to tão feliz por ter insistido nele!

Eu AMO o senso de humor da escrita do Dickens, é sempre tão bem colocado que deixa a leitura muito melhor ?

O enredo é perfeito, apenas. É um livro que vou guardar pra sempre com muito amor e carinho no fundo do meu coração.
comentários(0)comente



Everton Vidal 19/02/2020

Grandes Esperanças é uma espécie de conto de fadas, a história de um menino órfão que vive com a irmã e o cunhado e sonha com que um golpe do destino mude a sua realidade. Com o passar do tempo o menino cresce e se dá conta de que as esperanças muitas vezes escondem grandes desesperanças, e que certas ambições são incapazes de dar coerência à existência, especialmente em uma sociedade tão contraditória quanto a Inglaterra da era vitoriana.
comentários(0)comente



Thomás 08/07/2020

Maravilhoso
Grandes Esperanças foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. Criei muitas expectativas, que foram facilmente superadas. Estou encantado com a história.

Poucos livros me fizeram sentir tantos sentimentos ao longo da leitura, a ponto de sentir empatia, raiva, frustração, tristeza acompanhando a vida de Pip e suas grandes esperanças.

O fato do livro possuir quase 200 anos não torna a leitura difícil ou monótona. A história da vida de Pip é dividida em três partes, e ele é retratado pelo que é: um ser humano. E isso torna o livro tão bom, poder acompanhar suas escolhas e as consequências ao longo da vida. Os personagens secundários também são excelentes, cada um a sua maneira.

Eu fiquei muito irritado com Pip em diversos momentos pela sua teimosia e orgulho, mas terminei o livro já com saudades de todos os personagens. Certamente vou ler novamente no futuro, bem como demais obras do autor.

As partes que mais gostei, foram Biddy dando sermão no Pip, o discurso de Joe para Pip em Londres (sensacional), Estella falando sobre amor com a Sra. Havisham e demais cenas com o Pip, e a última conversa com Provis. Separei tantos trechos que é difícil escolher o melhor.

Terminei a leitura 100% satisfeito e feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão bom. Indico para todos que gostam de boas histórias!
comentários(0)comente



376 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |