Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

bequinha 19/09/2022

"a forma que o passado assumira por toda a eternidade"
quero começar ressaltando meu amor pelas histórias do Dickens, mas especificamente pela sua versatilidade! pela primeira vez li um livro dele narrado em primeira pessoa, e foi incrível!!!! por mais que eu ame as sacadas de um narrador onisciente, ter a experiência de um narrador personagem futuro foi uma experiência revolucionária e deliciosa. dado o título da resenha, requer-se explicações! comecemos em dizer do que se trata esse livro, já que não se limita à esperanças, ou expectativas no original. eu diria que o assunto principal é sobre perdão! não tanto da mudança de atitude que devemos ter após se arrepender, mas particularmente da pessoa que perdoa tendo em vista só o lado ruim do perdoado... muito abstrato falar desse modo, mas sem spoiler é o que pode ser dito! preciso registrar o quanto, além de pessoal, cativante ou "empatizante" se torna essa narração do Pip (personagem principal), de modo que mesmo em meio a todas atitudes chatinhas dele, você chega ao final com a sensação de ter compreendido. todo meu amor pelo Joe, e minha compaixão pelo Provis

Camila 25/07/2023

Confesso que achei a escrita bemmm difícil! as vezes tive que voltar algumas vezes no texto e reler pra que viesse entender.
mas, meu Deus.. como eu tive dó do Pip pequeno, crescendo com a sua irmã criando-o a tapas, e sendo dado como ingrato quando era apenas uma criança..
me apaixonei pelo Joe desde a primeira vez que ele apareceu, sempre mostrou que gostava do Pip por quem ele era, e não pelo o que ele tinha, o Wemick se mostrou verdadeiramente um amigo pro Pip.
me vi muitas vezes revirando os olhos quando o Pip começou a ter atitudes imorais e ingratas, e desfazendo daqueles que tanto o amaram.
acredito que o tenha moldado o caráter de Pip, foi quando ele soube que o seu benfeitor estava em perigo por ele, ali ele começou a mudar e ver que o dinheiro não era tudo na vida. Ele teve de perder, todas as riquezas para que pudesse se lembrar do essencial, que são os amigos e a família!
fiquei contente com o final, acredito que mesmo ele sendo esse personagem cheio de erros (que lembra nós mesmos) teve um final feliz. pip se tornou um cavalheiro, mas acima de tudo se tornou uma pessoa melhor.
a história me lembra muito a parábola do filho prodígio que está na bíblia.

Thamiris 28/08/2016

Grandes Esperanças
Gostei bastante, tirando um momento ou outro em que o ritmo diminui um pouco e temos o personagem principal analisando em seus sofrimentos. Mas as reviravoltas e o resultado desses sentimentos fazem o livro valer muito a pena.

Como diz a sinopse, Pip foi criado pela irmã e o cunhado. Sua irmã o criou “a mão” como dizem as pessoas que o menino conhece, e dá o mesmo tratamento ao seu marido Joe. Todos elogiam a “educação” dada por ela e o esforço dedicado de criar um irmão pequeno, mas ela na verdade é uma mulher muito bruta e rude. E que pode ter acessos grandes de fúria. Joe sempre tenta aliviar um pouco a vida de Pip e no começo os dois despertam muita pena.

É o próprio Pip que nos conta a história e o começo é bem divertido/trágico com ele contando essa dura infância. Acompanhamos um olhar bem infantil e muitas dúvidas. Ele vive também uma aventura e se vê forçado a roubar comida para um criminoso escondido perto de sua casa. Ele morre de medo de sofrer uma grande represália por isso. Um dia um tio de Joe, um cara de posição melhor e extremamente interesseiro, o chama para brincar na casa de Miss Havisham. Uma senhora que ele nunca viu, então não sabe o que esperar. E nem o leitor, quando nos deparamos com uma senhora vestida com um vestido de noiva antigo que vive enclausurada, numa casa bem escura em que os relógios estão todos parados. Nada é explicado a Pip, então acompanhamos todas as suas percepções e deduzimos que algo trágico deve ter acontecido a ela antes de se casar (seu passado só é revelado depois).

Lá ele também conhece Estella, a filha adotiva de Miss Havisham. E é ela que muda toda a visão de Pip sobre as coisas, ao ser desprezado pela menina ele começa a se sentir inferior e assim também a achar inferior sua casa e suas pretensões. E sentir também muita infelicidade já que nunca terá a menina ao seu alcance. Miss Havisham parece gostar que a menina seja tao esnobe e bela e até se divertir com as reações do menino que volta lá algumas vezes. Até que é dispensado na idade de virar aprendiz de Joe. Ele chega a virar aprendiz mas aparece um advogado a mando de um benfeitor misterioso e ele vê sua chance de se tornar cavalheiro. Ele não pode de forma alguma perguntar quem é ou tentar descobrir quem está bancando sua vida, é a regra. E ele fica achando que é Miss Havisham a benfeitora e começa a te esperanças com Estella.

Esse livro traz uma grande crítica social a sociedade inglesa vitoriana, todos os personagens, ou quase todos, acreditam que a posição social faz com que as pessoas sejam melhores do que as outras. Senti muita raiva ao ver Pip desprezar seu melhor amigo Joe depois de conseguir melhorar seu status. Ele não desgosta de Joe mas também não quer ficar por perto. E o próprio e incrível Joe acredita nisso, tão bom nem guarda rancor de Pip e o trata por Senhor. Ele é muito humilde, mas uma humildade cega também. Outros personagens também vão evidenciar isso.

É claro que com a mudança de vida Pip acha que tem esperanças com Estella, mas ela se tornou uma conquistadora e tem muitos admiradores, mas parece que só quer atormentar esses jovens. Inclusive o próprio Pip. Fica evidente que tem a ver com a criação dada por Miss Havisham, com algum objetivo ruim nisso. Os confrontos entre esses personagens quando certas verdade vem a tona são as partes que mais gostei do livro. Então não posso dar detalhes. Mas Pip aprende a ser um cavalheiro, esbanja dinheiro, faz um novo amigo que o ajudará nessa vida nova e não para de pensar em Estella. Até que há uma grande reviravolta na história que muda tudo completamente e movimenta a trama. E isso vale o livro inteiro.

Não há personagens em vão nesse livro e o autor consegue encaixar tudo brilhantemente na trama. Muitos estão a procura de fortuna e conforto, há muitos interesseiros e alguns golpistas no livro. Sherlock poderia tranquilamente investigar alguns desses. A maioria das pessoas com status não quer se misturar ou ter relação além da socialmente determinada com quem é de uma classe mais baixa. É o considerado “normal”, embora vá pesar na consciência de Pip. Ainda mais quando ele conhece exemplos de pessoas boas de fato. É engraçado que acompanhamos a mente de Pip e muitas vezes ele se arrepende mas não o suficiente para mudar de atitude e comete vários erros. É um personagem que cresce e passa por muitos problemas e dilemas morais até o final do livro e isso o torna muito real. A questão se Pip vai ou não alcançar seu interesse amoroso acaba ficando em segundo plano no interesse do leitor.

site: https://euliouvouler.wordpress.com

Alessandra 21/04/2021

Dickens: Gratidão por essa obra !!
Estou até agora extasiada com esse livro, que para mim foi uma grande surpresa. Comecei a ler por causa de um grupo de amigas e confesso que o começo foi bem arrastado e eu ficava me perguntando porque Dickens é tão aclamado dessa forma.... só fui entender isso ao final da leitura e se tem um conselho que eu possa dar é: experimentem Charles Dickens, deixem se envolver pela sua narrativa e não desistam da leitura porque o final compensa demasiadamente.
Charles Dickens é um autor de 1830, que conheceu o sucesso ainda vivo, ele é o criador do famoso folhetim, que se compara as novelas atuais. Suas histórias eram publicadas semanalmente em jornais e o público ficava esperando ansiosamente pelo próximo capítulo. Ele se especializou em romance de formação que acompanha personagens de criança até a vida adulta.
Grandes Esperanças é a última obra de Dickens e a mais madura de todas, fala sobre Pip, um órfão criado pela irmã e pelo cunhado, que é escolhido por um misterioso benfeitor para receber uma herança na maioridade e para isso precisa de tornar um cavaleiro. Ainda quando criança ele se apaixona pela bela Estella que desdenha dele e o maltrata. Pip então faz de tudo para se tornar cavaleiro, apossar do dinheiro e poder ter o amor de Estella.
A história é emocionante, com personagens cativantes e muitas reviravoltas. Fiquei impressionada como Dickens conseguiu entrelaçar todos os personagens em uma única trama. A parte 3 do livro é um plot twist atrás do outro de tirar o fôlego, realmente surpreendente.
O ponto central da história é a redenção moral de Pip: o quanto o dinheiro e o poder podem transpor nossos valores morais ? A ingratidão é passível de ser perdoada? Ter pessoas boas que nos cercam ajuda a discernir o certo do errado ? Confesso que chorei igual criança nos últimos capítulos, Dickens me deu de presente personagens incríveis, com caminhadas valorosas e um significado de que o amor é maior que qualquer sentimento. A Charles Dickens uma única palavra: Gratidão
Andreza 21/04/2021minha estante
Eu já desisti desse livro no inicio, mas sua resenha deu vontade de tentar de novo kkk

Alessandra 21/04/2021minha estante
Tenta Andreza, se quiser incentivo me chame no particular. Tive uma amiga que incentivou o tempo todo. Realmente o livro é difícil, a parte 2 é arrastada (levei 3 semanas para ler ) mas a parte 3 compensa tudo. É fenomenal e surpreendente como Dickens amarra a história. Chorei litros e valeu todo meu esforço.

Andreza 21/04/2021minha estante
Vou tentar de novo depois de terminar meu livro atual ?. Quando eu tentei ler Grandes Esperanças todo mundo falava tão bem da obra, mas achei o começo meio lento para mim. É bom ter uma opinião de alguém q pensou de forma semelhante do começo pq assim acho q vou gostar das outras partes como vc kkkk

heloisa helena 09/01/2022

"Ela me pede com insistência que eu escreva grandes patuscadas."
"Grandes Esperanças" foi o último livro escrito por Charles Dickens, e minha primeira leitura do mesmo. Considerada uma das grandes obras do autor, a obra discute a bondade, a culpa e o desejo. Ler esse livro foi ter uma sensação quase como a de olhar-se em um espelho, que reflete todas nossas petulâncias e ignorâncias, todos nossos sentimentos de ?Pip?s?.
A narrativa conta a história de Philip Pirrip, um órfão criado pela sua irmã e seu cunhado, em um humilde povoado que reside em uma charneca na Inglaterra interiorana. É impossível
não se derreter por Pippi criança: inocente e com um coração bom, o menino quer ajudar à todos.
Aliás, é por conta do bom coração do menino que o primeiro julgamento do livro acontece: Pippi ajuda Abel Magwitch, um fugitivo da prisão, a escapar da polícia nas charnecas. Tempos depois, o menino descobre ser herdeiro de uma grande fortuna, que irá mudar toda sua vida e, principalmente, seu comportamento.
A pitada de humor e ironia, clássica de Dickens, é presente o livro todo, inclusive no título: "Grandes Esperanças", satiriza as iludidas expectativas e idealizações que existem no jovem Pippi. Aliás, Dickens não caçoa apenas do protagonista: caçoa o cerimonioso sistema britânico, a interesseira política, a classista sociedade, a fútil burguesia — como ficar com raiva dos personagens, se eles são um fiel retrato de nossos preconceitos e ignorâncias?
Assim sendo, foi uma leitura que, ora é surpreendente e cheia de reviravoltas, ora é lenta e tediosa. Entretanto, ainda recomendo o livro — faz-se um prato cheio para analisarmos e entendermos não só a sociedade passada, mas também a atual.

Felipe 23/03/2022

A esperança pelo melhor
Este foi meu primeiro livro do Dickens e já posso dizer que ele faz por merecer a fama de um dos pilares da literatura inglesa.Muito do que vivi com Pip nesse tempo reflete a minha vida e como lido com minhas ambições, com aqueles que convivo, como sou falho com pessoas importantes e como aprendo a amar quando a vida te dá uma rasteira. Um grande livro, que meu deu grandes esperanças!

ana beatriz 09/07/2022

Um sopro na alma
Sempre que termino um clássico dessa magnitude penso que a fama e o prestígio são mais que merecidos, mas com Grandes Esperanças fui além. Acredito que seja um livro de formação, que todos deveriam ler, que todos deveriam se sentir frustrados com Pip e Estella, emocionados com Joe and Provis, comovidos com Biddy e Herbert. É difícil descrever o sentimento de terminar uma leitura como essa, que junto ao avalanche de satisfaça se estende uma profunda melancolia de ter que deixar essas histórias para trás, e de compreender que essa sensação única talvez não esteja mais lá em uma segunda leitura. Não posso deixar de pensar que deveria ter me prolongado mais nessa obra, queria ter mais tempo com as Grandes Esperanças de Pip, que dentre tantos outros ensinamentos me ensinou a dor de deixar uma
grande leitura para trás.

@Estantedelivrosdamylla 28/02/2021

Um bom clássico
"Grandes Esperanças" é um livro narrado em primeira pessoa e conta a história de Pip, um pobre menino que vive atormentado pela irmã, e que o seu único referencial de amor é seu cunhado Joe que lhe protege e ama como a um filho.

Em um certo momento de sua infância, Pip é levado a pensar que sua vida é vulgar, e que isso seria um motivo para se envergonhar de quem ele é, iniciando assim, um conflito interno entre sua realidade e seu desejo de ser um rapaz diferente, um cavalheiro. Até que recebe a visita de um advogado que lhe informa sobre ele receber uma grande quantia em dinheiro de um benfeitor anônimo. Dessa forma, pip inicia uma nova fase em sua vida.

Para não me prolongar mais ou dar spoiler, me detenho ao que achei do livro. Bem, Charles Dickens escreve muito bem, e isso não é novidade para ninguém. Ele consegue envolver o leitor, fazer com que queira saber o final e tudo o mais que irá acontecer, e isso foi o que ele me fez sentir, ele me fez engajar na leitura. Porém, em diversos momentos achei que o autor se prolongou demais, o que tornou a leitura monótona e cansativa, podendo ter sido menos detalhista em vários momentos.

Quanto a história em si, achei bem interessante e carregada de valores morais, além de rica em detalhes sobre a Inglaterra imperialista do século XIX, a maneira como funcionava o sistema penal, a geografia e os costumes da Inglaterra da época. Além disso, houveram momentos prazeroso em que o autor conseguiu criar uma rede de conexões que (apesar de minha sagacidade em perceber os detalhes logo no início) conseguiram me fazer chorar, sorrir e admirar a inteligência do autor.

Por fim, esperava mais, pois me foi muito recomendado, além de ter lido várias resenhas que me fizeram criar grandes expectativas. Admito que ainda estava um pouco relutante em iniciar uma nova história após a leitura de Jane Eyre, mas creio que isso não influenciou tanto pois a parte que mais gostei foi o início da parte I e a parte III. Então é isso, recomendo, mas não acho que foi um dos melhores livros que já li.

@Cb.victorpi. 18/05/2021

É uma boa história. Tem alguns elementos desnecessários, mas a vida era bem menos complexa na época em que ele foi escrito. Também fiquei de cara como a vida mudou pouco nesse tempo todos. O grande herói dessa história é o Joe.
Suelen.Philomeno 18/05/2021minha estante
Uma obra prima.
Você achou bem menos complexa?
Acho os diálogos com tanta coisa a ser dita. Como se eles não pudessem dizer, realmente o que sentem.

camila_camomila 23/03/2023

Que livro maravilhoso!

acho que foi particularmente com essa história que eu tive uma espécie de revelação sobre mim mesma e sobre as pesssoas que me rodeiam.
agora, digo com tranquilidade que o Pip é o personagem mais humano que tive o prazer de acompanhar... acho que esse é o charme dos romances de formação, te levam bem no íntimo do personagem, te aproximam dele. setirei falta do Pip e de todas as suas reflexões e percepções sobre a própria ingratidão, sobre o arrepentimento e a busca pelo perdão. este é, sem dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida.

Pip fez emergir em mim muitos sentimentos, desde a raiva, consternação, aversão e identificação... acho que esse foi meu grande problema no início: me identificar com um personagem que não emanava qualidades... inaceitável. mas, você se descobre durante a leitura, porque ler Grandes Esperanças é um processo, mas digerir o Pip é um processo mais longo ainda.

fica aqui, por fim, minha devoção ao Joe.

Carolina2054 05/08/2023

Peguei esse livro com grandes esperanças e expectativas, ainda que até então meu conhecimento do autor começasse e acabasse em Oliver Twist.
O que não esperava é que me enchece de tantas emoções, que a crueza e sinceridade de Pip me tocasse tanto, e que o final, fugindo de um certo naturalismo, seria a parte que mais corresponde ao título da história, deixando o gostinho de que a partir daquele momento esperanças nascessem novamente.
Não acho que seja uma leitura para todos, nem um daqueles livros que você precisa ler pelo menos uma vez na vida. Mas se busca sinceridade, e um pouco de otimismo melancólico, está no lugar certo.

Ruth Diniz 08/03/2020

Errar e se arrepender
O que mais gostei foi da humanidade do personagem. Ele relata em primeira pessoa os erros que cometeu, seus medos. E como a vida retribui aquilo que plantamos. Por vezes deu vontade de pegá-lo pelas orelhas e dizer o quão tolo estava sendo.
Por fim a vida deu um jeito de mostrar-lhe isso. Rle pôde se arrepender e acertar o que fez de errado.

Murilo 29/04/2020

Grande livro
Grandes Esperanças é mais uma obra prima de Charles Dickens. O livro tem como ponto central o amor de Pip por Estela. Meu preferido continua sendo David Copperfield.

Raeder 18/05/2020

Apesar de ter sido uma leitura um pouco mais arrastada para minha pessoa, este clássico confrontou-me sobre culpa, moralidade, compaixão, gratidão, amor e perdão.
A leveza (muitas vezes pesarosa) e a intimidade (dada a primeira pessoa em que a história é contada) me fez amar a escrita deste gênio da literatura chamado Charles Dickens.
Esta obra de 1860-61 é uma ótima forma de iniciar-se no mundo da literatura clássica.
Estou apaixonada por esta história e não consigo pensar destinos melhores na história para cada personagem.