Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Regis 05/03/2023

Uma grande redenção moral
Um romance de formação que nos leva pela infância, juventude e vida adulta de Philip ou apenas Pip, nos mostrando sua origem humilde sendo criado por sua irmã, a senhora Joe e seu cunhado, o ferreiroJoe, seu aprendizado e como sua vida teve uma grande modificação após receber uma substanciosa herança que imagina ter lhe sido dada com um propósito, ao qual está completamente equivocado.

Ao longo do livro vemos Pip passar pelas três fases da vida e crescer com um pensamento completamente inexato sobre como ver a vida e de quais são as esperanças e ambições a que devemos dar valor.
O personagem vai se descobrindo diante de nossos olhos e ao fazer isso vemos ele cometer erros clássicos que o levam a ter que ao final, reavaliar e modificar toda sua trajetória moral.

O livro é um romance clássico, mas bem novelesco ao estilo que comumente é atribuído a Charles Dickens. Gostei da escrita e de como os fatos se desenvolvem de forma lenta mas que ao mesmo tempo te faz ansiar pelo desfecho querendo muito saber onde as esperanças e equívocos de Pip o levarão.

Uma história de ascensão rápida e queda. Cheia de orgulho, negação, falsas esperanças e grandes expectativas. Um livro sobre a descoberta da verdadeira realidade com uma redenção maravilhosa que emociona completamente o leitor.

O livro tem mais de cinco adaptações para o cinema, três das quais assisti, incluindo uma versão de Bollywood de 2016 muito maravilhosa de se ver, com um final diferente, mas muito romântico.

Gostei muito desse clássico e apesar de ter alguns momentos de lentidão a leitura é prazerosa e despertou minha curiosidade. Recomendo para os amantes dos grandes clássicos.
HenryClerval 07/03/2023minha estante
Assisti aos filmes que comentou e são boas adaptações. O indiano é bem sutil.
Como sempre gostei muito da resenha.

Regis 07/03/2023minha estante
O indiano é uma versão interessante. Rsrsr
Obrigada, Lê.

Elton.Oliveira 25/02/2024minha estante
Ótima resenha Regis!!!

Estou lendo " O Jogo do Anjo " de Zafón e ele faz grandes referências à esse livro... Já fico super curioso e na ansiedade de ler ! ??

Regis 25/02/2024minha estante
Ainda tenho que terminar a Trilogia da Névoa, mas pretendo ler os outros livros de Zafón, acho que a morte repentina do autor me abalou um pouco e decidi deixar seus livros para um outro momento.

Elton.Oliveira 25/02/2024minha estante
Eu estou descobrindo Zafón agora ... Tô lendo a série "Cemitério dos livros Esquecidos" ... Estou gostando muito !!! Como não o conhecia, nem me lembro a situação de sua morte ... Dei uma breve pesquisada um dia desse ...vi que ele morreu novo , fiquei um pouco triste ?

suellem 01/03/2023

Grandes esperanças
Pip é um menino pobre criado pela irmã e pelo marido dela, Joe, que é marceneiro .
Pip acaba ganhando um dinheiro para estudar e ser alguém na vida e com isso ele vai embora , morar em outra cidade . E vamos acompanhando a vida desse menino até a maior idade . O primeiro amor , o primeiro coração partido, as aventuras.e até sua decadência.
A vida de pip se cruza com a de outras pessoas ao longo da história como Biddy, Stella, a Sra Havishan, Hebert , provis ....
São personagens bem descritos e que cada um traz uma história de vida incrível.
Comecei a leitura odiando a senhora Havishan e terminei o livro com um sentimento enorme de carinho por ela , apesar de ser como ela era e criar a Stella para ser um monstro ela tinha seus motivos e isso me fez admirar ela. Afinal, nem todos os pais são perfeitos .
Joe foi meu personagem favorito, passei a leitura inteira querendo guardar ele em um potinho .
Minha relação com o pip foi de altos e baixos , hora gostava do personagem e hora eu o odiava kkkk.

Gostei bastante da escrita do autor e como os personagens se cruzam , o final não me agradou tanto assim, mas não estragou completamente o prazer da leitura . Apesar de ser um livro grande é uma leitura que vale a pena conhecer .

Emanoel.Lucas 01/03/2023

Completo
Um livro para se experimentar as diversas satisfações de uma leitura.

Excelente desenvolvimento e aprendizado do nosso querido Pip que no final das contas aprende o que é de valor.

Wemick, Joe, Abel.. Ah, podemos desfrutar de um envolvimento íntimos com pessoas tão "próximas".

Adorei.
Alice1720 01/03/2023minha estante
Adorei.

Raquel.Euphrasio 25/02/2023

Mais um DLX para conta. Essa é uma história reflexiva e muito bonita, são tantos os assuntos, mas acho que o maior deles é sobre ser pessoa, sabe?

Isabela 21/02/2023

O fim das grandes esperanças de Pip
É interessante que, ao contrário de muitos autores clássicos, Charles Dickens conseguiu ser reconhecido em vida, tendo-se apresentado para a rainha Vitória e, quando morto, sepultado na abadia de Westminster. Isso de certo modo monstra o grandíssimo domínio de escrita do autor, a análise psicológica de modo ao mesmo tempo realista e caricato que ele faz dos personagens e da sociedade britânica no período vitoriano, a capacidade de construção de eventos de despertam o pior e o melhor do ser humano, o que, usando as palavras de George Bernard Shaw, torna sua obra ?absolutamente perfeita?, como um bom romance de formação vitoriano.
Pip é um homem comum, ordinário, que ascende socialmente, e, como um jovem deslumbrado com aquilo que o dinheiro dá, renega suas origens, renega ao joe e a biddy, personagens que em sua simplicidade material, contém uma riqueza de valores, costumes, caridade e amor.
Como uma história de redenção moral, Pip só enxerga real valor nas coisas quando as perde, quando cai do sonho de ser um cavalheiro destinado a Estella, uma personagem moldado por um sentimento de rancor feminino.
Wemmick é para mim um personagem que parece simples, mas é cheio de honra, com seu lar, sua família, seu dever para com o pai idoso, sua modéstia com a mulher que corteja, seu comprometimento profissional, e isso tudo sem perder a alegria.
Por fim, sem dar spoiler, acho importante notar que a única coisa que rendeu uma real oportunidade de crescimento para o Pip quando ele perde suas grandes esperanças, foi a única coisa a qual ele a destinou com bondade e carinho genuíno durante sua vida, sua amizade com Hebert.
Um livro indispensável para todos, a vida de Pip e dos outros ao seu redor, sua sinceridade narrada em primeira pessoa, tornam esse livro uma das grandes obras não só da literatura britânica, como também da humanidade.

zlldamon 21/02/2023minha estante
Excelente

Ronan 20/02/2023

⭐⭐⭐½

Foi uma leitura interessante, eu gostei bastante de muitos personagens, não foi uma leitura difícil, mas também não posso dizer que foi uma leitura empolgante, os últimos 25% do livro foram um pouco decepcionante pra mim, não gostei do final.
Espero gostar mais dos outros livros do Dickens...

Karlla.Daltro 18/02/2023

Pip, meu velho Pip!
Confesso que imaginei que iria me
emocionar mais. Achei o Pip um
pouco previsível em alguns momentos
e um tanto fraco em suas
convicções. Mas acredito que era
exatamente isso que o autor
queria nos passar na narrativa.

Pip teve a grande oportunidade em
sua vida e viu suas grandes
esperanças virarem grandes
expectativas!

Queria mais detalhes do final pouco conclusivo porém, a sensação que ficou foi propositadamente pensada pelo
autor. Gosto de querer mais, de saber mais. Quanto a escrita do Dickens, não há o que se falar. Narrativa que flui e prende.

Recomendo a leitura desse clássico.

Alice1720 17/02/2023

Grandes patuscadas
São poucos os livros que eu já li na vida, mas eu tenho a impressão de que esse vai se destacar para sempre como um dos maiores.
Emanoel.Lucas 01/03/2023minha estante

j.myaki 15/02/2023

Perfeito
Li em algum lugar que as obras de Dickens são precursoras das novelas de televisão. Consigo reconhecer em Grandes Esperanças várias estratégias de roteiro que hoje são presentes nas mais variadas formas de mídia, a ponto de serem consideradas clichês.

Entretanto, um dos apelos desse livro é justamente mostrar como o autor domina essas estratégias, constroi muito bem seus personagens e - algo que teve em mim uma impressão bastante positiva quando li David Copperfield - não deixa nenhuma ponta solta na história. Sabendo disso, é muito envolvente tentar imaginar de que modo será encaminhada a trama, e ter suas ~ esperanças ~ confirmadas ou não ao longo da leitura. Todas as reviravoltas, ainda, são merecidas e nada acontece do nada.

Outro ponto muito forte é ver todas as transformações pelas quais Pip passa, que são sutis e progressivas, mas sempre perceptíveis e cheias de sentido. Seu caráter é bem trabalhado, assim como o dos outros personagens - todos possuem personalidades distintas, intrigantes, mesmo os que aparecem pouco. A principal temática do livro, a redenção, aparece de forma coerente ao longo da obra, tanto para o personagem principal quanto para os que o cercam, sempre de uma maneira tocante, honesta e, novamente, merecida.

A impressão que fica é de que se está lendo um autor extremamente competente, uma obra que trata de temas pertinentes até hoje e que relata a experiência humana de uma forma muito bonita. recomendo muito!!!

Olenik 14/02/2023minha estante
Descrição incrível

Tainá Antunes 05/02/2023

Grandes esperanças é um romance de formação escrito pelo autor Charles Dickens, publicado entre 1860 e 1861. Ambientado na Inglaterra do século 19, que estava em grande desenvolvimento industrial e era brutalmente hierarquizada, a obra retrata a jornada de um menino de origem humilde chamado Pip. Pip possui grandes esperanças acerca da sua ascensão social, que se materializa de maneira inesperada no decorrer da narrativa, mas que também é motivo de culpa e muita tristeza.

Pip é orfão, mas é criado pelo ferreiro Joe, seu cunhado muito amoroso, e pela sua irmã muito mal-humorada e amarga. De início, ele sofre muitos maus-tratos da irmã, mas essa situação apesar de tudo, é colocada de maneira cômica. Um pouco mais para frente no enredo, ele é apresentado à senhora Havisham e começa a frequentar a sua casa. Essa senhora é de classe social muito distinta, o que faz com que Pip comece a observar a sua própria condição social, e também comece a ter vergonha de si, da sua família e da sua casa. Pip é muito afetado pela consciência da sua origem humilde, e na sua ascensão aprende sobre a diferença entre relações genuínas, baseadas em amor e amizade, e de relações por puro interesse.

Importante ressaltar que nesta obra lidamos com o ponto de vista de dois “Pips” distintos: o Pip que está crescendo, personagem da história, e o Pip já maduro, narrador, que apresenta comentários (e as vezes até spoilers) muito afiados sobre as suas experiências naquele período, o que torna o romance ainda mais interessante. A narrativa de Dickens por aqui (e como sempre!!) tem um senso de humor brilhante, riqueza de detalhes e é muitíssimo bem amarrada.

Grandes Esperanças é considerada uma das melhores obras do autor, e é um marco da literatura inglesa. Ainda, foi escrita para as massas da época! Além de apresentar grandes críticas sociais, provoca reflexões sobre a natureza humana, amizade e culpa, entre outras temáticas de bastante relevância até os dias de hoje. Sobretudo, a quebra de expectativas é a temática que permeia todo o enredo, motivo pelo qual essa obra também é considerada um romance de desilusão por muitos críticos.

Joseane 01/02/2023

As aventuras de Pip!
O que mais me chamou atenção do livro é a história de redenção do Pip e como aqueles que mais nos querem bem e em qualquer situação são os que sempre estarão pra nos ajudar em qualquer situação.
Além disso, às vezes, um pequeno ato pode modificar muitas vidas.
Charles Dickens, como sempre, é excelente em mostrar as várias facetas do ser humano.

Marina 15/01/2023

obrigada James pela indicação
a vontade de ler esse clássico se deu ao fato de ser tão mencionado pelo James Herondale. por isso, sempre que eu lia eu lembrava dele... e foi uma experiência interessante.
a escrita do Dickens é boa, assim como em outras novelas dele que já li, mas é cansativa. o melhor de tudo pra mim foi o humor que ele põe na narrativa (eu chegava realmente a gargalhar) e eu me apeguei mt ao Pip e Joe. pra mim, de longe, a melhor relação do livro. no geral, é um clássico válido de conhecer, mas tem que ter resiliência e entender que não vai conseguir devorar em 1 semana rs. to bem animada pra ler Oliver Twist agora e Conto De Duas Cidades, que é indicação do Will!