O Pintassilgo

O Pintassilgo Donna Tartt

Resenhas - O Pintassilgo

Valéria Cristina 29/07/2021

Excepcional
A história em si é ótima, mas o seu desenvolvimento é excepcional. Personagens complexos, enredo desenvolvido de uma forma inusitada e o amor à arte, beleza e atemporalidade permeando tudo.

Adda 28/07/2021

Surpreendente :)
Uma das melhores leituras da minha vida INTEIRA. Não tem uma cena imperfeita, tudo é simplesmente lindo, a escrita é muito boa. Cinco estrelas, seis estrelas, DEZ estrelas pra esse livro.

Leticia.Albuquerque 23/07/2021

O Pintassilgo me fez flutuar muito! Senti raiva, quis chorar, dei risada, quis um amigo como o Boris, fiquei com ódio. Se isso não é uma montanha russa de sentimento, eu já não sei mais o que é. É interessante acompanhar a vida do Theo, das perdas aos estranhos encontros, e observar até os pequenos acontecimentos que se desdobram na sua vida para entender porque ele se torna o Theo adulto.

É um livro sofrido, mas surpreendente. E a escrita da Donna Tartt ajuda muito nisso. Apesar da autora ser *extremamente* descritiva, em algumas partes eu não me importava e entendia a necessidade de ter uma visão completa. Mas, no meio do livro, eu estava um pouco desmotivada. A "conspiração no submundo da arte" era o que tinha me deixado intrigada pra ler, só que essa parte da história demora pra acontecer. Mas quando acontece é incrível e me fez entender porque Donna Tartt constrói com cuidado todo o terreno antes de jogar Theo e a gente no olho do furacão.

Esse não é um daqueles livros sobre a vitória, sabe? Sobre "felizes pra sempre". Mesmo! Theo é um estragado pela vida, rs. Mas o final vale muito a pena.

carolina 22/07/2021

DONNA TARTT LARGA ESSA FACA cara meu deus como que eu começo a explicar ISSO, tinha tudo pra dar merda muita droga muito trauma muita perda e principalmente CRIME. é inacreditável a escrita dessa mulher e como ela te passa as coisas, uma verdadeira aula sobre arte e em como isso pode mudar a vida das pessoas em uma visão que te mostra os dois lados, é espetacular, quero muito saber qual foi toda a preparação da autora pra escrever esse livro por quê a querida com certeza não tava brincando.

Kezices 19/07/2021

Eu gostei de "O Pintassilgo" e de como a autora conseguiu retratar o percurso emocional e o amadurecimento do protagonista ao longo dos anos de forma que prende a atenção do leitor e nos envolve na narrativa.

Na reta final, quando você supostamente imagina saber o rumo da história, uma outra trama se conecta e amplia a narrativa. O livro traz temas como luto, traumas, vício, amizade, mas também a conexão da arte de forma pessoal, além de breve discussão sobre destino e livre-arbítrio, principalmente nas últimas páginas.

O livro foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 2014 - na categoria melhor ficção.

Giovanna1599 16/07/2021

amei o livro, não conseguia parar de ler e pensar o que ia acontecer, a primeira parte é bem lenta e quase me fez desistir, mas o restante do livro é muito bom. o ponto alto do livro foi a participação de uma linha do francis

annnnnnnnnnnnna 11/07/2021

e, no meio do nosso morrer, enquanto saímos do orgânico e afundamos ignominiosamente de volta nele, é uma glória e um privilégio amar o que a morte não toca.

Yuka 04/07/2021

Cansei...
O Pintassilgo ( Donna Tartt)
Theo nos conta sua história de vida iniciando aos 13 anos, quando perdeu sua mãe em um atentado à um museu, onde sobreviveu sem muitos danos. Ficou um período com a família Barbour, onde ele tinha uma amizade com Andy, um garoto de sua idade, conhece Hobbie, mas depois seu pai, que o havia abandonado e a sua mãe, aparece e o leva para Las Vegas. Lá ele conhece Boris e depois de um incidente, Theo volta e passa a ficar com Hobbie.
Enfim, de início achei o livro muito promissor. A escrita da autora é maravilhosa de se ler. Mas chegando na metade do livro eu não aguentava mais tamanha chatice. Tanto que lá pro final eu só passava os olhos pelas páginas para terminar logo. E terminei na força do ódio por que não costumo largar livro pela metade. Theo só sofreu perdas, jamais foi feliz e não passa de um viciado. Boris é o personagem que mais odiei. Fico muito triste porque essa forma de escrita é tão boa para ler, mas acho que 700 páginas foi demais para essa história... pelo menos EU, me senti decepcionada com essa leitura...
Bella 20/07/2021minha estante
Totalmente de acordo, mas infelizmente eu não consegui terminar. Lendo sua resenha fico feliz de não ter continuado, pensei igual a vc e olha q eu parei em 38% do livro?

gabriel 02/10/2021minha estante
Terminei na força do ódio também. Livro chaaaaaaato. Porém gostei do capítulo final.

Colecionando Planetas 30/06/2021

?Tudo é temporário. A morte na vida?
O final me decepcionou um pouco e o Theo foi o personagem mais chato que já li, ele parece que se fazia de burro. Viveu a vida toda segurando o fôlego quando era tão fácil resolver tudo!

Mas amei a escrita prosaica que realmente me envolveu, sei que foi justamente isso que ODIEI no King, mas talvez seja o estilo da Donna ou o fato de que me interesso pelo assunto que ela detalhava que achei gostoso mesmo que pudesse ter enxugado algumas coisas

Sei que também provoquei um pouco me forçando a ler mais rápido (eu tinha uma meta por conta de um projeto) e aprendi a lição e livros mais densos vou ler aos poucos pra aproveitar melhor. Acho que em uma releitura, com mais calma, vou aumentar q nota. Mas por enquanto foi isso.
Valéria Medeiros 07/12/2021minha estante
Eu reli é favorito! Mas achei muita apologia às drogas! Mesmo que foi um trauma e sim algumas pessoas vão usar escape disso! Achei que ela poderia ter trabalhado de outra maneira ou pode ser uma crítica! Kk porque esperava que ele fizesse alguma coisa "certa" e não ele ia pras drogas e fica pior a cada página! Kkk

Antonia 28/06/2021

Insatisfatório
O livro tinha tudo para embarcar em uma ótima narrativa, porém o exagero de descrições e a falta de ação durante muitas páginas acaba tornando a leitura maçante. Personagens mal utilizados durante a trama. Esse livre não chega perto ao sucesso anterior dela ?A História Secreta?

Luíza Custodio 24/06/2021

Um bom livro - mas maçante.
É um bom livro.

A história é interessante, se desenvolve bem, a vida do Theo é surpreendente e a narrativa da Donna Tart te cativa, te fazendo ter vontade de saber mais sobre aquilo, de um jeito não entediante. Apesar de serem MUITOS detalhes e muitas cenas que não agregam nada, a forma que ela faz isso acaba te envolvendo.

Mas, a história se desenvolve sem nenhuma ação, nenhum grande acontecimento. Passei o livro inteiro esperando algo acontecer e simplesmente nada acontece, é apenas a narrativa da vida do Theo pós morte da mãe. É interessante? Sim. Precisava de 700 páginas? De jeito nenhum.

Quando cheguei no final do livro (97%) perdi completamente a paciência com as divagações filosóficas e apenas passei os olhos pelas páginas pra ver as conclusões dos personagens - que inclusive, não me satisfizeram.

Não indicaria pra alguém e não leria de novo, com certeza. Mas, não deixa de ser um livro BEM escrito e interessante.

beatriz 17/06/2021

eu vi um post que era basicamente assim

"eu, soluçando, ja em 300 páginas do livro: donna. donna por favor. só me conta sobre o que é esse livro.

donna: boris bebeu mais vodka. ele era feio, mas meio gostoso. meu pai continuou sendo um babaca.

eu, chorando: você está certa desculpa plots não são importantes"

e é basicamente ASSIM que eu me senti enquanto estava lendo esse livro. vi gente comentando que não teve problema com o tempo de leitura, foi muito rápido e queria que tivesse sido assim comigo porque eu achei que nunca ia terminar esse livro quando comecei a ler. e olha que a donna tartt é uma das minhas autoras favoritas.

o livro basicamente segue a vida do theo depois que ele misteriosamente sobrevive a um ataque terrorista a um museu, mas, a mãe dele que também estava no momento do atentado não sobreviveu. eu sinto como se o livro estivesse seguindo o theo por todo um capítulo da vida dele onde os acontecimentos do dia da morte de sua mãe e o que vem depois, continuam a puxar ele pro passado, interferindo em seu presente. dito isso, o pintassilgo não é realmente um livro com muitos plots, com vários acontecimentos de deixar você de boca aberta. entretanto, uma coisa eu tenho que admitir: a construção dos personagens aqui foi simplesmente muito muito boa, se alguém chegasse e falasse que realmente existiu um theo decker eu não ia ter problemas nenhum em acreditar nisso.

resumindo, eu amei muito partes desse livro mas eu também odiei varias partes dele porque simplesmente parecia que eu lia lia lia e não saia do lugar até hoje em meus pesadelos eu sonho que estou lendo o pintassilgo e ainda tô na metade.
RobertaToussaint 17/06/2021minha estante
Kkkkkk amei a resenha.

gabriel 02/10/2021minha estante
Vi gente elogiando a escrita da Donna. Acho que li outro livro. Achei mal escrito, de mal gosto e forçado em boa parte dele. De vez em quando, ela acertava na loto e a frase saía boa. O enredo é uma salada sem nexo. Discordo que os personagens foram bem desenvolvidos. Achei rasos, drogado número 1, drogado número 2, etc. Theo é de papelão. Mas o final deu uma salvada, achei o discursinho final dele muito interessante e com ótimas ideias.

MoL_03 07/11/2021minha estante
Errada absolutamente você não está. Apesar de eu ter classificado o livro como 4 estrelas, ele teria sido três se não fosse pelo capítulo final, o qual achei incrível. Quando o climax da história se aproxima, acho que foi a partir daí que pensei que o livro apenas estava dando voltas e se tornou cansativo.

Edu 13/06/2021

Interminavelmente chato
Deve ser um dos livros mais largados pelo meio do caminho por seus leitores. Terminei na força do ódio mesmo e porque não gosto de deixar leituras incabadas.

Uma história arrastada num calhamaço de 720 páginas que poderiam ser reduzidas a 300 ou 250. Um thriller sem ritmo e que não agrega nada em pontos filosóficos a não ser umas frases niilistas sem muito fundamento ao final.

As viradas demoram muito, não surpreendem. As coincidências são facilitações muito convenientes para a história continuar andando a passos curtos. O clímax é totalmente brochante.

De positivo, apenas a construções de todos os personagens. Nenhum fica subdesenvolvido, todos têm motivações críveis, não estão tapando buraco.

Deu vontade de largar no mínimo umas 10x, ótimo livro para testar a resiliência. Boa sorte.