Reinações de Narizinho

Resenhas - Reinações de Narizinho

Cesar AS 27/05/2009

Cresci lendo esse maluco chamado Monteiro Lobato

Gláucia 21/11/2010

Meu primeiro e querido livro.
Foi o primeiro livro que li, estava ainda aprendendo. E me conquistou pra sempre para o fascinante, vasto e rico mundo da escrita. Acho que na vida de todo leitor tem sempre aquele livro que o faz descobrir que ler é simplesmente fantástico e prazeroso e, no meu caso foi este.
Tê-lo lido aos 6 anos foi especial pois nessa idade ainda temos aquela crença no fantástico. O Reino da Águas Claras, o Marquês de Rabicó, uma boneca e uma espiga de milho que falam, a Cuca, o Saci, o faz-de-conta, o pó de pirlimpimpim, as pílulas do Doutor Caramujo... Claro que eram reais! Que ideia!

Kleyson.Soares 28/05/2020

Bons tempos de criança...!
Me lembro um pouco também que amava Sitio do pica pau amarelo na infância, lia e assistia na tv. LIVROS E TV Foram muito marcantes para minha vida, pois eu era um pouco isolado, sem muitos amigos. E hoje, resgatei essa Literatura.

Tamy 29/03/2023

Nostalgia! ??
Que história encantadora e cheia de nostalgia. Uma obra que consegue resumir tudo aquilo que o famoso ?Sítio do picapau amarelo? é; as travessuras das crianças, a imaginação, a alegria, os prazeres de simplesmente poderem ser crianças e ter esse espaço - a casa da avó - que permite tudo isso.

A cada página, lembrei da minha própria infância, de acreditar que tudo ali no Sítio realmente ?falava de verdade? e de como não era preciso muito para se divertir. Com os olhos de hoje, vejo quão lindo é a infância, a imaginação, a criatividade e a importância de proporcionarmos um espaço que permita que a criança seja simplesmente criança.

Ane 05/05/2020

Abandonei...
Talvez se eu tivesse lido quando era mais jovem eu tivesse gostado. Agora, com 31 anos, não me agradou a leitura. Achei maçante. Também achei muito viajado, tipo parecia que o autor tinha usado "dorgas" quando escreveu o livro. Enfim...tinha muita curiosidade para ler esse livro, mas foi uma decepção para mim.

Mariana 15/01/2023

amo desde pequena 😭 li dnv e continuo amando, me ajudou muito a ampliar o meu vocabulário, Monteiro Lobato me marcou muiiito.

Larissa Pickler 08/11/2011

Reinações de Narizinho - volume 1
O livro conta algumas aventuras do outro mundo, ou melhor, de outro reino, como por exemplo, o reino das aguas claras, que foi onde Narizinho conheceu o principe escamado e com ele se casou, também foi naquele reino que o doutor Caramujo fez com que Emília comesasse a falar. Com a ajuda de Pedrinho, que agora esta no sítio de ferias, a turminha da a vida a um sabugo, e dá a ele o nome de Visconde de sabugosa. Tia Nastacia e Dona Benta ficam apavoradas com toda a historia contada pelas criaças, mais são obrigadas a acreditar quando o princepe junto de outras criaturinhas vão visitar o sítio. Quando o príncipe Escamado vai embora, se afoga na água, um misterio fica no ar, pois peixe sabe nadar.
Eu recomendo este livro ás crianças, pois é uma historia infantil, mas é um bom livro para relembrarmos da turma do Sitio do Picapau Amarelo.

Vitória 04/05/2021

Marmelada de banana, bananada de goiaba...
Comecei pensando que a história da Narizinho tinha muito de Alice no País das Maravilhas e, terminei percebendo que não é nada disso. O Sítio de dona Benta me pareceu muito mais real e encantador do que o país criado por L.C.
Em vários momentos fiquei questionando como a tia Nástacia conseguia colocar mais enchimento na Emília sendo que ela é uma boneca tão esperta e teimosa, quase me esquecendo do principal, a Emília é uma boneca! A personalidade da condessa de Três Estrelinhas é fruto da muito fértil imaginação de Narizinho.
Mas conforme os capítulos vão passando esqueci disso, esperando ansiosa mais uma visita de Narizinho ao Reino das Águas Claras.

Leitura muito gostosa, que me fez entender por que esse Sítio se tornou um clássico. Quero ler as outras aventuras também.

(Em todo momento que tia Nástacia apareceu ou fizeram referência a ela, quis que essa personagem não existisse, já que ela está lá só pra ser chamada de negra beiçuda)

Déh 31/10/2022

É bom mas nem tanto.
A história em si é muito boa. Extremamente criativo, com um enredo que te prende e personagens maravilhoso e inimagináveis, mas a questão do racismo presente naquela época faz com que não seja tão adequado assim às crianças. Eu sei que, na época em que foi escrito, o racismo era algo presente na sociedade, mas hoje acaba sendo muito errado, ainda mais em uma história infantil.

bruthethe 07/11/2021

Não envelheceu tão bem, mas...
O livro está repleto de cenas racistas. Não há como ignorar ou defender isso.

Além disso, há várias cenas que usam uma linguagem datada, também. Onde algumas podemos relevar, já outras são meio estranhas, como referências a rapé e pós mágicos que fazem ver coisas.

Claro que todos esses pontos, tirando o racismo, ficam piores por estarmos falando de um livro infantil e de sua leitura hoje.

Mas tirando isso, me diverti bastante em muitos momentos. Há cenas realmente divertidas e criativas, mesmo a maioria dos personagens extras terem sido tirado de outros autores.

Recomendo a leitura, mas caso for ler para os filhos, dê uma filtrada.

Rai 06/10/2021

Apesar de conhecer o sítio do Pica-Pau amarelo eu nunca tinha lido nenhum dos livros. É uma literatura infantil então tem bastante fantasia, a história fica muito massante em alguns capítulos por ser uma história bem desenvolvida e com riqueza de detalhes, não sou muito fã de monteiro Lobato ,nem curto muito as obras dele, mas até que foi interessante porque tinha uma visão do sítio e na história ele acaba misturando personagens de outras histórias como peter-pan ,princesas e etc o que achei bem interessante.Mas não foi uma das minha leituras favoritas do ano definitivamente.

Ananda Castro 24/09/2018minha estante
D:

Mariana.Vilela 08/02/2020minha estante
Exatamente! A quantidade de racismo nesse livro é impressionante. Difícil demais ainda dizer que é um livro importante para crianças. Essa citação foi o cúmulo!

Flávia 16/01/2022

"Reinações de Narizinho"
"Reinações de Narizinho" tem um enredo que funciona como a cabeça de uma criança: não há muita coerência, mas é extremamente imaginativo e nos transporta de volta para a infância. Chega a ser assustador, mas eu realmente me senti criança de novo, deixando minha criatividade rolar solta.

Os personagens também são incríveis: complexos, cheios de personalidade e não se parecem com nada, tudo é muito original. Concordo que o livro tem seus problemas, mas os personagens não é um deles, creio que são o ponto alto de todo o livro.

Mare 01/06/2024

Gostinho de infância no sítio
É delicioso ler esse livro que acaba sendo um afogo na minha criança interior, toda essas histórias fantásticas, a imaginação sem limite é nostálgico para quem cresceu assistindo aos filmes e desenhos do universo.

Obviamente não podemos esquecer do racismo escancarado do Monteiro Lobato, que particularmente eu pensei que seria muito pior, pensei que a Tia Nastácia (única negra desse livro) seria maltratada por todos, mas, apesar das frases preconceituoso, a personagem é muito amada e querida pelas crianças e demais personagens.

Ademais, adoraria ser uma criança no sítio do pica-pau amarelo.. quem sabe em um universo paralelo!