Mad Men e a Filosofia

Mad Men e a Filosofia James B. South ...

Resenhas - Mad Men e a Filosofia

Karolinne.9 17/02/2024

Faz uns 3 anos ou mais que li esse livro, por conta da série Mad Men, que eu adorei. Uma das que mais gostei de ter assistido. O livro é ótimo! Leitura boa e proveitosa.

Iza 03/01/2022

Comecei a ler quando terminei de ver pela segunda vez Mad Men e estou com vontade de ver novamente. ?
Os artigos são ótimos e consegue a analisar bem as nuances dos principais personagens da série, principalmente se pensarmos que ele cita e analisa os episódios até a terceira temporada. (Imagina o que não poderia surgir de análises da quarta a sétima?)
Uma leitura ótima e indispensável para os fãs da série.

Diane 05/03/2019

Interessante!
Como fã da série, acabei me interessando em ler sobre a relação entre a mesma e os pensamentos dos grandes filósofos. Achei muito bacana, uma compilação de ótimos artigos.

Claudio 19/05/2017

Que tipo de pessoa você é?
Rod Carveth e James B. South são os editores desta obra que trata da análise do premiado seriado norte-americano Mad Men sob o ponto de vista da filosofia. Escrito por vários autores, o livro é composto de dezesseis capítulos divididos em quatro partes que abrangem as três primeiras temporadas da série que estreou em 2007 nos Estados Unidos. Ao todo foram sete temporadas tendo sendo exibido seu último episódio em 2015.

A primeira parte fala de crenças e valores, lida com a verdade e o amor como propulsor das boas virtudes. Aborda a psicologia das escolhas, decisões que tomamos conscientes ou não, geralmente por impulso na busca da eterna felicidade. Neste aspecto a propaganda tem seu papel fundamental na influência da vontade humana.

A segunda parte realça os relacionamentos em Mad Men, os choques de gerações, o clima sócio-econômico da época, estilos e cultura que moldavam a segunda metade da década de sessenta e como não poderia deixar de ser o individualismo que começava a ganhar força no mercado publicitário.

Questões de ética dão início a tônica da terceira parte. Os autores questionam os princípios sobre os quais a publicidade e a propaganda tentam alcançar seus objetivos e a validação deles em uma sociedade consumista e moderna.

Por fim, a quarta parte aborda a filosofia social e o pensamento aristotélico sobre o tema. A relação das pessoas com o trabalho, os papéis sociais de homens e mulheres retratados pela série, tendo como pano de fundo os anos sessenta e toda a questão racial que pulsava na época norteiam os capítulos finais do livro.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:

Este é mais um livro que aborda temas da cultura pop da atualidade e que fazem sucesso, analisados sob o prisma do pensamento filosófico. Desta vez a obra a ser abordada é o seriado Mad Men. Não me aterei aos detalhes da trama posto a resenha se tratar do livro e não do seriado propriamente dito. Mas cabe uma breve introdução à série. Ela foi ambientada na década de 60 tendo como pano de fundo uma agência de publicidade onde se destaca a figura principal de Don Draper e sua relação com a agência e com as pessoas que dela fazem parte.

Dentre outros que já li do mesmo tema, este não se aprofunda muito nos pensadores clássicos ou modernos. Mas nele veremos o pensamento de Sócrates, Aristóteles, Platão, Heidegger, Kant e Nietzsche por exemplo. Para o leitor mais exigente talvez o livro não seja atraente, mas para o leitor comum que se familiariza com a série vê no livro a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a obra de ficção ao mesmo tempo em que aumenta o seu conhecimento de assuntos correlatos a filosofia ainda que de maneira breve.

Deste modo, ouso dizer que o livro é agradável de se ler, pois força a memória para lembrar dos acontecimentos da série conforme narrado pelos autores. O leitor consegue identificar situações e ações que de outra maneira talvez passariam desapercebidos. È levado a questionar o papel da mídia, da propaganda levando em consideração as questões éticas. Terá a oportunidade de conhecer um ponto de vista diferente sobre a cultura racista da época, poderá ser confrontado com o individualismo que os autores apresentam no livro e o mundo contemporâneo. Poderá assim fazer associações entre o seriado e a realidade.

Neste ponto, vale a pena a leitura, se a pessoa que ler tiver a sensibilidade e a inteligência para tirar o máximo daquilo que os vários autores, com suas ideias e interpretações, colocaram a nossa disposição ao escreverem cada capítulo. Até que ponto somos influenciados? Qual o sentido da busca da felicidade? Que pessoa tenho me tornado? Essas são algumas questões que o livro traz tendo como ponto de partida o seriado Mad Men. Como diria uma frase do seriado: “o homem é a sala que ele ocupa”, eu poderia afirmar que é também o livro que lê. E você, que espaço ocupa na vida?

Por: Claudio Amarante

site: https://livrosfilmeseseriados.wordpress.com/

Paulo Silas 22/02/2017

Uma abordagem filosófica da série "Mad Men" que logra êxito em seu intento. A proposta é fazer diversas análises do seriado através de reflexões filosóficas. Com isso, vários pontos e passagens de "Mad Men" acabam entrando em jogo: personagens são analisados, situações refletidas, exemplos confrontados com a realidade, enfim, as questões mais emblemáticas da série acabam sendo filosofadas pelos autores da obra.

Como dito, o objetivo é alcançado com notório êxito. Isso diante do fato de que a contribuição dos vários autores que participaram da obra foi significativa. Debruçaram-se sobre diversas temáticas com fôlego e profundidade. Não se tem, portanto, reflexões rasas. Por mais pontuais que sejam as análises, todas possuem um suporte robusto no trato.

O ambiente de "Mad Men" é retratado de maneira fiel. E é a partir daí que se iniciam as diversas abordagens. A ética da propaganda é um tema que recebe o tratamento de mais de um autor. Mas o livro não foca apenas nesse aspecto. A conduta dos diversos personagens da série também são confrontadas com e pela filosofia. Por meio das reflexões realizadas, as discussões são trazidas para a nossa realidade, de modo que o exercício filosófico é, para além de agradável, prático.

O ideal, claro, é que o leitor conheça a série - pelo menos até a sua terceira temporada, já que a obra não avança em sua abordagem além dessa. Mas a importância reside mesmo na prática do pensar filosófico do qual a obra é carregado. As análises são realizadas com base em diversas correntes filosóficas: ética, epistemologia, existencialismo e muito mais. Os pensadores utilizados para fundamentar cada um dos capítulos também são de grande peso: Aristóteles, Kant, Nietzsche, Platão. Marx, Heidegger, e vários outros

Para além de tudo, é uma obra divertida. Diversas reflexões filosóficas em cima de "Mad Men" que são feitas de modo agradável. A proposta é interessante e convence o leitor. Vale conferir!
Claudio 19/05/2017minha estante
Muito boa tua resenha e me identifiquei bastante com tuas colocações sobre a série. Não havia lido tua opinião sobre o livro quando fiz minha resenha e se há semelhanças são apenas meras coincidências. Parabéns novamente pelo trabalho.

Fran.Andrighetti 14/07/2016

Mad Men e a Filosofia: Nada é o que Parece - Rod Carveth e James B. South
Antes de tudo, Mad Men é uma série de TV que, embora muito premiada, é pouco conhecida pelo público. A série se passa entre 1959 e 1965 e vai contar a história de Don Draper, diretor de criação de uma agencia de publicidade de Nova Iorque. O legal da série é a competitividade entre as agencias para conseguir clientes e as sacadas geniais da publicidade de grandes marcas como Lucky Strike, American Airlines, Kodak, Jaguar, Heinz e Coca-Cola. EU super recomendo a série, é genial.
Vamos agora ao livro!
O livro vai trazer então toda a filosofia abordada pela série e ressaltar o que há por traz de cada produto que escolhemos: Porque escolhemos o produto A e não o B? É basicamente tentar explicar como a serie recria o desejo de compra das pessoas, como grandes marcas nos fazem acreditar (como consumidores) que elas são melhores que outras.
Mais que tudo, o livro explica o que fez com que Mad Men se tornasse uma série tão prestigiada e que atrai cada vez mais fãs.
“A série premiada encanta pelos detalhes e perturba pela veracidade das motivações e ações das personagens. Somos melhores hoje do que éramos nos anos 1960, ou no fim a humanidade nunca muda? As páginas deste livro trazem a resposta.”
Só uma ressalva: Se você não viu a série, eu aconselho a não ler o livro, pois ele e inteiro baseado em passagens da série.
Por se tratar de um livro filosófico, não tem como resenhar. Cada um que ler vai ver a história de uma perspectiva própria.
E sim, vale muito a pena!