O Casamento

O Casamento Nicholas Sparks

Resenhas - O Casamento

Andressa 06/08/2012

O Casamento - Nicholas Sparks
Como não podia deixar de ser, assim que vi que a editora Arqueiro lançaria no mês de julho o livro O Casamento do autor Nicholas Sparks, sequência de O Diário de Uma Paixão, não pude conter minha curiosidade e vontade em lê-lo. Isso porque, como vocês já devem saber, sou fã de carteirinha deste autor que nos emociona e envolve com suas narrativas sempre cheias de romance.

Neste livro não podia ser diferente. Os personagens são simples, mas extremamente carismáticos e é incrível o talento que o autor tem de nos transportar às suas vidas. Algo que pude sentir claramente durante a leitura é dor a qual o protagonista da trama enfrenta quando seu casamento está praticamente em ruínas. Isto é algo que só pode ser sentido por quem o vive: saber que você ama sua esposa mais que tudo, mas não saber se ainda é retribuído e, mesmo que nunca tenha vivenciado algo como isto, o autor me fez sentir tudo aquilo que Wilson sentia todas as vezes em que sua mulher lhe era indiferente. E apesar da história ser toda narrada pelo homem, sempre que Jane estava com ele era perceptível parte de sua vontade de ter um relacionamento melhor com o marido e até alguns vestígios de decepção com o casamento.

O livro é de fácil leitura, com os capítulos medianos e uma história que não conseguia me fazer parar de ler. O final é, sem sombra de dúvidas, a melhor parte do livro que me deixou, para dizer o mínimo, surpresa e encantada com a forma com que o autor conduziu a trama. Não é algo que, tenho certeza, a maioria irá imaginar e mostra que o amor e a força de vontade podem sim mudar uma pessoa, seja ela como for e isso conseguiu ser passado para nós leitores do melhor jeito possível, dando um maravilhoso desfecho à trama.

Apesar de a história ser continuação de O Diário de Uma Paixão, para o entendimento desta segunda não é necessária a leitura do anterior. Isto porque o autor explica, em resumo, tudo o que aconteceu no livro anterior com seu sogro – protagonista do primeiro livro. Mas é claro que, se você é alguém que pretende ainda conhecer a história de Noah e Allie com maiores detalhes, seria interessante sua leitura primeiro.

Sendo assim, mais uma vez posso afirmar que minha admiração por Nicholas Sparks só tem crescido. Sua maravilhosa capacidade de transformar os sentimentos dos personagens em palavras é algo que ainda me emociona, e apesar de ter visto alguns comentários sobre a trama ter sido um tanto devagar no começo, isto não aconteceu comigo. Em minha opinião tudo caminhou de forma certa e leve mostrando que nem todos os casamentos, sejam de longa data ou recentes, são perfeitos, mesmo que ainda exista amor entre os cônjuges.

Nelly 28/04/2012

Sinopse: Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento – e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la.

Tenho que confessar que quando ganhei esse livro eu pensei que ia ser mais um romance água com açúcar do Nicholas ( não que eu não goste dos romances dele porque eu sou apaixonada, e quem nunca leu e chorou com os seus livros que atire a primeira pedra), eu só estava achando que eu ia querer jogar o livro longe como eu quase fiz com Um homem de sorte (logo postarei resenha aqui),por ter quase me matado do coração, mas fui persistente e me surpreendi com o livro. A primeira surpresa que eu tive foi que esse livro tem uma ligação com ” Diário de uma paixão”,que por sinal é um dos meus livros favoritos do Nicholas. Wilson é casado com a filha de Noah e Allie ,o nosso casal lindo. E para a alegria da nação o bom e velho Noah tem sua participação na história.

Wilson percebendo que seu casamento está ruindo resolve reconquistar a mulher e fazer uma surpresa pra ela em seu aniversário de casamento de 30 anos. Ele prepara tudo, até que uma semana antes da tão esperada data sua filha entra pela porta da cozinha e diz: Eu quero me casar no próximo sábado. Em meio a correria para a organização de um casamento em uma semana, Wilson vai demonstrando em gestos simples o seu amor por Jane e mesmo com os imprevistos não deixa de fazer a tão esperada surpresa em aniversário de casamento.

“Por favor, não me entenda mal. Posso não ser sentimental,mas não sou completamente desprovido de emoções, e em certos momentos sou tomado por uma profunda sensação de admiração. Em geral,trata-se de coisas simples que eu acho estranhamente comoventes. Na semana passada,senti um aperto na garganta quando vi um garoto estender a mão para o pai enquanto desciam a calçada.”

Nicholas trabalha com todo seu romantismo nessa história, e faz Wilson se esforçar pra conquistar a mulher outra vez, com a ajuda de Noah é claro, e com isso temos uma noção do que aconteceu com ele depois da morte de Allie. Por incrível que pareça não tem nenhuma morte, nem nenhum amor impossível, como em quase todos os outros livros do Nicholas.

Uma coisa é certa nessa história : Todo mundo se surpreende no final. A história é linda,delicada e cativante.O autor te faz perceber que não é dinheiro e uma vida estruturada que pode manter uma relação. Sparks consegue mostrar que o amor e o casamento são estruturados por pequenos gestos todos dias. Você para e pensa no quanto os pequenas coisas podem fazer mais efeito do que muita coisa grandiosa. A história é daquelas que aquecem o coração.

‘(…) Gus me olhou nos olhos e disse: ‘Noah, eu entendo as mulheres’.
Noah deu uma risada.
- O problema é que não existe nenhum homem vivo que possa dizer honestamente essas palavras. Mas isso não quer dizer que você não possa amá-las. E isso não quer dizer que deveria deixar de fazê-las saber como são importantes para você.’

Me respondam meninas: Tem como não gostar da história depois disso? rs . Leiam, e pensem no quanto a mulher do Nicholas é sortuda. RS.

Meu blog: www.desventurasembooks.wordpress.com

Joiciane 09/08/2012

Adoro os romances de Nicholas Sparks, desde que o descobri ele tornou-se um dos meus autores preferidos.
Quando comecei a ler O Casamento, esperava um pouco mais dele. No começo não gostei muito e foi piorando rs, mas como nao gosto de deixar leituras paradas no meio, fui persistente e ai sim perto do final veio aquela parte que você jamais imagina. Desde aí o livro tornou-se muitoooo bom e valeu toda a parte chata rs.
Em base trata-se de uma continuação de Diario de uma Paixão, tambem não é um dos meus favoritos. Apesar de aparecer muito o personagem Noah, aqui os anos ja se passaram, Allie morreu e a historia é em torno de Wilson e sua esposa Jane filha do casal do 1º livro.
Wilson esquece do dia do aniversario de casamento 29 anos e aí aflorece uma crise em seu casamento que já existia a anos. Com a decorrencia no ano que se segue Wilson tenta de tudo para tornar viva a paixao em seu casamento e então começa uma sucessiva tentativa com supresas e mudanças em seu comportamento para reconquistar a esposa. No fim das contas como em quase todos os romances tudo acaba dando certo, mas de uma forma que jamais imaginei durante a minha leitura, é no aniversario de 30 anos de casados que ele consegue finalmente reconquistar a mulher com uma surpresa que toda mulher romantica gostaria de ter um dia na vida.

Fabiola170 17/12/2012

Um linda história, de um longo amor.
Sou uma grande fã de Nicholas Sparks, mas esse livro me surpreendeu. É um livro que faz o caminho contrário dos romances, contado a história de um casal juntos a 30 anos e cujo romance esfriou e seu casamento corre serio risco.
Altos e baixos são normais em qualquer relacionamento e quando se está junto com uma pessoa há muito tempo a monotonia pode se infiltrar. Foi após esquecer seu 29º aniversário de casamento que Wilson percebe que seu relacionamento não vai bem.
Enquanto acompanhamos a jornada dele para se tornar um marido mais atencioso, lembramos detalhes de sua vida com Jane, vemos seu esforço em ajudar nas coisas simples do dia a dia, vemos um homem apaixonado aprendendo a demonstrar esse amor.
E de pano de fundo relembramos a história de Noah e Allie (do livro Diário de uma Paixão). É tão bonita a relação de genro e sogro e como Wilson se inspira em Noah para reacender seu relacionamento com Jane.
Duas grandes surpresas: Ninguém morre, o que não é normal nos livros de Sparks e o casamento que vinha sendo planejado para Anna, a filha de Wilson e Jane era na verdade para Jane que quando jovem se casou apenas no civil e sempre sonhou em ter uma linda cerimônia. E é no dia de seu 30º aniversário de casamento que Jane e Wilson renovam seus votos e perante seus amigos e família. Simplesmente lindo!!

Fran 10/09/2012

Comovente

O Casamento é um daqueles livros que, apesar de utilizar alguns clichês, consegue te fazer refletir sobre muitas questões. Principalmente sobre os pequenos momentos que, na verdade compõem e fazem valer a pena os grandes e derradeiros.

O livro conta a história de Wilson Lewis, cinquenta e seis anos e aos vinte e nove anos de casado se dá conta que seu casamento está naufragando. Depois de esquecer o aniversário de casamento ele começa a perceber a distância que se criou entre ele e a esposa, sendo seu esquecimento a gota que faltava. O olhar de sua mulher não é mais o mesmo e ele se pergunta se ela ainda o ama.

Ele se dá conta que a ama da mesma maneira que no início, talvez ainda mais e então começa sua trajetória para reconquistá-la e recuperar seu matrimônio. No entanto, seu maior problema é que Jane, sua esposa, tem como parâmetro Noah (Diário de Uma Paixão), seu pai, um homem romântico e espontâneo, ou seja, muito diferente dele. Wilson é um homem contido...
Leia mais: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2012/09/dica-de-livro-o-casamento.html

Lygia 16/09/2012

Mais maduro...
Meu livro favorito do Sparks é, sem sombra de dúvidas, 'O diário de uma paixão', então, não poderia deixar de conferir 'O casamento'. Apesar de dito como uma espécie de continuação, a leitura pode ocorrer sem conhecimento do primeiro que não haverá problemas, mas é inegável que para todo bom leitor é uma delícia acompanhar velhos personagens conhecidos em outras situações.

Com mais uma voz masculina como narrador, conhecemos Wilson, casado há quase 30 anos com Jane, filha do casal protagonista de 'O diário de uma paixão', Allie e Noah. Só que diferente do tom apaixonado de Noah, Wilson é mais contido, mais objetivo, e sua preocupação maior sempre foi garantir o sustento do lar. Sendo um advogado de sucesso, isso lhe garantiu a perda de bons anos acompanhando o crescimento de seus filhos e até mesmo sendo relapso em seu papel de marido. A relação passa por uma enorme crise quando Wilson se esquece do aniversário de casamento deles, magoando sua esposa profundamente. É a partir daí que ele se toca que se algo não for feito, tudo que eles construíram pode ruir de forma assustadora.

Buscando conselhos e inspiração com seu sogro Noah, Wilson passa primeiro por uma profunda introspecção e análise de sua própria personalidade, avaliando seus acertos e erros, e trabalhando com esses para consertá-los. Apesar de amar muito sua esposa, somente com tempo ele poderá reajustar o seu relacionamento e fazer Jane voltar a se apaixonar por quem ele já foi um dia. Só que esse tipo de coisa não se ajeita de um dia pro outro, e o leitor então é convidado a passar por um longo ano na vida de Wilson e Jane, restaurando seu relacionamento, através dos detalhes.

Apesar de apreciar muito livros sobre a paixão e amor entre casais mais novos, sendo tudo novo e belo, também é muito proveitoso acompanhar um relacionamento mais maduro. Muito mais que beleza e corpo, a relação do casal é trabalhada em pequenas coisas do dia-a-dia, diálogo e muito companheirismo, e Nicholas parece ser mestre em trazer isso para os leitores de forma fácil, romantizada e emocionante. Apesar de não ter chorado, certos trechos do livro realmente me tocaram bastante, e entre leituras infantojuvenis e fantasia, é sempre gostoso ler um pouco de romance e sonhar um pouquinho. Não é o melhor livro do Nicholas, mas certamente é um livro que deve ser apreciado por todas as idades.

Tami 23/08/2012

Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-casamento.html
Mais um livro de parceria com a editora Arqueiro. Confesso que esse pedi mais por causa do kit (que vinha até com um bem-casado!) do que por qualquer outro motivo. Apesar de o livro ser considerado uma sequência de "Diário de uma paixão" (informação que inclusive vem na capa), não o considerei assim. A história de "O casamento" apenas envolve o genro e a filha do protagonista de "Diário de uma paixão", Noah. Não é preciso ler "Diário" para entender a história desse - mas você vai acabar sabendo de todos os fatos que ocorreram em "Diário". Caso você pretenda ler o primeiro livro, não aconselho ler esse antes. Caso não seja algo na sua lista, pode ler esse à vontade! Não li o anterior e não me fez falta.

"Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida?" (prólogo, primeiro parágrafo)

Wilson é casado há 30 anos com Jane e tem três filhos. Jane sempre foi uma mulher mais sonhadora e romântica, enquanto Wilson sempre foi mais pé no chão e nada romântico. Ele percebe que o seu casamento não está indo bem quando esquece seu aniversário de casamento, o que deixa sua mulher muito chateada. A partir daí Wilson começa a repensar tudo o que os fez chegar até aquele ponto, e em que momento a paixão do início se perdeu.

É um romance mais maduro que os outros do Sparks. Não temos dois protagonistas adolescentes com personalidades muito diferentes e que tem um amor muito difícil de dar certo. Aqui o romance já deu certo, e a pergunta é onde ele se modificou. É um pouco mais filosófico também. E diferentemente dos outros livros, não temos uma doença como plano de fundo (milagre). Ou seja, esse é um dos livros mais diferentes do Sparks que temos por aqui.

Iniciei o livro muito bem e, considerando o meu momento de vida, acabei me reconhecendo (ou meus pais) em muitas das situações. Isso criou uma empatia muito legal com o livro inicialmente. Porém confesso que depois ele me cansou um pouco e acho que ele poderia ser menor. A narração intercala entre o presente e o passado que é lembrado por Wilson, para ilustrar como eles se conheceram. O motivo que me fez cansar um pouco é o mesmo de outros livros do autor: o excesso de romance. Adoro um drama, adoro um romance, mas para mim os deles sempre pecam por ter isso em excesso. Querendo ou não, é sempre o cara não-muito-romântico que se transforma em o-eterno-romântico quase do nada!

"Sou um homem firme, sim. Confiável, sem dúvida. Fiel, totalmente. Mas devo admitir que o romantismo para mim é tão desconhecido quanto o ato de dar a luz.Às vezes me pergunto quantos homens por aí são iguaizinhos a mim." (pág. 21)

Existem muitas partes boas no livro, e grande parte delas se deve ao personagem de Noah. Que velhinho querido! Fiquei até com vontade de ler "Diário" por causa dele. As passagens mais emocionantes também se devem à ele e a história em relação ao cisne é linda.

O livro é de 2005 (foi lançado antes mesmo de "Um homem de sorte"), mas foi lançado aqui apenas esse ano. Então isso de retirar as doenças e falar sobre casais mais adultos não pode ser visto como uma evolução do autor. Aliás, confesso que senti falta de ter um suspense, um clímax, no livro - coisa que os dramas com as doenças traziam nos outros. Pelo meio da história já imaginava o final que a mesma teria.

Resumindo, é um livro legal mas que poderia ser menor e um pouco menos meloso. Mas vale destacar que a minha mãe adorou, talvez seja um livro voltado para um público um pouco mais velho mesmo.

"É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parecem que acham que elas nunca vão mudar." (pág. 162)

Raffafust 03/08/2012

Um amor lindo demais para ser real
Qualquer livro de Sparks que se preze tem que falar de amor, certo? Certo. Reza a lenda de que todos os livros dele tem finais infelizes, certo? Errado. As 223 páginas de " O casamento" não tem nada de infelicidade, pelo contrário, tem sim um amor surreal, daqueles que sonhamos que um dia algum namorado ou melhor ainda um marido sinta por nós. Um jeito de amar que achamos que nem existe mais, que ficou no passado no tempo de nossos avós ou para os que tem pais ainda casados só acredite que o último amor puro tenha sido vivido por eles.
Cá estou eu resenhando sobre um livro que a história tem tudo de linda e por esse motivo se faz difícil acreditar no mundo real.
Nesse mundo onde traições são lugar comum e onde divórcios já não são mais tão impressionantes acreditar em casamentos felizes para sempre parecem coisas de contos de fadas da Disney.
Não para Sparks, não para o personagem Wilson Lewis que após 30 anos de casado com Jane e nenhuma - repito nenhuma! - traição no currículo descobre por um ato falho de memória tão comum em muitos homens que conhecemos : esquecer datas de comemoração de aniversários de namoro ou casamentos , resolve que não poderia ter decepcionado tanto assim a mulher que ama e quer provar que o amor que sentia não ficou no passado.
Único problema do livro é esse, o fato de ter esquecido para mim não condiz com tudo que ele acha que tem que fazer pela esposa amada e nem justifica que ela realmente tenha parado de amá-lo. Não senti em nenhum momento isso vindo dela.
Como qualquer relação, o tempo gera desgaste, o desgaste leva a comodidade e desconheço casais juntos há mais de 30 anos que ainda se portem como recém namorados. Meus pais não são assim, mas ainda vejo brilho no olhar.
Mas isso é pouco para Wilson, ele quer os mesmos beijos, os mesmos sentimentos brotando como se fosse o primeiro ano de namoro e vai atrás disso como alguém que quer ganhar algo que nunca se pederu totalmente, as vezes, na minha opinião, só se dá menos valor.
Os valores estão todos ali no livro: o casamento como sendo algo sagrado e para sempre, o amor aos filhos e o respeito deles pelos pais, assim como o reconhecimento da sabedoria passado por quem é mais velho e também já viveu um grande amor, logicamente daqueles eternos que encheram as páginas e fez a alegria de todos nós em " Diário de uma Paixão".
Sim, Noah faz uma linda participação especial, para encher ainda mais esse livro com lindas lições sobre como a vida com amor é mais fácil ( ou mais difícil na falta dele).
Por mais que para mim tenha faltado motivos para as ações principais, o livro é lindo...do começo ao fim e de uma leveza romântica ao esilo Sparks.
Tudo bem, talvez seja eu que esteja desencantada com o amor de verdade, com o amor que não precisa de motivos fortes demais para ser justificado e lembrado como é importante amar e ser amado.
Já dizia aquele cantor: " È preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Não sei se Nicholas conhece Renato Russo, mas terminei o livro pensando em como isso é verdade. Lindo, do início ao fim.

Moonlight Books 19/08/2012

O Casamento
O advogado Wilson Lewis é casado com Jane há quase três décadas. Os dois já criaram três filhos e têm uma vida confortável e sem grandes sobressaltos na bucólica cidade de New Bern, na Carolina do Norte.
Porém, quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento, Wilson ameaça a aparente estabilidade da relação. Esse descuido é apenas a gota d’água em uma longa lista de decepções que sua negligência e falta de romantismo já causaram à esposa.
Com medo de que Jane não o ame mais e esteja pensando em deixá-lo, Wilson decide se aconselhar com o sogro, Noah, e mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.
Quando esses 12 meses estão quase no fim, sua filha Anna anuncia que vai se casar dali a duas semanas, exatamente no dia do aniversário de 30 anos de matrimônio dos pais. Agora que a hora da verdade está chegando, o evento se torna a oportunidade perfeita para Wilson descobrir se valeu a pena todo o seu esforço para que ele e Jane voltem a ser felizes.

Um romance maduro, mas que recomendo para pessoas de todas as idades.

O Casamento é um livro com uma proposta agradável para homens e mulheres de qualquer faixa etária, embora nos traga a história de uma união de trinta anos, traz também o frescor do primeiro olhar, do primeiro encontro, do primeiro amor...
O livro começa com Wilson pensando em toda sua vida com Jane, e tentando encontrar uma resposta para a seguinte pergunta:

Esta questão surge para Wilson no momento em que seu casamento está em crise e ele enxerga o quanto foi ausente neste relacionamento.
Viciado em trabalho, acreditou durante toda a vida que prover o sustento da família fosse o suficiente para conservar o amor de sua esposa e filhos, mas no dia que esqueceu o aniversário de seu casamento, sua esposa Jane, não foi capaz de suportar, por nem mais um momento, a falta de atenção do marido.

Esta não é uma situação incomum, muitas pessoas acreditam que bens materiais são o bastante para manter a felicidade, mas esquecem que as vezes tudo que alguém precisa é um gesto de carinho, seja um sorriso, um abraço ou alguém para segurar sua mão em um momento difícil. Muitas vezes afastamos quem amamos por causa de nossos atos, mas isso não quer dizer que seja por maldade, acontece que erramos, tentando acertar. E foi o que aconteceu com Wilson, ele queria o melhor para sua família, e achou que trabalhando muito, conseguiria isso, mas sua esposa, uma mulher extremamente romântica, não viu dessa forma, ela sentiu - se em segundo plano e a mágoa cresceu em seu coração.
Wilson ficou surpreso com o rumo da situação, e começou a enxergar o quanto havia sido displicente com Jane, e assim o medo de perder sua amada, leva esse homem a recriar seu modo de vida, e nos sábios e românticos conselhos de seu sogro Noah, ele encontra a inspiração para salvar seu casamento.

Uma história comovente, que mostra o quanto um amor pode ser imenso. Na luta por salvar seu casamento, Wilson narra sua vida, ele divide conosco cada um de seus sentimentos, desde a infância, passando pelos primeiros passos de seu relacionamento com Jane, depois de sua vida de casado criando os três filhos, até os dias atuais. Uma vida inteira nas páginas desse livro, não há como não se emocionar com este homem, pois por mais dificuldade que ele tenha em mostrar seus sentimentos, ele ama sua esposa e toda sua família, na beleza de suas palavras fica claro o quanto todos são importantes para ele, mas infelizmente ele não sabia abrir seu coração.
Wilson vai tentar mudar e reconquistar Jane, e misturado com sua batalha pessoal, ainda teremos a preparação para o casamento de sua filha mais velha, Anna. Na correria do casamento, nas tardes a beira de um lago conversando com seu sogro, Wilson tentará encontrar seu caminho.
E digo mais, não esperem por algo comum, um final pré - fabricado, eu acreditei que tudo terminaria de uma forma, mas nas páginas finais, Sparks conseguiu me surpreender totalmente com uma reviravolta na trama, que posso classificar como, maravilhosa.

Em relação aos personagens, Wilson, suas duas filhas e Noah, são muito cativantes e algo que achei muito interessante foi a impressão que Jane me passou, ela é citada como uma mulher muito romântica, mas achei ela fria e foi com os personagens que citei anteriormente, que realmente me emocionei.

Um livro que recomendo para todos.

Marcos 30/07/2012

O casamento traz a história de Wilson, casado há quase 30 anos com Jane (filha de Noah - Diários de uma paixão), ele se vê em uma crise no seu casamento que era estável e duradouro. Ao começar a analisar seu relacionamento ele percebe que sua esposa deixou de amá-lo por conta de suas atitudes egoístas e sua dedicação excessiva ao trabalho. Ao tentar começar a corrigir os erros de seu passado, Wilson e Jane têm a notícia que sua filha mais velha, Anna, vai se casar em duas semanas, e, juntamente com sua esposa, resolvem preparar uma grande festa de casamento dentro desse período. Ao fazerem isso, ambos vão acertando os eixos e tentando retomar o amor que sentiram no início de suas vidas.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2012/07/resenha-o-casamento-de-nicholas-sparks.html

Renata 29/08/2012

Wilson Lewis é um advogado de meia idade, casado há 30 anos com Jane, uma das filhas de Noah e Allie protagonistas da linda história de amor contada por Nicholas em Diário de uma paixão. Após tantos anos de casamento Wilson percebe que sua esposa não o ama tanto quanto no início da relação e reconhece que isso, em boa parte culpa sua, pois sempre foi um homem ausente em decorrência do seu comprometimento com o trabalho em detrimento da atenção á família a aos três filhos do casal e também pela sua falta de romantismo uma vez que Jane tem um conceito padrão alto de como deva ser uma relacionamento a dois devido à experiência linda de seus pais!

A situação se torna ainda mais difícil quando, ao completarem 29 anos de casados, Wilson se esquece da data que era tão importante para sua esposa o que a deixa bastante decepcionada e faz com que ele perceba que o passar dos anos só fez com que o seu amor por Jane aumentasse, enquanto o dela só se desfazia! Determinado a mudar atitudes, ele começa a preparar uma surpresa para o aniversário de 30 anos de casados contando com o apoio do sogro Noah, que entende muito bem de romantismo e que vive na mesma casa de repouso na qual passou os últimos anos da vida se Allie.

O Casamento é uma história contada do ponto de vista de Wilson que sempre trás tanto o seu passado com Jane, como se conheceram, como começaram a namorar quanto a história de Noah e Allie. Tudo intercalado entre o presente e o passado o que nos faz ter uma dimensão bem completa da história toda, nos envolve e nos imerge da forma que o Nicholas Sparks faz de melhor!

É muito interessante a forma como o Wilson vai mudando de postura a fim de fazer com que a esposa se apaixone novamente por ele, e o mais interessante ainda é como ela se sente em relação a isso, o estranhamento por perceber a mudança do companheiro, a desconfiança que toda mudança provoca sem se dar conta de que ele só está tentando melhorar e reconquista-la! As contribuições do Noah são muito importantes e definitivas para as decisões que Wilson toma em relação à Jane e seu casamento!

Além de uma história linda, envolvente, emocionante e comovente, O Casamento serve de “lição” para as pessoas que sentem seu casamento em perigo e ainda amam seus companheiros, mas não sabem como e o que fazer para alavancar seus relacionamentos! Os personagens são muito verdadeiros em suas atitudes e eu me apaixonei completamente pelo Wilson, mesmo com todos os seus defeitos que são perfeitamente aceitáveis! Quero um Wilson pra mim! #aloka

O final da história me fez chorar, gritar, pular, gargalhar e ter certeza de que eu quero um Wilson pra mim! Como faz Nicholas? Só lendo pra saber, por que eu realmente nunca imaginei que essa história fosse ter o final que teve! Foi realmente surpreendente! O Nicholas sabe escrever o que nós mulheres gostamos de ler e ouvir, quem sabe! A minha pergunta recorrente é: Será que o Nicholas é tão incrível e romântico quanto os personagens que ele escreve? A mulher dele deve ser muito feliz! (desculpem o momento babação).

A diagramação do livro é bem simples, as páginas são amarelas e os espaçamentos são bons, o que facilita bastante a leitura, e a capa é ao estilo Nicholas Sparks! Desculpem se a resenha ficou muito “apaixonada”, mas foi assim que ela me deixou até!

Leiam O Casamento, e conheçam essa incrível história de amor!

Beijos♥♥♥

13/12/2012

HISTÓRIA DOCE
Eu estava com um pouco de preguiça de ler mais um livro do autor Nicholas Sparks. Os últimos romances dele, em minha opinião, foram bons, mas as narrativas estavam ficando meio repetitivas e eram todas tão fáceis de ler e com histórias tão bobinhas, que eu tive de pensar duas vezes se iria comprar mais uma obra do autor. Acabei optando pela compra, mas não me arrependi.

Para ser sincera, a sua forma de narrar não mudou. A leitura é extremamente fácil e a história também é simples, acontece nos Estados Unidos e é sobre o amor entre duas pessoas. Porém, o que eu realmente gostei desse romance é que ele é muito doce, fofo até.

A história é narrada em primeira pessoa, Wilson. Ele é casado há quase trinta anos com Jane e possui três filhos. E, por causa do convívio, da correria do dia-a-dia, da preocupação em sustentar a família e pela sua própria natureza de não ser romântico, mas uma pessoa extremamente prática, a relação com a esposa foi caindo na mesmice e se enfraquecendo. A gota d’água foi o esquecimento por parte dele do aniversário de casamento de 29 anos.

Pelo fato de Jane ter ficado muito magoada, (afinal, ela é filha de Noah e Allie, protagonistas bastante românticos de outro livro do autor O Diário de uma Paixão), Wilson começa a repensar as suas atitudes dos últimos anos e admite para si mesmo que não tem agido como um bom marido. Ele traça um plano para reconquistar a esposa ao longo de um ano. Isso inclui desde algumas surpresas, até as pequenas coisas do dia-a-dia: prestar atenção em cada palavra da esposa, melhorar a forma física, cozinhar num dia da semana e outras atitudes.

Wilson havia preparado uma surpresa para Jane no aniversário de casamento de 30 anos. Porém, a filha mais velha, Anna, resolve se casar exatamente no dia em que ele estava planejando a surpresa. E só avisa sobre a decisão faltando duas semanas para a data.

Com a correria dos preparativos, o casal acaba se aproximando cada vez mais, mostrando que o importante do amor é a construção do dia-a-dia, é a capacidade de conviver com o outro da melhor maneira possível, valorizando cada gesto e atitude. É a possibilidade de reconquistar a mesma pessoa todos os dias, de se apaixonar repetidas vezes, cada vez mais.

Bianca Machado 30/07/2012

Wilson Lewis é um excelente advogado, que vive com sua esposa Jane com quem é casado há quase 30 anos na cidade de New Bern, no estado de Carolina do Norte, juntos criaram três filhos - Anna, Joseph e Leslie -, que hoje já adultos, não moram mais com eles. Viciado em trabalho, ficou a maior parte do tempo de sua vida de casado no escritório, para dar a sua família uma vida estável e pouco com a família, logo, Jane era responsável pela educação de seus filhos, e dava a atenção devida à eles, já que seu esposo vivia ocupado.

Wilson e Jane vivem uma vida de casado aparentemente feliz. Aparentemente porque Wilson acredita que Jane já vinha se questionando se aquela fora a decisão certa a fazer - ter se casado com ele -. Por sua vez Wilson nunca duvidou do amor que sentia por ela, muito pelo contrário, sentia que a cada dia seu amor crescia mais.
Após o esquecimento de um data importante - seus 29 anos de casado -, Wilson cai em si, e vê que seu casamento está indo de mal a pior. Percebe que magoou Jane, e que essa fora a última gota num copo d'água que já estava para transbordar à muito tempo.

Leia a resenha completa em: http://naestantedabia.blogspot.com.br/

Vanessa Vieira 28/08/2012

O Casamento_Nicholas Sparks
Em O Casamento, sequência do aclamado Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, conhecemos a história do advogado Wilson Lewis. Wilson é casado há quase trinta anos com Jane e possui três filhos: Joseph, Leslie e Anna. Eles levam uma vida pacata e confortável no município de New Bern, em Carolina do Norte, sem grandes novidades ou agitações.

Wilson, por excesso de trabalho e até mesmo desleixo, acaba esquecendo o aniversário de 29 anos de casamento, o que causa profunda mágoa em Jane. O relacionamento dos dois há muito tempo caiu na rotina, e o esquecimento da comemoração foi a válvula propulsora para que as decepções de Jane aumentassem ainda mais. Wilson é um bom marido, mas não é um homem romântico, cortejador, e isso acaba entristecendo e muito Jane.

Wilson percebe a melancolia e a dor estampados no semblante de Jane, e receia que a esposa não o ame mais. Ele a ama mais do que tudo, mas não sabe expressar esse amor de uma forma plausível e carinhosa. Com temor de perder a sua metade da alma, ele se aconselha com seu sogro Noah, um inveterado romântico, e acolhe suas dicas com ímpeto e dedicação, buscando reconquistar o amor de Jane, com a mesma intensidade de outrora. Ele inicia um plano audacioso no período de um ano, que visa readquirir o afeto de sua esposa, com detalhes simples, porém de suma importância na rotina de um casal.

Passam-se doze meses e sua filha, Anna, anuncia para a família que irá se casar dali a duas semanas, justamente na data em que Jane e Wilson completam 30 anos de casados. Começa a correria para ajeitar os detalhes do matrimônio, que precisa ser uma cerimônia belíssima e impecável para os noivos, já que marca uma fase de extrema importância em suas vidas. Ao mesmo tempo, Wilson irá perceber se o seu esforço e novo jeito de ser agradaram sua esposa, e se conseguiu reacender a chama da paixão, aparentemente apagada. Uma surpresa imensurável os aguarda.

Já havia lido O Casamento anteriormente, em sua versão portuguesa, Alquimia do Amor, e gostei bastante. Uma história madura e que também serve como um exemplo para vários casais da atualidade, que infelizmente não percebem como a rotina e falta de romantismo podem desgastar um relacionamento tão belo. A história é narrada em primeira pessoa pelo Wilson, e nos mostra com exatidão como muitos fatos se desencadearam.

Wilson é um homem bom e trabalhador, que visa o conforto e bem-estar de sua família, e acaba se tornando um workaholic, desses que não se permitem nem mesmo um período de férias. Ele os ama intensamente, mas nunca demonstrou o seu afeto com toda a plenitude que deveria. O casamento acabou caindo na rotina, sem grandes atrativos, e é visível o quanto Jane está descontente. O interessante é acompanhar a mudança de Wilson, que ocorre de forma plena, sem soar estapafúrdia, mas que surte grandes efeitos. Ele possui a mente aberta e a simplicidade de admitir que errou, e que precisa consertar. Com muito ânimo e força de vontade, ele se dedica com cada fibra de seu ser para voltar ao primeiro amor; para aquele sentimento puro e avassalador que abençoou sua união com Jane.

Jane é uma mulher dedicada, ótima esposa e mãe, e sente falta de um marido mais presente e carinhoso. Ela sabe que Wilson é uma boa pessoa, e que faz tudo pela família, mas sente falta de se sentir amada e cortejada; de se sentir especial. Essa é uma carência que faz parte do universo feminino, e é o lubrificante para as engrenagens do amor. Quando não há carinho, cumplicidade, afeto e uma boa relação interpessoal é praticamente impossível que um casamento resista, como podemos comprovar no livro.

Noah surge como um personagem coadjuvante, mas de extrema importância. Ele viveu uma bela e intensa história de amor ao lado de Allie, dessas que nem a força do tempo e da distância podem desfazer. Seus conselhos preenchem como bálsamo o coração de Wilson e o fazem despertar do seu transe atual. Temos a oportunidade de acompanhar alguns fragmentos da história de Allie e Noah, que me deixaram ainda mais deliciada pela narrativa. Também, temos toda uma simbologia envolvendo um cisne, com traços lindos e emocionantes.

"Acho que eu não sabia muito bem o que esperar. Durante um segundo, Jane pareceu quase espantada, mas, quando ela relaxou no meu abraço, houve um instante em que tudo no mundo pareceu estar no seu devido lugar. Antigamente, sempre me faltavam palavras em momentos como esse. Talvez no fundo eu temesse que articular meus sentimentos em voz alta fosse de alguma forma diminuí-los. No entanto, percebi naquele instante como estava errado ao não expressar o que sentia e, levando os lábios até bem perto de sua orelha, sussurrei as palavras que nunca deveria ter guardado só para mim:

- Eu te amo Jane, e sou o homem mais sortudo deste mundo por ter você."

O Casamento é uma história impactante e madura, que reaviva em nossa memória a importância de amar e de como expressar esse sentimento de forma uniforme. Nos relata como sair da rotina, e como pequenos detalhes, sem valor monetário, tem forte importância em nossas vidas. Recomendo, com certeza!

naniedias 25/07/2012

O Casamento, de Nicholas Sparks
No aniversário de 29 anos de casamento, Wilson Lewis se esquece da data. Como era de se esperar, sua esposa fica muito chateada. Mas esse fato foi como uma gota d'água - após a saída dos filhos de casa, o relacionamento entre os dois já não era o mesmo, estava abalado e parecia cada vez pior, ainda mais com o esquecimento do marido.
Então, Wilson decide que precisa fazer alguma coisa para mudar essa situação e voltar a ter um entrosamento bom com sua esposa. Ele decide fazer uma grande surpresa para o aniversário de 30 anos de casamento dos dois.

O que eu achei do livro:
Preparem-se para se emocionar! E, não, não é porque alguém vai morrer. Dessa vez é emoção de felicidade, de ver o quanto o amor pode ser lindo, mesmo após tantos anos juntos.
Wilson nunca foi um cara romântico, ao menos ele se descreve assim e, pelo que conta de seu passado, dá para perceber que ele sempre foi uma pessoa prática. Mas esse foi um dos livros mais românticos que já li - é realmente lindo o que ele faz pela esposa.
Quando li na capa do livro "Na emocionante sequência de Diário de uma paixão, um homem luta para reconquistar seu grande amor" achei que iria encontrar os mesmos personagens de Diário de uma Paixão, o que não fazia muito sentido dado o final da história (clique aqui para ler minha resenha de Diário de uma Paixão - http://www.naniesworld.com/2011/08/diario-de-uma-paixao-de-nicholas-sparks.html). Só que não é bem assim. Noah, o protagonista de Diário de uma Paixão, aparece nessa história - afinal de contas, Wilson é casado com uma de suas filhas. Os dois têm um relacionamento muito bom e frequentemente o genro procura o sogro para pedir conselhos. É uma delícia encontrar um personagem tão querido em uma nova história, mas a verdade é que não é bem uma continuação - é apenas uma história que conta com a participação de um personagem cujo passado já foi narrado em outro livro. Se você já leu Diário de uma Paixão, vai saber exatamente do que Noah está falando quando ele se lembrar de sua esposa e do seu relacionamento com ela. Entretanto, se você ainda não leu não precisa se preocupar e pode ler O Casamento sem medo - o autor até mesmo relembra alguns momentos para que o leitor não se sinta perdido.
O que eu posso dizer de Nicholas Sparks?! Eu sou fã de um bom drama e o autor é mestre nesse assunto. Com uma escrita deliciosa e bastante ágil, ele conta como ninguém essa história encantadora de um casal que quase se perdeu, mas que pela dedicação do esposo consegue retomar os bons tempos. O livro é narrado em primeira pessoa por Wilson e é muito gostoso ver o quanto ele ama a esposa e o quanto se esforça por ela.
O final, confesso, foi um pouco previsível, mas nem por isso menos lindo e emocionante. Chorei bastante e senti meu coração quentinho - desejando que algo parecido algum dia aconteça comigo.
Para os românticos e românticas de plantão, O Casamento é um livro super indicado - leitura leve e gostosa.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com