Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

izabelly 06/09/2023

Mensagem
Valeu a pena? Tudo vale a pena.
Se a alma não é pequena.

Não posso negar a genialidade e a habilidade de Pessoa nesse livro, mas ele não foi tão mágico assim, não para mim.
É um livro voltado para Portugal, escrito para os portugueses, acredito que por isso não tenha tido o impacto esperado sobre mim.
Acabei o livro pensando que Portugal não tem muito mais história do que invasão e dominação violenta de outros povos e aparentemente esse é o maior orgulho deles ?????

Francisco.Guimaraes 06/09/2023

Difícil gostar de poesia ?
Minha resistência a livros de poesia existe por causa da falta de uma proposta da maioria deles.

Geralmente parece um catadão de poemas que o autor tira da gaveta, junta e faz um livro.

Felizmente, Mensagem foge a essa regra. A proposta é dita já na excelente introdução ?Navegar é preciso?.

Pessoa quer resgatar o espírito heroico do povo português, que parecia meio soterrado desde as Grandes Navegações.

A partir daí, ele nos brinda com maravilhosas composições, que misturam o épico, o fantástico e o saudosismo. Destaco sempre ?O monstrengo?, ?Mar português? e ?O Tejo é mais belo??

Elisabete 07/09/2023minha estante
Já leu o livro "Desassossego ", dele?

Francisco.Guimaraes 07/09/2023minha estante
Quero ler !

Elisabete 07/09/2023minha estante
Também quero, mas a lista de livros pra ler está grande. Talvez ... só ano que vêm.

Laura.Persilva 03/09/2023

Português de portugal
Esse livro é a prova que a única cultura portuguesa são as grandes navegações e que mesmo depois de 5 séculos eles ainda n conseguem calar a boca sobre isso

mariaeduardamarra 26/08/2023

Leitura nem tanto obrigatória
Estou estudando as obras do F.Pessoa e resolvi comprar hoje o livro mensagem, e está ai o resultado? Gostei muito?

Duda 23/08/2023

Portugal 1 x Minha paciência 0
Me desculpem mas eu não me importo nenhum pouco com Portugal, eu sei que faz parte da nossa história, mas eu simplesmente não aguento um livro que fica exaltando o tempo inteiro o passado podre desse país. Fora que a linguagem estava muito difícil e as partes que eu entendi foi porque eu assisti resenhas e análises antes de ler o livro. Enfim, não releria e nem leria nunca, se não fosse o vestibular.

juju :) 22/08/2023

"Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena."
Achei extremamente incrível a estrutura dos poemas e a forma que foi introduzido um momento tão importante de Portugal, mas infelizmente não sou a maior desse tipo de leitura.

Tenho muita dificuldade lendo poemas, pois sinto que não consigo absorver tudo aquilo que o autor quis descrever, por esse motivo não consegui me sentir totalmente conectada.

Apesar disso foi muito interessante conseguir relacionar os poemas com os momentos históricos, acho que teria gostado muito mais se fosse portuguesa, já que veria uma grande coletânea nacionalista.

giu 21/08/2023

Poesia de vestibular
Pessoa realmente é um poeta genial. Ao dissecar a construção do livro, a estrutura e suas intenções, sua genialidade só fica mais clara.
No entanto, não sou fã de poesia histórica, muito menos poesia sobre Portugal.

Como tive que ler para o vestibular, não tive a mínima empolgação de ler... Gosto tanto do Pessoa, mas escolheram justo a parte mais chata e sem graça dos seus poemas...

O que eu achei bem interessante é a relação que pode-se fazer dos 12 poemas da segunda parte, com os 12 signos do Zodíaco, de acordo com o esoterismo do Pessoa.
Perigor 25/08/2023minha estante
Pessoa muito jovem místico ele

Giovani 17/08/2023

Poemas em elogio a Portugal e sua história. Deve ser muito mais cativante para quem é cidadão lusitano...
Não costumo ler poemas, sinto que não compreendo com facilidade a mensagem deles (com o perdão pelo trocadilho). Senti saudades das minhas aulas de Literatura no ensino médio, com o grande Professor Rafael Ubirajara. Mas essa edição tem notas e textos explicativos ao final que são valiosos para a compreensão.
Ps.: foi curioso descobrir que o famoso e multicitado (e aqui mais uma vez reproduzido) trecho abaixo compõe um dos poemas do livro ("Mar português" - p. 66):
"(...) Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena"

Kvvvnn 16/08/2023

Não sou português. Não achei tão magico assim, gostei de alguns versos, mas poucos. Uma boa experiencia, apesar de não me interessar tanto pela cultura central do livro.

Lucas1429 16/08/2023

Panfleto luso
Pessoa potencializa sua máxima poética numa epopeia da formação e das transformações de portugal até sua morte - quando do lançamento.

Resgata-se desde o inicio imperial, numa ode aos momumentos símbolos, como castelos e quinas, e de seus governantes, reis históricos, ao longo de três partes versadas. O poema épico expande as lembranças além terra para congratular as conquistas portuguesas em suas expansões marítimas e mesmerizar o sebastianismo, a crença do retorno do grande rei D. Sebastião, desaparecido em uma batalha militar.

São poemas curtos, objetivos em seu prazo e na escrita, que revela o prazer nacionalista que o autor divisava em seu trabalho literário para com seu país.

Ainda, esperançoso, parece querer reaver o lugar de importância de portugal no mundo, vontade minguada. Célere, porém, não alcança a mesma simpatia lírica que os seus heterônimos.

Rafaela1608 15/08/2023

Mensagem
Pessoa é simplesmente genial. Mensagem nada mais é do que a esperança da literatura ser capaz de reconduzir Portugal ao passado glorioso.

Prof Edivânia 12/08/2023

Patriotismo que fala? ?
Esse livro resume muito bem o amor de uma pessoa pelo país de onde ela veio, literalmente, Pessoa consegue nos deixar a par de todos os detalhes que o fazem amar Portugal da forma mais intensa possível!

Guxta 10/08/2023

Com poemas que cheguam a encantar e a refletir a essência de uma época ou pessoa. Uma arte que explica de formas inimagináveis assuntos complexos e não complexos.

aelinella 07/08/2023

Alguns poemas sao muito bons, e o livro passa sua mensagem (rs) muito bem, relatando a subida, o apice, e a queda do império português atraves das poesias. Apesar disso, não curti muito achei muitos poemas medianos quando comparados com a obra de arte que é Mar Português

Luiza3321 05/08/2023

Não tem muito o que dizer, só li pro vestibular, tem uns poemas bonitos até, da pra ler rapidinho, bem de boa