Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Isa 01/08/2023

'tudo vale a pena
Amo poesia, e não poderia falar outra coisa senão que é uma obra excelente. Fernando Pessoa cumpriu muito bem sua proposta nesse livro: retomar o passado, pensar no presente e profetizar um futuro grandioso para seu país, Portugal. Confesso que eu pessoalmente nn gosto muito desse tema central, nacionalismo exacerbado, exaltação de heróis monarcas etc não são meu tpo de interesse, mas li pq vou prestar fuvest. Apesar disso, é inegável e admirável, como, tratando de um sentimento de apenas uma nação, Pessoa também trabalha com símbolos e sentimentos universais. Acredito que seja esse aspecto que me encantou tanto ao longo do livro.
"Deus ao Mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."

skuser02844 01/08/2023

achei bem ??
o livro é interessante e diferente, fala bastante sobre a história de portugal e principalmente sobre as grandes navegações, porém, a obra é meio enrolada e muitos poemas não levam nada a lugar nenhum. alguns são realmente legais, mas não a maioria, porém, é uma leitura interessante.

Sofia.Massarelli 31/07/2023

Só li pro vestibular
Terceiro livro da saga: só li pro vestibular. Embora eu não seja muito fã de livros de poesias, esse eu achei interessante, gostei muito do contexto das navegações de Portugal

beatriz1944 30/07/2023

Não estou acostumada a ler livros de poesia, tenho dificuldade em gravar todos os poemas, e lembrar de tudo, acho confuso e demorado pra ler, mas valeu a pena, li só pela fuvest, mas é bom, gostaria de ler mais coisas do fernando.

al!c 27/07/2023

Gosto mto do contexto, do que o livro representa e como tudo que está no poema tem algo por trás. é muito mais um livro de estudo do que outra coisa na minha opinião, até pq se voce nao pesquisar o nome de cada rei ou nomes próprios que estão nos poemas, voce nao vai entender o que o texto quer passar. por esse motivo eu gostei muito dessa edição da L&PM que tem literalmente tdo explicadinho nas notas. em livros de poema smpr tem notas explicativas a baixo, mas mesmo assim, acho que deveria existir um posfácio pra ligar tudo, principalmente nesse livro onde o contexto histórico é o mais importante.

Nabiz 24/07/2023

Chato
Os gurus que me perdoem. Mas eu achei muito tedioso.
Sei que tem toda um peso na literatura e respeito mas eu particularmente não gostei. Prefiro outros textos dele.

Isadora 23/07/2023

Mais um que li para fuvest...
Muito bonito e bem escrito, mas fiquei sem entender algumas coisas, vou procurar entender depois. Como ler para o vestibular tira a magia dos livros, só tenho isso para falar agora.

Robs 19/07/2023

Mensagem?
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.

Já li muita coisa de Pessoa, esse livro traz um cunho patriota que não me trouxe emoções que senti em outras obras dele, mas alguns poemas que ainda não conhecia me agradaram muito

zRafaxy 17/07/2023

Ok
A partir da leitura das primeiras páginas me encontro entediado. Me chama atenção o poema ?O conde D. Henrique?:

?Todo começo é involuntário.
Deus é o agente,
O herói a si assiste, vário
E inconsciente.

À espada em tuas mãos achada
Teu olhar desce.
?Que farei eu com esta espada??

Ergueste-a, e fez-se.?

O poema, ao contrário da explicação me dada pela edição logo abaixo do mesmo, me relembra uma ideia do modernismo, a busca pelo eu. A ?mini jornada do herói? aqui, me traz o processo do ser humano em seu auto-conhecimento, perdido e confuso. Acredito que me encontro com o sentimento de tédio pela falta dessa interpretação. Leio Fernando Pessoa muito didático até então, seus poemas repletos de conhecimentos e realidades históricas, o que não curto muito em obras, e que não passam muito disso.

Continuo a leitura da obra sem muita vontade de continuar. Para minha surpresa me deparo com um sentimento de prazer ao ler os outros poemas presentes no livro. Como dito antes, lia Fernando com muita bagagem histórica, agora leio Fernando fazendo uma ligação de Portugal e o querer português com o Ser e o seu descobrimento, tal como sua esperança, anseio pela grandeza etc. Estou gostando da leitura.

?Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte e não dá.
(?)
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria??

Me contradizendo novamente, voltando a minha ideia inicial, termino o livro com um sentimento tedioso. Apesar de ainda perceber um tom de ligação com a busca pelo eu, percebo o livro muito histórico e massivo. Talvez a leitura dos dados adicionais aos poemas justaposto a sua análise contribuem para esse sentimento. Uma obra importante pelo seu peso histórico, mas chata. Não sei se percebo o real propósito de Fernando Pessoa, sendo ele a história de Portugal, me desgosto. Apesar de admitir a beleza e patriotismo do povo português relatado na obra. Vale ressaltar que quando consigo a ligação, gosto da obra, além da presença de rimas em seus poemas, característica que me atrai e me envolve, causando um sentimento de admiração.

barbiedoll 10/07/2023

Apesar do contexto colonizador que infundiu a obra, diante da exaltação do domínio e a conquista portuguesa pelos mares -- o mundo, Fernando Pessoa tinha o pretexto de trazer a mensagem da espiritualidade, a busca pelo que está além do materialismo. É um livro muito bom, porém recomendo a leitura d'Os Lusíadas antes.

Rafa 10/07/2023

"O pequeno livro de poemas"
Mensagem foi o único livro publicado em vida por Pessoa em língua portuguesa. Por todo o mérito e glória, é sem dúvidas uma homenagem as terras portuguesas e suas conquistas. Leitura necessária.

GihdeVdd 07/07/2023

Necessito reler
A linguagem e a estrutura dos poemas não são tão difíceis de compreender (em comparação com outros que já li, até que é simples). Entretanto, embora a edição apresente textos de apoio, acredito que eu preciso estudar melhor a história de Portugal e consultar alguns materiais que discutam a obra para que eu tenha um maior aproveitamento da história, pois eu acabava não entendendo a mensagem que certos poemas queriam passar (mas, os que eu entendi, eu gostei). Se eu fizer isso, ao reler os poemas, acredito que minha compreensão iria aumentar.

Juliane 27/06/2023

Pessoa
"Compra-se a glória com desgraça "

"Embaixo, a vida, metade de nada morre"

Achei um pouco difícil de ler, pois são muitas pessoas a quem ele se refere e eu tinha que tá pesquisa do para saber de quem ele falava.

JoSsS 27/06/2023

Legalzinho
Não tenho muito o que falar, não curto muito poema, nem o passado de Portugal, mas o livro tem algumas frases que dá pra leva pra vida eu diria.

Malau 25/06/2023

Poemas
Nunca gostei de poemas, então esse livro foi bem xoxo pra mim, o português arcaico também não ajuda