Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Laura 20/03/2023

?Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!?
Poemas sobre a história de Portugal. Aborda principalmente a aventura lusitana na época das grandes navegações com um tom patriótico.

Davi 12/03/2023

Tudo vale a pena se a alma não é pequena
Se fosse pra descrever o que o Fernando Pessoa fez com esse livro uma palavra, único seria. O autor tem um estilo próprio tão marcante, é uma sensação de explodir a mente, se o objetivo dele era competir com Os Lusíadas do Camões, então ele conseguiu.

Da pra perceber o amor que o Pessoa tem por Portugal, ao mesmo tempo que é possível ver uma postura crítica, exaltação junto projeto.

Ler algumas poemas do livro foi uma experiência exotérica, como se não fosse o Davi lendo, mas sim o Fernando me contando. Poemas como; O Dos Castelos, O Das Quinas, Quina: D. Sebastião, Padrão, O Mostrego, Fernão de Magalhães, Mar Português, O Quinto Império, Os Avisos: Terceiro

Alguns versos incríveis como

"Sem loucura o que é o homem mais que a besta saida, cadáver adiado que procria?"

"Tudo vale a pena Se a alma não é pequena, quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor"

Fernando Pessoa está na lista dos 100 maiores escritores do mundo, isso não é atoa

Maria 11/03/2023

PneuRemix 11/03/2023minha estante
Amei a review

Deborah.Genovese 10/03/2023

Específico e confuso
Para quem sabe da história de Portugal, talvez seja um ótimo livro. Mas por se tratar de um livro de poesias para vestibular, devia se tratar de algo que todos entendam, e não que precisem pesquisar cada linha para entender os motivos da escrita do autor.

Não critico o autor, afinal são poesias lindas, e as partes que pesquisei, entendi e gostei, mas na minha percepção, não foi algo confortável por ter precisado pesquisar uma cultura desconhecida por mim para não me sentir no espaço.

emily 09/03/2023

essa não foi a escolha certa para iniciar Fernando Pessoa e apesar de terem poemas profundos, o tema central é nacionalista, patriota e religioso. Quem sabe na próxima obra...

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

LucasPc20 02/03/2023

Saudade
Fernando Pessoa é, nesse livro, bem saudosista com relação à Portugal dos tempos áureos (séculos XV e XVI). Deve-se ler o livro várias vezes para formar uma linha de raciocínio completa sobre o livro, a qual é única para cada um que lê

Recomendo a leitura

Isabeli 17/02/2023

Foi mais um livro pra escola estão eu não sou fã de poemas antigos mas até que me chamou um pouco de atenção
Porém não leria de novo

Carol 16/02/2023

Quase uma epopeia, Pessoa conta a história de Portugal através do seu lirismo e nacionalismo, mostrando os herois portugueses que entraram em guerras brancas, que desbravaram os mares e encontraram novas terras.

Alguns, como D. Sebastião que era uma figura política portuguesa, se tornam lenda e quase que Jesus Cristo (acreditam que ele volta pra salvar o povo).

Pessoa coloca também a expansão portuguesa superior à dos gregos e romanos.
Enfim, nem parece muito com o Fernando Pessoa que eu estou acostumada.

Julia 12/02/2023

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Um conjunto de poemas que exaltam Portugal, uma mistura entre o Épico e o Lírico, com exaltação dos heróis e conquistas portuguesas, referências as grandes navegações e um vislumbre do futura da nação. Tudo isso com fortes influencias místicas e religiosas. Um clássico modernista.

Mari Fourquet 11/02/2023

Fernando Pessoa e sua poesia
Fernando Pessoa, autor de,, talvez um dos poemas mais famosos daa língua portuguesa: Autopsicografia, cujo primeiro verso resume de forma exuberante toda sua obra "O poeta é um fingidor"...

O que mais Fernando Pessoa fez foi fingir, com um número quase infinito de heterônimos, que carrega um número infinito de estilos e personalidades. Um dos maiores poetas da língua portuguesa.

Rafahcasti 06/02/2023

"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!"
Muito interessante como o autor conta a história de Portugal em meio a alegorias, esperanças, imaginação e fatos concretos. Curiosamente, enquanto lia sentia como se fosse um enredo de carnaval temático. Ótimo!

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1622732203800117250

debinha 03/02/2023

Fernando Pessoa era sensacional, um grande poeta, mas essa leitura se tornou um pouco cansativa e monótona.

Duda 02/02/2023

Amo o Fernando Pessoa e reconheço que a obra tem grande estudo por trás e é muito interessante para os amantes de história, como eu! Envolve mitos, grandes navegações e elementos da construção de Portugal. Se eu desse A MÍNIMA pra história de Portugal, seria mais interessante. O Mar Português é a melhor parte.

miguelsuzarte_ 27/01/2023

não comece por esse!
não o tenha como primeira leitura do gênero. é denso, mas com tempo é fácil pegar o ritmo. procure versões comentadas e modernas.