Mensagem Fernando Pessoa

mariana 23/04/2023

Mensagem (Resumo Fuvest)
- Modernismo português
- Quase uma epopeia
- escrito como ele mesmo
- texto épico (epopeia)
44 poemas
->Parte 1 (Brasão)
- Foco no passado grandioso de Portugal e naqueles que ajudaram a construir a nação heroicamente
- 19 poemas
- Exalta heróis portugueses
- criação do brasão português (bandeira)
-> Parte 2 (Mar portugues)
- 12 poemas
- Continua exaltando Portugal
- grandes navegações portuguesas
-> Parte 3 (O encoberto)
- 13 poemas
- Fantasia
- Passado e presente (1934)
- Mais realista
- Figuras místicas
- Melancólico
- Críticas (contra o modelo épico!!!!!!)
- Presente português e nação decadente
- Mito do sebastianismo
- Regata o Mito do quinto império (Portugal traria a fé e paz pro mundo)
- Mito do Espirito aventureiro português (portugueses foram escolhidos divinamente e por isso conquistaram)
- Mito do Herói fundador (Mito que Lisboa foi fundada por Ulisses de Odisseia)

madumave 21/04/2023

"Mas a chama, que a vida em nós criou,
Se ainda há vida ainda não é finda."

Uma verdadeira glorificação de Portugal em todos os sentidos. Ainda não conhecia completamente o lado nacionalista de Pessoa e confesso que me surpreendeu a maneira como ele conseguiu juntar as "principais" personalidades (ou, pelo menos, as mais conhecidas) da história portuguesa e seus feitos nessa composição (Camões estaria orgulhoso). De qualquer maneira, ainda prefiro o seu lado lírico e melancólico.

Maria15781 20/04/2023

Sono&preguiça&tédio
??????????????????????????????????????????????????????????????

Aline ig @escape.abacharel 18/04/2023

Enaltecimento exagero. Mas a beleza das palavras supera isso...
Primeiro lido de poesias do ano! E me encantei com as palavras do Pessoa. Não tanto com o conteúdo, mas não deixa de ser uma grande obra.

Quote:
"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena (...)"

Quem nunca ouviu falar em Fernando Pessoa? É quase impossível não conhecê-lo, com tantas obras famosas. Apesar de eu conhecer só de nome, ainda não tinha lido de forma completa alguma obra dele. Antes, só havia lido algumas poesias soltas. E o bom é ler esse livro de forma integral, pois é dividido em três partes: Primeira parte Brasão; Segunda parte Mar Português; Terceira parte O Encoberto.

É uma verdadeira valorização e homenagem à história portuguesa. Na primeira parte, vemos as conquistas de Portugal e exaltação de heróis lendários do país. Na segunda parte, é mais sobre as grandes navegações. E a terceira, uma parte sobre a esperança de que figuras místicas reapareçam para erguer de novo Portugal, um retorno à gloria, o que já se sonhou em ser mas não é mais.

Enfim, é uma leitura um pouco complicada, porque mesmo sendo poesia, tem uma narrativa. E tem que entender algumas coisas de história para entender o significado do que o autor quis passar. O que ficou mais marcado para mim foram algumas frases belas e poéticas.

site: https://www.instagram.com/p/CrLmPc2L0Pl/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Marina 17/04/2023

Não gostei
Li e não entendi nada. Tive que perguntar a um professor, ele me explicou sobre o significado da bandeira, mas continuou chato.

Maddu 16/04/2023

Simplesmente intragável a visão do colonizador, mas devo admitir que a escrita do fernando pessoa é sem igual

Erica 09/04/2023

Mensagem
Mensagem é uma coletânea de poemas escritos pelo escritor modernista Fernando Pessoa. Ela é uma interpretação poética, mística e mítica da história de Portugal. O livro é bem nacionalista e é uma espécie de texto épico, embora eu não ache que ele seja totalmente igual a outras epopéias clássicas, como Os Lusíadas.

Os poemas são divididos em três partes:

1° parte Brasão: exaltação de grandes figuras portuguesas

2° parte Mar Português: a exaltação continua, porém com foco nas grandes navegações

3° parte O Encoberto: a parte mais fantasiosa, com o aparecimento de várias figuras míticas. Porém, essa parte é mais melancólica e não tem todo aquele engrandecimento das 2 últimas partes, já que essa 3° parte foca no presente de Portugal(o presente na obra, não da vida real kkk), que está começando a decair.

Minha opinião: achei muito chato, já que tive q ler para o vestibular, e fiquei revirando os olhos toda a vez q o autor exaltava Portugal como uma graaande nação(a gente sabe q não foi bem assim).

Sté 08/04/2023

A vida é breve, a alma é vasta: Ter é tardar
Mais um de Pessoa. Sinto que é uma leitura complicada (ou talvez eu não seja capaz mesmo rs). Mas para mim deve ser lido com calma e várias vezes, pois nem sempre se entende de primeira. O livro é uma coletânea de poemas enaltecendo Portugal, seus heróis e feitos.
Vou deixar um trecho sobre Fernão de Magalhães. Tem uma série chamada 'Sem limites' sobre esse navegador. Ele queria cruzar o globo passando pelo estreito na América do Sul, chegar nas terras produtoras de cravos e regressar a Europa contornando o continente africano.
Spoiler sobre essa jornada: Magalhães morreu em uma batalha antes de retornar, mas os homens que o acompanhavam, continuaram pelo percurso que ele havia traçado, mesmo sendo incerto e conseguiram voltar.

Esse trecho é bem simbólico sobre isso:
"Dançam, nem sabem que alma ousada do morto ainda comanda a armada, pulso sem corpo ao leme a guiar", p. 49

Ah, essa viagem era uma loucura na época, Portugal não quis patrocinar, então foi na Espanha (rival) que Magalhães conseguiu apoio, Portugal só entrou novamente na história para reclamar as ilhas descobertas pelo navegador.

bella 07/04/2023

"Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro."

Luiza.Turina 02/04/2023

Para historiadores passarem raiva e ficarem com cara de ?
Mensagem é um livro extremamente nacionalista e enaltecedor de Portugal. Fernando Pessoa contribui para criar uma atmosfera de glória para sua pátria, o que particularmente me deixou bastante incomodada. Como alguém que pretende ser historiadora, vejo que a obra não tem nenhuma consciência do quão ruim o governo português foi para suas colônias. Sei que o ponto é ser nacionalista e, para isso, citar pontos negativos não é uma boa opção, porém, o pior na minha visão são os textos de apoio, que contribuem para uma visão de exaltação portuguesa. Há alguns conceitos que são arcaicos com relação à História, como eles não saberem que não estavam indo pras Índias.... ninguém fica três meses a mais em um navio sem saber pra onde vai.
Senti que a Fátima Mesquita, autora dos textos informativos, teve um viés de um certo preconceito relacionado aos muçulmanos que são citados nos poemas, talvez seja só >minha< impressão.
Enfim, achei que esse livro não valeu a pena, li por causa da escola e passei muita raiva e sono.
Só dou 1.5 por causa do trabalho do autor, se não, poderia dar 0 ou a menor nota possível. Recomendo se quiser saber a escrita de Fernando Pessoa, porém mais nada.

Haniel.Natal 02/04/2023

Bem épico
O livro começa com a biografia de Fernando Pessoa, acho interessante a vida dele. Tantos locais diferentes e por diversos motivos que teve que se mudar.
Já os poemas não me agradaram muito, talvez se tivesse uma maior bagagem da história de Portugal, esta parte do livro pudesse me encantar mais. Porém acho interessante a forma de escrita dos poemas, faz muito sentido do pensamento português sobre a colonização.

carol_lp 30/03/2023

Mensagem
Sinceramente surpresa! Li para o vestibular e achava que não ia gostar, mas o livro é muito bom. A forma como Pessoa conta a história de Portugal e todos os seus mitos e heróis é muito interessante!

Lacet0 30/03/2023

Emocionante
Fernando Pessoa escreve como ninguém, trouxe toda uma emoção para o leitor que te deixa de queixo caído

Mano-chan 29/03/2023

Desapontada
Li pois estava a muito tempo querendo conhecer o autor, o famoso e renovado Fernando pessoa, quando meu amigo ainda me enviou um poema dele sobre a natureza (que gostei muito), achei que fosse gostar dessa obra.

Mas odiei, essa unida estrela é apenas por uns três poemas que achei +ou-.
Começa pelo fato que senti uma puta romantização da época colonial, trazendo a visão heroica, corajosa e altruísta dos portugueses, das quais discordei o livro inteiro, não sou perita em história, mas tenho certeza que colocar Deus como seu guia em vários poemas e dizer que Deus guiava Portugal a se aventurar (escravizar, estuprar, roubar, agredir e muito mais) por países que foram obrigados a aderir crenças e costumes que nunca foram seus, apenas para continuarem existindo.
Não tenho raiva de portugueses, mas fingir q nada disso aconteceu e trazer uma voz de heróis desbravadores, foi algo q me incomodou em toda leitura.
Provavelmente eu só escolhi o heterônimo errado para ler sobre o autor, o próximo q vou ler vai ser Alberto Caeiro, esse eu acho que vou gostar.

giovanna1824 21/03/2023

Mensagem
Admiro Fernando Pessoa demais e adoro suas obras. Como essa era leitura obrigatória para o vestibular e escola, acabou não sendo tão proveitosa :(