Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Fabi_Colaco 21/05/2023

Mensagem
Me emocionei ao ler tantas coisas lindas que expressavam o amor e a admiração de um autor
à seu país, sua história e seus heróis, foi impossível não refletir sobre o Brasil e como não conhecemos quase nada da nossa história e nem de nossos heróis (sim, existe sim muitos heróis em nossa história )e além disso, o pouco que conhecemos, não nos orgulhamos e respeitamos, muito provavelmente porque nem o pouco que conhecemos, o fazemos com profundidade, me senti muito triste!

?O mar vai e depois vem. Carrega caravela e devolve nevoeiro. Leva nevoeiro e entrega devaneio. Arrasta o devaneio e retorna o desejado?.

Uma mensagem que amarra o passado glorioso de Portugal ao desejo de glória no futuro. O movimento das ondas parece apropriado, em certo aspecto, para se pensar a dinâmica que o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) imprime em Mensagem (1934), seu único livro em língua portuguesa publicado em vida.

Essa obra nos conta a história de Portugal através do mito e do misticismo. Ao recontar a trajetória em seus poemas, o poeta refere-se à história de seu amado país de maneira particular, desde a sua formação até o seu apogeu, não deixando de fora o seu olhar sobre o momento de sua decadência, mas sem perder a esperança de um renascimento e superação. O evidente patriotismo da obra condiz com a época em que foi escrita, ou seja, o período entre guerras. Nesse tempo, o nacionalismo tomou conta da Europa e propiciou o surgimento e fortalecimento de regimes de extrema-direita, como o nazismo alemão, o fascismo italiano e o Estado Novo em Portugal."

Esse livro é uma obra que demorou 21 anos para ser finalizada, os seus 44 poemas foram escritos entre os anos de 1913 a 1934, sendo esta a única obra publicada em língua portuguesa e uma das quatro publicadas ainda em vida do autor.

Fernando Pessoa era português, escritor, filósofo, dramaturgo, crítico literário, tradutor, astrólogo, entre outras profissões, ele é um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa da época do modernismo. Além de escrever, ele traduziu obras de Sheakespeare e Edgar Allan Poe para o português e também obras portuguesas para as línguas inglesa e francesa. Em vida, publicou quatro obras, sendo três delas escritas em inglês e somente Mensagem, foi publicada em português.

Valen 21/05/2023

Sacrifícios pelo vestibular
Eu detesto poemas.
a leitura dessa obra fui puramente pela obrigação do vestibular, teve momentos em que eu me surpreendi gostando -um pouco- do livro, mas em um geral fiquei confusa. Não acho que o autor seja ruim nem nada, reconheço que ele é um gênio da literatura portuguesa, mas eu realmente sou uma porta para poemas e até o maior dos poetas não vai me fazer gostar disso.

TallesVM 19/05/2023

Referências
O livro em si é muito bom, poemas profundos e com uma organização cronológica interessante, mas de difícil entendimento para quem não está familiarizado BEM com a história de Portugal. Pessoa escreve esses poemas em cima dessa história, dos reis e rainhas, dos contos portuguêses. Então, para compreender holísticamente a obra sozinha, sem leitura auxiliar, é bem complicado.
Russo 31/01/2024minha estante
concordo, acabei de finalizar o livro

Loh Valente 19/05/2023

Meio chato
Não gostei muito desse livro não. Achei meio chato, os poemas são muito parecidos.
Talvez não tenha gostado por ser um autor que não estou acostumada a ler, mas mesmo assim.

Fernanda1901 17/05/2023

Portugal aos olhos de quem ainda acreditava na possibilidade de um triunfo majestoso e reestabelecedor.

liz 16/05/2023

Patriota tanto quanto um português pode ser
Recheado de momentos históricos colonizadores, contando a trajetória de portugal e suas conquistas. acessível e contemplativo, excluindo e relevando o passado assassino e cruel do país, afim de enfatizar a beleza das viagens marítimas.

luiza2073 15/05/2023

Livro de exaltação à Portugal e as primeiras navegações
Li por causa do vestibular, achei razoável, nem fede nem cheira, e me irritou o jeito q ele romantiza Portugal, extremamente nacionalista, mas levando em conta q o cara é português e colonizador até faz sentindo eu acho, porém achei Nhé.

Ana 11/05/2023

Fofo querido
Achei muito bom. Um dos primeiro livros de poema que eu realmente entendo o que está escrito, gostei do jeito que ele aborda o passado junto com o seu presente.

Duda 10/05/2023

Ok
Os poemas são muito similares entre si, a linguagem não é difícil. Nada que me comova muito, mas é interessante.

Clau7letrinhas 09/05/2023

Enfadonho
O livro todo fala de poemas que enaltecem Portugal e seus colonizadores. Quase desisti várias vezes. Gosto do autor, mas não foi uma leitura prazerosa.

Jabuticaba cacheada 07/05/2023

Nao é minha praia
Nao é meu costume ler e me interessar por poemas mas eu quis dar uma chance.
Nao vou dizer que é ruim no geral, é ruim pra mim, gostei de um ou outro, 3 ou 5, no tanto que teve.
Nao me interesso por reis portugueses nem por bajulaçoes de navegadores portugueses.
No entanto os que eu gostei foram gostosinhos de ler.
Me lembraram Lusiadas e ja me animou pra terminar

Lisboa Richthofen 06/05/2023

Mar Português
"Mensagem" de Fernando Pessoa é uma obra que requer um estudo aprofundado sobre o contexto histórico português ? aproveitei que minha edição foi barata e enchi de anotações.
Quando se tem um norte bacana acerca do que é tratado nos poemas, e das personagens sobre as quais ele discorre, a leitura flui melhor.

Um bom livro, por mais que não faça muito meu gosto. Meus poemas favoritos foram:

? Mar Português
? Padrão
? Ulisses

Menção honrosa à interpretação de Zé Ramalho do poema "A Última Nau", muito bonito de se ouvir.

leavemebrokn 29/04/2023

Simplesmente intankável a visão do colonizador kkkkkk mas tá ok, vale a pena pela escrita linda e metafórica