Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

barbiedoll 10/07/2023

Apesar do contexto colonizador que infundiu a obra, diante da exaltação do domínio e a conquista portuguesa pelos mares -- o mundo, Fernando Pessoa tinha o pretexto de trazer a mensagem da espiritualidade, a busca pelo que está além do materialismo. É um livro muito bom, porém recomendo a leitura d'Os Lusíadas antes.

Rafa 10/07/2023

"O pequeno livro de poemas"
Mensagem foi o único livro publicado em vida por Pessoa em língua portuguesa. Por todo o mérito e glória, é sem dúvidas uma homenagem as terras portuguesas e suas conquistas. Leitura necessária.

GihdeVdd 07/07/2023

Necessito reler
A linguagem e a estrutura dos poemas não são tão difíceis de compreender (em comparação com outros que já li, até que é simples). Entretanto, embora a edição apresente textos de apoio, acredito que eu preciso estudar melhor a história de Portugal e consultar alguns materiais que discutam a obra para que eu tenha um maior aproveitamento da história, pois eu acabava não entendendo a mensagem que certos poemas queriam passar (mas, os que eu entendi, eu gostei). Se eu fizer isso, ao reler os poemas, acredito que minha compreensão iria aumentar.

Juliane 27/06/2023

Pessoa
"Compra-se a glória com desgraça "

"Embaixo, a vida, metade de nada morre"

Achei um pouco difícil de ler, pois são muitas pessoas a quem ele se refere e eu tinha que tá pesquisa do para saber de quem ele falava.

JoSsS 27/06/2023

Legalzinho
Não tenho muito o que falar, não curto muito poema, nem o passado de Portugal, mas o livro tem algumas frases que dá pra leva pra vida eu diria.

Malau 25/06/2023

Poemas
Nunca gostei de poemas, então esse livro foi bem xoxo pra mim, o português arcaico também não ajuda

Cress 25/06/2023

É tão português que consegue ler as poesias com sotaque
É até engraçado o fenômeno, mas algumas das rimas só fazem sentido se ler com o sotaque português na cabeça. O livro é ótimo, como diz na própria explicação especializada ?é um espelho dos lusíadas de Camões?. Numa linguagem mais atual, é como se fosse uma fanfic em formato de poesia do livro do Os Lusíadas, mas é exatamente isso que deixa o livro ser fenomenal. Cada poesia é dividia entre partes, e até mesmo seus nomes tem referências ao oceano e sua grandeza, ao brasão português e a jornada e aventuras quais os heróis embarcam no romance português. E é um livro bem curto, são menos de 100 páginas de poesias conectadas umas as outras, e cada uma trazendo essa referência.

Clara 24/06/2023

Interessante
Eu achei interessante ler um livro que enaltece tanto Portugal.Como brasileira tenho, particularmente, uma visão e perspectiva diferente do nosso país colonizador.

Mas é bom ver o ponto de vista deles das coisas, até pq eles tem mérito nas Grandes Navegações e tudo mais.
gostei especificamente do poema do Padre Antônio vieira

Ricardo.Borges 21/06/2023

Navegar é preciso, viver não é preciso, criar é preciso?
Uma leitura obrigatória, pois entre várias poesias clássicas, há muitas que já foram inesgotavelmente citadas nos mais diversos contextos. Mas há, também, algumas ?pérolas? que ficam para vida:

?Baste a quem baste o que lhe basta
O bastante de lhe bastar!
A vida é breve, a alma é vasta:
Ter é tardar.?
[?]
?O sonho é ver as fôrmas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia , a flor, a ave, a fonte
Os beijos merecidos da verdade.?
[?]
?Ninguém sabe que coisa quer
Ninguém conhece que alma tem
Nem o que é mal, nem o que é bem?

E, para completar:

?Tudo é incerto e derradeiro
Tudo é disperso, nada é inteiro?

Thay 18/06/2023

Poemas
Essa foi a minha primeira experiência lendo Fernando Pessoa, o livro é uma coletânea de poemas do autor. O livro foi proposto p este mês de junho no clube de leitura que eu participo. Não fluiu e não indico mas quem quiser arriscar é um livro curtinho.

Vitoria 14/06/2023

Fernando Pessoa
Mensagem é um livro que combina diversos poemas de um dos maiores escritores da língua portuguesa, Fernando Pessoa. É um livro maravilhoso com poemas que intrigam o leitor. O obra possui escritos do próprio Pessoa somados com escritos de seus heterônimos como Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, cada um dentro de suas características próprias.

A edição que eu li não foi exatamente essa, foi a da Martin Claret, e gostei muito, os apêndices, prólogo e informações adicionais foram de muita utilidade para leitura do texto.

É um livro intenso, com alguns poemas intimista outros exaltando ou criticando Portugal com um caráter mais patriótico. Em geral, acredito que é de extrema importância a leitura deste clássico, não só como estudante mas como brasileiro.

Recomendo muito!!

LukeG 05/06/2023

Uma edição para aproximar passado e presente
A ideia dessa edição (e da coleção da qual ela faz parte) é excelente: tornar textos antigos e complexos acessíveis ao público mais jovem mantendo o texto original. Até quem não é estudante se beneficia muito disso.

As informações adicionais melhoram demais a experiência de leitura. As ilustrações são muito bem feitas e também ajudam bastante a compreender melhor os assuntos.

Os únicos pontos negativos para mim foram um ocasional excesso de informalidade nos textos voltados ao jovem e algumas falhas de impressão e escolha de cores que prejudicam a visibilidade.

Se por um lado a reprodução do modo de falar do jovem um pouco exagerada pode até fazer o livro envelhecer mal, pois as gírias irão mudar com o tempo, por outro pode fazer dele um repositório do modo de falar do jovem dessa época também. Mais uma função que a edição pode cumprir.

Para finalizar, com todo o respeito ao legado e importância de Fernando Pessoa, achei as informações históricas sobre a formação de Portugal mais interessantes do que os poemas em si :)

Ana 29/05/2023

Mensagem foi intenso
O livro conta com os poemas de Fernando Pessoa, onde ele demonstra seus sentimentos e expõe suas experiências, é um livro muito intenso.

Pessoa, apresenta um jeito muito característico de escrita e consegue agarrar o leitor em alguns dos seus poemas, porém eu tive problema para ler alguns, que acabam sendo prolongados demais.

É um livro intenso, porém como também é uma leitura para vestibular, percebo que há muita pressão no meio da leitura, o que acaba tirando a magia do livro.

Ale Masciola 28/05/2023

Li, pois é bem importante para vestibulares e na escola também........................................