Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

stayawake 31/03/2024

Sensível e tocante
Depois de ler a parte um, fiquei ansiosa para ir para a segunda, e, embora tenham sido necessários anos para a criação desse livro, parece que ele nunca parou após o um. Toda a história é bem narrada, ela toca e comove, o retrato da segunda guerra desenhado é diferente de tudo que já vi antes. Muitos livros e filmes contam sobre a guerra do lado de forma, mas essa história é imersiva, ela não fala só de como é ser uma vítima, ela conta de forma crua e direta o que foi necessário ser feito para que ele pudesse viver. Mesmo que o final seja meio doloroso, é um livro que merece ser lido. Se houve dúvidas do autor quanto a postar, fico feliz que seguiu seus instintos e as ignorou. É uma história que vale ser contada.

RaquelSales17 06/02/2024

Impressionante
Se trata da segunda parte do livro Maus, em que conta a respeito da chegada, permanência, sobrevivência em Auschwitz.
Que quadrinho importante.
Não se iluda achando que se trata de uma historinha fofa com ratinhos, gatos, cachorros e porcos.
É uma história verídica com realidade chocante e que precisa ter estômago para ler ambos os quadrinhos.

Ricardo.Silvestre 15/09/2022

A História De Um Sobrevivente
Disse Adolf Hitler: ?Os Judeus constituem sem dúvida uma raça, mas não são humanos?.

É assustador pensar na existência de seres humanos que acreditavam piamente nesta frase e que levaram a cabo o extermínio de milhões.
É mais assustador ainda se pensarmos que apesar de tudo, o presente continua a repetir o passado (já assim cantava Cazuza na década de 80) dando a ideia de que o homem nada aprendeu.

Vencedor do prémio Pulitzer em 1992, MAUS foi editado inicialmente em duas partes, entre os anos de 1980 e 1991.

Trata-se de uma novela gráfica baseada numa história real, sobre o Holocausto, onde os judeus são retratados como ratos, os nazis como gatos e os poloneses como porcos (indo de encontro à propaganda nazista feita na época).

Leitura obrigatória em conjunto com o volume I.
Marcia 20/09/2022minha estante
Livraço

Ricardo.Silvestre 20/09/2022minha estante
@Marcia concordo contigo. Continuação de boas leituras por aí.

Lorrany 19/04/2022

Não sei o que dizer...
Maus será sempre lembrado no meu coração e na minha mente. Foi meu primeiro HQ. A história mexeu muito comigo por ser tão dolorosa, triste, angustiante...
O Vladek, a Anja e todas as outras pessoas não mereciam as coisas que passaram na guerra. Que tragédia. Mds, ainda me sinto em choque depois desse livro...

@acmochetti 12/03/2022

Do meio ao fim
A segunda parte dos quadrinhos de Maus traz a perspectiva de Vladek do meio ao final dos longos anos no campo, e na guerra. Sendo um livro, assim como o primeiro, muito rápido de ler e cheio de várias informações.
Gosto da comparação que o autor fez dos gatos e ratos, dentro do contexto, aos nazistas e judeus. Criando uma analogia; prosopopeia. Realmente trouxe um ar novo, sendo não apenas um livro em quadrinhos contando sobre Auschwitz.
O final trouxe um sentimento estranho, o fim do ciclo da pessoa representada. Mesmo assim, tanto a parte um quanto a dois, são ótimas de ler.
Realmente senti cada vez mais vontade de terminar ambas as partes. Livros muito bons, de fato.

Larissa Tabosa 24/10/2021

É sempre triste ler relatos dessa guerra, mais triste ainda é perceber que mesmo depois de todos esses horrores as pessoas não aprenderam nada e continuam a acreditar em ditadores mentirosos, segregacionistas, fascistas.

Devíamos aprender com nossa história...

Lara Aimee 20/10/2021

Inventário do horror...
(volume 2)
Acredito que o Holocausto e a Escravidão tenham sido as piores tragédias que a humanidade tenha feito ao seu semelhante.
A destruição do meio ambiente, mostra como o homem é destrutivo ao seu redor, e a Escravidão e o Holocausto ao seu próprio semelhante.
Esse álbum nos causa sentimentos diversos, aversão a humanidade, esperança, medo e dúvidas! será que já evoluímos o suficiente para isso não se repetir? ou será que um dia seremos evoluídos para que isso não se repita?
Esse quadrinho com certeza nós faz relembrar àquilo que aprendemos brevemente na escola, só que de uma forma muito mais brutal e pessoal, e nós faz ver não só como uma mera estática triste do passado.
No livro nós conseguimos ser transportados para a história! e nos enxergar nessas situações, será que teríamos sorte como a minoria? ou o azar como a maioria? para alguns acho impossível se imaginar em situações como essas, já pensou chorar por ganhar um cinto, um sapato que caiba no seu pé, um prato de comida, ou se imaginar sendo humilhado todos os dias, tendo que trabalhar pesado e não comer nada apenas vivendo da exaustão até seu corpo ir definhando lentamente, viver longe da sua família e de quem ama, dormi no chão cheio de palha com piolhos em um frio de nevar, e claro sem cobertor, ver mortos todos os dias, imaginando se amanhã não vai ser vc que terá o azar de morrer ou qm sabe a sorte.
Por fim acredito que é nosso dever passar para todos os que não vivênciaram, obras como essa, histórias como essa, e não só sobre isso, sobre tudo em que a humanidade já destruiu, para a dívida histórica? claro, mas principalmente para que não se repita, pq com certeza a melhor forma de evoluir, é se colocar no lugar do outro!
obrigada Art por essa obra sensacional, onde todos os elogios são poucos.

@IsMallia111 29/03/2021

Esse livro me destruiu e eu amei
Eu sempre amei estudar a segunda guerra mundial, comecei a ler Maus por causa de um video do canal quadro em branco e misericórdia! Eu terminei de ler o negócios puta com raiva e chorando, fiquei querendo saber mais sobre a vida do autor e me identifiquei muito com os personagens, em especial com o pai do Arte o valdeck (não sei se tá escrito certo). Eu fiquei assim porque ele se parece muito com o meu pai, ele se assemelha a ele em determinadas falas, em certas atitude e eu compreendi o Arte em muitas partes do livro principalmente com as desavenças dele com o pai, a história e trágica, pesada e muito visceral eu diria, os desenhos são incríveis tem cenas do quadrinho que da pra você sentir o sofrimento das pessoas, teve momentos que eu tive que parar de ler pq eu tava muito puta com alguma coisa que tava acontecendo e outros que eu não conseguia largar o livro.

{MOMENTO SPOILER} não é grande coisa mas se vc quiser ler sem saber nada sobre o livro pare por aqui...

A cena do livro em que a esposa do Arte oferece carona a um cara negro mexeu muito comigo, porque cara que merda, como que o homem é judeu, sofreu o tanto que sofreu, teve MUITA sorte porque ele teve a oportunidade de morrer no mínino umas sete vezes na quele livro e escapou por pouco, foi descriminado, agredido e ele ainda tem a coragem de ser racista na cara dura, falando mau do homem em polonês na frente dele, eu fiquei possessa, com vontade de chorar, ele dizendo que eles eram de uma rasa diferente que não podem se mistura, o mesmo discurso do Hitler, mas o pior foi o Arte dizendo que não adiante corrigir ele porque isso nunca vai mudar nossssssssa isso pegou muito no meu pessoal, porque eu escuto o MEU PAI falando essas merda e deixo passar eu fico triste mas eu sei que ele nunca vai mudar, esse livro mexeu muito comigo e eu amei?

Michel 03/02/2021

Continuação
Nesta segunda parte de Maus, os relatos do Vladek continuam, a partir do momento em que ele chega ao campo de concentração de Auschwitz.
Passado e presente vão se complementando na obra, a partir da visão do Vladek sobre a guerra e os campos de concentração, e do Art sobre sua difícil relação com seu pai e tambem com as consequências dos holofotes conseguidos através da publicação da primeira edição.
É perceptível como a guerra afetou permanentemente a vida do Vladek em alguns sentidos.
Os relatos compilados nesta segunda edição são fortes e tocantes, e não nos deixa esquecer aquilo que deve ser lembrado, não por exaltação, mas, por obrigação de não se deixar repetir.
Recomedado.

Luiz Carlos 14/05/2020

Trabalho espetacular
Um livro que continua a saga de Art e seu pai Vladek Spiegelman, relatos sobre a vida nos campos de concentração durante o Holocausto e da relação difícil entre os dois, uma das lições que percebo é que as marcas das vivências na guerra nunca cicatrizaram, um livro imperdível.