Horrorstör

Horrorstör Grady Hendrix

Resenhas - Horrorstör

Gio 22/03/2024

Loja dos horrores
Peguei esse livro achando que iria ler um terror com bastante humor negro e comédia. Algo meio ?algo bizarro acontece aqui mas todo mundo sabe e não liga?, sabe? Um terror mais surreal.

Mas não foi isso que encontrei! Há sim surrealismo e um tanto de humor, mas também tem muito terror, bastante suspense e algumas cenas bem pesadinhas. Eu realmente não esperava a evolução do livro como se deu!

O formato da edição física é maravilhoso! Parece um catálogo de loja com descrição de móveis, ambientes, e até fichas de encomenda de produtos. O escritor descreve tão bem o cenário que não é difícil mergulhar nas páginas e até a achar que se trata de um cenário real em todos os sentidos. É uma leitura que prende e nos faz querer continuar a ler para saber onde a história vai chegar.

É bizarro mas vale a pena ler!

Queria Estar Lendo 01/12/2023

Resenha: Horrorstör
Horrorstör é o segundo livro do Grady Hendrix que leio e adoro do começo ao fim. Autor de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, aqui ele explora em tom satírico e macabro um turno da noite em uma loja de móveis que parece perturbada por alguma coisa muito tenebrosa.

Amy trabalha na Orsk não por amor ou por vocação, mas porque precisa de dinheiro para pagar o aluguel. A Orsk é uma rede de loja de móveis personalizados que busca se tornar tão grande quanto a Ikea, e tem construído uma reputação para isso. Orsk: um lar melhor para todo mundo!

O problema é que tem alguma coisa errada com a loja. E Basil, chefe do departamento, pede a Amy e outra colega que façam o turno da noite com ele para tentar investigar. Afinal de contas, tem uma inspeção chegando, e não pode ter nada de imperfeito ali para garantir aumentos e promoções.

O problema ainda maior começa quando eles chegam à loja durante a noite. Tem sim alguma coisa errada com o lugar, e parece determinada a caçar cada um deles por investigar.

Horrorstör me surpreendeu em todos os sentidos. Além de um livro muito criativo - e de uma edição muito criativa! - consegue pegar um clima leve e transformar em uma atmosfera sufocante de terror muito rapidamente.

"Era uma voz que cantava em Latim enquanto mulheres queimavam em estacas e homens eram esmagados por pedras."

Quando as coisas começam a dar errado, elas dão muito errado.

Amy é a protagonista. Ela é uma personagem resmungona e chata, em boa parte do começo do livro, que se transforma quando colocada em perigo. Assim como a sua situação na loja - e na vida - sua situação de sobrevivência depende dela tomar uma atitude. Coisa que não fazia muito.

Gostei do arco de desenvolvimento da personagem e de como ela se mostra companheira e dedicada quando a situação fica feia. O horror que reside na Orsk é macabro ao extremo, e vai aparecendo aos poucos, construindo a tensão sobre o desconhecido.

Quando o terror realmente se revela, é de arrepiar a alma. A cena é muito bem construída, e é tão angustiante e carregada em medo, o mais puro medo, que meus parabéns pro autor, porque me deixou com medo de olhar pra trás.

Horrorstör começa leve, mas depois que engata no lado terrível, de fato, não para até o fim. O que antes era uma loja comum se torna um cenário de horror. Tem cenas bem pesadas envolvendo tortura física e psicológica, e até o último capítulo não dá fôlego aos personagens além do necessário para correr e tentar sobreviver.

"A loja estava estática, em silêncio, cada vez mais parada. Sem pessoas por ali, Orsk parecia perigosa."

Os coadjuvantes também são personagens bem interessantes. Sobre até pra uma dupla de caçadores de fantasmas inexperientes e ansiosos pela aventura - que acabam se arrependendo de se enfiar nela. Basil foi uma peça importante pra história, ajudando e participando de tudo com a postura de liderança que se fazia necessária. Mas escorregando no bizarro e no macabro quando confrontado por ele.

A edição do livro é top 10 das mais criativas que eu já li! O livro todo é em formato de revista, como se fosse realmente um mostruário da Orsk. Todos os capítulos abrem descrevendo um dos móveis que eles vendem ali, e se estende até começar a apresentar coisas tenebrosas que aparecem do meio pro fim da história.

"Tem gente demais correndo por aqui. Está começando a parecer com um episódio de Scooby-Doo."

Tem também os detalhes que vão de descrições sobre emprego, fichas para entrega, e o crachá do autor.

Horrorstör vai aparecer muito nas minhas listas de indicação para quem procura histórias assustadoras. Assustadoras de verdade. O terror de Grady Hendrix é pesado e perturbador e, quando acaba, deixa uma sensação agridoce de vitória e derrota. O que é a melhor coisa em livros assim!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/11/resenha-horrorstor-grady-hendrix.html

reibe 01/08/2023

Horrorstor
Um dos melhores que eu li do grady hendrix, amei a dinâmica da escrita e vou comprar o físico, mal posso esperar para começar a traduzir esse (de hobby)

littleoblivions 17/04/2023

Horrorstör was a great and thrilling story that by my experience was just meant to be consumed as an audiobook, although I will for sure revisit the book in it's paper form one day.

For now though I want to comment on the gripping storytelling that Grady provided, once I got to 10% of the book I could not put it down and by the end I was just as invested in the story as it's protagonists were.

This was one of the rare times in which I enjoyed a more open end to a story and still don't feel the need for a sequel in anyways.

vitxnsk 28/03/2023

A tokstok do horror
Caaaaaaara, eu amei MUITO ISSO. Eu procurei por uma comédia de terror e apareceu esse daí, não me decepcionou EM NADA, puta merda. O que era pra ser engraçado me fez rir e o que era pra ser assustador, me assustou, então eu tô tipo, felizona!!!
Esse livro também é beeeem diferentão cara, muito foda, quero MUITO ler a versão física, achei a "diagramação" (é assim que fala? mas é essas decorações, as imagens de dentro, a forma que é organizado, não sei, mas é esse o espírito ? no pun indeed) muuuuuuuito interessante e talvez o ebook não tenha captado toda essa essênciaKKKKKKKKK
tô completamente rendida, que livro incrível!!

Guile 26/11/2022

Livro bom, nada mais.
Comprei esse livro depois de ver um vídeo de iceberg sobre livros e tals. Gostei bastante do livro, o formato dele é bem diferente (o que me fez querer ele) a história te cativa bastante também, porém os personagens, motivações e até mesmo os vilões são muito caricatos e meio que fica difícil levar as situações a sério. O livro até tem algumas partes engraçadas, mas com o tempo apesar do livro perder um pouco da vibe engraçadona, ainda se tem piadinhas e momentos "cômicos" que pra mim não funcionaram. A premissa do livro é boa e a escrita do autor também, mas o senso de humor pelo menos comigo não funcionou.

Thaisa 16/11/2022

O verdadeiro trabalho infernal?
Amy é uma jovem que trabalha em uma das muitas lojas Orsk, uma grande empresa de varejo especializada em móveis, eletrodomésticos, etc. Mas enquanto ela vê o emprego como uma simples forma de pagar as contas, seu gerente insiste que o trabalho que eles realizam é transformador, vital, necessário.
Após alguns acontecimentos estranhos, ele decide reunir um grupo de funcionários (incluindo Amy) para passar a noite na loja, na tentativa de encontrar quem poderia estar invadindo o local durante a madrugada... O que eles não imaginam é que, nessa investigação, irão se deparar com muitas bizarrices, cenas enojantes e mortes horripilantes.
Essa é a primeira ficção de Grady Hendrix, e é compreensível que ela não seja uma obra-prima. Mas desde o ínicio de sua carreira, Hendrix já demonstra ser um especialista quando o assunto é criar histórias de terror divertidas que carregam críticas sociais alegóricas: é nítido o paralelo que ele traça entre um trabalho maçante e repetitivo com o verdadeiro inferno, abordando, principalmente, a mentalidade de colmeia, tão comum em grandes conglomerados. A própria imagem da Orsk remete diretamente à Ikea, uma gigantesca empresa de varejo escandinava que tem filiais por todos os lugares - e é interessante como temos, entre os capítulos, apresentações de móveis vendidos no local e como, conforme a trama avança e os horrores vão sendo descobertos, mais os móveis são mostrados como objetos de tortura, provando que o real terror não está apenas nessa loja ou em seus empregados, mas em nossa sociedade consumista.
Eu gostei bastante da protagonista e de seu desenvolvimento ao longo da história; a narrativa flui bem e o autor mistura perfeitamente o terror e a comédia, além de apresentar, de forma genial, suas críticas sociais (algo que se tornou típico em suas obras).
É verdade que, como eu li em inglês e não entendo tanto do trabalho corporativo de varejo, me vi confusa vez ou outra por causa de expressões linguísticas utilizadas nesse meio; também tive a impressão de que o final é tão dinâmico que chega a ser corrido, mas compreendo que, por ser um livro de estreia, o próprio autor foi consertando isso em suas outras obras.
No fim, foi uma experiência divertida e aterrorizante - algo que eu sempre espero vindo de Hendrix!

Dessa Piccinini 07/11/2022

Mais um livro do Grady lido e, honestamente, eu amo o terror dele. Esse livro é rápido de ler, com o formato de um catálogo de uma loja estilo IKEA. Acho que esse livro dele daria um ótimo filme - não de terror e sim uma mistura entre comédia e terror. É divertido, eu chamaria ele mais de aventura com algo panaromal acontecendo.

duda 27/09/2022

Uma experiência incrível
Não é só uma carinha bonita: a história é incrível. É envolvente, leitura fácil e com doses de humor nas horas certas. O enredo traz vários questionamentos sobre a importância e a posição do trabalho nas nossas vidas. Isso sem falar nas ilustrações e todo o projeto artístico né? Alô Darkside, corre que dá tempo!!

Mariana.Guimaraes 22/08/2022

Muito bommmm
O estilo do livro por si só já é incrível. A divisão dos capítulos por áreas/ móveis da loja, toda a ambientação de "casa de terror" adaptada pra uma loja estilo Tok&stok, não tinha como ser ruim. Gostei demais, vou ler novamente.

Analuz 02/02/2022

Ao olhar "Horrostör" de relance, você muito provavelmente pensará que é um catálogo da Tok&Stok, da Ikea ou que se trata de uma revista de decoração. Mas se observar atentamente, o visual escandivavo e organizado já demonstra alguns elementos bizarros, coisa que se evidencia mais ainda no verso do livro.

Esta obra de Grady Hendrix é ambientada na loja de móveis e decoração Orsk, a qual tem sofrido leves ataques durante as noites. Após vidros quebrados, produtos sujos, dentre outras coisas, o gerente Basil escala duas funcionárias para fazerem companhia a ele em um turno extra, com o intuito de descobrir quem é o engraçadinho por trás destes pequenos atos de vandalismo que têm causado tanta dor de cabeça.

Nossa protagonista é a funcionária Amy, que, para a sua infelicidade, é escalada para esta inusitada missão. A princípio, Amy não é nada heroica, muito pelo contrário. Trata-se de uma garota comum que preza pela lei do mínimo esforço e que nunca se dedica realmente a nada, o que a torna uma pessoa malsucedida em tudo, além de uma empregada abaixo da média. Em consequência a isso, obviamente a moça se encontra infeliz com seu emprego e, para piorar, também está pendurada em dívidas! Desesperada para pagar o aluguel, Amy topa esta loucura de turno extra, crente que nada de mais acontecerá e que ela poderá seguir sua vida normalmente quando o dia raiar. Mas, para a desgraça da jovem, isso aqui é um livro de terror, né...

Pela capa e pela história, fica claro que temos aqui uma história de terror. Mais especificamente, este livro é claramente do subgênero slasher e se parece em muitos aspectos com os bons filmes dos anos 80 e 90 (e também possuem uma boa pitada da fase inicial de Supernatural). Apesar desta classificação principal, devo dizer que o livro tem uma boa dose de humor, que é pontualmente aplicada nas cenas certas.

Ainda que o plot seja chamativo, uma coisa que me desmotivou em relação à leitura foi os personagens. É lógico que basta você assistir um filme slasher para saber que o foco nunca é a construção de personagens, mas a perseguição em si. Mas, sendo eu uma leitora que preza por esta construção, tive uma leve decepção, não vou negar.

No todo, acho que "Horrostör" é um livro que chama muita atenção pelo visual, e isso acaba sendo mais envolvente que a própria história apresentada. Mas ainda assim foi uma experiência legal de leitura.

Em relação ao livro enquanto produto, uma coisa que se destaca é o projeto gráfico, pois a publicação não parece uma peça comercial apenas em seu exterior. As páginas internas são repletas de imagens dos móveis encontrados na Orsk e, à medida que a história avança, as ilustrações podem ficar bem cabulosas!

Só é uma pena que ainda não exista esse material publicado no Brasil, pois cá entre nós: esse livro exala a energia da editora Darkside, né? Tanto pelo projeto quando pelo enredo!

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho

Amanda 30/09/2021

Legal, mas estranho
Me empolguei bastante na leitura, mas achei o meio bem arrastado. Demorei muito pra terminar a leitura e achei o final bem fraco.

Giovanna Batalha 09/01/2021

O autor escreve de uma forma envolvente, que te faz querer continuar lendo.

Thaís Almeida 15/06/2020

Coisas sobrenaturais estão acontecendo nessa loja , e alguns funcionários são encarregados de investigar a noite... Espere cenas bizarras, tensas e sangue! Como sempre esse autor consegue nos inserir nas cenas e nos fazer se sentir desconfortáveis ou com um certo medo... Segundo livro que leio dele! Recomendo