Fugitivos

Fugitivos Carlos Barros

Resenhas - Fugitivos

Ana | @naluentrepaginas 14/11/2018

Resenha: Fugitivos - Blog Entre Páginas
Oi minha gente, tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha (um pouquinho atrasada) de um livro muito especial para mim, que ganhou meu coração! Carlos Barros escreveu uma história emocionante, rica, uma aventura inesquecível, que viaja por todo o Brasil, e pela imaginação do leitor. Fugitivos conta a história de cinco jovens e seus problemas, alegrias e tristezas. Mostra-nos o valor da amizade, e como nos momentos mais difíceis da vida, descobrimos quem são as verdadeiras pessoas com quem podemos contar.

Caio é um garoto de 15 anos, do Rio de Janeiro, sobrevivente de uma tragédia que vitimou seus pais, e que então é levado para morar com a avó (de quem não é muito próximo) em Belo Horizonte. Cheio de cortes pelo corpo e a tristeza estampa no rosto, Caio busca se acostumar com a nova vida, nova casa, nova escola e amigos, enquanto luta com a dor pela perda dos pais.

Fernanda e Jonas são irmãos, filhos de uma mãe omissa e um pai violento. Sempre que algo o desagrada, o pai dos jovens desconta em Jonas, chegando a bater no menino a ponto de machucá-lo. Fernanda luta contra isso, e já tentou denunciar o pai algumas vezes, mas como Jonas sempre nega as surras (devido a alguma ameaça do pai) todas as tentativas foram em vão. Então, a menina se contenta em fazer as coisas escondida, e torcer para não contrariar o pai.

Gabriel é um jovem negro, extremamente simpático, ex-namorado de Fernanda e que trabalha na banca de revistas da avó de Caio. Seu pai está preso, e sua mãe morreu de overdose há alguns anos atrás. Junto a ele moram Mauro, seu irmão mais velho que compactua das idéias e planos escusos do pai, e Bianca, sua irmã mais nova, e a razão da vida de Gabriel. Bianca é uma criança adorável, que sempre dá um tom de leveza, até nos momentos mais tristes da história.

A amizade entre os cinco surge de forma quase imediata, e pouco a pouco, essa amizade vai ajudando a todos a enfrentar os problemas do dia-a-dia. Caio logo se apaixona por Fernanda, e esse novo sentimento trás muitas emoções e situações inesperadas para a vida de ambos. (Infelizmente, nem todas positivas).

O livro é divido em duas partes: na primeira, conhecemos melhor os personagens, suas histórias e a forma como as mesmas se entrelaçam, até os acontecimentos que desencadeiam a segunda parte do livro... Na segunda parte, bem, não vou falar sobre ela, mas posso dizer que é bastante emocionante!

Carlos Barros criou uma história maravilhosa, com personagens bem construídos e um enredo tão denso e ao mesmo tempo tão simples, que li as 647 páginas sem nem ver passar. Boa parte da história é ambientada em Belo Horizonte, minha cidade, então foi muito fácil me conectar com o enredo, visualizei claramente todas as situações descritas ao longo do livro. É tudo muito rico em detalhes, e de fácil compreensão.

Os personagens são todos extremamente cativantes. No início do livro conseguia sentir a dor de Caio, e quando ele conta como perdeu os pais, eu chorei junto aos personagens. Aos poucos vamos acompanhando sua evolução, e a forma como ele lida com a dor através da amizade.

Jonas e Bianca são crianças adoráveis. Bianca dá um tom leve em toda a leitura, com a sua inocência e forma de ver o mundo. Jonas é extremamente forte, suporta muitas coisas pela irmã, e isso me fez admirá-lo cada vez mais ao longo do livro.

Gabriel foi o que mais me conquistou, pelo cuidado com a Bianca, e esforço para ter uma vida melhor. Desde o início simpatizei muito com ele, e não me arrependi. É carismático, educado, atencioso, tem um coração enorme e faz de tudo pelos amigos! Desde cedo teve que aprender o que é ser responsável por alguém, e isso foi o que finalmente o fez se sentir parte de algo.

Fernanda foi a que menos me conquistou, talvez pela sua insegurança, não sei ao certo. Não me decepcionou, nem “negativou” a história, só não consegui me conectar com ela assim como aos outros personagens.

Mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, podemos ter a percepção de cada personagem a respeito da sua situação e da dos demais. Com um enredo muito detalhado e descritivo, Fugitivos mexe com todas as emoções do leitor, nos faz desejar cada página, querer saber o que acontece com aqueles cinco jovens, e como, apesar de todos os problemas e dificuldades, eles conseguem sorrir com coisas tão simples na vida. Apesar dos traumas e dificuldades que muitos tem, eles encontraram uns nos outros a família que tanto queriam. A vida lhes deu uma segunda chance de conhecerem o que é ter um amor incondicional, que só uma família pode lhe proporcionar.

Fugitivos é um livro que recomendo a qualquer leitor, independente do seu gosto, idade,preferências literárias. É um livro de muita reflexão e de entendimento do que a vida pode oferecer e como o seu caráter é essencial. Que família não é só aquela que feita por laços de sangue, e sim, também, aquela à sua escolha, basta você saber identificar quem são seus verdadeiros e leais amigos.

Espero que tenham gostado pessoal, beijos e até a próxima!

Roberta.Souza 15/12/2017

Parte da resenha
Divide a casa com seu irmão Mauro enquanto seu pai está preso acusado de negar socorro a mãe, morta por overdose.Precisa lidar com a responsabilidade de sustentar uma casa sozinho, pagar a escola e custos com Bianca além de aturar as provocações de Mauro.Após saber que seu pai será solto,Gabriel toma a decisão de fugir com Bianca até Caruaru.Para casa de uma tia com o objetivo de melhoria de vida para Bianca, mas, uma revelação sobre os planos do seu pai e irmão, decide adianta esse plano colocando sua vida em risco.

Nanda 24/03/2017

História longa
Fugitivos conta a história de cinco garotos que cada um com suas dificuldades resolvem juntos fugir dos seus problemas.

Caio é um garoto de 15 anos que por causa de um acidente vai morar com sua avó em Minas Gerais. Lá ele conhece Jonas de 11 anos que o trata como amigo, Jonas o apresenta a sua irmã Fernanda que tem a mesma idade de Caio e os dois se apaixonam perdidamente um pelo outro. Só que Fernanda e Jonas tem uma bagagem na qual se resume em um pai super agressivo e um amigo possessivo.

Os dois começam a namorar apesar dos problemas que os cercam, nesse meio tempo, Caio conhece Gabriel de 17 anos que é ex de Fernanda mas que apoiam os dois. Gabriel tem uma irmã mais nova que se chama Bianca e tem um irmão mais velho, no qual se envolve em coisas ilegais junto com o pai, que este último, por causa de Gabriel se encontra na cadeia.

Por esses e outros motivos os cinco se encontram dentro de uma Kombi a caminho de Caruaru em Pernambuco atrás de uma vida melhor. Só que os problemas que até então achavam terem deixado para trás os acompanham durante a viagem.

Até onde você iria em nome do amor e acima de tudo da amizade?

Esse livro tem uma história que apesar ser de ficção mostra a realidade vivida por vários adolescentes nos dias atuais e gostei bastante do livro. Uma coisa que me incomodou, foi o fato de que achei a Fernanda muito dependente do Caio. O final ficou com algumas pontas soltas, não sei se isso significa que haverá uma continuação ou foi feita para fazer o leitor criar algumas suposições.

site: https://www.instagram.com/minhadesordemperfeita/

Bianca | @arteespressa 29/10/2016

Inesquecível? Com certeza!
Se você procura uma montanha-russa de emoções, essa é a indicação certa. Fugitivos é uma história repleta de emoções: felicidade, tristeza, esperança, medo, raiva, cumplicidade... Todas as palavras do mundo são incapazes de expressar exatamente tudo o que senti durante essa leitura. É difícil falar sem soltar algum detalhe, então vem comigo que explico melhor ;)

A história é narrada em terceira pessoa e une o destino de 5 jovens adoráveis: Gabriel, Bianca, Caio, Fernanda e Jonas. Gabriel é o mais velho do grupo, tem 17 anos e é irmão da pequena Bianca, de apenas 5; Caio tem 15 anos e foi morar com a avó em Belo Horizonte após um trágico acidente envolvendo seus pais. Fernanda também tem 15 anos e é irmã de Jonas, de 11.

Como dito, Caio foi morar com a avó, dona Tereza, após um acidente terrível que levou seus pais. Ele também estava presente, no entanto conseguiu sobreviver. Cansado, machucado, depressivo e em um possível estado de choque, ele se vê obrigado a largar o pouco que lhe restou, no Rio, para começar uma nova vida num local completamente diferente do que estava acostumado.

Num certo dia, dona Tereza vai trabalhar na banca de revistas e Caio a acompanha. Ele senta no canto e folheia algumas HQs de seus super-heróis favoritos. O pequeno Jonas se aproxima, algumas páginas depois, e a amizade é quase instantânea. Entre a falação de Jonas e a surpresa de Caio, o pequeno o convida para ir até o campinho do bairro assistir ao jogo de futebol que está ocorrendo. O convite é aceito e eles se encaminham para lá. Entretanto, na subida, Caio nota que Jonas está mancando e que tenta disfarçar; ao ser questionado, o ruivinho desconversa.

Lá, Caio conhece Fernanda. Amor à primeira vista. Nenhum dos dois sabe explicar o que está acontecendo, mas são capazes de enxergar a dor por trás dos olhos do outro e só sentem vontade de ficarem próximos. O que eles têm é o típico comportamento inocente de dois adolescentes descobrindo o mundo: vergonha, desejo e uma felicidade que juram ser capaz de explodir o próprio peito.

Só que, em meio a esse momento, o pai dos irmãos chega. Os dois automaticamente ficam tensos e suam frio. Caio novamente percebe que tem algo errado, se prontifica para amenizar a situação e é instantaneamente afastado. Os irmãos insistem saber lidar com a situação e vão embora deixando o garoto sozinho. A verdade é que Renato, o pai, é um homem extremamente grosso e agressivo. Acho que já entenderam a que estou me referindo...

O jovem carioca demora horas para chegar em casa e sua avó (obviamente) fica preocupada. Manda Gabriel, que é seu ajudante na banca, ir atrás do neto. Ele procura pelo garoto, sempre acompanhado de Bianca, e o encontra no local em que foi deixado. Nesse momento a cumplicidade entre os dois nasce e uma possível amizade também.

O episódio chega ao fim e Caio se vê obrigado a enfrentar o primeiro dia de aula. A notícia boa é que ele e Fernanda ficarão na mesma turma... A ruim (uma delas) é que Eduardo, o melhor amigo de Fê, não a vê com esses olhos. Os dois garotos entram num arranca-rabo, a inimizade é criada e Fernanda se vê tendo que escolher entre os dois. Ela obviamente segue o coração e corta de vez a amizade com Edu.

Várias e várias situações ocorrem e o laço entre os amigos fica cada vez mais forte. É algo tão sincero e invejável que chega a ser impossível dar um passo sem esbarrar em alguma barreira de inveja. Em certos momentos sentimos necessidade de interromper a leitura, respirar fundo e beber uma água pra não surtar também.

Um exemplo disso foi quando, já em casa, Fernanda e Jonas passam por um grande perrengue. Acusações são feitas, gritos são dados, dedos são apontados... E Renato explode. Arrasta Jonas para o quarto e lhe aplica o castigo que acha necessário. Fernanda, sem poder fazer nada, senta no corredor e chora.

Mas ficamos sabendo de um ponto curioso: ao ser questionado, Jonas diz aguentar todo castigo que lhe é aplicado por causa de sua irmã. Diz que não pode fazer nada contra seu pai ainda, mas que um dia será forte o suficiente para defendê-la de Renato. Bem... Não precisa ser nenhum gênio para concluir o que o garoto esconde. Mas, ainda assim, quando a confirmação chega... É como uma bomba.

Conhecemos outros personagens, tais como Mauro, irmão mais velho de Gabriel e Bianca; Paulo, pai dos três; e Wander, melhor amigo de Mauro. Além disso, também tomamos conhecimento da história de cada um. É uma mais perturbadora que outra. Eu, particularmente, cheguei a me perguntar como eles ainda tinham forças para permanecer de pé.

A situação entre os cinco amigos fica cada vez pior e eles se vêem na obrigação de tomarem uma atitude drástica. É aí que nos deparamos com a parte 2, a parte em que os jovens lutam por uma vida melhor e enfrentam toda e qualquer consequência que possa vir. Os dias que se passam fazem com que eles se tornem cada vez mais fortes, destemidos e leais. Chegam ao ponto de fazerem qualquer coisa pra manter os outros a salvo. E quando digo qualquer coisa, é realmente qualquer coisa...

site: https://teadesk.blogspot.com.br/2016/10/resenha-23-resenha-parceira-fugitivos.html

Carla Brandão 26/06/2016

A sinopse de Fugitivos serve como um aviso para o leitor: esse não é um livro leve. Os cinco protagonistas, apesar da pouca idade, carregam cada um o peso de sua própria história.

Caio morava em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, com os pais. Aos 15 anos sentiu a dor de perder os dois ao mesmo tempo em uma tragédia que lhe rendeu também marcas físicas. Órfão, muda-se para Belo Horizonte para viver com sua avó paterna, Teresa. Lá conhece Jonas e Fernanda, irmãos que vivem uma situação nada fácil em casa: um pai violento e uma mãe submissa. Apesar disso, Jonas, de 11 anos, é um menino engraçado e tagarela. Fernanda, da mesma idade que Caio, faz o possível para ter uma vida normal de adolescente. Seu ex-namorado, Gabriel, cuida da irmã de 5 anos e trabalha para sustentá-la, já que o irmão mais velho está envolvido em assuntos ilegais, o pai preso e a mãe morta, vítima de uma overdose.

Fernanda e Caio sentem-se atraídos um pelo outro assim que se conhecem. O relacionamento entre eles passa a ser um descanso da vida que vivem. Juntos, tornam a dor de cada um menor. Caio conta de uma forma emocionante como perdeu os pais, as últimas palavras de sua mãe pra ele... Fernanda, aos poucos, sente-se segura para lhe contar o que acontece em sua casa. Os dois prometem se ajudar e, talvez pela fragilidade de ambos, o namoro é muito intenso desde o início, tornando-se, ao meu ver, até uma espécie de dependência.

A fuga dos cinco jovens tem início quando a situação de cada um chega ao extremo - sim, as coisas ainda pioram - e a única solução parece ser sumir sem deixar rastros. Apesar de ainda ter 17 anos, Gabriel parte para a estrada com a irmã e os amigos em sua Kombi verde. Longe de tudo o que faz mal a eles, os cinco conseguem ter momentos divertidos ao longo da viagem. Cantam, tomam banho de rio e passam dias felizes em uma cidadezinha de praia, onde tudo começa a mudar.

O livro é bem grande e o autor é bem preocupado com detalhes, descrevendo minuciosamente cada lugar, cada cômodo, cada personagem. Se por um lado isso ajuda o leitor a imaginar perfeitamente as cenas, por outro faz o livro ficar cansativo em alguns momentos.

Fugitivos é, em grande parte, uma leitura difícil pela quantidade de acontecimentos ruins. É triste acompanhar pessoas tão jovens tendo que lidar com situações tão pesadas, algumas delas provocadas por aqueles que deveriam justamente cuidar deles. Mas é bonito ver a amizade forte que nasce entre eles e como tornam-se o porto seguro um do outro. Os cinco fugitivos parecem levar a sério a frase que diz que amigos são a família que escolhemos, pois é isso o que fazem: formam uma nova família, do jeito que uma família deve ser. Cuidam, se preocupam, ajudam e, muitas vezes, colocam a própria vida em risco em nome daqueles que amam.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fugitivos-carlos-h-barros.html

Naiara Cristiane (estilodenerd) 05/05/2016

fugitivos
Muito bom, mergulhamos numa história que de ficção não tem nada o autor soube refletir uma realidade de muitos jovens

Mands 11/04/2016

Primeiro quero agradecer ao Carlos que me deu a oportunidade de ler o livro maravilhoso dele!
Segundo, tenho uma pequena grande confissão. Eu amo livros grandes, muito mesmo, mas quando Fugitivos chegou, fiquei meio preocupada, qual é. 647 PÁGINAS, e se eu não gostasse da história? Como ficaria?
Felizmente isso não aconteceu e eu amei a história.
Fugitivos foca na amizade de nossos cinco maravilhosos garotos. Juro que até a página 100 já havia chorado como um bebê.
Foi emocionante a cada momento, como Caio conheceu os garotos. o mistério da morte de seus pais, (li muito rápido para descobrir isso e chorei mesmo, ASSUMO), as brigas de Fernanda com Renato, Eduardo com ciumes idiota, Jonas sendo machucado, Mauro com sua confiança cega. Cada momento atiça sua vontade de ler mais e mais e mais.
As brigas, os abraços, os choros cada emoção a flor da pele que senti... Estou de ressaca literária. CULPA SUA CARLOS (obrigada por isso).
Para quem não gosta de ler nacionais por achar isso e aquilo. Se você ler Fugitivos, você desiste dessa ideia.
O livro não é muito ficção, ele mostra algo que poderia ser baseado em fatos reais. A descrição dele foi incrivelmente perfeita, de uma forma que você vê tudo ao seu redor se formar.
O Desfecho da história? MA-RA-VI-LHO-SO. Tem surpresinha simmm.

site: http://ebiscoitooubolacha.blogspot.com.br/

Diane Ramos 01/04/2016

Fugitivos ( Carlos Barros)
Desde quando o Carlos Barros lançou esse livro, no ano passado, tive vontade de o ler, então, ao saber que o autor estava abrindo parcerias com blogs nem pestanejei e inscrevi assim que pude o Coisas de Diane, e é claro, que fiquei imensamente feliz quando recebi "Fugitivos" autografado em minha casa! O livro possui uma trama encantadora que devia ser leitura obrigatória para nós brasileiros.
O livro traz a história de cinco garotos: Caio, um adolescente de quinze anos que após sobreviver a uma tragédia que vitimizou seus pais no Rio de Janeiro se muda para Belo Horizonte para morar com sua avó; Jonas e Fernanda, dois irmãos que se unem com todo o amor para tentar amenizar a intolerância e violência de seu pai; e por fim, Gabriel e Bianca, que também são irmãos e juntos tentam levar uma vida normal e honesta, bem diferente da realidade que os rodeia.

Quando esses cinco jovens de idades variadas se cruzam a amizade e o amor se firmam num piscar de olhos, de forma intensa e verdadeira, onde cada um carrega consigo um problema/trauma e assim, eles encontram entre si uma espécie de porto seguro, logo as dificuldades deixam de ser individual e passa a ser de todo o grupo.
Tentando salvar as próprias vidas e em busca da tão sonhada felicidade, nossos protagonistas fogem numa viagem emocionante que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, onde podemos conhecer ainda mais cada um deles, seus medos e incertezas. Tudo isso com muito mistério, suspense, romance e diversas reviravoltas capazes de deixar o leitor roendo as unhas!

Tive que fazer o impossível para não dar nenhum spoiler no resumo da obra, pois, Carlos Barros criou uma história repleta de detalhes e acontecimentos que se mencionasse aqui poderia atrapalhar a possível leitura de vocês. O que posso dizer é que achei o livro maravilhoso e nem vi o tempo passar durante essas 647 páginas! Todos os personagens são muito bem construídos e confesso que fiquei surpresa com a força dos personagens principais, apesar da pouca idade eles são muito maduros e muitas vezes suas atitudes poderiam ser confundidas com as de um adulto.
O que mais admirei em "Fugitivos" é que é um livro nacional, com problemas nacionais e personagens reais! Onde nos deparamos facilmente com acontecimentos que pode ter sido presenciado por qualquer um de nós e que diariamente vemos nos telejornais. O autor conseguiu trabalhar com temas pesados como assédio, tráfico infantil, drogas, violência, entre outros, de uma maneira que não ficou forçado, pelo contrário, ao ler sobre tudo isso me apeguei fielmente aos personagens ao ponto de lamentar o término do livro.
"Fugitivos" foi uma surpresa pra mim, quando iniciei a leitura não imagina o quanto ela me marcaria e não exagero nem um segundo sequer em afirmar que essa foi a minha melhor leitura do ano!
Super indico pra vocês!!!!

site: coisasdediane.blogspot.com.br/2016/04/resenha-39-fugitivos.html

Mari 17/03/2016

Gente, que livro é esse? (Blog Panda Vermelho)
A leitura desse livro foi maravilhosa!
Esses personagens... você cria um carinho por eles, tão grande, que a situação de cada um te pega de um jeito tão forte e te comove tanto que dá vontade de tira-los do livro e abraça-los.
Fala sobre 5 garotos: Caio (15 anos), Fernanda (15), Jonas (11), Gabriel (17) e Bianca (5).
Caio é do Rio de Janeiro e depois de uma tragédia, que não posso citar, ele vai parar em BH com a avó... onde conhece Fernanda e Jonas, posteriormente conhecendo Gabriel e Bianca. Essas quatro são de BH. E sobre essa tragédia, você vai descobrindo ao longo dos primeiros capítulos.
Fernanda e Jonas são irmãos, assim como são Gabriel e Bianca.
Os cinco criam um laço de amizade muito forte, devido à compreensão que um tem pelo outro, ao carinho e aos problemas que enfrentam, tão fortes para cinco "crianças". Esse livro te faz se perguntar porque a vida é dura com quem nem sabe viver ainda... os cinco passam por dificuldades diferentes, com cada um a situação é uma. Mas você não sabe de quem fica com mais dó. Porém, são tão audaciosos, tão valentes para simples crianças, que você fica boquiaberto em inúmeros momentos.
O livro é uma aventura pela vida dos cinco. Você descobre o mundo junto com eles, enfrenta barreiras, acompanha o dia a dia e o comportamento de cada um diante do que vivem.

Aqui, você vai ter que lidar com abandono, catástrofes naturais, (quase) abuso infantil, espancamento, problemas com drogas, inocência, silenciamento, tráfico infantil, injustiças, ignorância... O livro aborda temas a se pensar muito e tão cotidianos, mas de uma maneira tão sublime e intensa, numa linguagem tão comum e compreensível...

Eu estou simplesmente maravilhada com como o Carlos conseguiu abrir e fechar esse livro, nessas "poucas" páginas. Eu precisaria de tantas mais... e ninguém leria, porque seria confuso hehehe.

Ainda sobre os personagens... eu amei cada um deles. O Caio é um guerreiro, passou por tanta coisa, precisa tanto de cuidados e ainda assim consegue cuidar. A Bianca é uma menina forte, protetora, corajosa. Jonas, me tirou ALTÍSSIMAS gargalhadas... que molequinho sapeca e amável. Bianca é a coisinha mais doce, fofa e inocente que você vai conhecer, mas tão audaciosa e forte quanto um adulto jamais seria. E por fim Gabriel... um anjo, eu diria. Também tem outros personagens, que você pode amar tanto quanto, mas não quero apresentar eles a quem ler essa resenha. A experiência tem que ser pessoal.

Ficaria horas falando aqui... mas acho que seria melhor abrir o livro e ler pra entender o que senti.

site: http://oipandavermelho.blogspot.com.br/2016/03/resenha-fugitivos-carlos-barros.html

Marianna 10/01/2016

Amei muito esse livro.
Falar sobre FUGITIVOS não é complicado, afinal eu li essas páginas como um furacão, sempre ansiosa para saber o que ia acontecer com os cinco personagens pelos quais eu fiquei completamente apaixonada. Boa parte da história se passa em Belo Horizonte, local onde Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca moram, Caio (o personagem principal) chega lá para morar com sua avó, antes ele morava em Petrópolis com os pais mas os dois infelizmente morreram em uma tragédia que o leitor vai descobrir antes da metade do livro.
Assim que conhece Fernanda, Caio fica completamente apaixonado, assim como a menina, o afeto deles é reciproco desde o primeiro momento, e é muito lindo ver como eles se gostam, se protegem e como o relacionamento deles se desenvolve durante a trama.
Mas eis a questão, por que os cinco acabam fugindo de Belo Horizonte, bom posso começar a dizer que muita coisa está por trás dessa fuga, cada um deles acaba tendo um motivo diferente e não pensem que é puro capricho adolescente, a fuga dos meninos se da por uma série de fatores graves que acontecem em suas vidas.
Fernanda e Jonas são irmãos, o pai deles é extremamente violento com o mais novo, ele também esconde uma personalidade péssima e conforme você for lendo vai notar que ele é doente, frio, calculista, resumindo, uma pessoa horrível. O fato do pai ser assim é o que impulsiona os dois irmão a fugirem, entre outros fatores é claro.
Gabriel e Bianca também são irmãos, o pai dos dois está na cadeia e o irmão Mauro é um bandido, Gabriel já tinha vontade de ir para a casa da tia que fica em Caruaru, para que o pai não enchesse eles quando saísse da cadeia, porém uma chuva de acontecimentos drásticos envolvendo seu irmão e seus amigos o força a antecipar a viagem e fazê-la como um fugitivo.
Caio praticamente implora que Gabriel leve ele, Fernanda e Jonas com ele e assim ele faz, os cinco fogem de Belo Horizonte na Combe de Gabriel, fazem uma viagem divertida e angustiante ao mesmo tempo, com o medo de serem encontrados e forçados a voltar, com saudade de algumas pessoas que deixaram para trás e principalmente com a companhia e apoio um do outro.
O mais lindo de todo o livro pra mim foi o desenvolvimento da amizade dos cinco, eles se apegaram de uma forma tão intensa e tão linda, fazem de tudo um pelo outro, para se protegerem e ficarem sempre unidos.

Personagens:

Caio: É o principal de toda trama, ele chega em Belo Horizonte cheio de marcas físicas e mentais, a morte dos pais o deixa completamente abalado mas ele encontra nos meninos a fonte para voltar a ter uma vida. Eu gosto muito do Caio, ele é um menino determinado e corajoso, a partir do momento que se apaixona por Fernanda ele coloca a vida dela antes da sua, quer protegê-la de tudo e de todos, é um amigo muito fiel e um namorado lindo, completamente apaixonado.

Gabriel: O mais velho da turma, Gabriel tem problemas sérios na família, o pai está preso, pronto para sair e se vingar por culpar o filho de tê-lo colocado na cadeia, o irmão Mauro é um bandidinho, e Bianca, sua irmãzinha de 5 anos precisa muito de proteção. Ele é um rapaz que já passou por muitas coisas ruins e o senso de justiça, lealdade, e carinho que ele tem me deixaram completamente apaixonada, eu adoro ele, adorava ler as cenas dele, quando implicava com Fernanda, com Jonas, quando cuidava de Bianca, quando era um bom amigo par Caio, enfim, tudo tudo nele é lindooo.

Fernanda: É uma menina linda, não só por fora (eu amei a descrição dela, ruiva, olhos verdes

site: www.mariollla.com

Ramon 02/01/2016

De fato, o autor conseguiu deixar a marca de cada personagem do livro sendo os "bonzinhos" ou "maldosos".
O livro é dividido em duas partes, onde a primeira apresenta os problemas de cinco adolescentes cujo as causas e efeitos são provocados pelos seus pais intencionados de forma direta ou não e que se conhecem e forma uma dramática amizade.
A segunda parte, atinge o clímax da história onde acontece uma reviravolta na vida dos principais personagens:
Caio e Fernanda (se conhecem bem no início do livro e vivem um amor intenso, exagerado e bem grudento [um ponto negativo do livro, embora tenha ajudado os dois personagens nos momentos mais difíceis da narrativa]);
O irmão de Fernanda, mais novo, Jonas, este sim, abrilhantou ainda mais o livro. Sendo este, bem humorado, sapeca, tagarela. De fato, Jonas salvou o livro. Sem mais;
Gabriel, mais velhos que os demais, cujo o autor detalhou claramente suas características, embora seus pais que fizeram de tudo, indiretamente, a influenciá-lo para o mundo da criminalidade, porém, Gabriel andou pela contra mão do mundo, o que ajudou sobremaneira no cuidado de sua irmã mais nova, a Bianca, que se amavam incondicionalmente.
A narrativa mostra o contexto e a vida social em que os pais destes adolescentes viviam e como viviam. Não apresentavam um exemplo digno sequer de um adulto responsável incluindo o irmão de Gabriel, o Mauro e seu amigo Wander, ambos marginais, exceto a vó de Caio, seus pais e sua assistente social. Unindo às tragédias como morte, violência, irresponsabilidade, maus tratos e muitas coisas depravantes, foram os fatores que fizeram o grupo de adolescentes que fizeram uma bela amizade fugirem pra bem longe de suas realidades tristes.
Na fuga [já na parte II], acontece muitas reviravoltas boas e ruins [ou na maioria dos casos: ruins]. Não foi fácil para os cincos amigos fugirem percorrendo milhares de quilômetros, cruzando alguns estados para encontrarem uma saída, uma solução pra suas vidas.
Finalmente, se não fossem o bom coração e índole das pessoas que os conheceram, a vida desses meninos teria sido uma "destruição total".
A jornada desta turma é de muita aventura, drama, perdas e ganhos. Apesar de serem adolescentes, em fase de explosão de hormônios a flor da pele, um romance mais do que exagerado entre Caio e Fernando, sim, não se desgrudavam pra nada, a amizade entre os cinco prevaleceu. E por esta amizade é que os salvou do perigo que sempre os seguia, resultando assim, numa nova história, em que tanto lutaram para ter... e conseguiram.
Adriana 15/04/2017minha estante
troca por qual?

Bella Martins 20/11/2015

Resenha - Fugitivos
De acordo com o dicionário: Amizade s.f. 1 Afeto de amigo. 2. Apreço; estima. 3. Dedicação. 4. Camaradagem; Coleguismo. E Amigoadj. 1. Que ama, estima, gosta. 2. Caro; Prezado. 3. Apreciador; afeiçoado. Porém, apesar de tantas palavras que definem corretamente as duas em questão, a palavra difícil ou a expressão: afeto que vai além da lealdade, nunca são citados. Que, pra mim, seria o que definiria melhor.

Apesar de muitos dizerem que conhecem a Amizade verdadeira, acho que poucos saberiam identificar quem são aqueles que poderão chamar de Amigos, ou melhor, de irmãos além do sangue.

“Fugitivos” traz para o seu leitor a realidade de uma amizade verdadeira, onde cinco crianças/ adolescentes enfrentam situações, que só os verdadeiros têm “pulso” para enfrentar ao seu lado. Só aqueles que você pode chamar de “irmãos”, largariam seu próprio universo para viver o seu naquele exato momento.

Minha mãe, desde pequena, sempre dizia que amigos de verdade poderiam se contar nos dedos de uma mão, e que às vezes nem conseguiríamos enchê-la. Nunca coloquei atenção nisso, até que vi pessoas passarem e sumirem da minha vida, pessoas que quebraram minha confiança sem ao menos cogitar se aquilo me afetaria ou não. Com isso, cresci sem conhecer o que é realmente a amizade, até que conheci certas pessoas que eu sei classificar o que significam pra mim.

O livro traz a história de Caio, Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca. Cinco guerreiros da vida real. Caio, com seus 15 anos, enfrenta a dura realidade de viver sem os pais em uma cidade nova, onde sua única referência é sua avó, com quem nunca teve tanto contato direto. Fernanda e Jonas, de 15 e 11 anos, respectivamente, enfrentam em casa os maiores pesadelos que uma criança/ adolescente pode viver. Onde deveria ser o porto seguro de qualquer pessoa, para eles é o centro dos seus medos. E por fim, mas não menos importante, Gabriel e Bianca, 17 e 5 anos. Gabriel teve que aprender cedo o que é ser responsável por alguém, tanto para se sentir amado, quanto se sentir parte de uma família, e, por isso, perde a inocência de ser uma criança e ter uma adolescência. Bianca veio ao mundo desejada e amada por sua mãe, como um presente para o recomeço de uma vida, entretanto nem a sua inocência e carisma conseguiram assegurar que tudo voltasse a ser como era antes do seu nascimento.

Com um enredo muito detalhado e descritivo, “Fugitivos” leva o leitor a querer e desejar cada página, a mexer com cada emoção e sentimento de quem o lê. Faz querer saber, melhor dizendo, ir atrás daqueles cinco personagens e saber, diretamente deles, como foi viver tudo aquilo e ainda serem felizes um ao lado do outro.

Apesar dos traumas e dificuldades que muitos teriam, eles encontraram uns nos outros a família que tanto desejaram e sonharam. A vida lhes deu uma segunda chance de conhecerem o que é ter um porto seguro, um amor incondicional, que só uma família pode lhe proporcionar.

Não posso deixar de citar que “fugitivos” tem um enredo muito forte, com a retratação da realidade muito bem colocada e explicada. Onde nenhuma “linha não tenha seu nó dado e selado”. Que apesar de ser um livro narrado em terceira pessoa, não deixa a desejar em sabermos o que cada personagem pensa e sente em cada situação. E nem como agiria se os papeis se invertessem.

Quando comecei a ler e vi a historia de Caio, fiquei na duvida se o autor conseguiria mesmo levá-lo junto dos outros personagens na fuga sem deixar que ficasse uma pequena frustação ao leitor, pois o amor dele pela avó, apesar de não serem tão próximos, é incondicional e de uma gratidão eterna. Mas o autor me surpreendeu com a reviravolta e o entrelaçamento das histórias dos personagens, e, pra mim, foi um dos pontos altos do livro. Como já havia dito, é tudo muito bem colocado, como a riqueza em detalhes e descrições, onde faz a imaginação do leitor fluir e agir por conta própria. Não há devaneios e nem momentos de tédio, ainda que o livro tenha 647 paginas, o leitor não tem a oportunidade de ficar disperso, porque cada capítulo é um turbilhão de acontecimentos.

O livro é dividido em duas parte. A primeira, onde conhecemos a vida de cada um dos personagens, seus medos, traumas e até seus desejos mais profundos. Onde conhecemos os prováveis vilões, o romance de Caio e Fernanda e como cada um chega ao seu limite para querer uma vida nova. É onde também vemos o crescer e o amadurecimento de cada um deles e como a amizade começa a ser palpável. É em seus capítulos que vemos as brigas e confrontos mais inebriantes. Onde um “amigo” de um de nossos guerreiros se mostra ser o que muitos de nós conhecemos a cada dia de nossas vidas. Já na segunda parte, temos a fuga dos cinco, como começam a enfrentar a realidade sem o peso e dificuldades que tanto enfrentavam em suas vidas anteriores. Vemos, realmente, uma família se formar, não pelo laço de sangue, mas pelos laços do amor e da lealdade de uma amizade. Em alguns capítulos da segunda parte, vemos nossos cinco guerreiros serem realmente o que deveriam ser nas suas respectivas idades, mas também é neles que vemos a maturidade que foram forçados a ter.

Tentei de várias formar escrever sobre o final, entretanto ainda não sei me expressar para falar de algo tão surpreendente e forte. É um final que deixará, com toda a certeza, muitos de “boca aberta”. Nos últimos dois capítulos, senti-me angustiada, receosa, irritada, chorosa, triste, mas a emoção que prevaleceu, foi a alegria depois que li as ultimas palavras, a sensação de que agora aqueles cinco guerreiros estão em paz.
“Fugitivos” é um livro que recomendo a qualquer leitor, independente do seu gosto literário. É um livro de muita reflexão e de entendimento do que a vida pode ser e como o seu caráter é essencial. Que família não é só aquela que é dada ao nascer, e sim, também, aquela à sua escolha. Que apesar das dificuldades, você pode, sim, conhecer alguém que será sua pilastra de sustentação. Será difícil? Talvez. Porém, acima de qualquer coisa, basta você saber identificar quem são seus verdadeiros e leais amigos.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/11/resenha-fugitivos.html

Dri 23/09/2015

Primeiras Impressões de Fugitivos
A história é narrada em terceira pessoa, e já adianto para aqueles que assim como eu, preferem livros narrados em primeira pessoa, esse detalhe não interferiu em nada, pelo contrario, acho que deixou a história até mais envolvente.
Alguns livros ficam ótimos em terceira pessoa e esse é um deles ;)

Caio é um garoto de 15 anos que sofreu um acidente e perdeu seus pais. O parente mais próximo que ele tem é uma avó paterna em Belo Horizonte, então após um curto processo de recuperação no hospital, Caio é levado do Rio de Janeiro para junto de sua avó.
Agora, ele está tentando processar tudo o que aconteceu e se adaptar a sua nova vida.
A única lembrança que ele tem dos pais fora os momentos vividos são suas alianças, que ele guarda como um talismã, em uma correntinha pendurada no pescoço.

Na nova cidade, Caio conhece alguns garotos de sua faixa etária, que apesar de estarem sempre cheios de problemas, estão sempre prontos para ajudar.
Jonas e Fernanda são irmão e passam por mau bocados com um pai violento e dominador que eles tem dentro de casa, e a mãe por medo, não defende os filhos.
Gabriel um jovem que sempre se virou sozinho, cuida da irmã mais nova Bianca como se fosse o próprio pai dela, pois apesar de terem um pai é como se não tivessem.

A proximidade de Caio e Fernanda acontece de forma rápida, porém como os dois estão muito fragilizados pelos tristes acontecimentos, isso se mostrou natural. E daí parece que irá surgir uma linda cumplicidade.

É uma história rica em detalhes, mas sem se tornar cansativa. Foi muito fácil me envolver com os personagens, participar das emoções, angustias, medos e aventuras vividas por eles.
A todo momento eu queria que caio revelasse logo o que de fato aconteceu no misterioso acidente e ficava apreensiva a cada oportunidade que aparecia.

Fugitivos é uma história muito bem abordada, que trata de fatos, que infelizmente, acontecem em diversos lares, mas que também consegue nos mostrar um pouco de positividade, nos mostrar que existem pessoas com diversos problemas, e que podem ser ajudadas umas pelas outras.

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

KpopBrasil 12/09/2015

Você está pronto para se tornar um fugitivo?
Caio, um garoto de 15 anos que perdeu seus pais recentemente, sai do Rio de Janeiro e vai para Belo Horizonte morar com sua avô, seu único parente.

Fernanda, de 15 anos e Jonas de 11 anos, são irmãos. O pai deles é muito violento, os agridem quase sempre e a mãe deles, fraca, não faz nada para ajudar os garotos ou impedir o marido de cometer tão ato.

Gabriel de 18 anos e Bianca de 5 anos, também são irmãos. Com o pai preso e seu irmão, Mauro, que não liga para eles. Gabriel é o único que trabalha e cuida da sua irmã, não a deixando sem comida e nem estudos.

A vida desses cinco garotos mudam quando eles se encontram. Acontecessem várias barbaridades com cada um deles, todos sofrem muito e com tudo o que aconteceu resolvem fugir. A partir de agora, eles são a única família que tem, um tentando proteger o outro, eles viraram praticamente irmãos, mesmo não sendo todos do mesmo sangue. É um amor tão grande que cada um sente pelo outro, que eles nem pensam em se separar algum dia. Mas, se eles pensaram que fugindo iam resolver todos os problemas, se engaram, porque os problemas foram à procura deles, e não vão deixá-los em paz até conseguir o que querem.

Uma história totalmente emocionante e também com uma realidade enorme. Nos mostra o que pode acontecer dentro da casa de algumas pessoas, mesmo os pais sendo considerados os maiores protetores de seus filhos, nem sempre é assim, vemos que eles mesmos quem agridem seus próprios filhos, fazendo com que a criança fique calada e com medo. Essa história mostra que o amor pode mudar muita coisa, como mudou a vida dos cinco garotos.
Com certeza você vai sentir muita raiva de Renato, Eduardo, Mauro e vários outros personagens, mas também tenho certeza que vai se emocionar muito com os cinco garotos e a história deles, assim como eu me emocionei.

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/