A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Erika 13/04/2024

Bom e emocionante
Bom e emocionante, não nego que chorei em alguns momentos e em outros fiquei emocionada. A história flui no começo, senti q do meio pro final ficou mais arrastado porém nada que estregue a leitura como um todo.
FÃBIO 14/04/2024minha estante
Erika, conta um pouco....o vi na tua lista de leituras, observei a sinopse, e o inclui na minha lista de desejos.

Erika 15/04/2024minha estante
Olá, uma leitura rápida. Inicio interessante, conta um drama familiar focado em uma adolescente branca e sua "empregada" negra. Livro bom trás vários ensinamentos e insigths pra vida. Do meio pro fim achei meio arrastado, porém como são apenas 230 pag foi tranquilo. Livro pra relaxar e pensar de leve.

Alinne.Spagnollo 17/03/2024

Mais do mesmo?
Mais um livro sobre o apartheid. Tem algumas passagens bem bonitas, porém não seria um livro que eu indicaria.

skuser02844 16/03/2024

Ótima leitura!
Desde nova, sempre fui obcecada pelo filme e, quando descobri que era baseado num livro, essa leitura virou minha missão. E não me arrependo.
Este livro aborda questões raciais dos EUA nos anos 60, a importância da vivência em comunidade, a função curativa da espiritualidade, a força feminina e o poder do perdão. Tudo isso narrado por uma menina de 14 anos carregada de muitas questões traumáticas e expectativas frustradas.

@paolatonon 18/02/2024

Fiquei muito curiosa para ler esse livro pelo título, mas eu não fazia ideia de que esse livro ia ser tão incrível. É lindo e emocionante e faz a gente pensar sobre tanta coisa. Eu acho sinceramente que deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas.
Muito fácil se conectar com as personagens e até mesmo sentir tudo que eles estão sentindo, toda a raiva e angústia. Esse livro foi uma experiência mesmo

Caio Medeiros 30/01/2024

A vida secreta das abelhas
Gostei desse livro. Estava ansioso pra conhecer mais da história da Lily, a August foi uma segunda pra ela... ???

Dudu 26/01/2024

Muito Bom
O livro é muito bom, história cativante e emocionante que faz a gente querer ler logo o mais rápido possível. Muito bom

Amanda.Jakovacz 22/01/2024

Personagens maravilhosos! Leitura muito cativante, pautas importantes e é linda de se ler. Apaixonada pelas filhas de Maria!

hec 21/01/2024

A vida secreta das abelhas
Eu peguei esse livro emprestado da minha mãe, já que eu estava entediado e não tinha nada para ler. Geralmente, quando a minha mãe me recomenda algo eu tenho a tendência de ignorar e subestimar a indicação, mas, pelo amor de Deus, agora eu me arrependo profundamente de não tê-la escutado antes.

Esse livro foi um dos meus favoritos dos últimos tempos, a história da Lily é extremamente bem desenvolvida e cativante. O estilo da escrita faz com que o leitor se ponha no lugar da narradora, muitas vezes emocionando-se junto com ela. Os personagens são tão bem escritos que, ao final do livro, eu tive a impressão de já conhecê-los há anos.

Muitas cenas dessa narrativa me chamaram atenção, e o contexto das pautas sociais e raciais da década de 60 nos Estados Unidos me fez refletir profundamente.

No geral, eu me apeguei muito às irmãs da casa rosa, à Lily, e, principalmente, à Rosaleen, cuja personalidade me deixou muito intrigado. A leitura fluiu como água e quando eu sentava para realizá-la eu não queria parar.

Svinicius 08/01/2024

Reflexivo...
Primeira leitura do ano e já começamos como... Reflexivos. Boa leitura, fluida, porém achei um pouco infantil (mas essa é a essência já que o livro é narrado por uma garota de 14 anos).
O livro nos apresenta a garota Lily e sua vida conturbada por conta de dúvidas sobre tudo que aconteceu consigo e ao poucos ela vai nos incluindo nessa história e apresentando aos poucos toda sua "aventura".
Porém para mim o ponto auge do livro não é a protagonista e sim August, pois ela trás reflexões que talvez nunca paremos para analisar e pensa de nossas vidas, isso me fisgou a ler até o final. Do mais um livro razoável que não me decepcionou, mas também não me surpreendeu.

elycely 26/12/2023

Belíssima história!
Um livro sobre muitas coisas, mas especialmente sobre o poder curativo das relações humanas e sobre o amor maternal de Deus. Recomendo!

"Parada ali, eu me amei e me detestei. Foi isso o que a imagem da Maria negra fez comigo, fez com que sentisse minha glória e minha vergonha ao mesmo tempo".
- p. 53

carvisc 13/12/2023

A Vida Secreta das Abelhas
Lily, sou completamente capaz de perdoar seu egoísmo porque o tenho em mim. O crescimento da personagem é incrível; um dos pontos mais significativos do livro é conhecer todos os outros personagens através de Lily. Vê-la aprendendo com todos eles, e como leitora, aprender junto com ela. Uma leitura fascinante!

Juliane4 03/12/2023

O livro apresenta temas como racismo, identidade, família e o poder curativo da comunidade. Além disso, as referências às abelhas e à apicultura são usadas metaforicamente ao longo da narrativa.

Lucas 28/11/2023

Gostei da leitura
Muitos traumas, muitas histórias, muitas descobertas. Um livro lindo carregado sobre os afetos religiosos e maternos que seguem a família e relações sociedade étnica racial.

Nanda Corpe 17/09/2023

É sobre racismo, abandono parental e irmandade...
O livro aborda muitas questões importantes, mas sem se aprofundar muito. Nele é possível percebermos as questões raciais fortemente escancaradas. Algumas passagens considero exageradas ou irreais demais para acontecer, mas consegui não me prender nisso. A escrita é envolvente, principalmente quando mescla com os detalhes sobre a criação das abelhas. Cada capítulo relaciona-se a algo que vai acontecer na vida de Lily, a criança protagonista nesta história. O livro aborda o abandono parental e até mesmo a depressão. O que me deixou incomodada foi a falta de detalhamento e aprofundamento nestas questões, pois enriqueceria ainda mais a trama. De um modo geral, o livro foi muito bom e me prendeu na história de Lily Owens.

Ielda 31/07/2023

A vida secreta das abelhas
Uma história de mulheres fortes em meio a luta contra o racismo. Uma história de amizades que transcende o tempo. Amei o livro. Recomendo.