Desnamorados

Desnamorados Mário Bentes
Andrei Simões

Resenhas - Desnamorados

@cheiade9h 22/07/2014

Desnamorados é mais novo lançamento da Editora Empíreo, é uma antologia sobre o 'amor', produzido por vários autores. A única coisa que se pedia para a produção dos versos, contos, crônicas, era que o casal tivesse o nome de Pilar e Acir.

Na maioria dos textos, eles são acompanhados por ilustrações (de também, diversos ilustradores), deixando o livro mais caprichado e completo, pelo casamento que se tem entre a ilustração e o escrito.

Somos apresentados diversas situações em que o amor está presente, algumas vezes quando ele acaba, quando o casal não se dá mais atenção, quando ele está nascendo, quando tudo está perfeito ou está tudo dando errado.

Em si, o livro é completamente interessante e nos leva a pensar no 'amor' de vários pontos de vistas, com a contribuição de vários autores em Desnamorados, vemos que esse sentimento tão humano aparece em vários momentos da nossa vida, específicos e/ou espontâneos.

Mais uma vez a Editora Empíreo trás aos leitores mais uma obra caprichada e de conteúdo! Vemos o cuidado que a Editora trata seus livros e o carinho que se tem.

Em Desnamorados a edição ficou totalmente "aberta", cada escrito no livro tinha sua 'editoração' própria e a Editora deixou como está. Há textos que nem letra maiúscula tem, mas não é erro de revisão e tudo mais, simplesmente é assim que deve estar a produção do autor e é assim que a Empíreo deixou. E também, atenção a capa... Capa dura gente *o*

Desnamorados é minha indicação pra que gosta de contos e crônicas, é um livro bem pé no chão sobre o tema, com textos trágicos e outros mais felizes, mas sempre sendo algo bem inédito e reflexivo.

site: http://www.livroterapias.com/2014/07/resenha-desnamorados.html

Lê Vieira 13/08/2014

Tenho um certo receio em ler antologias, nada contra os autores, que por sinal precisam ser muito bons para conseguir passar sua "mensagem" em poucas páginas. O problema é comigo mesmo, eu sempre fico com medo de histórias mal acabadas ou que me deixem querendo uma continuação que obviamente não existe. Então foi um desafio ler Desnamorados. Deixei toda minha implicância e medo de lado e resolvi me deixar levar pelas visão do amor de diversos autores.

"Andamos, sim, mas não o suficiente para evitarmos as trombadas. E eu, que era de pontos, hoje sou de vírgulas."

" Os olhos de Acir e Pilar se encontraram porque eles eram os únicos com celular sem bateria "

A única regra que o autor deveria seguir era em relação ao nome dos personagens, então mesmo com narrativa diferente cada história retratava o amor de Pilar e Acir, em suas diversas formas. Acredito que isso me ajudou a não precisar me despedir dos personagens a cada conto ou poesia nova. Não tenho como me aprofundar na descrição de cada conto, pois vou acabar contando mais do que deveria, mas posso garantir que cada um possui um charme especial.

O trabalho gráfico da obra me deixou encantada. Além da capa que aparentemente é simples, mas de uma riqueza impecável, ao virar de páginas o leitor irá se deparar com lindas ilustrações que deram um toque a mais no livro. A editora não focou somente nas palavras, mas pelo visto também pretende ganhar o leitor pelas imagens que foram perfeitamente introduzidas no decorrer da leitura.

É um livro bonito, bem escrito e organizado. O leitor não irá derramar lágrimas, nem ficar enjoado com tanta doçura, pois os autores souberam construir contos sem exagero ou fantasias a respeito do amor. Prepare-se para algo bem próximo a realidade cotidiana de qualquer um.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/08/resenha-desnamorados.html

LOHS 22/12/2016

#LOHS: Iza - A louca dos poemas
Esse foi um dos livros mais amorzinhos que eu já li. Vocês sabem que eu adoro poesia. E eu adoro mais ainda quando tem ilustração envolvida. Tentarei fazer dessa resenha uma bela homenagem para o prazer que foi ler sobre as diversidades de Pilares e Acires.

Sério, Empíreo, obrigada por esse livro.

a gente
só é
gente
porque
não é

Esse livro fala a respeito do amor. Das mais diferentes versões do amor. Esse conceito mudou tanto, mas parece que ainda estamos extremamente acostumados com o que vemos em Hollywood, ou aquele dos contos de fadas. Acontece que as pessoas mudaram, as condições de vida, as dinâmicas, as relações interpessoais e o modo como sentimos.

A proposta do livro foi demonstrar como estamos sentindo o amor hoje. E ele vem de formas tão diferentes. Algumas partes te tocam e você fica meia hora pensando na vida e dizendo, "puxa, vida, não é que isso é tão absurdo mesmo? por que a gente fica sofrendo tanto assim?". Em outro casos, eu simplesmente não consegui entender o que tava escrito e só fiquei "o que eu acabei de ler?" (e talvez essa pode ter sido a intenção; no amor, a gente fica muitas vezes sem entender o que tá acontecendo).

Então aqui vai um pouquinho da minha experiência de leitura! Espero que vocês gostem e que deem uma oportunidade para a delicadeza desse livro.

"Quem é que nunca se perguntou se era amor o que estava sentindo? Buscou em livros, revistas, bateu um papo com a avó ou checou com os amigos para tentar entender se tudo aquilo que estava vivendo em um relacionamento era comum, fazia algum sentido, era válido, permitido ou 'normal'?
E quem é que nunca passou por situações totalmente diferentes, em relacionamentos diversos, dando o mesmo nome para todas elas? Amor.
[...]
Foi assim que Desnamorados nasceu. Da vontade de mostrar o que estamos vivendo, de verdade, nas nossas relações - sem a intenção de apontar certo e errado. Sem classificação nem julgamentos e com mais leveza e poesia." Introdução

Quando vocês puderem lê-lo, saibam que não há uma ordem preestabelecida. Simplesmente ande pelo livro e leia o que quiser. Eu escolho sempre ler na ordem. Confesso que alguns eu pulei porque simplesmente não dava. Mas tiveram outros que eu queria colocar num potinho ou tatuar na testa.

Em alguns casos, Acir e Pilar eram um casal. Em outros, eram amigos, colegas de ensino fundamental. Depois, dois adultos teimosos, o segundo amor, o primeiro, o décimo. A. e P. são ninguém e todos nós. E isso é incrível,

Poemas já são extremamente pessoais. E ainda quando eles tratam de amor, desse sentimento tão fundamental, é impossível ter uma opinião objetiva a respeito, ou esperar que o que eu achei de tudo isso será o mesmo que você achará. De qualquer forma, deixarei aqui os que me tocaram mais.

Aqui vão alguns dos meus poemas preferidos

"Conversa ouvida por Otávio Aranha numa estação de metrô", de João R.: um monólogo de Acir em meio ao metrô, tentando convencer Pilar de seu amor.
"Coração Obsessivo", de Valentina Piras: um dos quais com que mais me identifiquei. Simplesmente incrível.
"Escova de dentes", de Caio Tendolini.
"Personalidade", de Camila de Albuquerque.
"Amor em cartaz", de Yassu Noguchi.
"A verdade é uma", de Jussara Rode.
"Normal", de Thiago Rosenberg: um menino descobrindo o que é gostar, achando que é normal, meu segundo favorito!
"Se você deixasse", de Diego Sanchez

As ilustrações andam de mãos dadas com os poemas. Outras vezes, são um show a parte e falam conosco na mesma intensidade, quiça, maior. O livro é em capa dura, as páginas em Pólen Bold dão uma textura toda especial para o toque da página. O único ponto que atrapalhou um pouquinho foi a cola muito forte que impediu a abertura completa do livro e, por conta disso, eu precisei fazer uns malabarismos pra ler das páginas 70 a 120, por aí. Talvez uma capa mais maleável na reimpressão, quem sabe?

O livro é delicioso e vai tocar cada leitor de uma forma diferente. Inevitavelmente pensaremos no Amor. E, enquanto em lia a Introdução, a proposta para essa tentativa de retratar algo tão poderoso e mutável, me trouxe à mente uma obra: Amor Líquido, de Zygmunt Bauman. Ele é um dos filósofos mais incríveis da contemporaneidade e ele trata da liquidez das relações da modernidade. O amor líquido nada mais é do que a perda de algum valor fundamental que os seres humanos tinham antes, mas que agora está liquefeito, transformado (ouso dizer, para pior). Na época de consumismo, de lascou, trocou e vantagens pessoais, amar se torna um desafio.

Se você é corajosa o suficiente e determinado o bastante para manter um relacionamento ou até mesmo descobrir o amor em uma sociedade constantemente ligada em seus aparelhos celulares, Desnamorados e Amor Líquido farão você refletir bastante a respeito dessa questão. O que eu acho totalmente válido, porque é para isso que estamos aqui, não é mesmo?

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2016/11/desnamorados.html