A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

AryLis 28/10/2023

O mau disfarçado de bem
Estava relutante em conhecer a história dos livros por relatos de gordofobia na narrativa, entre outros, porém esses atos vinham da turma do bem que na verdade eram maus, fúteis e cruéis. Gostei do estilo da história, porém alguns pontos eram óbvios demais e os personagens não seguiam em frente, era
NÍTIDO desde o início em qual lado as duas amigas estavam, e eu particularmente não gostei do príncipe.

O final é diferente, por isso a história ganhou mais pontos comigo. Sensacional, e pela época que esse livro foi lançado é ainda mais interessante tudo isso.

Tenho várias críticas em diversos pontos, mas tudo em torno dessa insistência dos personagens bons e maus em padrões estéticos. Um bônus, que para mim é o principal na narrativa, é o destino dos ex alunos, as punições e como NUNCA devemos julgar pelas aparências. Nem sempre a primeira vista é condizente com a realidade.

LetíciaBaldez 27/10/2023

[RESENHA] #A ESCOLA DO BEM E DO MAL | SOMAN CHAINANI
O conto de fadas inicia com duas amigas, Agatha e Sophie. Agatha é feia e contida, enquanto que Sophie é bonita e esnobe, as duas possuem ambições diferentes uma da outra e isso gera confrontos velados entre ambas. Sophie deseja ser sequestrada para viver seu conto de fadas, Agatha acha que tudo é loucura da cabeça de Sophie que sonha com príncipes e futilidades.
Ao chegar o dia em que duas crianças com personalidades distintas seriam sequestradas Sophie faz de tudo para facilitar seu sequestro, Agatha estava caminhando e viu uma sombra carregando à amiga e não hesitou em tentar salvá-la.

Chegando à escola a sombra as solta e um pássaro despeja cada uma em uma escola, Sophie vai para a escola do Mal e Agatha para a escola do bem. Sophie fica com muito medo, pois sua escola está repleta de vilões e sujeira, ela tenta provar que é do bem, que sua escola foi um equívoco, mas ninguém acredita em sua palavra.
Na escola do bem Agatha se sente deslocada por ser a única feia de toda a escola, e por isso tenta de tudo para fugir e levar Sophie com ela. Mas ao contrário de Agatha que deseja ir embora, Sophie só quer mudar de escola e poder conquistar Tedros o filho do rei Arthur e se tornar sua princesa e por seguinte viver o conto de fadas que sempre sonhou.
"Somente quando destruírem o que acham que são é poderão abraçar quem verdadeiramente são!"
Mas nada do que as duas amigas planejam dá certo, fica cada vez mais claro que cada uma foi para a escola certa, e que nem sempre a beleza é motivo de bondade.
Bom bibous, eu gostei bastante deste livro, entretanto fiquei com muita expectativa em Agatha e Tedros e nada aconteceu. Sophie é extremamente chata e fútil só liga para aparência e fama. Não gostei nem um pouco do fato de ela ter se dado bem ao final do livro.
A escrita do autor não pode ser avaliada por ser um livro traduzido, mas a tradução foi boa. As páginas são amareladas, a diagramação é impecável. Em cenas especiais havia ilustrações que nos mostravam como ela ocorreu.
Em suma se trata de um livro que me deixou bastante curiosa e que me deixou ávida por ler a continuação.
Essa foi a resenha espero que tenham curtido, fiquem de olho nas redes sociais e deixem nos comentários se já leram ou querem ler esse livro.

site: https://leticiabaldez.blogspot.com/2015/10/resenha-escola-do-bem-e-do-mal.html

Izadora 19/10/2023

O melhor conto de fadas
Essa fantasia é tudo pra mim, tem romance, comédia e magia. Fala sobre amizade e muito mais ???? Agora tem filme também!!

Na42 18/10/2023

História boa, protagonista chata
A história é leve e fácil de ler, mas é enrolada, e a protagonista Sophie é muito chata, sendo sobrevir eu gostei bastante do livro e principalmente do final, mesmo que foi um pouco confuso, mas não sei se leria os outros livros

Thefllyn 16/10/2023

Protagonistas insuportáveis e história chata
Temos aqui uma história onde o autor usa os contos de fadas como pano de fundo. Na Escola do Bem, os alunos aprendem a serem princesas, príncipes, e todo tipo de criatura boa dos contos de fadas. Na Escola do Mal, os alunos aprendem a serem os vilões desses contos.

O sonho de Sophie é ser levada para a Escola do Bem, mas sua amiga Agatha tenta impedi-la, criando uma confusão que faz com que tanto Sophie quanto Agatha acabem em lugares inesperados da Escola.

? Pense em duas personagens insuportáveis. Mas insuportáveis MESMO.

A Sophie é uma menina mimada, egoísta, narcisista e detestável. Ela tenta ser boa, mas sua essência não transmite bondade.

Já a Agatha é toda esteriotipada para fazer o tipo vilã, mas tem um coração puro.

No entanto essa pureza dela enche o saco. Ela quer voltar pra casa a todo custo, a Sophie NÃO QUER, e ela passa o livro INTEIRO correndo atrás da Sophie, tentando obrigar ela a ir embora contra a vontade.

E a amizade das duas é extremamente tóxica. A Sophie destrata Agatha o tempo todo, mas Agatha é dependente emocional.

A história em si é uma bobagem sem fim, e tem umas cenas que chegam a dar vergonha alheia.

Mas o pior de tudo é a escrita extremamente arrastada do autor, a qual nada compensa pois os personagens são chatos, a história repetitiva e a ambientação enjoativa.

O que é bem triste, porque achei o começo bem promissor. As primeiras páginas despertaram meu interesse, mas ele logo foi por água abaixo.

E sim, eu sei que não sou o público alvo desse livro, mas eu consumo bastante o gênero infanto-juvenil e afirmo sem sombra de dúvidas que mesmo se eu tivesse lido na adolescência não teria apreciado essa leitura.

Lembrando que é uma opinião pessoal, se você gostou, tudo bem.

E caso queiram conhecer a história sem ler esta bomba, assistam o filme que é infinitamente melhor que o livro, pois suavizou a personalidade intragável das protagonistas.

CharaFrisk 16/10/2023

Sophie é bem psicopata nesse livro, mata uns patos, oq é imperdoável pra mim. Ela ilude, mente e trata Agatha mal, ignorando as preocupações e necessidades da amiga, que sempre esteve lá por ela.
Agatha não é tão melhor, embora ela seja sim a vítima, ela tentou forçar Sophie a voltar com ela, mesmo que a garota não quisesse.
Eu gostei muito de como abordaram a baixa altoestima e dependência emocional de Agatha, não é delicado, mas eu gostei
(N vou escrever mt, mão cansada, escrevi mt, sai do app, perdi tudo)

beenary. 15/10/2023

Existe alguém inteiramente bom ou mal?
Comecei esse livro há uns quatro meses atrás, talvez mais, e estava super desanimada com ele. Ele não é registrado (pelo menos no Brasil e até onde minha pesquisa foi) como infantojuvenil, mas muitas vezes o parece ser ? pelo menos no que se diz respeito ao meu padrão de leitura fantástica, acredito. Assisti à adaptação primeiro, ano passado em sua estreia, e me interessei o suficiente para ler o material original e, confesso, não me arrependi.

Do início ao meio do livro fica mais do que claro que a Sophie é uma garota maldosa, sendo sua principal razão para aproximar-se de Agatha um gesto que ela mesma nomeou como um tipo de sacrifício de bondade para que o Diretor da Escola notasse o quão boa ela supostamente é. Isso diz tudo. Por outro lado, existem também alunos da escola do Bem que podem ser consideravelmente maldosos, principalmente por julgarem Agatha pela aparência e falta de confiança dela.

A Escola do Bem e do Mal mostra, de forma lúdica, que não existe Bem e Mal senão para acentuar a falsidade das pessoas que se veem obrigadas a agirem de forma Boa para não serem julgadas por serem Más, e não existem pessoas 100% do Bem e/ou 100% do Mal ? existem apenas humanos.

Os professores, em um trecho específico de diálogo entre Lady Lesso e Clarissa Dovey, mostram que tudo que os professores podem fazer pelas pessoas que eles ensinam é simplesmente (e literalmente) ensinar e mostrar o caminho que eles acreditem ser o apropriado, já que nunca acompanharão de perto esses alunos, e nunca saberão o que eles farão com as informações aprendidas.

Viver é fazer as coisas que lhe foram ensinadas e repassadas à você, torcendo pelo melhor. Viver é ser maldosamente bom, e bondosamente mal.

Malu 15/10/2023

Queria ler essa série havia muito tempo, e acho que teria tirado mais proveito dela se realmente tivesse lido enquanto pré-adolescente. De qualquer maneira gostei bastante, e é um mundo que vale a pena explorar. Recomendo pra uma faixa etária de uns 10-14 anos.

alinevenierr 13/10/2023

A escola do bem e do mal
Eu tenho certeza que se eu tivesse lido esse livro em outro momento, quando eu não tivesse em ressaca literária, eu teria gostado mais dele. a história é boa e eu não consigo achar um motivo específico pra eu não ter gostado tanto, mas simplesmente não me envolveu o suficiente

Nathalia717 07/10/2023

Decepção tem nome
Lí com 16 anos eu acho, a premissa era atrativa pra mim na época, e quebrou minhas expectativas que já não eram muitas. Era "só mais um" livro, meu interesse estava obviamente na Agatha, a "gótica" kk e o livro cada vez mais ficava desinteressante, os passatempos e conflitos da Agatha eram chatos, cheios de firulas da escola do bem com seus alunos sem sal e a outra menina que eu nem me dou ao trabalho de lembrar o nome, era chata e os conflitos dela estando naquele local, as aulas, os alunos e colegas de quarto, eram mais interessantes que ela, inesperadamente o final me deu um pouco de esperança, previsível? É claro, mas achei que talvez salvasse a obra, e infelizmente quando terminei a sensação de decepção ainda continuava, tinha se tornado uma leitura que não me faria falta se não a tivesse escolhido.
A idade MÁXIMA que esse livro merece é 14. Para aqueles que estão engatinhando na leitura e ainda tem muitos livros bons pra descobrir.

Remilly.jesus 06/10/2023

Livro maravilhoso
Terminei no meio do ano e amei leitura até que rápida (3 dias) não li os outros ainda mas quero ler

Anna 05/10/2023

Porque demorei tanto para comprar e ler essa obra prima!?
Eu amo muito essa série, sou totalmente apaixonada no tedros, adorei ver a Ágatha e a Sophie se desenvolverem mas meu Deus. A Sophie e extremamente chata! Não suporto ela é passei o livro todo querendo bater nela, o que me dá mais raiva é a a Ágatha passar tanto pano pra ela mesma sabendo que ela estava errada.
Apesar de tudo, amei muito e recomendo muitooo

Moonsunsetz 03/10/2023

Cada vez que vc pratica uma boa ação, se torna mais pura
Eu nunca tinha lido a saga porque achei que fosse só mais uma com histórias fantasiosas qualquer. Mas, foi bem diferente.
O livro é muito bom e trás uma fantasia muito divertida e legal de ler. A história prende vc até o último segundo.
Claro que não tem como vc ler um livro sem sentir ranço de alguma personagem principal, mas faz parte.
Recomendo muito, a leitura é muito legal e fluída.
Mal posso esperar pra ler o próximo da saga!!!

Charruf 02/10/2023

??????????
Li o livro no começo do ano, mas nao fiz resenha. Então tá aqui. Gostei mt do livro e dps dele li todo o resto da saga. Indico mt.