Treze Almas Marcelo Cezar

Resenhas - Treze Almas

1 | 2 | 3 | 4

Ana Karina 09/05/2020

Treze Almas
Quando comecei esse livro achei que ele fosse se focar na histórias das 13 pessoas que morreram no elevador, mas me surpreendi ao ler que ele veio contar a história anterior a esse acontecimento (mostrando muito antes), e levando á aquele dia que acabou sendo uma das piores tragédias aqui de São Paulo.

Nos mostra como nossas atitudes podem mudar o destino de nossas vidas, é emocionante, delicado e muito necessário para as pessoas que gostam desse tipo de leitura, e como eu estava sentindo falta desse tipo de leitura e não tinha percebido, recomendo bastante a todos lerem acredito que não vão se decepcionar.
João Pereira 07/09/2020minha estante
A sinopse nos levar a pensar que girará em torno dos 13 mortos no incendio. Adiquiri confiente que seria interessante nesse sentido, sem tanto foco espírita. Como não adepto da religão fiquei um pouco decepcionado :(

Rafaella173 14/12/2023

Linda história
Gostei bastante livro de fácil leitura,boa história, mas quando adquiri acreditava ter mais passagens com o edifício Joelma. Indicaria ??

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Como é apresentada na sinopse do livro, esta trama irá apresentar a pequena Lina, uma garota muito humilde, nascida no sertão nordestino que acaba tendo que sair de sua terra com a família fugindo da seca. No caminho, ela vê sua família ser morta e em poder dos assassinos de seus parentes, ela quase é estuprada. Digo quase, pois Lina tem uma forte sede de justiça, passando de vítima para justiceira.
Ela acaba encontrando pessoas muito boas que passam a cuidar dela, mas Lina ainda terá que amadurecer muito e deixar para trás todo esse ódio e esse ímpeto de fazer justiça com as próprias mãos para conseguir alcançar a evolução espiritual que é esperada dela nesta vida.

Em paralelo a história de Lina, temos as histórias de Melissa, uma menina doce que sofre abuso de um padastro pedófilo; Solange, uma moça espiritualizada que tenta ajudar a irmã que já está há 10 anos com uma obsessão espiritual, a ponto de não se permitir ser feliz e Neide, uma médium que irá ajudar todos os personagens a colocarem suas vidas no caminho certo. Esses são apenas alguns dos personagens. A história, na verdade, possui um leque enorme de histórias acontecendo ao mesmo tempo e que em determinado momento se unem.

Como a maioria dos romances espíritas, este livro tem como objetivo introduzir os conceitos espirituais e incentivar o aprofundamento do conhecimento nesta área, através de histórias que levem o leitor a perceber os ensinamentos, mas sem ser aquela coisa dogmática.
Você esta lendo uma história, um romance, como outro qualquer, porém, no meio da história é abordado o assunto do espiritismo e você assimila a mensagem sem achar chato.

A diagramação deste livro esta perfeita, com letras do tamanho certo para não cansar a leitura e acabamento impecável. A única ressalva que eu tenho é em relação ao tamanho da história. Eu acredito que poderia ser um pouco menor; se retirarmos umas 50 páginas (talvez até mais) da história, não faria muita diferença, mas eu sei que é melhor ter páginas a mais do que sair finalizando todas as histórias às pressas.

Mas você deve estar se perguntando...
"Ok. Mas onde entra o edifício Joelma nessa história que começou no sertão nordestino?"

Vocês já pensaram porque existem grandes tragédias? Porque de vez em quando acontece de milhares de pessoas morrerem ao mesmo tempo, como nas Torres Gêmeas do 11 de setembro? Ou um desastre aéreo, onde temos relatos de pessoas que por muito pouco não entraram para as estatísticas como vítimas? Pois bem... Além de trazer a doutrina espírita, explicando o básico para quem esta começando agora a tentar entender esses conceitos, de forma bem didática, ele também explica por quê essas coisas acontecem segundo o plano espiritual.
Se você gosta de livros que lhe façam pensar sobre esse assunto, eis o seu livro.

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/09/treze-almas-por-marcelo-cesar.html

ana 04/07/2021

Livro de muitos ensinamentos!
Amei o livro, adorei a forma que foi escrito, a forma que mostrou como as pessoas são interligadas nos mínimos detalhes. Acho que deixou bem claro, sendo um livro espírita, que o objetivo não era falar sobre a tragédia do Edifício Joelma, como alguns se enganaram. Com certeza trouxe diversos ensinamentos importantes. Para pessoas sensíveis, acredito que seja uma leitura difícil pois em alguns momentos cita abuso infantil.

Graciela.Freitas 14/02/2022

Treze Almas
Faça com que sua vida seja repletande coisas boas. Siga seu coração. Este livro nos mostra de que não adianta sermos vingativos. Querer resolver as coisas a ferro e fogo.
Uma leitura leve... que nos envolve.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 21/08/2014

Treze Almas - Minhas opiniões sobre o livro.
Foi o primeiro livro que li do Marcelo Cezar. E eu achei que Treze almas é um sopro de ar fresco sobre a literatura espírita, um romance diferente dos que eu já li do gênero, que elucida novos pontos de vista sobre a espiritualidade e até interage com ela por outras religiões. É Livro bem instrutivo, que como é comum nesse gênero leva o leitor a entender melhor sobre a evolução espiritual e a reencarnação, no caso dele, ainda explica melhor sobre os desencarnes coletivos e por que eles costumam acontecer.

Quando eu li na sinopse que o livro falaria sobre um dos espíritos desencarnados no incêndio do edifício Joelma, eu esperei outra coisa, pensando que esse era o foco. E me surpreendi um pouco no começo da leitura, mas logo a história me cativou e eu não conseguia largar o livro.

A História começa com uma jovem recebendo a noticia de que seu pai, que estava seriamente doente no hospital, não conseguia desencarnar por remorso, ele precisava do perdão de Lina. E imediatamente viajamos junto com a história para o sertão nordestino, onde Durvalina uma menina raquítica de 14 anos vive com a família, agora só mãe, pai e um irmão menor, pois os outros dois a fome já tinha levado. Família essa que acaba estrelando uma triste fuga da seca, assim como tantas outras daquela época e é dizimada. O que faz Durvalina ser acolhida na casa de uma família no interior de Minas Gerais. Paralelamente acompanhamos a história de outra família que acabou de receber uma noticia de falência e também sofre com a lembrança de um crime. As intempéries do destino levam essa fámilia também para o interior de Minas Gerais e lá as vidas de todas essas pessoas voltam a se ligar e cada um acaba por traçar seu próprio caminho... O que faz anos depois Lina ir parar num elevador, no Joelma no exato momento em que o edifício pega fogo.

Um dos pontos fortes do livro é que mesmo Lina sendo a personagem principal da história, nem tudo é sobre ela, cada personagem na história é um estranho ímpar, assim como na vida, cada um tem sua própria história, cada um é um mundo e tem de aprender a conviver consigo e aceitar-se. A história traz um ensinamento à cada página. É meio complicado explicar, mas resumindo é uma lição de vida e de que a morte não é um fim, mas um recomeço, assim como que tudo tem uma explicação e que nada é por acaso.

Recomendo a leitura, gostei bastante e vou guardar pra toda a vida!

site: http://www.conversasdealcova.com/2014/08/resenha-treze-almas-de-marcelo-cezar.html#ixzz3AzbjgBIo

Sheila 10/03/2022

Mergulhe em um entrelaçado de experiências de reencontros
É a primeira obra sobre espiritismo que leio e, apesar de não ser adepta a religiões, o enredo do livro e as mensagens a todo instante lançadas me transmitiram leveza e possibilitaram reflexões sobre o modo como encaramos nossas experiências de vida.
Recomendo a leitura desapegada à religião e focada nas reflexões que a obra instiga.
Para quem busca uma narrativa de fatos focados no fatídico incêndio do Edifício Joelma, pode deixar a desejar, pois o evento é apenas pano de fundo no contexto integral da obra. Ainda assim vale muito a pena ser lido.

João Pereira 07/09/2020minha estante
Era pra ter lido seu comentário antes de ter comprado hahaha

Ayany (Any) 21/06/2022

... a vida é uma beleza!
"Por essa razão (...) controle os impulsos, mantenha o equilíbrio, pois as coisas acontecem sempre do jeito que elas têm de acontecer. Espero que você tenha assimilado, compreendido, e logo possa sair daqui e ir em busca da sua felicidade. Isso é o que importa para todos nós..."

Um livro maravilhoso para nos impulsionar e mudarmos nossas vidas. Termos coragem, equilíbrio e fé. Porque podemos e somos; criadores do nosso próprio destino, criadores das coisas boas das nossas vidas!

Brenda 15/10/2021

Espetacular
Segunda vez que leio esse livro. Sou fascinada na história do incêndio do Joelma e amo as histórias/ensinamentos espíritas. Uma história forte, com muitos personagens que te fazem entrar na cena e te fazem sentir o que cada um sentiu. E no fim, caso você acredite, entende um pouco mais sobre a história do terreno do Joelma. E acima de tudo, entende que Deus é perfeito e que nada, absolutamente NADA é por acaso na nossa vida e cada um de nós passamos por aquilo que devemos passar. São nossas atitudes diante dessas situações que vão ditar nosso caminho.

Juliana 25/09/2022

Formidável
Livro magnífico que me chegou em boa hora, inspirado pelo amigos espirituais uma amiga me indicou e como eu aprendi. O livro narra a historia de diversos personagens, embora apenas 1 deles tenha estado no elevador no Incêndio do Joelma; é possível aprender e muito com a história de vida das diversas pessoas que cruzaram o caminho da Lina e como é preciso que todos nós cultivemos a autoestima, nos valorizemos, amemos a nós e aos outros e para isso é imprescindível saber controlar os próprios impulsos, seja de ira, de raiva, de paixões e desatinos: TEMOS QUE CONTROLAR NOSSO IMPULSOS e amar a nós, de forma a não prejudicarmos o crescimento de nossa alma, darmos sempre atenção aquilo que sentimos e não ao que ouvimos. Cuidado com as fofocas e maledicências, cuidado com padrões rígidos de comportamento que só ferem e fazem doer. Estou e sempre eternamente agradecida a cada um, a cada alma que me permitiu aprender com eles.

@jaliagoraesuavez 16/10/2019

LINDO!!!
Depois que eu li Vozes do Joelma, fiquei meio que obcecada pela história em torno do incêndio desse prédio, que ocorreu em São Paulo, no ano de 1974, matando quase 200 pessoas.
Então, sai buscando toda e qualquer informação sobre o fato, até que encontrei esse livro.
Um romance espírita, que conta a história de uma das 13 almas do Joelma.
Essas 13 almas foram as 13 pessoas que morreram carbonizadas dentro do elevador do prédio, foram enterradas juntas num cemitério em São Paulo e, até hoje, seus corpos não foram identificados e ninguém reclamou por eles.
O lugar do sepultamento virou templo de peregrinação, onde até uma capela foi construída e muitas pessoas fazem pedidos, vão agradecer por graças alcançadas e levam copos de água que deixam em cima dos túmulos para as almas que morreram no incêndio.
O livro narra a história de Lina, sua vida, desde sua infância no sertão até a sua ida ao Joelma naquela manhã do dia 02 de fevereiro.
Entendemos porque, no caso dela, ninguém reclamou seu corpo, ninguém soube que ela estava lá e morreu e, entendemos, também, sobre carma coletivo e escolhas.
Como disse é um romance espírita, com ensinamentos da doutrina kardecista, mas caso você não acredite, não deixa de ser uma bela história, com lindas mensagens e passagens.
Na verdade, fala muito pouco sobre o Joelma e o incêndio, pois se trata mesmo da história de uma das vítimas, o que não tira o brilho e interesse pela obra.
Há anos não lia um livro com essa temática e, apesar de achar muito parecida com tudo que já li da Zibia, foi uma leitura que trouxe paz pro meu coração.

jdelisiario 01/11/2020

1 dos 13 mortos no incêndio do edifício Joelma em 74
O livro conta a história de uma das vítimas do incêndio no edifício Joelma em 1974 que não foram identificadas. Além do fatídico dia, todo o plano de fundo até esse momento é desenvolvido com a personagem principal e todos do seu entorno. Obsessões, libertação, a busca pelo caminho individual (e espiritual), causa e efeito são temas abordados nesta obra. #leituraTerapia #indico

Raquel.Fernandes 14/06/2020

Bonito e interessante
Um daqueles romances espíritas que inspiram boas reflexões sobre a vida e nos ensinam a olhar para além de nosso próprio umbigo.
A história é muito interessante e bem escrita e os personagens espíritas não entram na trama de forma piegas.
Uma leitura que traz paz e sabedoria de vida.

jumorgensten 02/07/2019

Daí eu li Treze Almas do Marcelo Cezar em parceria com o espírito Marco Aurélio e... minha genteeeeee! pu.....tz grrrriiilaaaa! :P

A história é um romance espírita antigo, se passa no Brasil e tem quatro famílias principais que interligam-se ao longo da narrativa.

A primeira é a de Lina. Eles moram no sertão nordestino e vão tentar a vida em outra cidade maior. No percurso são assaltados, só sobra Lina que se vê em voltas com os criminosos.

A segunda família é a de Aderbal e Eugênia onde a filha Estela desencarna novinha. Os dois vivem em um sítio e a mãe ainda está em processo de luto, quando Aderbal encontra Lina pelo caminho e a leva para sua casa.

Já a terceira é a da sobrinha de Eugênia, Melissa. Sua mãe Penha é casada com Jurandir, ex namorado de Eugênia e está grávida do primeiro filho do casal.

Por fim a última é a família de Leonor, que encontra-se viúva de Emílio e cheia de dívidas. Tem 3 filhos: Daniel, Solange e Eunice que está em um processo obsessivo grave em decorrência de culpas e apegos tanto de encarnados quanto desencarnados.

Durante a história os caminhos de todos vão se ligando e muitos fatos em a tona. O livro também comenta sobre possessividade, rigidez, até onde podemos ir com o nosso senso de justiça, amores de outras vidas, sintonias e a questão de enterros de pessoas consideradas indigentes.

As partes espirituais ficam por conta de Orlando que é cuida de um Centro Espírita e inicia os cuidados com Eunice. E Neide, onde nos momentos cruciais da história está sempre presente e orientando para o bem.

O livro mostra duas grandes tragédias que realmente aconteceram no Brasil: Os incêndios no Gran Circus Norte Americano em Niterói e no Edifício Joelma em São Paulo.

Eu comi esse livro. Em menos de 3 dias, devorei quase 500 páginas. :O A leitura é tão agradável e envolvente que você vai lendo e terminou. O texto com fácil compreensão ajuda horrores também.

A minha grande pergunta é: Como eu nunca tinha lido essa obra antes? Inadmissível. Estou jogando chibatadas em mim mesma por ter perdido tanto assim. Sabem um livro redondinho, com início, meio e fim e não deixa nenhum personagem esquecido? Pois então!

Não tem nem o que falar, só sentir e soltar um monte de palavrão como elogio porque todos os elogios decentes terminaram. :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/02/treze-almas-marcelo-cezar/
Marcia 03/07/2019minha estante
Esse livro eh muuuuito bommm=)

jumorgensten 03/07/2019minha estante
É sim! ;)