Treze Almas

Treze Almas Marcelo Cezar

Resenhas - Treze Almas

1 | 2 | 3 | 4

jumorgensten 02/07/2019

Daí eu li Treze Almas do Marcelo Cezar em parceria com o espírito Marco Aurélio e... minha genteeeeee! pu.....tz grrrriiilaaaa! :P

A história é um romance espírita antigo, se passa no Brasil e tem quatro famílias principais que interligam-se ao longo da narrativa.

A primeira é a de Lina. Eles moram no sertão nordestino e vão tentar a vida em outra cidade maior. No percurso são assaltados, só sobra Lina que se vê em voltas com os criminosos.

A segunda família é a de Aderbal e Eugênia onde a filha Estela desencarna novinha. Os dois vivem em um sítio e a mãe ainda está em processo de luto, quando Aderbal encontra Lina pelo caminho e a leva para sua casa.

Já a terceira é a da sobrinha de Eugênia, Melissa. Sua mãe Penha é casada com Jurandir, ex namorado de Eugênia e está grávida do primeiro filho do casal.

Por fim a última é a família de Leonor, que encontra-se viúva de Emílio e cheia de dívidas. Tem 3 filhos: Daniel, Solange e Eunice que está em um processo obsessivo grave em decorrência de culpas e apegos tanto de encarnados quanto desencarnados.

Durante a história os caminhos de todos vão se ligando e muitos fatos em a tona. O livro também comenta sobre possessividade, rigidez, até onde podemos ir com o nosso senso de justiça, amores de outras vidas, sintonias e a questão de enterros de pessoas consideradas indigentes.

As partes espirituais ficam por conta de Orlando que é cuida de um Centro Espírita e inicia os cuidados com Eunice. E Neide, onde nos momentos cruciais da história está sempre presente e orientando para o bem.

O livro mostra duas grandes tragédias que realmente aconteceram no Brasil: Os incêndios no Gran Circus Norte Americano em Niterói e no Edifício Joelma em São Paulo.

Eu comi esse livro. Em menos de 3 dias, devorei quase 500 páginas. :O A leitura é tão agradável e envolvente que você vai lendo e terminou. O texto com fácil compreensão ajuda horrores também.

A minha grande pergunta é: Como eu nunca tinha lido essa obra antes? Inadmissível. Estou jogando chibatadas em mim mesma por ter perdido tanto assim. Sabem um livro redondinho, com início, meio e fim e não deixa nenhum personagem esquecido? Pois então!

Não tem nem o que falar, só sentir e soltar um monte de palavrão como elogio porque todos os elogios decentes terminaram. :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/02/treze-almas-marcelo-cezar/
Marcia 03/07/2019minha estante
Esse livro eh muuuuito bommm=)

jumorgensten 03/07/2019minha estante
É sim! ;)

João Pereira 07/09/2020minha estante
Era pra ter lido seu comentário antes de ter comprado hahaha

Ana Karina 09/05/2020

Treze Almas
Quando comecei esse livro achei que ele fosse se focar na histórias das 13 pessoas que morreram no elevador, mas me surpreendi ao ler que ele veio contar a história anterior a esse acontecimento (mostrando muito antes), e levando á aquele dia que acabou sendo uma das piores tragédias aqui de São Paulo.

Nos mostra como nossas atitudes podem mudar o destino de nossas vidas, é emocionante, delicado e muito necessário para as pessoas que gostam desse tipo de leitura, e como eu estava sentindo falta desse tipo de leitura e não tinha percebido, recomendo bastante a todos lerem acredito que não vão se decepcionar.
João Pereira 07/09/2020minha estante
A sinopse nos levar a pensar que girará em torno dos 13 mortos no incendio. Adiquiri confiente que seria interessante nesse sentido, sem tanto foco espírita. Como não adepto da religão fiquei um pouco decepcionado :(

KatiaMaba 01/08/2014

“Treze Almas” publicado pelas mãos do espiritualista Marcelo Cezar.
Recomendo a obra “Treze Almas” publicado pelas mãos do espiritualista Marcelo Cezar e psicografado pelo espírito de Marco Aurélio por que o leitor é motivado a refletir sobre os seguintes temas: impulsividade, justiça, estima, desencarne coletivo, ódio, ciúmes e perão.

Quando conheci a resenha do romance acima mencionado o tema desencarne coletivo despertou o meu interesse. A comoção é maior e a falta de informação dos que pertencem ao plano terrestre limita a análise e compreensão do conceito de justiça, culpados e inocentes.
Desapego também é outro tema abordado neste romance, inclusive dos laços o mais forte: mãe e seu filho (a).

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/

Kris Monneska - Conversas de Alcova 21/08/2014

Treze Almas - Minhas opiniões sobre o livro.
Foi o primeiro livro que li do Marcelo Cezar. E eu achei que Treze almas é um sopro de ar fresco sobre a literatura espírita, um romance diferente dos que eu já li do gênero, que elucida novos pontos de vista sobre a espiritualidade e até interage com ela por outras religiões. É Livro bem instrutivo, que como é comum nesse gênero leva o leitor a entender melhor sobre a evolução espiritual e a reencarnação, no caso dele, ainda explica melhor sobre os desencarnes coletivos e por que eles costumam acontecer.

Quando eu li na sinopse que o livro falaria sobre um dos espíritos desencarnados no incêndio do edifício Joelma, eu esperei outra coisa, pensando que esse era o foco. E me surpreendi um pouco no começo da leitura, mas logo a história me cativou e eu não conseguia largar o livro.

A História começa com uma jovem recebendo a noticia de que seu pai, que estava seriamente doente no hospital, não conseguia desencarnar por remorso, ele precisava do perdão de Lina. E imediatamente viajamos junto com a história para o sertão nordestino, onde Durvalina uma menina raquítica de 14 anos vive com a família, agora só mãe, pai e um irmão menor, pois os outros dois a fome já tinha levado. Família essa que acaba estrelando uma triste fuga da seca, assim como tantas outras daquela época e é dizimada. O que faz Durvalina ser acolhida na casa de uma família no interior de Minas Gerais. Paralelamente acompanhamos a história de outra família que acabou de receber uma noticia de falência e também sofre com a lembrança de um crime. As intempéries do destino levam essa fámilia também para o interior de Minas Gerais e lá as vidas de todas essas pessoas voltam a se ligar e cada um acaba por traçar seu próprio caminho... O que faz anos depois Lina ir parar num elevador, no Joelma no exato momento em que o edifício pega fogo.

Um dos pontos fortes do livro é que mesmo Lina sendo a personagem principal da história, nem tudo é sobre ela, cada personagem na história é um estranho ímpar, assim como na vida, cada um tem sua própria história, cada um é um mundo e tem de aprender a conviver consigo e aceitar-se. A história traz um ensinamento à cada página. É meio complicado explicar, mas resumindo é uma lição de vida e de que a morte não é um fim, mas um recomeço, assim como que tudo tem uma explicação e que nada é por acaso.

Recomendo a leitura, gostei bastante e vou guardar pra toda a vida!

site: http://www.conversasdealcova.com/2014/08/resenha-treze-almas-de-marcelo-cezar.html#ixzz3AzbjgBIo

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Como é apresentada na sinopse do livro, esta trama irá apresentar a pequena Lina, uma garota muito humilde, nascida no sertão nordestino que acaba tendo que sair de sua terra com a família fugindo da seca. No caminho, ela vê sua família ser morta e em poder dos assassinos de seus parentes, ela quase é estuprada. Digo quase, pois Lina tem uma forte sede de justiça, passando de vítima para justiceira.
Ela acaba encontrando pessoas muito boas que passam a cuidar dela, mas Lina ainda terá que amadurecer muito e deixar para trás todo esse ódio e esse ímpeto de fazer justiça com as próprias mãos para conseguir alcançar a evolução espiritual que é esperada dela nesta vida.

Em paralelo a história de Lina, temos as histórias de Melissa, uma menina doce que sofre abuso de um padastro pedófilo; Solange, uma moça espiritualizada que tenta ajudar a irmã que já está há 10 anos com uma obsessão espiritual, a ponto de não se permitir ser feliz e Neide, uma médium que irá ajudar todos os personagens a colocarem suas vidas no caminho certo. Esses são apenas alguns dos personagens. A história, na verdade, possui um leque enorme de histórias acontecendo ao mesmo tempo e que em determinado momento se unem.

Como a maioria dos romances espíritas, este livro tem como objetivo introduzir os conceitos espirituais e incentivar o aprofundamento do conhecimento nesta área, através de histórias que levem o leitor a perceber os ensinamentos, mas sem ser aquela coisa dogmática.
Você esta lendo uma história, um romance, como outro qualquer, porém, no meio da história é abordado o assunto do espiritismo e você assimila a mensagem sem achar chato.

A diagramação deste livro esta perfeita, com letras do tamanho certo para não cansar a leitura e acabamento impecável. A única ressalva que eu tenho é em relação ao tamanho da história. Eu acredito que poderia ser um pouco menor; se retirarmos umas 50 páginas (talvez até mais) da história, não faria muita diferença, mas eu sei que é melhor ter páginas a mais do que sair finalizando todas as histórias às pressas.

Mas você deve estar se perguntando...
"Ok. Mas onde entra o edifício Joelma nessa história que começou no sertão nordestino?"

Vocês já pensaram porque existem grandes tragédias? Porque de vez em quando acontece de milhares de pessoas morrerem ao mesmo tempo, como nas Torres Gêmeas do 11 de setembro? Ou um desastre aéreo, onde temos relatos de pessoas que por muito pouco não entraram para as estatísticas como vítimas? Pois bem... Além de trazer a doutrina espírita, explicando o básico para quem esta começando agora a tentar entender esses conceitos, de forma bem didática, ele também explica por quê essas coisas acontecem segundo o plano espiritual.
Se você gosta de livros que lhe façam pensar sobre esse assunto, eis o seu livro.

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/09/treze-almas-por-marcelo-cesar.html

cid 28/01/2015

A moral humana e a moral cósmica
Algumas anotações:
pag. 128: A moral cósmica, que rege a vida espiritual, é bem diferente da moral humana.As leis dos homens são falíveis, tem prazos de validade,evoluem, crescem e caducam de acordo com a maturidade da sociedade.
pag 442 : Quando um tipo de pensamento é muito cultivado, muito vivido num grupo, num determinado lugar, forma-se uma egrégora. É um conjunto de formas-pensamento, uma espécie de nuvem bem grande, que vive sobre um lugar.
Para a Teosofia: Egrégora (do grego egrêgorein, «velar, vigiar»), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. O termo pode também ser descrito como sendo um campo de energias extrafísicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões vibracionais.

afabivic 18/03/2015

#TrezeAlmas
Hoje vim contar um pouco sobre um dos primeiros livros espiritualistas que li e que até hoje mexe comigo. O livro vai contar a história de uma das ?Treze almas?. Para quem não conhece a história: treze almas desencarnaram no elevador do edifício Joelma no dia do fatídico incêndio que resultou no desencarne coletivo de cerca de 180 espíritos (1974), esses treze corpos nunca foram identificados. Após a leitura do livro é muito legal pesquisar TODOS os eventos históricos narrados nos livros. (...)

Leia mais em:
Instagram: @espiritualivros
espiritualivros.blogspot
Facebook: Espiritualivros

site: http://miralagitana.blogspot.com.br/

eve 29/05/2015

Ótimo.
O livro é muito bom pra quem tem interesse em saber mais sobre os ensinamentos do espiritismo. Primeiro livro do genero que li, e me fez "olhar por outro lado". Recomendadíssimo.

Laura 16/11/2015

Treze Almas, uma reflexão para nossa existência
Acabei de ler esse livro, e tive que ficar um tempo assim, digerindo, pensando, refletindo, é uma leitura interessante, envolvente, é uma resposta para muitas de nossas perguntas.
O Livro nos conta a historia de Lina, e a cada pagina vai nos mostrando também as vivencias dos outros personagens, nos dando a certeza que tudo que acontece tem um motivo. Até mesmo para Lina, entrar naquele elevador no Edíficio Joelma, no momento que ele pega fogo. É um aprendizado para o resto de nossas vidas.

Recomendo este livro. Recomendo esta leitura,

Paola 18/11/2016

Lindo e interessante romance
Uma história que tinha tudo para ser difícil, pesada, tensa.
Conta a história, como um romance, de um dos espíritos desencarnados em uma tragédia coletiva, dolorida, comoção nacional.
Mas conta de forma tão amorosa, tão humana, com tanto ensinamento e valor, que o negativo perde sua força.
Foi uma tragédia coletiva, com certeza.
O Pai, em sua infinita misericórdia, espalha seu amor por todos os cantos, oferecendo aos seus filhos mais uma oportunidade de evolução.
Obrigada aos autores, do plano físico e do plano espiritual, por nos presentear com tão belo romance, por essa oportunidade de aprender, com mais amor.

Priscila Colombelli 07/12/2016

Sempre goste de ler romances espíritas, mas com o tempo as histórias começaram a ficar muito repetitivas. Não consegui chegar na metade desse livro. Está mais para ficção científica do que romance espírita.

Suzanne.Lobracci 17/07/2018

O incêndio no Edifício Joelma, em 1974, deixou cerca de duzentos mortos e um mistério. Treze pessoas, encontradas carbonizadas em um dos elevadores, jamais foram identificadas e seus corpos nunca foram reclamados por seus parentes. Enterradas no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, seus túmulos passaram a receber a visitação pública e acredita-se que suas almas realizam milagres. Será mesmo verdade? por meio desta surpreendente trama, conheça a história de Lina, uma das treze almas.

Mi 17/01/2019

Treze Almas.
Fazia muito tempo que não lia nada espírita. Até que uma amiga me indicou e emprestou este. Também não conhecia o autor. E eu até tinha me esquecido do quanto que gosto e me identifico com esse tipo de leitura.
Treze Almas é como denominaram as 13 pessoas mortas que foram encontradas carbonizadas em um dos elevadores do prédio Joelma (centro de São Paulo), fato que ocorreu em 1° de fevereiro de 1974. Não deu pra identificar nenhuma delas.
Nas lápides do Cemitério São Pedro, na Vila Alpina está os seguintes dizeres:
"Somente Deus conhece seus nomes".
Uma dessas treze almas é reconhecida como Lina. E o livro, embora conte várias histórias, de várias pessoas, se detém principalmente na história dela, de acordo com a última reencarnação.
Lina era filha de uma família muito carente do interior do Ceará. Por falta de chuva, seu pai resolveu migrar com todos para outro lugar. Antes da mudança, Lina tem um sonho com sua vizinha falecida, Bibiana, que pede para ela ir na casa dela pegar um determinado objeto para si. E assim ela o faz.
Ao decorrer da viagem acontece vários contratempos que levam a morte dos pais e irmão de Lina. Órfã aos 14 anos e sem nada ela se vê numa situação entre matar ou morrer, até que aparece o seu Aderbal e a leva para casa. De início, sua esposa é contra acolher Lina, pois ainda sofre com a morte da filha Estela. Com um tempo, seu coração abranda e ela passa a tratar a menina como filha. O problema é como arrumar os documentos dela. Pra piorar a situação, o cartório da cidade pegou fogo. E essa problema iria se prorrogar ainda mais. Lina é apresentada a Neide que a ensina em casa. Neide é responsável por um barracão que faz trabalhos espirituais. E sempre alerta Lina que deve se manter atenta e não deixar os seus instintos de vidas passadas tomar controle sobre ela.
Muitas coisas acontecem, muitas outras pessoas aparecem na história. Enfim... São justamente os instintos de vingança de Lina que a levam até o prédio Joelma naquele dia da tragédia.
Pra quem se identifica, vale a pena a leitura. Muito aprendizado pra vida. Concluo, ninguém é vítima, cada um atraí pra si coisas de acordo com a energia que prevalece.

1 | 2 | 3 | 4