A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Bru 11/03/2021

Não é um livro de ficção, mas eu consegui fazer um filme com um plot twist no final na minha cabeça. Esse livro é aquele tipo que se for ler sem meditar sobre o que está escrito, não serve para nada. Não estou em uma guerra literal e nem planejo estar ou "comandar" uma, porém eu li tentando adaptar para minha realidade e meus objetivos e acho que esse é um dos motivos para esse livro ser um clássico.

Gilberto Alves 29/06/2020

Bom, mas talvez superestimado
Calma, acho superestimado para o qual as pessoas pensam que o livro foi escrito.
A arte da guerra, virou um símbolo de inspiração de lideranças nos dias atuais, porém, embora inúmeras traduções e adaptações, não foi para isso que os textos originais foram criados.

De modo geral, até acho coerente esta "conversão" do conteúdo, mas de certa forma perigoso, por exemplo: "se seus soldados desobedecerem suas ordens, puna-os severamente....."
Tenho discernimento suficiente para compreender os sentidos metafóricos que o livro inspira, mas a questão não é esta, como comentei, o livro é muito bom, é instigante, é de certa forma até inspirador, porém, acho que o modo como ele é aclamado como "livro de cabeceira dos principais líderes", chega a ser perigoso.

Recomendo muito a leitura, mas como conhecimento e não como inspiração.

Caio Hernams 26/03/2021

Excelente livro
Se o leitor trazer os ensinamentos e lições para os dias atuais e conseguir colocar em prática, com certeza fará uma grande diferença em sua vida.

Matheus 27/01/2021

Estratégia
Um livro bem técnico de guerra. Ensinando estratégias sobre a vida.

Bia 30/03/2022

Guerra
Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas, nunca tive interesse de ler. Porém após o início do conflito da Rússia e Ucrânia eu decidi ler. E pude perceber que esse livro descreve a maioria das guerras que aconteceu ou já aconteceram sei que esse já foi escrito a muito tempo mas tem perspectiva tão atual das guerras que impressiona a todos que lêem.
NatyNatalia 30/03/2022minha estante
Essa edição é linda, né?

Heloisa.Alexandre 01/04/2021

Muitos ensinamentos
? ? suprem? ?rte d? guerr? é derrot?r o inimigo sem lut?r ?

? Esse livro, apesar de curto passa muito bem vários ensinamentos, não só para quem é militar, em específico general, mas como também, pessoas comuns como nós.

? Essa história escrita a mais de 2.500 anos é atemporal, com ensinamentos que podem ser aplicados nos nossos dias atuais. É incrível ver como o Sun Tzu foi um homem extremamente inteligente!

? Eu fiquei encantada com os ensinamentos! Inclusive se você é escritor, que vai descrever cenas de batalhas e lutas, super recomendo esse livro!

? É bem rápido de ler, em um dia! Eu gostei muito!

Kassia.Ferreira 10/04/2021

Embora antigo, atual.
O que mais chama a atenção em "A arte da guerra" é o fato de que as características descritas pelo autor como sendo essenciais para um bom comandante e a interação entre comandante e soberano são atuais, mesmo sendo escritas em cenário e contexto histórico totalmente diversos dos dias hordienos. Em alguns trechos parece que o livro foi escrito ontem.

Gabriel Vilela 27/07/2023

"Se queres a paz, prepare-se para a guerra"
Esse livro nos mostra estratégias de guerra,porém se aplica em vários aspectos. Como na sua própria vida ao enfrentar o mundo, quanto em uma partida de xadrez ao enfrentar um adversário. Com certeza absorvi várias ideias desses ensinamentos milenares. E ao meu ver, a estratégia defensiva é a tática mais poderosa! Recomendo para todos que querem se fortalecer mais. ??

Robson 09/08/2022

Guerra na atualidade
Praticamente um livro de bolso, aqueles que você começa a ler e termina no mesmo dia, porém o tema, e todas as correlações com os tempos atuais precisa ser lido com muito mais calma, com tempo e disposição. O autor claramente fala das guerras de seu tempo, uso de terrenos, tropas, cavalaria, e hoje podemos pensar nas nossas guerras diárias, seja no trabalho, na famílias, em rodas de amigos, enfim, precisamos sempre pensar na estratégia a ser tomada e a forma de lidar conhecendo a si mesmo e o "seu inimigo".
O livro é dividido em capítulos bem curtos, basicamente detalhando o pensamento do autor sobre o motivo que ele acredita que aquilo é essencial para a Arte da guerra.

Por coincidência estou lendo outro livro no período da noite, e a história é sobre guerras, invasões e conquistas de poder, ajudou a entender, agora preciso pensar sobre alguns seriados, também, após a leitura desse livro.

Joao 22/12/2022

Para sempre atual
Antigo, sim, mas desatualizado nunca.

Não sabemos ao certo se realmente foi Sun Tzu quem escreveu o livro todo, porém, independente disso, os ensinamentos são maravilhosos. O foco do escritor (ou escritores) é a guerra, isso é óbvio, entretanto, aprende-se muito sobre como traçar planos de carreira, além de muitos outros aprendizados.

Ter uma estratégia é boa? Claro, mas do que serve ela se não pode ser mudada? Para nada.

Pretende crescer e melhorar na vida? Ok, contudo, do que adiantará torná-la pública, atraindo para si milhares de holofotes? Apenas dor de cabeça e olhos tortos.

Fará uma prova de concurso? Examine a banca, pois adentrar em um terreno sem ao menos conhecê-lo, é querer fracassar.

Muitos concorrentes? Conheça-te a si mesmo e depois tente vencê-los.

Leiam, tenho certeza que não se arrependerão.

Jenny Vokalnii 18/03/2021

Um livro que ão fazia ideia de que ia ler
Mas fui convencida, e caramba...foi incrível. O tanto de coisa que comecei a reparar depois da leitura, coisas que acontecem na vida real da mesma forma que o livro descreve. Talvez eu tenha aprendido alguma estrategia, mas sou ruim nisso então não tenho certeza.

Diego campos 21/08/2021

É um livro que retrata guerras 500 anos antes de Cristo, bem nos primórdios. Mas bem interessante, foca a ideia de como e quanto é importante um bom planejamento em tudo o que se pretende fazer.

gab 13/03/2022

Esse livro é o que ele passa não se resume apenas a guerra, muitos dos tópicos podem ser aplicados na vida comum também.
Rhana 13/03/2022minha estante
Sim!!! Adorei essa leitura!!