Clara dos anjos

Clara dos anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Camila 19/11/2022

"Não somos nada nessa vida"
Tem uns livros clássicos que eu li de forma despretenciosa e acabei gostando bastante. Com esse aqui não foi diferente.

A história é muito bem contada e a narrativa é simples e de fácil compreensão. O que eu mais gostei é o tom irônico e muitas vezes satírico que o autor usa para fazer críticas certeiras à sociedade da época e aos costumes de um subúrbio do Rio de Janeiro.

Além disso, o Lima Barreto consegue apresentar e expor cada um dos personagens que compõem sua obra e assim, acredito que cada um deles carrega um traço em sua personalidade que é uma crítica aos cidadãos. Por exemplo, a mãe do Cassi. Uma mulher claramente racista e com ares de uma falsa aristocrácia, que se orgulha do seu nome e dos seus antepassados, mas age com total hipocrisia e procurava sempre livrar o filho dos problemas em que ele se metia.

Aliás, que personagem mais cafajeste é esse Cassi Jones. Claramente apresentado como o tipo vagabundo e malandro, que conseguia passar a perna em todos e enganava, sobretudo, as mulheres e as seduzia e depois as largava à própria sorte.

A Clara dos Anjos teve a cruel sina de ter seu destino atravessado pelo Cassi. Uma personagem marcada pela sua inocência e ingenuidade e que, talvez pela grande proteção da mãe, não conseguiu perceber que o mundo é um lugar complicado e por vezes ruim.

Simplesmente incrível como o livro termina. Um pouco desolador também que a Clara tenha passado pelos mais terríveis momentos de humilhação e desespero para, só assim, em um ato de revelação, perceber e afirmar que "não é nada na vida".

Guilherme 15/11/2022

"Clara dos Anjos? é um romance escrito por Lima Barreto, concluído em 1922 (ano da morte do autor) e publicado em 1948. A obra pertence ao pré-modernismo e traz consigo uma forte crítica social, principalmente ao denunciar o racismo, a misoginia e a desigualdade social presentes no Brasil.

Davi.Rissi 12/11/2022

Sensacional
Melhor livro de literatura brasileira que já li.
Dona Margarina melhor personagem
Demonstra com clareza os problemas sociais e morais que acontecem até hoje além de como os vícios e ingenuidade atrapalham.

Livro riquíssimo.

lusandra 03/11/2022

Péssimo
Nem um pouco dinâmico. Foi muito difícil ler, não ia. Quando eu achava que tinha entendido alguma coisa, *pum*, vinha alguma coisa e mostrava que eu estava totalmente errada. Enfim, foi meio estressante ter que tentar entender a coisa toda o tempo INTEIRO. Não gostei. Não leria nem recomendaria, mas para o bem ou para o mal é leitura obrigatória, fazer o que...

A única coisa que eu passo pano, é o fato de fazer uma crítica forte à como as mulheres eram tratadas como inferiores e sem valor algum, sem muita importância, isso foi algo muito importante, principalmente pelo contexto histórico daquela época, tem algumas outras coisas tbm, mas me estressei tanto nem vou comentar.

Mari.Vasconcelos 29/10/2022

Depois de tantos anos, o que mudou?
Sei que apesar de ter sido escrito há muito tempo atrás, li como se fosse de agora.
Muito embora, a mulher, (independente da raça, a gente sabe que para a negra, da periferia o peso do preconceito é dobrado) tenha conseguido muito espaço a sociedade sempre a vê como subgênero em relação ao homem.
Eu gostaria que esse livro não tivesse me dado um espelho na mão, minhas cicatrizes evidenciaram tão nitidamente ... e eu tô na bad

isadorable 27/10/2022

Leitura Necessária
Mesmo sendo um livro antigo, os temas abordados nele refletem muito a sociedade em que vivemos atualmente. A injustiça, a negligência, o machismo, a hipocrisia e o preconceito social são mostrados com nitidez nessa obra, que, devido a isso, se torna uma leitura necessária para a produção de reflexão acerca de tais problemáticas.
Como é de se esperar, a linguagem e a construção das frases no livro são um pouco confusas e talvez você tenha que reler o mesmo parágrafo algumas vezes KKKJJ mas isso não atrapalha por inteiro o entendimento do enredo.

MarAlia 03/10/2022

Rio de janeiro.
O livro é mais sobre oque está acontecendo no rio naquela época do que os personagens em si é um livro bem crítico social onde se percebe bastante presença do machismo dentro da sociedade.

.geo. 09/09/2022

Foi a primeira obra de Lima Barreto que li, eu gostei, as ambientações, infelizmente, ainda são representações da realidade.

20/07/2022

Um drama de 100 anos, mas bem atual
Clara dos Anjos é um drama que, embora tenha sido escrito e publicado há cerca de 100 anos, trás alguns temasbbem atuais: o racismo, o abandono paterno e o preconceito presente em quem tem um pouco mais de condições.
Um rapaz branco, bisneto de um Lord inglês, chamado Cassi Jones, cuja mãe é extremamente preconceituosa, se aproveita de moças virgens e inocentes de baixa classe, especialmente afrodescendentes e mestiças, porque sabe que, sendo branco, dificilmente poderia sofrer algum dano.
É neste meio que somos apresentados a Clara, moça parda, filha de um carteiro e de uma dona de casa sedentária, se apaixonar por Cassi, que tocava violão e cantava canções melosas. Este, por sua vez, querendo fazer de Clara mais uma de suas vítimas, aproxima-se da moça com boa lábia e até mesmo, usando de artifícios ardilosos, como tirar alguém de seu caminho, para conseguir o que quer.
Num meio sujo e cruel, que é a raça humana, temos um breve resumo dramático do porquê existem tantos filhos que sequer sabem quem são seus pais. Quem é a vítima? Quem é o culpado? Este é o questionamento que deixa a obra de Lima Barreto.

uepa 01/07/2022

Clara Dos Anjos é sobre a visão do povo brasileiro excluso.
O narrador vai te guiar de passo em passo para dentro da vida dos personagens singularmente; Lima Barreto procura aqui expor uma realidade racista, humilde e ignorante desses reclusos.
É uma leitura rápida, mas não tão interessante quanto outras obras do autor.

Sofia 01/07/2022

A forma como o autor busca fazer uma crítica social no início até o final do livro é surreal, Lima Barreto consegue prender o leitor mesmo a sua obra obtendo poucas páginas, além de retratar e ver beleza onde pouquíssimos escritores olhavam, os subúrbios cariocas.

Gabriela 22/06/2022

Nós não somos nada nesta vida.
Lima Barreto realmente faz jus à sua designação de ?triste visionário?, muito atemporal em todos os sentidos.

O romance em si não é muito bem elaborado, não tem uma narrativa tão envolvente (talvez se não fosse um clássico nunca teria lido? Não sei) e os personagens são bem rasos (imaginava uma construção mais profunda da Clara em si, mas também entendo o intuito do escritor em colocar desse jeito). Acredito que, aqui, Lima procurava expor de ?qualquer jeito? todas suas revoltas sociais, o que faz de maneira muito relevante e inteligente.

Agora sobre essa produção editorial em específico, muito boa, porque acrescenta muitas explicações e contextualizações muito importantes (ou ate mesmo necessárias) pra leitura (inclusive acerca da construção narrativa, sobre suas falhas e faltas). Entretanto, achei algumas pontuações desnecessárias, mas nada alarmante.

Maria 12/06/2022

Surpreendente
Um dos melhores livros que eu já li.
Tem uma escrita mais simples quando comparada a outros clássicos, o que é ótimo para quem está começando a ler esse estilo e personagens bem criados com histórias envolventes.
Quando li me surpreendi a ver muito dos dias atuais com o Brasil daquela época. Lima Barreto conseguiu reunir e criticar, sem precisar fazê-la de maneira explícita, em uma única obra questões sociais como a pobreza de Meneses, o mal caráter de Cassi, a ingenuidade de Clara(deixando bem claro que uma criação superprotetora e não permitir que os filhos conheçam a realidade do mundo, não funcionam, uma vez que só faz com que eles não estejam preparados para viver nela).
Vale ressaltar também que ele expõe uma realidade ainda presente: a quantidade alarmante de mulheres negras e pobres que vivem como mães solteiras depois de terem sido abandonadas pelos companheiras grávidas ou com crianças pequenas e como isso afeta na criação delas.
Em resumo, é um retirado da sociedade que ainda vivemos.

Eli.Nascim7 11/06/2022

Relendo um dos primeiros clássicos que li na escola e fiquei apaixonada pelo Lima Barreto e sua escrita, ele consegue colocar os problemas sociais de uma forma tão "real" que parece q o livro foi escrito recente.