A Evolução de Calpúrnia Tate

A Evolução de Calpúrnia Tate Jacqueline Kelly

Resenhas - A Evolução de Calpúrnia Tate

@danisz92 20/12/2023

Acho que se eu tentasse ler esse livro hoje em dia eu odiaria, mas, li no momento certo e por isso tive sorte por ter ficado maravilhada com as ricas descrições e não cansada. Fui conduzida pela estória de forma despretensiosa e não exigi tanto dela, isso fez total diferença. Comprei o livro pela capa. Não me arrependi.

Feliky 02/07/2023

É um livro feito para não acontecer muita coisa, o que talvez para algumas pessoas torne ele meio chato. Apesar disso, eu gostei. Não o suficiente para ficar marcado na memória, mas o suficiente para ser uma daquelas obras que você vê, se diverte no processo e depois de um tempo talvez se esqueça. De certa forma, acho que a parte de ser meio esquecível é até outro indício de que não é tão ruim assim, porque livros horríveis costumam ficar marcados na memória de pura frustração.

A protagonista é fofa e cativante e é fácil se identificar com ela, principalmente se você for uma garota/mulher. Embora as questões dela se tratem mais da paixão dela pela ciência, mesmo se você não for uma pessoa apaixonada por ciência você consegue correlacionar com outra coisa da sua vida. A história é leve, as relações são fofas e o cenário como um todo é fácil de se imaginar porque a descrição é legal também. Eu recomendaria principalmente para um público pré-adolescente.

Debora.Olindina 15/09/2022

Boas Memórias
Esse livro me fez lembrar de momentos da minha infância em que estava descobrindo meu amor pela leitura. Boa memórias me voltaram a mente.

Calpúrnia é uma garota cheia de intenções acima do tempo em que vive, e é bem descrito sua ânsia em querer mais do que lhe é oferecido. A companhia e apoio de seu avô foi um deleite para sua evolução.

Gostei da forma como ela pensa como uma criança cheia de dúvidas, mas também gostei muito de como ela descreve sua curiosidade em desvendar as peculiaridades da natureza. É uma linda forma de mostrar os pensamentos de uma criança e seus desafios em se adaptar a forma que os pais a imaginam. É curioso.

Li o livro em um momento bom, não estava querendo me surpreender, queria ler algo gostoso de percorrer. Indico para todos que querem algo para lembrar, que estejam em busca da criança curiosa que foi um dia.

Bons momentos de leitura,
Debora.

villalobo 27/07/2021

Um amor.
Calpurnia é uma menina de 11 anos que começa a se interessar pela vida em seu quintal.
Ela cria um grande laço com o vô que era um explorador e ele guia e apoia ela em todas as coisas.
Inclusive em ir para a universidade, porque na época em que se passa o livro (século passado) era um absurdo uma mulher ir para a universidade, mas a Callie era diferente,
esquisita como ela mesmo diz, mas muito, muito encantadora.
Queria muito saber se a Callie conseguiu ir para faculdade e realizar os outros tantos sonhos que ela tinha.
Babi159 28/07/2021minha estante
Este livro parece tão fofinho, rs

Raphaw 09/06/2021

Uma evolução pessoal
Callie nunca deixa de ser uma menina encantadora, e posso dizer que me identifiquei com ela em muitas partes na sua jornada e aprimoramento científico e da percepção de si perante a sociedade, as páginas fluem de formas muito gostosa, divertida e engraçada com seus personagens cheios de carisma.
Algo a se pontuar é como as pessoas negras são representadas aos olhos de nossa protagonista, imagino que seja bem acurada para uma criança branca, até que bem abonada daquela época, não há nenhum escândalo por parte dela, apenas algumas normalizações dos serviços que as pessoas eram acometidas.
Gostei muito da Calpúrnia e também me irritei com ela por me identificar com a mesma várias vezes, quando como ela vai adentrando a esse mundo científico e percebe que nunca viu nenhuma outra garota se interessando por esses assunto e logo começa a inferiorizá-las, diz que se pudesse ter escolhido gostaria de ter nascido um macho, assim não precisaria fazer as obrigações de uma dama da época, pensamentos até que simples vindos naturalmente quando encontrada nessa situação, mas que possuem todo um aspecto arraigado neles.
Lendo este livro pude me lembrar de quando era mais nova e de como ela, também fui evoluindo como uma pessoa admiradora da ciência, assim como ela fui conhecendo aos poucos outras mulheres engajadas com a área, e entendo melhor que cada uma possui seus interesses e talentos, contanto é claro que elas sejam livres para exerce-los.
Recomendo muitíssimo o livro e espero que todas as outras Calpúrnias espalhadas pelo mundo continuem indo atrás de seus sonhos!

Isa 21/05/2021

Para fãs de Anne de Green Gables
Eu amo esse estilo de livro de cotidianos de adolescentes em séculos passados. A Calpurnia é uma criança cheia de personalidade e gostos diferenciados, mas eu ainda a acho muito retraída em alguns momentos, uma confiança que ela deve adquirir com a idade, ou no segundo livro que não tem traduzido :(
A família da Calpurnia foi uma das coisas que não gostei. O avô e o irmão Harry eram perfeitos, mas os pais eram muito rigorosos e ausentes, apareciam apenas para tentar molda-la e não apoiavam em nada, exatamente nada. E tem um monte de irmão de enfeite na história, a relação deles foi bem rasa.
O que eu mais queria ver era realmente a evolução da Calpurnia nos próximos anos, na entrada da adolescência, porque o jeito dela me agradou e as descobertas dela em relação ao mundo (fora da ciência) seriam muito interessantes de ver.

Fiz uma resenha completa no meu insta literário @euphorialiteraria

magaru 02/05/2021

1899
Sério ver a perspectiva do mundo de uma menina de 11 anos foi incrível.
O modo como esse livro tratou de assuntos tão sérios de uma forma tão natural, e inocente.
E é até engraçado ver o modo como os pais dela pensam em questão de ela não ser como as outras garotas, pelo simples fato de ela ter diferentes interesses.
Livro muito gostosinho de ler, indico muito fácil.

Jenifer Tertuliano 14/04/2021

De uma delicadeza
Calpúrnia é uma menininha de 11 anos que um dia observa duas espécies diferentes de gafanhoto e se pergunta o pq?
Ela busca o avô na esperança de que ele a ajude a desvendar esse mistério, e a partir desse momento os dois desenvolvem uma amizade linda!
O avô se considera um "pesquisador naturalista" a apresenta para Calpúrnia ícones como Darwin, Bell, Curie, Dickens (seu autor favorito).
Rodeada de tanto conhecimento e um mundo novo ela decide que quer fazer universidade e ser uma cientista, o que vai de encontro a todas as crenças possíveis da época para uma mulher, visto que ela devia aprender a cozinhar e gerenciar um lar.
A amizade de Calpurnia com o avô é tão bonita, que quando ela pensa por um momento que ele se cansou da sua companhia ela entra em pânico, pois ele quem estimula, acredita e encoraja os sonhos de Calpúrnia, é ele quem diz que ela pode fazer o que quiser e ser quem quiser.
A história é linda e emocionante, além de muito engraçada.
É um dos favoritos sim!!
Não poderia ser diferente!

@leituras_sa 19/02/2021

"Um dia eu teria todos os livros do mundo, prateleiras e mais prateleiras deles. Viveria em uma torre de livros. Leria o dia todo e comeria pêssegos. E, se algum jovem cavaleiro de armadura ousasse vir gritando em seu cavalo branco, me pedindo que soltasse o cabelo, eu o bombardearia com caroços de pêssego até que fosse para casa.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos e pergunta o porquê dos gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes. Com a ajuda do seu mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de serem vistos na grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza, a menina acaba criando um relacionamento próximo com o avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e as dificuldades de ser uma garota em 1899.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ "A Evolução de Calpúrnia Tate" proporciona uma leitura tão agradável, é o tipo de livro que a gente passa horas lendo e nem nota o tempo passar. Trata-se de uma verdadeira aula de ciências apresentada de forma simples pelo naturalista, o que resulta em uma troca de conhecimento muito bonita entre avô e neta. Acompanhar o espírito curioso e aventureiro de Calpúrnia ao longo da história também é muito interessante, bem como os questionamentos da pequena menina frente à sociedade machista da época. É quase impossível não se sentir dentro da biblioteca da família e dos campos verdes ao redor da casa, palcos de muitas descobertas. Em linhas gerais, ler esse livro proporciona uma verdadeira viagem ao passado e à infância, época em que tudo era mais simples e encantador diante dos nossos olhos.
Por @varlene.santos
🔹N° páginas: 384
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/CLfSol8D81u/

Olivia 23/01/2021

Me senti em casa com essa leitura
Calpúrnia é a única menina dentre os sete filhos de Alfred e Margareth, e enquanto tenta sanar sua curiosidade pelas ciências da natureza juntamente com seu avô tem de lidar com seu possível futuro segundo o que é esperado pela sociedade.

Eu me senti acolhida nessa leitura, eu sentia vontade de entrar nesse universo e responder as perguntas da Calpúrnia, de conversar com o Sr. Tate, de fazer parte daquela família, de alcalmar ela quando ela surtasse enfim......

Esse livro era tudo o que eu precisava no momento, me acalmou, me fez gargalhar....... Foi uma leitura muito gostosa, eu amei.

"Por que perder tempo ?brincando?, como tinham mandado, quando podia passar um tempo valioso com vovô? Ele não me achava perigosa quando eu pensava em alguma coisa. Na verdade, ele me encorajava."

Larissa Destro 13/10/2020

Pra quem gostou de Anne with an E
O ano é 1899, Callie é uma pré-adolescente apaixonada por ciência e pelas descobertas que faz junto com seu avô. Mas infelizmente ela não pode fazer o que quer. Porque meninas tem que aprender a cozinhar, tricotar e a cuidar da casa. Debutar, e aguardar a chegada dos pretendentes. Callie vai fazer o possível para não perder a esperança de que o novo século trará a liberdade pela qual tanto anseia.
Nesse livro pude ver os personagens super felizes com invenções como o telefone, a Coca-Cola e o automóvel. Foi muito bom viver essa empolgação toda através da leitura. E ficou muito mais divertido ler esse livro tendo assistido "Anne with an E". A época é a mesma, e as protagonistas muito parecidas. ?

venfeee 04/10/2020

Calpúrnia é uma menina de "praticamente doze anos" adorável, curiosa e inteligente. Carrega sua caderneta para todo lado e está sempre fazendo suas anotações científicas.

Com certeza não se encaixa nos padrões esperados de uma menina em 1889. Enquanto sua mãe quer que ela aprenda atividades domésticas, Calpúrnia quer sair para coletar espécimes no rio com seu avô.

É uma história encantadora! Amei conhecer a familia Tate, acompanhar a interação de Callie com seus seis irmãos e especialmente a amizade que ela forma com seu avô.

Foi a primeira vez que marquei e até escrevi em um livro (DE LÁPIS!!!) talvez inspirada pela própria Calpúrnia e suas anotações. A Evolução De Calpúrnia Tate se tornou não só umas das minhas leituras favoritas desse ano, mas da vida.

_lara_borges_ 09/06/2020

É um livro diferente e delicado, com a protagonista ainda na infância e mostra o interesse dela por ciência, quebrando os padrões da época e de sua idade. Entretanto, achei a leitura muito maçante -tanto que levei cerca de 4 meses para terminar e abandonei uma vez-, não é muito empolgante e nem prende o leitor.

cat 24/05/2020

Calpúrnia Tate tem quase doze anos e esta prestes a vivenciar a virada do século. Como qualquer outra jovem da sua idade, ela é constantemente incentivada a aprimorar suas habilidades domésticas para futuramente formar sua própria família. O problema é que ela não leva o menor jeito para nenhuma dessas atividades, ela é um completo desastre seja na cozinha e na costura. Toda sua atenção esta voltada para o mundo lá fora e tudo o que ainda se tem para ser descoberto, sua curiosidade é ainda mais acentuada quando sua relação com o avô, um cientista naturalista, se estreita. É claro que essas atitudes de Callie, como ela é chamada pelos pais e irmãos, é fortemente reprovada pela sua mãe, que espera que sua única filha entre seus meninos seja seja uma dama.
Jacqueline Kelly conseguiu escrever o livro de forma primorosa, é palpável o apreço pela ciência de ambos Calpurnia e seu avô, em uma época em que esta tinha seu valor tão questionado. É comovente acompanhar a trajetória da protagonista que vai além dos dramas diários de uma jovem descobrindo o mundo. O livro é na verdade a história de uma jovem cientistas que vê seu maior sonho em risco, pelas regras ditadas pela sociedade da época, onde uma garota querer ir para a universidade era impensável.
Com a virada do século Calpurnia espera que o novo mundo tenha algum espaço para ela e suas resoluções. Pessoalmente como uma estudante ingressante em uma das diversas áreas da ciência esse livro foi muito especial e acredito que deixe muito a refletir para qualquer mulher e estudante.