Uma Constelação de Fenômenos Vitais

Uma Constelação de Fenômenos Vitais Anthony Marra

Resenhas - Uma Constelação de Fenômenos Vitais

eduardamp 18/02/2024

Acho que a minha coisa favorita sobre esse livro é a forma como o autor vai "voltando na história" em outros capítulos explicando e mostrando coisas que se ligam ao que está acontecendo.

É triste ler o desfecho da história, mais ainda se pensarmos no quão realista ela é.

euridesxx 16/11/2023

Impactante
O livro poderia se enquadrar facilmente em uma leitura história, pois a todo momento é abordado assuntos de guerra entre outras coisas. O autor fez um ótimo trabalho de pesquisa, o que torna tudo muito real e desperta a curiosidade.
Para quem não conhece nada sobre a Chechênia, como eu, no começo pode ser confuso mas com uma breve pesquisa tudo fica claro.

biacesario 04/07/2023

Esse livro traz uma história muito tocante, triste e profunda. É muito interessante a construção feita pelo autor, como cada detalhe se encaixa e reverbera. O que eu mais gostei nesse livro foi o contexto histórico. Para entender melhor o enredo, pesquisei sobre as guerras, conflitos e personagens históricos que eram citados na obra. Então, foi uma leitura bastante enriquecedora e que agregou bastante conhecimento.

Júlia 20/11/2022

É um livro bem denso por conta da quantidade de referências históricas, eu aconselho a ler um pouco sobre as guerras da Chechênia antes de começar, assim fica mais fácil se situar nós acontecimentos.

Senti falta disso no livro. De ser "situado" na história, porque o livro te joga no meio dos acontecimentos e você que tem que correr atrás pra descobrir o que tá acontecendo. Acho que uma introdução faria muito bem a essa edição.

Agora, falando da trama em si... Achei uma história muito bonita e interessante. Personagens bem construídos e capítulos que alternam entre passado e presente. A história vai se construindo aos poucos e é muito interessante ir conhecendo as motivações de cada um.

Outra coisa que me agradou muito foram as "janelas" que o autor abre no futuro da vida de alguns personagens secundários, mencionando o que acontecerá com eles e dando a dignidade de um final até pra pessoas que em teoria não seriam muito importantes pro plot.

Apesar da densidade que já comentei ali em cima, a história é relativamente fluída. Em alguns espaços existe uma narração muito detalhada da guerra e é possível que você não consiga compreender tudo completamente, mas isso não atrapalha o entendimento da história dos personagens, dá pra seguir em frente tranquilamente.

Em geral recomendo bastante esse livro, é ótimo pra sair da mesmice e de quebra ainda te força a pesquisar sobre as guerras da Chechênia. Achei uma experiência bem enriquecedora :)

The OC 14/11/2022

Dói na alma
Um livro sobre guerra, tráfico humano e sofrimento. Acho que isso resume tudo. Eu li quando era adolescente e me arrependi, pois é sofrimento atrás de sofrimento! É uma história ok, mas achei sofrido demais.

Mari 05/07/2022

tudo conectado
o livro todo se passa em 4 ou 5 dias. tem bastante informação sobre a guerra na Chechênia, o que acaba confundindo pra quem não entende muito (como eu). fora isso, o livro é muito lindo e tocante.

geovanna172 14/05/2022

é incrível como tudo nessa história é conectado, não tem UM DETALHE A TOA eu to boba com a escrita, com o final, com a profundidade...Gente pelo amor de deus, leiam essa obra prima.
Pensei em dar 4 estrelas por causa da parte da guerra que é meio confusa, mas até que passa meio despercebido esses detalhes no meio de tanta coisa na história

Giulia 02/04/2022

Inesquecível
Um pouco arrastado em algumas partes, triste, mas muito tocante e com certeza uma história que me marcou.

Larissa 01/02/2022

Um livro em que tudo e nada acontecem, com um contexto que demora a ser explicado e histórias que aos poucos vão se entrelaçando.
Gostei de como a história foi contada, indo e voltando no tempo, e como tínhamos migalhas de como seria o futuro no meio do texto.
Alguns momentos arrastados e com muita informação, mas importantes pra construção da história, pra entendermos os motivos e motivações.
Acredito que ainda preciso processar o livro.

"Durante meses, eles tinham percorrido com os dedos a borda da bainha de seu afeto sem uma única vez reconhecer o tecido."

Anne - @literatura.estrangeira 31/01/2022

Pouco se é relatado em livros guerras que não a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Em Uma Constelação de Fenômenos Vitais o foco está na primeira e segunda guerra na Chechênia (1994 e 1999 respectivamente) descritas de forma muito verdadeira e delicada, onde a crueldade e a fome é uma realidade muito presente na história.

O livro é narrado em terceira pessoa em uma linha do tempo que vai desde 1994 à 2004. Logo no começo conhecemos uma menininha chamada Havaa, de oito anos, que ao ver a casa pegando fogo, corre para a floresta. Seu vizinho Akhmed, comovido com a situação e ciente de que seu envolvimento poderá lhe custar muito, acaba levando a menina para o hospital abandonado na cidade convencido de que é o único lugar onde ela estará a salvo. Sonja, a única médica do hospital, relutantemente aceita Havaa.

Apesar de ser um péssimo médico e estar a par e aceitar isso, Akhmed começa a ajudar no hospital. Mas em casa ele tem uma esposa acamada que precisa de cuidados e ele faz esse trajeto casa/hospital hospital/casa diariamente.

De início a narrativa pode ser um pouco confusa e lenta e ouso até dizer que o autor pecou em usar repetidamente parágrafos muito extensos, cansando o leitor. Mas o resultado final, apesar desses problemas, foi o melhor possível.

Alguns moradores da vila de Akhmed e Havaa que vão aparecendo, embora sejam personagens secundários, são de suma importância para a história, porque é através de seus olhos que vemos os horrores e atrocidades que acontecem na guerra. Ser vizinho não te livra de ser caguetado para os russos por informantes desesperados e a medida que o enredo avança, tudo começa a fazer sentido e se encontrar, culminando em um final de partir o coração.

"Talvez ali fosse aonde a história chegara à etapa final. Uma civilização sem classes, sem propriedade, sem Estado nem lei. Talvez esse fosse o fim."

O livro é complexo, mas muito bem escrito. Mas é acima de tudo um livro necessário. E se você pensou em desistir da leitura por causa do começo um pouco mais arrastado, vá em frente, continue. A história apesar de difícil, muda a gente. Nos faz pensar, talvez até agir. Com certeza Uma Constelação de Fenômenos Vitais é um livro que vai ficar no meu coração, porque apesar das muitas perversidades que a guerra traz, também vemos o lado humano das pessoas querendo se ajudar em meio a essas grandes dificuldades e isso mexeu muito comigo.

Chorei bastante ao terminar a leitura porque é uma obra real, ainda que sensível e bela, que traz muitos ensinamentos, sentimentos conflitantes e inexpressáveis. Apenas leiam, assim vocês poderão entender o que senti ao fechar o livro.

E para quem gosta de livros sobre guerras, eu indico A Vida em Tons de Cinza da autora Ruta Sepetys, que vai falar sobre a situação das pessoas nos Gulags Soviéticos na época da Segunda Guerra Mundial.

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/12/resenha-uma-constelacao-de-fenomenos.html

Gabi Ju 01/12/2021

Esse livro, meu Deus!
Apesar de ser uma leitura extremamente densa, não consegui de forma alguma engatar de verdade na leitura - a não ser no fim -, muitos detalhes - as vezes desnecessários - sendo explicados a todo instante.

Mas eu posso dizer que tudo vale a pena por que é perfeito, impossível não dar 5 estrelas nesse livro. A história, mesmo sendo narrada por acontecimentos de vários intervalos de anos, se encaixa perfeitamente. Até o personagem "vilão" não é essencialmente uma pessoa ruim. Tudo é muito intenso e pesado já que se passa em um período de guerra, razoavelmente recente. A leitura fica confusa em certos momentos, mas lendo com atenção tudo fica muito claro.

Tem suas ressalvas, mas eu recomendo muito essa leitura!

yasminzy 09/09/2021

Simplesmente magnífico!
Eu não irei me estender muito nessa resenha pois estou ainda processando o que acabei de ler e nada, nenhuma palavra, pode definir tudo que eu senti a cada virada de página.
O que posso falar é que esse é um dos livros (se não O livro) mais bem escritos que já li, uma ficção que mais parece uma biografia e com personagens que você pode jurar que são pessoas reais. Anthony não se poupou nas descrições o que pode ter incomodado muitos, mas isso foi essencial para que eu atribuísse a nota 5/5. Muito estudo de história e cultura por trás de cada simples oração, eu senti que estava no meio da Chechênia, vivendo aquele terror com os personagens, angustiada e com medo do que iria acontecer depois.
Apesar de todos os elogios, não indico esse livro a qualquer um, por conter gatilhos (estupro, abuso de drogas, prostituição forçada, violência exacerbada, tortura física e psicológica, depressão, etc) esse livro pode despertar diversos sentimentos e espero que você esteja preparado psicologicamente para isso.

Por fim, deixarei a frase que mais define essa obra de arte, que se encontra na página 167:
"Vida: um constelação de fenômenos vitais -- organização, irritabilidade, movimento, crescimento, reprodução, adaptação."

Ana P. 22/01/2021

chato porém muito bonito!
?Uma constelação de fenômenos vitais? passou a me cativar mais ou menos na página 230, o que me levou a achar muitas partes maçantes pelo detalhamento do autor...
demorei quase um mês para concluir a leitura e apesar de tudo a mensagem da obra é muito bonita e emocionante, onde se vê pessoas se entrelaçando em uma só vida.
valeu a experiência, mas foi muito difícil concluir o livro.

Bia 16/08/2020

Constelação de vidas em união.
O livro retrata de acontecimentos de uma Chechênia em guerra e destruída, assuntos que não são comuns. O autor é bem detalhista sobre a história e a ambientação, porém eu achei esse detalhismo excessivo e cansativo em diversas partes, deixando o livro exaustivo.

Quanto a história, eu gostei muito do desenrolar. Personagens imperfeitos, com qualidades e defeitos. Me deixou pensativa, de como as vidas de dezenas de pessoas se entrelaçam no sútil fio que é a vida.