Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Camilla 27/07/2020

Minha experiência lendo pela primeira vez já adulta
Esse foi meu menos favorito até agora (mas mesmo assim, muito bom).
Em Prisioneiro de Azkaban, um perigoso bruxo aliado de Voldemort escapa da prisão e está atrás de Harry para terminar o serviço. Além de lidar com Sirius Black, Harry enfrenta Dementadores, guardas de Azkaban que estão em Hogwarts atrás do fugitivo.
O que eu mais gostei aqui foram dos novos personagens (Lupin, Buckbeak, e até o próprio Sirius Black), das partidas de Quidditch e das idas à Hogsmeade. Por ser mais longo que os anteriores, o leitor presencia muito mais do mundo de Hogwarts, principalmente das aulas.
O único defeito aqui pra mim é que eu achei o plot twist muito mirabolante (eu sei que isso é um ponto positivo pra muita gente, mas eu prefiro quando a verdade fica apenas levemente escondida, e não completamente fora do alcance do leitor). Ainda assim, foi uma leitura que eu aproveitei bastante e estou ansiosa pelo próximo!
Paeastwood12 27/07/2020minha estante
quero fazer isso.. mas sem tempo...

Camilla 27/07/2020minha estante
Vale muito a pena, Paulinha :)

Paeastwood12 27/07/2020minha estante
To no final da faculdade e com uma lista de mais de 10 livros pra ler empacada... depois disso, quem sabe.. =)

Kelly 28/07/2020minha estante
Engraçado que esse foi um dos que eu mais gostei.

Camilla 28/07/2020minha estante
EU SEI, ESSE É O FAVORITO DE MUITA GENTE
Mas até agora Câmara Secreta foi o melhor pra mim ;)

Kelly 28/07/2020minha estante
Não posso descordar de você, o câmara secreta foi uma leitura impressionante também. Acho que o Prisioneiro de Azkaban me deixou mais emocional. Toda aquela coisa do padrinho mexeu muito comigo.

Camilla 28/07/2020minha estante
Eu entendo, eu falei "awnnnn" em voz alta naquela cena perto do lago (tentando não dar spoiler kkkkk)

Lari Ribeiro 13/03/2021

Simplesmente Incrível
O que falar sobre Harry Potter? Durante a sequência de livros podemos perceber que a narrativa vai ficando um pouco mais pesada, um pouco mais escura. Em prisioneiro de Azkaban, nós sentimos isso bastante forte, principalmente pelo desfecho da história que deixa um gosto amargo na boca

O livro já começa com Harry tomando uma decisão que, nos dois livros anteriores, ele nunca tomaria: fugir de casa e ter uma semana independente, deixando a mostra muito mais o seu lado impulsivo grifinório. Nesse livro, nós temos uma exploração maior do mundo bruxo. A gente sai do ambiente casa e Hogwarts e adentra melhor os outros ambientes que compõem todo o mundo criado por J. K. Rowling, não somente isso, mas a profecia que reverbera por toda a trama.

É legal também que nesse livro a figura de Voldemort está um pouco mais de plano de fundo do que a figura principal. Aqui, o conflito encontra-se em Sirius Black, e a relação com os pais de Harry. Foi possível ter um vislumbre do que seria os marotos. Além disso, tivemos um aprofundamento sobre os dementadores.

Em resumo, ler prisioneiro de Azkaban foi muito bom. Eu não recordava nada sobre o filme, na verdade, é o filme que o menino gostava. No entanto, após ler o livro, o enredo se tornou um dos meus favoritos ao ponto de me fazer ficar com lágrima nos olhos e sentimento de frustração ao terminar.

Iguer 02/06/2020

Muito bom!
O Prisioneiro de Azkaban sempre foi meu filme favorito, quando li o livro, passou a ser também o livro favorito (mais na frente perdeu o lugar pro 4o, mas é quase um empate)

Gosto muito de como a história se desenrola nesse livro, e a forma como há uma sugestão de atritos políticos nele: a figura do Ministro/Ministério da Magia começa a se mostrar como uma espécie de, aqui ainda em pequena medida, antagonista ou empecilho. Essa sugestão de atrito político é desenvolvida no livro seguinte preparando o terreno para o surgimento, no 5o livro, de conflito político e de interesses "oficialmente" como peça no enredo.

É nesse livro que começa a sequência mais cadencial de um livro para outro, uma vez que os primeiro e segundo livros têm enredos fechados em si mesmos.
Arthur Galiza 02/06/2020minha estante
Meu preferido!

Kleyson.Soares 02/06/2020minha estante
Pois é!! Nesse é o giro definitivo para o outro nível da saga. Algo mais maduro, sombrio

tata 31/03/2021

Harry Potter and The Prisoner of Azkaban
Ai sirius black você é realmente tudohhhhh. Me mande uma cartinha também por favore
Heloisa.Silva 31/03/2021minha estante
Amei o comentário kkkkkkk

lightweaver 07/12/2020

Será Que Eu Preciso Falar Algo (?) (Releitura em English)
Ótimo Para Iniciantes no English. Aqui Temos Barreiras Linguísticas Que Podem Ser Ultrapassadas, Desafios Linguísticos Que Podem Ser Superados e Eu Tenho Certeza Que Você Consegue Ler, Só Vai.

-natalia 22/02/2024

Gostei muito de fazer a releitura do terceiro livro da saga, que me permitiu relembrar de muitas coisas que estão presentes só na leitura. É muito bom acompanhar a história e todo o suspense em torno do Sirius! Fiquei surpresa por não me lembrar de como o Crookshanks tinha um papel importante no livro, pois foi algo deixado de lado na adaptação. Já ansiosa para começar The Goblet of Fire!

Bia 14/06/2020

Prisioneiro de Azkaban é o melhor livro de HP, se não for, com certeza é um dos melhores!

Maria Fernanda 08/08/2021

+ três voltas devem bastar +
Eu lembrava que O Prisioneiro de Azkaban era um dos melhores livros da saga mas, nossa, realmente aquela transfóbica safada coloca a história em outro nível nesse livro, né? Dá pra ver que houve uma evolução no manejamento das situações de perigo do enredo, que conseguem passar bem mais credibilidade do que nos volumes anteriores, fazendo com que a gente consiga levar mais a sério o que tá rolando.

Ainda sobre a velha caquética que escreveu Harry Potter, eu não me conformo com o fato de ela ter dito uma vez que se arrependia de ter feito Ron e Hermione terminarem juntos, sendo que eles dois são totalmente slowburn excellence?? Ron tá SEMPRE pronto pra defender Hermione de tudo e de todos, sempre elogiando ela, sempre preocupado com ela. Eu fico indignada com o esforço que aquela bruxa faz pra estragar o nosso amor por essa história... Mas, por falar em Hermione, acho que é nesse livro que a gente vê mais abertamente a parte da personalidade dela que a colocou na Grifinória e não na Corvinal; gosto muito desse detalhe da construção da personagem. Ela é incrivelmente inteligente e odeia quebrar regras? Sim, mas, se precisar, ela vai quebrar as regras e a sua cara. Tudo isso sem perder o prazo de uma atividade sequer.

Mudando de assunto... Eu esqueci completamente que Cedrico já aparecia nesse livro, nossa. Eu queria muito que ele tivesse aparecido no filme também porque teria sido ótimo ter esse background pra construir o personagem. A morte dele já foi triste o suficiente só com a aparição tardia no filme do Cálice de Fogo, imagina se tivesse dado tempo de criar um afeto maior por Cedrico apresentando ele em O Prisioneiro de Azkaban? Até a coitada da Cho Chang também já aparece aqui e eu não lembrava, e com uma personalidade que não existe nos filmes. Uma pena mesmo.

Outra coisa que ficou de fora da adaptação pros cinemas e que foi verdadeiramente um CRIME: a relação entre Bichento e Sirius e toda a história dos Marotos. Uma das coisas mais importantes e interessantes da saga e simplesmente deixaram de fora. Simplesmente apagaram o background da relação entre Sirius, Lupin, James e Pettigrew como se não fosse nada. Sério, gente, que absurdo! Quem aprovou aquele roteiro, pelo amor de deus?

No mais, preciso abrir um espacinho pra dizer que a atuação de Alan Rickman deixou Snape extremamente menos detestável e não sei se isso foi bom ou ruim para o personagem... Nesse livro a gente pode ver que Snape é ruim de graça. O jeito que ele trata Hermione é absolutamente ridículo e inadmissível para um professor; enquanto que no filme tá lá ele protegendo Harry, Ron e Hermione quando Lupin vira lobisomem. Vai entender.

Bart 10/09/2020

Harry Potter and Prisoner of Azkaban
*J.k. Rowling*
Pottermore
453 pág, 2015.
Todo mundo já conhece a história, mas como disse antes, não importa o idioma, p/mim, esse é o meu favorito! É nesse que a gente passa ater contato como o passado sombrio, a ameaça que gira em torno não só de Harry, mas de várias personagens.
É o melhor livro!!
????????????

bela 11/05/2021

O melhor livro da saga até agora, sem palavras pra descrever esse universo, sirius, remus... simplesmente PERFEITO

Igor 26/10/2021

Sem sombra de dúvidas continua sendo o meu livro favorito da franquia ?? o mistério envolvendo o Sinistro é o mais envolvente, a história dos marotos é a mais nostálgica da série. Veremos se nesta releitura os livros seguintes ultrapassarão este em minha estima.

Marina 07/07/2021

Como é bom reler Harry Potter
To devorando de novo a série, é uma delícia. Prisioneiro de Azkaban começa a dar o tom dos próximos livros, tem muito mais cenas nas aulas (inclusive vivemos a semana de provas com os alunos), começa a ter uma pegada menos infantil e insere alguns elementos geniais na franquia: Sirius Black, os Dementadores, o Mapa do Maroto, Lupin e a professora Trelawney, dentre outros.

Eu AMO a adaptação do Prisioneiro de Azkaban pro cinema, é um dos meus filmes preferidos da saga, mas não da pra negar que ela alterou muita coisa. Isso torna ainda mais gostoso ler o livro, porque temos vários ?bônus? e ?cenas extra? que são incríveis de reler.

Dentre eles têm as passagens do Harry passeando sozinho por Hogsmeade, detalhes sobre os marotos e, especialmente, o cotidiano deles enquanto alunos de Hogwarts. São mais momentos e diálogos que nos ajudam a imaginar o dia a dia de jovens bruxos.

SPOILERS ABAIXO!!

Apesar de amar muito o livro, acho importante pontuar duas críticas.

A primeira é sobre o enredo. Esse livro, até por complexificar a narrativa, acaba trazendo mais furos. São alguns, mas o que mais me incomoda é o vira-tempo: quando a professora McGonagall daria um item tão raro e perigoso - guardado numa sala ultra-secreta do ministério - pra uma menina de 13 anos assistir mais aulas??

A segunda crítica é mais séria, e é uma que permeia todos os livros, mas fica especialmente marcante nos livros que marcam o início da adolescência de Harry, Rony e Hermione, e diz respeito às mensagens implícitas de padrões de gênero e beleza - em especial gordofobia - que se tornam mais cruéis a partir do terceiro livro, sendo mais graves ainda no quarto.

Eu amo demais essa série, mas apesar dela passar mensagens macro extremamente necessárias e positivas, que eu levo pra vida até hoje, ela também contribui para reforçar mensagens preconceituosas, o que é especialmente grave considerando a faixa etária de muitos dos leitores.

luke 04/09/2020

O mais bacana desse livro é que invés de explorar o passado Harry-Voldermort ele explora os pais do Harry, que até então agente não sabia muito. Não tem como não amar os marotos, toda a história do patrono e como sempre J.K prepara um plot twist no final daqueles! Amei reler no original