Meu Reflexo não é você

Meu Reflexo não é você Rianne Zabaleta

Resenhas - Meu Reflexo não é você

Cath´s 19/04/2016

Resenha Meu Reflexo não é você.
Gosto de livros com dramas adolescentes, então, quando li a sinopse desse, me interessei imediatamente. Acontece que não foi tudo aquilo que eu esperava.

Camila e Fernanda são irmãs gêmeas, mas quando os pais se separam cada uma fica com um. Camila fica no Rio de Janeiro com a mãe e Fernanda vai para Porto Alegre com o pai.

A obra começa quando Camila chega em Porto Alegre para viver um pouco com o pai e a irmã, já que a mãe teve que ir para Nova York trabalhar.

Quando Camila chega não tem ninguém para recebê-la e quando liga para Fernanda esta diz para ela pegar um táxi, algo que Camila acha horrível já que está numa nova cidade. Então ela liga para o pai que manda o motorista da Nanda ir buscá-la, o Leo (que é um cara super gato, mas não, ela não se envolve com o Leo. Eu admito que nesse instante achei que iria).

Ao chegar na casa Camila espera encontrar sua irmã, igual quando se viram pela última vez, mas Fernanda está diferente, um visual mais femme fatale e pintou seus cabelos loiros de preto. Nanda não fica nada feliz com o fato de ter que dividir o motorista com a irmã e eu também não ficaria já que Camila chega afirmando que agora ele é motorista das duas (sem nem falar com o pai dela, é o entendimento dela mesma).

É nítido que Fernanda não está apreciando a irmã por perto e isso piora quando Camila conhece Breno, o garoto popular do colégio, e começa a rolar um clima entre eles. Fernanda tenta de todas as formas fazer com que a irmã não ofusque a popularidade dela no colégio, nem o garoto de quem gosta.

O livro é narrado pela Camila, e eu imagino que seja uma personagem feita para as pessoas tomarem o partido dela e acharem Fernanda má. Pessoalmente, quis afogar a Camila quinhentas mil vezes. Ô menina chata!

Camila chega já querendo mandar em tudo, invés de baixar a bola para ver como funciona a casa e a rotina das pessoas, ela chega querendo impor o que pensa. E, sim, atrapalhando a vida da irmã! Tudo bem, Fernanda não é boazinha. Ela é a mais popular da escola e deseja continuar assim, bem como tem uma paixão por Breno e gostaria de ficar com ele.

Nanda também vai em festas e enche a cara, passando mal depois. Camila se acha a boazinha porque, às vezes, cuida da irmã quando esta toma um porre. Fica nítido que o pai não dá a mínima atenção para Nanda desde que se mudaram, visto que não para em casa, só deixa dinheiro para as filhas e vai trabalhar ou viajar.

Tenho um horror a pessoas que se acham santas, então tomei nojo instantâneo da Camila. Prefiro muito mais uma pessoa como a Nanda que faz as coisas na cara e deixa claro seu jeito de ser. Mais vale uma pessoa malvadinha do que uma pessoa que se faz de santa.

O livro conta dramas adolescentes e eu gostei dele, mas detestei a personagem principal. Queria entrar na obra para dar uns tapas nela. Acho que a continuação que terá, que será do ponto de vista da Fernanda, será bem melhor, pois fica nítido que, enquanto Camila ficou com a parte da família estruturada, Nanda se virou como pode com um pai que não lhe dava atenção.

Tem romance, intriga, festas, competição e drama de família. O que, vamos admitir, ocorre muito na fase da adolescência. Tudo parece imenso e difícil de superar. Então, se você gosta de lembrar dessa fase ou se está vivendo ela, recomendo para analisar que não é o fim do mundo e ser popular pode facilitar algumas coisas, mas não é tudo.

Gostei muito da capa, foi o que me chamou atenção assim que vi. No livro, o cabelo dela é naturalmente loiro, mas achei que na imagem o cabelo preto pareceu mais natural, não acharam também?! Encontrei dois erros na diagramação, que foi o "-" que se coloca quando vai pular de frase no meio da palavra, mas quando não tinha corte nela, exemplo, "come-ço" na mesma linha e letra minúscula depois de ponto quando era fala introduzida por travessão.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/03/resenha-meu-reflexo-nao-e-voce-de-rianne-zabaleta.html

Julia Martins 29/02/2016

Resenha #1 | Meu Reflexo Não é Você | Rianne Zabaleta
O que dizer de uma história que acontece no pátio da minha casa? Eu moro no Rio de Janeiro desde criança, mas continuo me considerando gaúcha o suficiente para dizer que esse livro me conquistou por falar da minha cidade natal e que é linda demais!

Leia mais no meu blog :)

site: http://www.breakingfree.blog.br/2015/05/resenha-1-meu-reflexo-nao-e-voce-rianne.html

Bruna 02/01/2016

Sua irmã gêmea é sua inimiga... Tem como piorar? Claro!
Digamos que quem possui uma irmã assim não precisa de inimigos.

Camila e Fernanda são gêmeas idênticas e sempre possuíram um laço extremamente forte. No entanto, aos 12 anos, com a separação de seus pais tudo mudou. Após 4 anos longe da convivência de seu pai e principalmente com sua irmã, Camila irá passar um tempo novamente junto a eles enquanto sua mãe está em uma viagem. O que ela não esperava é que esses anos modificariam tanto aquela que um dia era sua copia!
“Fernanda não era assim, éramos , inclusive, grandes amigas e ela nunca havia me tratado com tanta indiferença. Era possível que algumas coisas tivessem mudado e eu ainda não soubesse (...)”

Nova casa, novo colégio, uma irmã que a odeia e um pai mais do que ausente... A realidade que Camila encontra em seu novo “lar” não é nada do que ela esperava ou gostaria. Mais a chegada de um novo menino no colégio, ou melhor, a volta de um menino que sempre esteve por ali pode ajudar a tornar as coisas mais fáceis. Ou não.

Breno é o típico garoto popular da escola, bonito e talentoso é normal que todas se encantem por ele. Entretanto, ele se interessar por alguém de volta é algo que não acontecia. E sim eu utilizei o passado porque o encontro desses dois muda tudo, o que ela não contava é que sua irmã fosse interessada por esse garoto também.

“ –Sem problemas, mas fica ligada porque quem vai fisgar ele primeiro sou eu. E falta pouco, vê se não me atrapalha sister. – ela deu um sorriso ameaçador, e sabia muito bem como fazer isso.”

Incapaz de ver sua irmã ameaçar roubar sua posição e transformar sua vida, Fernanda irá começar a fazer de tudo para complicar a vida de sua irmã. Festas envolvendo armadilhas, sabotagens na hora de voltar para casa é só o começo do que vem por ai. Mas esse jogo duas podem jogar e o resultado nem sempre é agradável! Com a guerra declarada entre as duas, uma situação harmoniosa será quase impossível, será que Mila poderá ajudar a Nanda?

“ – Fernanda! O que aconteceu com você? – corri para segurá-la antes que caísse desmaiada no chão.”

Família nem sempre é algo fácil, mas é algo pelo qual não se desiste. Camila irá mostrar que esses anos longes também a modificaram e que ela não é nada ingênua e não cairá em armadilhas tão facilmente. E em relação ao Breno, o tal menino? Só posso dizer que vença a melhor ;)

Uma história com uma lição de vida, mesmo que não tão forte, e um romance na medida certa fazem com que “Meu Reflexo Não é Você” da autora Rianne Zabaleta seja a leitura indicada para quando se quer relaxar e ter uma boa e rápida leitura. Recomendo a todos que se interessarem pela história e já adianto que não contém cenas hot ou pesadas, portanto é uma leitura para todos os que desejarem. Não espere algo que irá modificar sua vida, mas será uma boa leitura para o fim de semana.

Recomendo e aproveito para dizer que principalmente as mais jovens (adolescentes) irão gostar, pelo menos eu acho. É o típico romance leve e com reviravoltas que tem a capacidade de te fazer esquecer da sua volta por algumas horas!

site: brookebells.com

Jessica599 01/12/2015

Uma leitura muito bacana!
Fui levada de volta para a adolescência.

O livro conta a história de duas irmãs gêmeas que têm personalidades totalmente diferentes. Com a separação dos pais, Camila ficou com a mãe, e Fernanda foi morar com o pai. Alguns anos se passaram e quando a mãe delas precisou fazer um curso no exterior, Camila acabou decidindo passar esse período na casa de seu pai. Para ela, seria ótimo passar um tempo com Fernanda como não faziam mais há bastante tempo, mas assim que chegou na casa, percebeu que a opinião da irmã era bem diferente.

Recebida sem nenhum tipo de hospitalidade pela irmã, Camila teve um verdadeiro choque ao perceber que - apesar de gêmeas - elas não se pareciam mais em nada. E para a surpresa de Camila, Fernanda se tornou uma garota mimada, rebelde, um péssimo exemplo e por incrível que pareça: é a mais popular da escola. É nesse universo de alunos e seus grupinhos que conhecemos Breno - o garoto mais popular do colégio por quem Fernanda nutre um sentimento de posse, apesar de eles nunca terem tido nada, mas é por Camila que Breno se deixa envolver, pela sua beleza, leveza e simplicidade.

É aí que começa toda a confusão. Fernanda começa a perder lugar para Camila, Breno foge de seus braços e até mesmo o motorista da casa ela se recusa a compartilhar. É claro que Fernanda não vai deixar barato, e Camila... bem, ela tem que mostrar pra quê veio em algum momento, não é verdade?

O legal da narrativa da Rianne, é que ela soube criar muito bem os conflitos familiares, não só entre irmãs, mas entre pai e filhas. Ela mostrou de uma forma coesa e direta o quando o comportamento dos pais pode afetar na vida de um filho, e no quanto isso pode ser negativo ou positivo. A ambietização da narrativa na escola e entre os amigos foi muito bem escrita, me lembrou diversas vezes um ou outro roteiro de Malhação e isso mostra o quanto o livro é bom. Eu terminei de ler a história muito curiosa sobre o que virá no próximo no volume.

site: www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

Thati 25/08/2015

Uma trama que nos leva de volta à adolescência!
Tive a oportunidade de conhecer a Rianne e um pouquinho mais do seu trabalho em um dos eventos da Raffa Fustagno. Posteriormente, quando o NTC comemorou seu primeiro ano de vida, eu organizei um evento e contatei nossas editoras parceiras para saber se elas gostariam de incluir algum de seus autores em nossa programação. A Chiado Editora indicou a Rianne e eu fiquei muito feliz por recebê-la. Além de linda, ela é uma simpatia só!

O evento foi suuuuper animado e lotou! Fiquei muito feliz com o feedback. A Rianne me enviou um exemplar da sua obra, apesar de saber que as minhas leituras estavam atrasadas e bem lentas. Fiquei feliz pelo voto de confiança!

Foi só no início de agosto que finalmente pude conhecer as gêmeas Camila e Fernanda. Seus pais se separaram quando as duas ainda eram muito novas. Camila ficou com a mãe no Rio de Janeiro, enquanto Fernanda foi morar com o pai em Porto Alegre. Quando a mãe das duas vai trabalhar no exterior por um período consideravelmente grande, Camila faz as malas e vai morar em Porto Alegre com o pai e a irmã. E bom, é aí que as coisas começam a se complicar.

"Elas são gêmeas idênticas, mas não podiam ser mais diferentes."

Camila simplesmente não reconhece mais sua irmã. Ela é recebida com hostilidade e muito pouco caso. A relação de afeto e cumplicidade que costumavam ter na infância, simplesmente não existe mais. E apesar de ser um péssimo exemplo, Fernanda é uma das garotas mais populares do colégio. Camila não entende como alguém que faz tanta besteira pode ser admirada e idolatrada daquela forma.

A coisa fica ainda pior quando Camila começa a gostar de Breno, paixonite de sua irmã. Breno e Fernanda são do mesmo grupo de amigos. Quando ela começa a aprontar para sua irmã recém-chegada, Breno não acredita nisso e acha que Camila está com algum complexo de perseguição. Quis bater no Breno em alguns desses momentos. E também na Camila, que é muito boazinha com Fernanda. Depois de umas e outras pra cima dela, eu esperava que Camila revidasse ou reagisse de alguma forma, mas na maior parte do tempo ela é uma menina exemplar.

O livro retrata o universo adolescente, pelo qual todo mundo já passou, está passando ou ainda vai passar. Senti-me tragada para os meus dezesseis anos novamente. Torci, vibrei e me envolvi muito com a trama. Quis matar a Rianne por me fazer esperar mais de 192 páginas pelo tão ansiado beijo. Quando ele finalmente aconteceu, quis soltar fogos de artifício.

O livro foi publicado pela Chiado Editora, de Portugal. O papel é amarelado, o que permite uma leitura com maior fluidez. A diagramação é simples, mas eficiente. O livro merece uma nova revisão. Por se tratar de uma editora portuguesa, acredito que seria interessante ter um revisor brasileiro para ajudar a melhorar ainda mais o trabalho da autora. Ao fim da história, nos deparamos com "cenas do próximo livro". Nessa nova aventura, é Fernanda quem faz as malas e vai para o Rio de Janeiro morar com a mãe. Se eu estou curiosa? Vocês nem imaginam o quanto!

site: http://www.nemteconto.org/#!RESENHA-MEU-REFLEXO-NÃO-É-VOCÊ-RIANNE-ZABALETA/cmbz/55da4aea0cf2c407285fd7d9

Thaisa Beraldo 22/06/2015

Sinopse:

O que fazer quando você se apaixona pelo alvo da sua irmã logo depois de chegar a uma cidade nova, onde não conhece nada nem ninguém? E quem não se apaixonaria por um garoto tão perfeito quanto ele? Elas são gêmeas idênticas, que de idênticas não tem nada.

Camila e Fernanda passaram a viver separadas depois do divórcio dos pais; Camila no Rio de Janeiro, e Fernanda em Porto Alegre. Depois da decisão da mãe de fazer um curso no exterior, Camila vai para Porto Alegre começar uma vida nova dentro e fora de casa. Tem o desafio de recuperar os laços perdidos com a irmã, que tratou de mudar o visual e o estilo de vida quando se tornou “filha única”, e, sem saber das pretensões de Fernanda de conquistar o cobiçado Breno, Camila e ele se conhecem e se envolvem. A irmã, que se vê substituída aos poucos tanto na relação com o Breno quanto na popularidade entre os colegas, começa a fazer de tudo para prejudicar Camila, que só se destaca revolucionando os padrões da escola.

Assim, a história segue em uma trama tipicamente adolescente, mas que não foge à realidade vivida por nossos jovens. Não tem como não se encantar e não pedir o segundo volume!

Fernanda e Camila são irmã gêmeas. seus pais se separaram quando elas tinham 12 anos e Fernanda decidiu ir com o pai para Porto Alegre enquanto camila ficou com a mãe no Rio de janeiro. A mãe delas que é estilista, vai passar um período de seis meses em Nova York e Camila vai morar com o pai e com a irmã em Porto Alegre.

Quando Camila chega, percebe que ela e a irmã, apesar de serem gêmeas, não são mais parecidas, tanto fisicamente como suas atitudes. Fernanda acostumou-se a ser "filha única", a ter toda a atenção somente para ela, a ser a popular na escola, e quando camila chega, as coisas começam a mudar e ela começa a ter atitudes estranhas com sua irmã.

Camila se sente sozinha e perdida, e em uma volta pelo condomínio que agora mora, um rapaz lindo lhe chama a atenção. Na escola eles se reencontram. Seu nome é Breno, o garoto mais lindo e popular da escola, e dão inicio a uma amizade que se transforma em algo mais. Só que Fernanda não gosta nada disso, e vai tornando a sua da Camila cada vez mais difícil.

O diferencial da história, é que não é simplesmente uma rivalidade adolescente, mas de duas irmãs em uma "disputa". Camila é doce e meiga, enquanto Fernanda é manipuladora. Camila conquista, enquanto Fernanda manipula a tudo e a todos para conseguir o que quer. Prejudica quem estiver em seu caminho, mesmo que seja a sua própria irmã. E apesar de Camila ficar brava com as atitudes de Fernanda, não consegue deixar de amá-la e olhá-la como sua irmã e ter intenções de ajudá-la.

Eu adorei o livro! A escrita da Rianne me lembrou muito a da Kiera Cass, autora de A Seleção. É uma escrita leve, gostosa de ler, que você vai lendo, lendo, e quando vê já leu o livro todo e fica triste por ele ter acabado. Gostei muito como a história desenrolou, a maneira como foi conduzida. Ela é ágil, não perde muito tempo em uma coisa só.

Com certeza é um livro que indico! E o melhor é que terá continuação. No final do livro, tem uma "amostra", com a Fernanda narrando. Talvez o segundo será contado por ela? Seria bem interessante! Talvez assim ela se abra mais e a gente descubra porque ela ficou tão "mázinha". kkkk

Sei que agora aguardarei ansiosamente pela continuação do Meu Reflexo Não É Você!

site: http://blogmelhorqchocolate.blogspot.com.br/

Raffafust 05/03/2015

Camila optou por ficar com a mãe no Rio de Janeiro quando os pais se separaram 4 anos atrás. Sua irmã gêmea Fernanda quis morar com o pai que logo se mudou com ela para o Rio Grande do Sul, mais precisamente Porto Alegre. Na época as duas tinham 12 anos, agora com 16 elas que pelo jeito tiveram pouquíssimo contato mesmo com todas as tecnologias que o mundo nos reserva vão voltar a morarem juntas , tudo porque a mãe vai ter que morar em NY um tempo devido a seu trabalho de estilista - que chato não? Eu ia junto! - e Camila terá que passar 6 meses ou mais na companhia do pai e da irmã.
O que ela estranha ao chegar na nova casa, ou melhor no aeroporto é que seu pai nem ao menos foi lhe buscar, ao ligar para irmã é tratada com indiferença e acaba que um gato um pouco mais velho que ela chamado Léo vá buscá-la. Tudo soa estranho. O tal motorista nem sabe que o chefe dele tem outra filha, não entendi muito bem na hora que o pai manda buscar a menina ele disse o que para ele? " Fulano, pega uma estranha no aeroporto e traga para minha casa?". Era tanta gente agindo estranho com a Camila que juro que achei que ela ia chegar na casa e nem ia ser a família dela.
Mas não era isso que a autora reservou para nós. Na verdade a casa era do pai dela e irmã dela que todo mundo se assusta em serem gêmeas só pintou o cabelo. E causou toda essa estranheza nos demais personagens da história.
Na nova casa a vida é bem diferente da que tinha com sua mãe - mais um motivo para ela ligar correndo para ela e pedir um visto para terra de Woody Allen - seu pai o que tem de rico tem de distante e mal olha para cara das filhas, exceto quando resolve sair para comprar um computador.
Elas tem 16 anos mas Fernanda já leva vida de universitária rebelde. Sai e bebe todas as noites e dinheiro obviamente não é o problema, ela também é tão insuportável que nem precisava estar na história.
Na escola Camila será comparada com a irmã popular o tempo todo, e eu que fiquei imaginando o momento em que ela ficaria com o motorista tudo de bom, caí do cavalo. Camila vai viver um romance com Breno, o bonitão da escola, jogador de basquete e que obviamente a irmã dela também arrasta uma asa.
A disputa entre irmãs, os namoricos teens e todos os outros fatores que fazem do livro uma típica diversão para o pessoal na faixa etária dos 13 aos 20 estão presentes. O final é fofo e vale a leitura.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/03/resenha-meu-reflexo-nao-e-voce.html

Gabi 15/12/2014

Resenha do blog Frases Perdidas
Camila e Fernanda são gêmeas idênticas, mas com o tempo essa característica passou a ser encontrada somente no DNA das duas. Com a separação dos pais, as irmãs também se separaram: uma passou a viver com a mãe, no Rio de Janeiro, e a outra com o pai, em Porto Alegre. A distância acabou afastando as jovens, de modo que deixaram de manter contato. Certo dia, a mãe das garotas resolveu fazer um curso no exterior e para não deixar Camila sozinha, decidiu que ela iria passar alguns meses morando com o pai, no sul do país. A jovem, ao chegar no seu novo lar, percebe que os seus pensamentos sobre Fernanda precisam ser urgentemente modificados, já que mudança é a palavra capaz de definir os últimos anos da irmã.
Com a nova vida de "filha única", Fernanda mudou radicalmente: pintou o cabelo, começou a usar maquiagens fortes, renovou o guarda-roupa e deixou de ser aquela garota comportada e estudiosa que ocupava as lembranças da irmã segundos mais velha. Na tentativa de alcançar seus objetivos (recuperar o relacionamento familiar, tanto com Nanda quanto com o pai, além de se adaptar numa nova escola e num novo ambiente), Camila irá descobrir que sua missão não será tão simples, pois no meio dela irá se apaixonar por aquele que é o sonho de consumo da irmã. A partir daí, a vida de ambas não será mais a mesma.
Através da sinopse é possível deduzir uma história extremamente clichê: duas irmãs se reencontram e passam a disputar pela popularidade no colégio e pelo coração do garoto mais desejado no local. Sim, o enrendo é clichê, mas esse fator não impede que esta seja uma boa leitura. Camila e Fernanda não se vêem há um bom tempo e o reencontro das duas não é dos melhores, já que a última se transformou completamente, causando um choque na primeira. Ao perceber a mudança do modo de ser e de agir da irmã, Mila tenta resgatar os laços que ambas perderam com a separação dos pais, mas logo no início dessa tarefa percebe que não será tão fácil. Vendo como a irmã consegue se destacar na escola e envolver Breno, garoto tão disputado, Nanda sentirá que foi passada para trás, algo que ela não irá tolerar.
Se você está à procura de uma leitura leve, essa é uma ótima opção. A Rianne Zabaleta traz uma temática familiar que nos faz parar para pensar em como as famílias estão hoje em dia, como a convivência nesse meio tem se tornado diferente, até mesmo distante, no decorrer dos tempos. Além disso, é possível também refletir sobre o que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir o que quer, sem pensar nas consequências, tanto para si quanto para quem está ao seu redor, sendo egoísta. Mesmo com uma trama adolescente conseguimos tirar essas reflexões, prova de que esses clichês são fundamentais. Li essas poucas páginas numa tarde, odiando um personagem (Nanda), amando outro (como não se apaixonar pelo Breno?), me divertindo com certas situações e me revoltando com outros.. Aguardo super curiosa pela continuação, que ainda não sei quando será lançada.

site: http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2014/12/minha-estante-24-meu-reflexo-nao-e-voce.html