Fake

Fake Felipe Barenco

Resenhas - Fake

Andréia 15/09/2016

Apaixonada por Fake
Dei cinco estrelas sim, e daria muito mais se fosse possível aqui no skoob.
Felipe Barenco você é o cara. Uma escrita super envolvente de te fazer rir, chorar, ficar putaaaa de raiva e ter todas as emoções possíveis em cada pagina.
Super recomendo,
é lindo
é fofo
é apaixonante.

Fernanda Gislayne 15/09/2016

Fake
O livro conta a história de Téo, um jovem gay prestes a se assumir, em meio a conflitos familiares como o fato do irmão mais novo ter engravidado a namorada, e de ter acabado de passar no vestibular, aumentando assim suas responsabilidades. Téo tem dois grandes amigos, o Tiago que também é gay e é bastante decolado e a Fernanda, sua amiga virtual conselheira. Em meio a todo esse caos, Téo conhece o Davi, por quem se apaixona e iniciam uma bela história de amor, que começa a se complicar ao saber que Davi tem AIDS. Téo fica ao seu lado e o ajuda a enfrentar as complicações da doença, só que a partir daí acontecem mais coisas do que ele podia esperar. O livro tem muitas frases marcantes e uma das minhas favoritas é:
"Dizem que nosso cérebro tem 100 bilhões de neurônios, o mesmo número de estrelas no céu. Não é lindo imaginar que cada pessoa é mesmo um mundo em si e o reflexo do cosmos que habita?"

Elis 20/06/2017

É sobre ser quem você é, e perdoar quem realmente te ama.
“FAKE” é o primeiro livro do escritor Felipe Barenco, conhecido na internet pelos perfis de humor. Barenco já participou de produções globais como “Tapas e Beijos” e atualmente, segundo seu site, trabalha na produção do “Domingão do Faustão”. Sobre escrever “FAKE”, Barenco diz que o escreveu o livro que sempre quis ter lido quando era novo, mas que ninguém escreveu. Ele lutou para ver sua obra publicada e criou o próprio selo para lançar o seu livro. Graças a Deus ele conseguiu porque “FAKE” é tão bem escrito e atual que veio na hora certa. É desses livros que invadem os seus pensamentos e te fazem refletir muito depois de terminar a leitura. Ler este livro é uma questão de utilidade pública e deveria entrar na lista de leitura obrigatória nas escolas e na vida de qualquer pessoa.
“FAKE” é um romance gay, ambientado no Rio de Janeiro, que conta a história do Téo, um jovem de classe média que acaba de passar no vestibular para cursar Direito em uma universidade pública. Téo é espirituoso, inteligente e consciente da sua realidade. Em um dia de reflexão no parque ele conhece Davi, que está na Cidade Maravilhosa tentando ser ator. É o começo de uma paixão que depois, claro, vira romance. Téo é homossexual, mas apenas seu melhor amigo Thiago e a sua amiga virtual Fernanda sabem e a tia Eleonora que desconfia. Contar para os pais é um tabu e sua vida vira de cabeça para baixo quando ele toma essa decisão. Téo tem que lidar com as consequências de assumir a homossexualidade e se manter na faculdade ao mesmo tempo em que descobre que Davi é portador do vírus HIV.

Quero destacar a participação dos personagens secundários, eles são do tipo reais, identificáveis no nosso dia a dia, comem feijão com arroz, fazem bolo, traem e são traídos, pegam ônibus, lavam carro, economizam e participam muito da vida do Téo. Aliás, as interações entre eles rendem as muitas frases de efeito que o livro tem e as melhores tiradas do Téo. E é cada frase, que me fez rir, dar print e também refletir bastante. Gosto muito das referências da literatura nacional, da internet, dos programas de TV e das músicas brasileiras. Amei os diálogos curtos, a estrutura do livro dividido em tópicos com apenas cinco partes (capítulos) e a reprodução de mensagens de textos. Felipe Barenco vai construindo ao longo do livro uma relação de cumplicidade e fidelidade entre o Téo e o leitor que vai além do livro. É fácil identificar no nosso dia a dia amigos, parentes, amigos de amigos que passaram ou passam pelos mesmos dramas vividos pelo Téo.
Na tentativa de descobrir quem é o “FAKE” da trama, eu me envolvi de verdade com a história do Téo, que poderia facilmente ser a minha ou a de qualquer leitor. A capa é simples e tem um significado oculto que você só descobre no finalzinho do livro. É o desenho de um camaleão que foi entregue ao Téo por um dos personagens mais importantes da trama que no momento estaria se “camuflando” para que o Téo não descobrisse os seus sentimentos. “FAKE” é sobre amar e se entregar, é sobre vencer os obstáculos da vida. É sobre ser quem você é, e perdoar quem realmente te ama.

site: http://culturalizabh.com.br/index.php/2017/06/05/fake-felipe-barenco/

The 23/10/2018

Daltonico ou Platonico?
Quem assistia o Klebio Damas na época em que ele ainda era booktuber conhece Fake de tanto ouvir falar, recentemente em uma campanha no Catarse o autor lançou a segunda edição do livro.
Téo acaba de passar pra faculdade de Direito, ele pensou em fazer Letras, mas seu pai achava que a carreira de advogado lhe daria um futuro melhor. O garoto é um poço de bom comportamento, homossexual, ainda não se revelou para os pais, mas pouco sai, deixando o protagonismo das confusões para seu irmão e seu amigo, no entanto ao conhecer um garoto na Lagoa, ele acabará por atrair seu primeiro amor e confusão real de sua vida.
Com excelentes tiradas, Fake te faz rir e chorar em diferentes momentos. Um livro sobre nosso crescimento e escolhas, como nos relacionamos com as pessoas, com a família e a fé que botamos nos outros, as vezes de forma equivocada. Também sobre como as vezes podemos ser míopes para o que realmente importa e sobre a amizade e o amor, perto ou não.
Recomendo.

Tooooonny 11/11/2018

Valeu a pena a espera...
Nossa eu esperei tanto para ler esse livro que quando de fato ele chegou lindamente na minha casa eu quase não acreditei.

Fake conta a história do Téo, recém chegado na faculdade de Direito e que tem o grande fardo de ser o orgulho dos pais e de se tornar advogado morando no Engenho Velho.

O livro te prende de uma forma tão boa que terminei de ler ele em 2 dias, porque queria muito saber como essa história terminaria.

Achei o enredo da história bem construído, a escrita do Felipe é muito boa, não me cansei em nenhum momento. O personagem principal por vezes me deixou com raiva, pelo excesso de oportunidades que ele dava ao Davi (que no fundo não merecia), mas o livro e os personagens são tão realistas que é até possível idêntica-los na nossa vida.

Gostei do final do livro e terminei a leitura com a certeza de que a espera de meses valeu muito a pena! Foi o primeiro livro nacional GLS que li e que despertou o meu interesse por leituras com esse gênero.

O Felipe Barenco é sensacional, muito fofo, atencioso e prestativo, enviei minha resenha sobre o livro para ele, que leu e agradeceu e isso me deixou muito feliz.

Sem duvidas é um ótimo livro, que fez valer a pena toda a espera, indico muito e voltarei a ler outras vezes...

Ao final da jornada nós mudamos de cor...

Anne Leão 08/01/2019

IMPRESSÕES

Mais uma obra brasileira que me surpreende. Este livro foi fruto de um projeto na Cartase, diga-se de passagem, foi um grande investimento cultural e emocional vê-lo ser produzido.

Com o desenrolar da trama fiquei muito ligada ao Téo, pois apesar da minha realidade não chegar perto da dele é uma história e tanto e que realmente MERECE ser lida.

Muitos passam pela pressão de ser aprovado na faculdade logo de cara, estágio, de ter que se assumir pra família ( algo que não é necessária, já que ninguém nasce falando ... ah pai, é que, sou hétero, me desculpe ... ), de ter que sobreviver após ser expulso de casa e até mesmo agredido.

Esse livro me emociona a tal ponto que mal sei me expressar. E como se não bastasse todas as questões citadas
a cima ( que já são difíceis de lidar ) imagina envolver o primeiro amor nessa confusão ?

Pois é, o Téo encontra seu primeiro amor e passa por altos e baixos, rola um triângulo amoroso entre ele, Davi e Guilherme. Mas toda boa história de romance tem o cafajeste não é mesmo ? Pois bem, Vocês que aguardem o que Davi vai aprontar.

Um aspecto impactante da história é o segredo que Davi esconde que após ser revelado da mais consistência na história.
E mais uma o chute na boca do estômago da realidade brasileira, onde milhares de pessoas sofrem com HIV.

O Brasil mesmo sendo um país com o SUS é incapaz de agir de fato em prol da sociedade. E prefere implantar sistemas privados de saúde que cobram uma fortuna para quem precisa sobreviver com o salário mínimo.

Enfim, essa história é maravilhosa demais para ser deixada de lado rapidamente. Assim como vai mexer com seu lado romântico e militante que pode estar ai perdido dentro de você.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Lembrem-se, usem camisinha !

No mais, um beijo e até a próxima.

Com carinho, @curadorismo

Jorge Henrique 26/11/2014

Resenha no blog Imaginação Literária
Eu escrevi uma resenha para este livro maravilhoso! Confira!
Mas adiantando, LEIA ESTE LIVRO IMEDIATAMENTE!

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fake-umo.html