Fake

Fake Felipe Barenco

Resenhas - Fake

Livros e Citações 06/01/2015

Há muito tempo esperava um livro como esse!
Autor: Felipe Barenco
Editora: UMÔ
Páginas: 264
Classificação: 5/5 estrelas

Fechando o ano da maneira que eu sempre sonhei, Fake me fez rir, chorar, cantar e estou muito, muito orgulhoso por ter a chance de ler essa maravilha de livro.

O livro é um romance YA nacional (nacional gente!) escrito por Felipe Barenco, diretor Teatral com um senso de humor impagável.

"A minha vida amorosa é tipo uma cantada do The Voice: quem eu quero, não vira a cadeira. Quem vira, eu não quero. Quando mais de um vira, eu escolho errado, Quando tô carente, ninguém vira; quanto to namorando, todos viram ao mesmo tempo."

Acompanhamos então a estória de Téo, carioca de família convencional, que acaba de ingressar na faculdade de Direito. Téo é gay, e essa fase de sua vida é acompanhada por muitas mudanças, como contar a seus pais sobre sua sexualidade e ainda um possível amor…

“- Quando o beijo é bom, o sexo é melhor ainda. – completou Fernanda – Se o Davi for gostoso nesse nível, namora ele.
– Mas ele gosta de Calypso.
-É, isso é meio grave.”

Davi é um garoto do interior no Rio, aspirante a ator, e como o mundo real é um pouquinho diferente das comédias românticas, Téo descobre que sabe muito pouco sobre Davi. E aqui vamos nós em uma viagem engraçada, trágica e nada convencional.

O autor nos surpreende com sua trama, Fake é um livro relativamente curto, mas o aproveitamento e o desenvolvimento da história é digna de um grande escritor. O livro me conquistou desde o momento em que ouvi sobre ele, passando pela dedicatória nominal do autor na folha de rosto – juro que estou com lágrimas nos olhos até agora kkk -, até suas ultimas páginas. E em primeiras páginas você pode até imaginar um romance já batido, mas não demora muito pra perceber que Fake veio pra quebrar tabus, pra esfregar a realidade mundana e ao mesmo tempo satisfazer os leitores em seu desenrolar.

Dizer que me identifiquei com o livro e suas situações/personagens não é o suficiente, e nesses momentos eu simplesmente o abraçava e dizia “I feel u, bro”.

“Nunca vi muito sentido ter que assumir minha sexualidade para as pessoas, como se fosse algo relevante sobre meu caráter. Para mim, é o mesmo que dizer ‘Eu sou negro’ ou ‘Eu não gosto de pizza de quatro queijos’.”

A relação de Téo com a família é um dos pontos fortes na minha opinião, ao mesmo tempo realística e crua em seus dramas. A aceitação sobre a homossexualidade do pai de Téo e todos os empecilhos entre os dois me comoveram, e a submissão da mãe do garoto me dava nos nervos.

Téo é um rapaz… comum? Diferente, mas comum, é fácil se colocar no lugar do protagonista e sentir tudo o que acontece com ele, nos momentos de romance, suas crises e na sua carreira.

Devo dizer que a narrativa me arrancou gargalhadas no meio da madrugada, com humor negro e veneno puro, sua linguajem simples e bruta, a falta de enrolação me manteve confortável durante toda a leitura.

“Deus me perguntou quando eu estava com as malas prontas.
-(eco) Filho, queres ir como homem ou mulher?
– Como homem. – eu respondi.
– Tens certeza?
– Como homem. Quer dizer, como homem, mas com uma certa sensibilidade feminina.
Deus fez uma pausa divina e anunciou:
– Então vais como viado.”

Estou evitando ao máximo contar muito sobre a trama, mas ao mesmo tempo te convencer a ler Fake, perceberam? Haha

Os outros personagens do livro são tão reais e densos que eu mesmo poderia identificar cada um deles na minha vida, por exemplo Fernanda, a amiga virtual do Téo: quando eu percebi que eu tinha uma Fernanda na minha vida eu ria descontroladamente (Beijos Amanda sua linda, espero que você tenha lido essa resenha até aqui).

Por fim, cheio de citações famosas, referencias do mundo jovem e com sua trama maravilhosa, Felipe Barenco merece meus agradecimentos pela oportunidade de ler uma obra que esperei por muito tempo inconscientemente. E sim, Téo foi um bom companheiro Felipe.

Resenha por: Rafael

Day 27/12/2020

amei o livro, no começo não conseguiu prender a minha atenção, mas não me arrependo de ter insistido nele, valeu super a pena, é um livro que em muitas situações o leitor consegue entender exatamente pelo o que o personagem Téo está passando/falando, amei as reviravoltas e o final!!!
@Ju 17/02/2021minha estante
Tipo vale apena?? Estou querendo ler porém não encontrei quase nenhuma opinião dele aqui no Skoob!

Day 17/02/2021minha estante
pra mim valeu, o começo foi bem chatinho, mas gostei do final e não me arrependo de ter insistido nele

Day 17/02/2021minha estante
eu recomendoo, não posso falar muito pois posso dar spoiler

HonorLu 05/11/2019

Esse livro é ruim
Decepção é a palavra para o livro. Pensei que, por conta das inúmeras resenhas positivas, o livro seria bom. Entretanto, a obra se apresenta com grande fragilidade se enredo, vícios de narrativas que empobrecem a história e a tornam massante. O personagem principal é forçado e em diversas passagens se mostra um desserviço para quem está se descobrindo Lgbt. Cheio de passagens trabafóbicas e que perpetuam uma cultura heteronormativa tóxica, o livro ainda faz o favor de estigmatizar o HIV. Decepcionante, não recomendo para ninguém.
Lele 05/04/2020minha estante
Realmente, me fez pensar que todos os Youtubers são comprados, só pode, nunca vi uma discrepância tão grande quanto aos elogios desse livro

Giovana Varotti 05/07/2020minha estante
acabei de ler e me decepcionei muito também.

Gabriel Matheus 08/06/2021minha estante
Véi, eu to na página 57 e já tô bem desanimado com esse gay branquelo chato que é o personagem principal, creio que você está extremamente certo. Já começa pela frase da "Mulher Maravilha" bem no começo.

Gi 05/06/2022minha estante
Esse é um dos piores livros que li na vida.

Gabriel.Sales 02/01/2022

Interessante
Lembro de ouvir falar desse livro há anos, desde sua primeira edição, e quando soube que haveria uma nova tiragem, fiz questão de garantir meu exemplar. A experiência de leitura foi muito interessante, pois pegou um momento em que eu estava vivenciando através de pessoas próximas algumas situações como as retratadas no livro e me fez refletir muito sobre o que eu achava que sabia e acreditava quando o assunto é relacionamentos, de qual estrutura ele seja. Adorei o desenrolar da história e o final dos conflitos desenvolvidos, valeu a pena esperar para me deliciar com essa maravilha.

luccaspe5 21/03/2021

tem momentos fortes, marcantes e especiais. as reflexões levantadas são muito verdadeiras, o livro toma um rumo desinteressante após alguns capítulos, mas logo se reencontra e lhe entrega uma obra fechadinha e uma ótima experiência como leitor.

Aliffer.Pereira 11/03/2021

Um amorzinho
Téo é um dos meus personagens favoritos, e agora Fake se torna um dos meus livros favoritos Lgbt..
Acredito que essa história engrandece aqueles que se identificam com as situações vividas por Téo ou pelo menos sentirão empatia.

Daniel.Malaquias 24/03/2021

Um romance romântico
Descobri Fake através de postagens sobre o livro na internet, muitas do próprio autor, divulgando seu romance e convidando os leitores a adquirí-lo. A 2° edição da obra, assim como ocorreu com a 1°, foi através de um financiamento coletivo, no site Catarse, em que os próprios leitores ajudaram na distribuição do romance. Ah e que romance, tão meigo, lindo, emocionante e cheio de nuances e cores que com certeza o leitor vai se identificar, seja LGBTQI+ ou não, afinal a história é sobre amor, amizade, família, saudade, traição e uma série de emoções que acometem a todos, independente de sua orientação sexual, afinal somos todos humanos, com nossas dores e delícias, nossas lutas e nossas glórias. Amei Fake, é um livro sensível, tocante, com uma bela história de amor que vai agradar a todos, tenho certeza.

lynef 12/05/2022

eu tinha uns 13 anos quando li o livro e naquela época achei ele o máximo! me apaixonei na hora e terminei de ler rapidamente, que é uma coisa de que me arrependo muito porquê quando leio alguma coisa rápido demais, acabo esquecendo alguns detalhes com o tempo. porém, me lembro de dar risadas com algumas frases que tinham nele e de me sentir confortável lendo, de me envolver com a história inteira :) enfim, continuo apaixonada e leria ele de novo, pois ele era meu xodó.
Davy.Caliel 28/06/2022minha estante
Eu também!@!

Davy.Caliel 28/06/2022minha estante
Eu também!

Sa.si 25/11/2020

expectativa
eu estava de olho nesse livro a mais ou menos dois anos, até que eu achei para troca no skoob, e eu peguei, o livro é muito bom, mas não foi tudo isso que eu achei que seria, para mim seria um livro serio cheio de aprendizagem, mas não é bem assim. No final das contas, ele foi mais legal do que seria se fosse do jeito que eu estava pensando. Essa quarta estrela vai para o final, por que o inicio e meio não foram tão bons, mas o final...

Jorge Henrique 26/11/2014

Resenha no blog Imaginação Literária
Eu escrevi uma resenha para este livro maravilhoso! Confira!
Mas adiantando, LEIA ESTE LIVRO IMEDIATAMENTE!

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fake-umo.html

Nay 13/01/2015

Fake-Felipe Barenco
Téo está prestes a completar vinte anos e acabou de passar para o curso de Direito. Não bastasse a euforia em começar a faculdade, ele se apaixona por Davi, um garoto que chegou ao Rio de Janeiro para ser ator. O livro fala sobre a descoberta da sexualidade e do amor, numa fase da vida em que não sabemos se somos jovens ou adultos. É o romance de estreia de Felipe Barenco.

Pense em um livro que você não quer que acabe, pois bem, esse livro é Fake, tenho que falar que to apaixonada pelo Téo :3

Téo aos 19 anos, mora com seus pais, sua avó e seu irmão mais novo, por ele ser muito estudioso ele acabou sendo aprovado no curso de Direito da UERJ, sua família e amigos ficaram muito felizes e orgulhoso do futuro Dr, Téo, porém o que sua família não sabia que ele é gay, e que ele não era totalmente feliz, o maior medo dele era ser rejeitado, ser discriminado, pela própria família. Ele nunca namorou e seu melhor amigo, Tiago, vive implicando com ele por tal realidade.

Téo acaba conhecendo um menino chamado Davi, e ele acaba sentindo algo muito forte por esse garoto misterioso, que entrou na sua vida assim de repente, e pela primeira vez Téo poderia falar que estava sentindo o amor, no começo era tudo, lindo, fofo, porém Davi acaba mudando sua vida e a vida de todos em sua volta, com um segredo que não vou falar por que seria spoiler, mais sei que vocês vão se surpreender, com tal revelação. Então Téo tem que tomar uma decisão continuar com Davi ou terminar? Não vou falar mais se não vou acabar soltando spoiler. O livro também faz referências a algumas redes sociais como o Orkut e MSN, cita algumas séries, The Walking Dead, Smallville.. Também cita alguns cantores antigos, o livro também cita a saga crepúsculo, enfim o livro é simplesmente perfeito, vale muito a pena comprar.

site: https://www.facebook.com/pages/A-Culpa-%C3%A9-dos-Livros/280170542127053?fref=ts

Cabine de Leitura 03/02/2015

Fake.
Vou ter que descordar com o site do livro Fake, que diz para jovens adultos entre 16 e 24 anos. O livro é estreia de Felipe Barenco na literatura nacional e foi uma honra poder prestigiar este trabalho que merece ser lido por todos que gostam de uma boa história de amor, independente da idade.

O livro começa um com um divertido prologo, intitulado Selfie, um "auto-relado" do personagem principal.

No calor do Rio de Janeiro vive Téo com seus 19 anos e estreando na vida adulta lutando contra a sua sexualidade. Mora com os pais, a avó e o irmão Lucas.
Em contra partida, Téo divide seus segredos com sua tia Eleonora e seu melhor amigo Tiago, totalmente de bem com sua homossexualidade. Sua vida não poderia ficar melhor depois que foi aprovado no curso de direito e se torna o orgulho de sua família.

Quando finalmente Téo aceita sua opção sexual ele conhece o enigmático e charmoso Davi e tudo em sua vida muda.
Davi some por muito tempo e quando volta traz junto uma notícia que colocará o amor deles em jogo.
Contra tudo e todos e namoro continua, cheio de segredos por parte de Davi, enquanto Téo está a cada dia mais apaixonado e envolvido coma situação. A desconfiança surge no relacionamento e as crises são inevitáveis.

Se o amor sobreviverá a tudo isso é só lendo para saber. Mas vou antecipar que vale a pena cada segundo desta leitura. Um livro onde o autor transcreveu de forma tão sútil e divertida as situações dos personagens muito bem elaborados. Vamos ver em cada acontecimento um amadurecimento por parte do personagem principal e as ilusões em torno do primeiro amor.

O livro é narrado na primeira pessoa, e aborda um tema um tanto quanto polêmico para alguns. Mas o enredo vai além de um relacionamento homossexual. Ele fala sobre a aceitação, sobre família, medos e descobertas na vida sentimental, tudo de forma realista, sem estereótipos. Mais do que um livro sobre opção sexual, Fake tem teatro, livros, amizade, amor (de todos os tipos e formas), aceitação, arrependimento, perdão, sinceridade, mudanças, conquistas e muitos reencontros.

A diagramação é perfeita, com ótimos destaques, como é o caso das frases trocadas pelo celular.
Letras de fácil leitura e diferente de muitos livros este tem uma arte na página que antecede e na que finaliza a estória. Um projeto gráfico que pensou em cada detalhe, desde a numeração das páginas até uma nota sobre um verso de Vinícius de Moraes, usado no decorrer do livro.
O desenho da capa dispensa qualquer comentário, você pode conferir e tirar suas próprias conclusões. Simplesmente perfeita.
O título escolhido se encaixa perfeitamente ao livro, enquanto não somos nós mesmos e não paramos de tentar provar ao mundo que não precisamos provar nada somos um Fake, uma falsificação de nós mesmos.

Felipe Barenco está de parabéns pelo grande talento em desenvolver toda uma aventura em torno de assuntos polêmicos, mais reais em nosso cotidiano.
Essa é minha leitura de estreia nesses gênero literário e se desse nota para leitura, coisa que não costumo fazer, esse livro com certeza séria 5 estrelas.

site: http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/resenha-fake.html

Autor.Felipe 27/05/2015

Enxergue as cores mais belas
Fake aborda a necessidade de ser você mesmo, independente do que os outros esperam. A necessidade de se firmar no mundo como adulto, sem envelhecer a alma. É um livro sobre descobrir o próximo, e acima de tudo a nós mesmos. É também sobre a descoberta do primeiro amor. Um livro que mostra como esse sentimento pode nos cegar, mas também pode curar. É sobre as primeiras desilusões e a importância delas para crescermos. Como o Felipe cita no começo do livro: "Às decepções amorosas. Sem elas a gente não é ninguém".

Resenha completa:

site: http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-fake-felipe-barenco.html

Lucas 05/06/2016

5 motivos para ler Fake
Há algum tempo atrás, enquanto gastava minhas horas subindo e descendo a barra de rolagem da janela do Facebook, vi pela primeira vez um livro que despertou meu interesse logo de cara. O livro em questão era ‘Fake’, do autor brasileiro Felipe Barenco. Hoje, alguns meses depois, tive finalmente a oportunidade de ler essa história e vim aqui compartilhar com vocês alguns motivos para o qual todos deveriam ler esse livro.

1) É uma história fácil de se acreditar
Uma das coisas que eu mais gosto em um livro é quando eu consigo acreditar que tudo aquilo que está escrito naquelas páginas podem acontecer com qualquer pessoa. E esse é um dos pontos mais fortes de ‘Fake’. A história de Téo poderia facilmente ser a minha, a sua, de um amigo ou de alguém que você conheça. Os dramas em relação a família, amigos, relacionamentos e à vida em si são tão reais que é impossível não mergulhar de cabeça na história e se sentir parte dela.

2) Os personagens
Um livro nunca será um bom livro se você não se apaixonar pelos personagens. Em ‘Fake’ somos apresentados a tantos personagens distintos que é um desafio não se identificar com pelo menos um deles. Tem aquele amigo que é exatamente o oposto de você, o que tornaria a amizade quase impossível, mas mesmo assim são quase como irmãos, aquela amiga que você só conhece através da internet mas que te conhece mais do que você mesmo, aquele carinha pela qual você se apaixona e acha que é perfeito, mas o grande destaque vai para Eleonora, a tia de Téo, que é simplesmente minha personagem favorita. Quando você a conhecer, com certeza morrerá de vontade de ter uma tia assim. Todos os personagens do livro são muito bem construídos, o que nos leva a pensar que todos existem de verdade.

Para conferir o post completo, acesse o blog Nunca Desnorteados ^^

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2016/02/5-motivos-para-ler-fake.html

The 23/10/2018

Daltonico ou Platonico?
Quem assistia o Klebio Damas na época em que ele ainda era booktuber conhece Fake de tanto ouvir falar, recentemente em uma campanha no Catarse o autor lançou a segunda edição do livro.
Téo acaba de passar pra faculdade de Direito, ele pensou em fazer Letras, mas seu pai achava que a carreira de advogado lhe daria um futuro melhor. O garoto é um poço de bom comportamento, homossexual, ainda não se revelou para os pais, mas pouco sai, deixando o protagonismo das confusões para seu irmão e seu amigo, no entanto ao conhecer um garoto na Lagoa, ele acabará por atrair seu primeiro amor e confusão real de sua vida.
Com excelentes tiradas, Fake te faz rir e chorar em diferentes momentos. Um livro sobre nosso crescimento e escolhas, como nos relacionamos com as pessoas, com a família e a fé que botamos nos outros, as vezes de forma equivocada. Também sobre como as vezes podemos ser míopes para o que realmente importa e sobre a amizade e o amor, perto ou não.
Recomendo.