Fake

Fake Felipe Barenco

Resenhas - Fake

Hellen @Sobreumlivro 22/11/2015

Chegar aos vinte anos nunca foi uma tarefa fácil. As responsabilidades e os anseios que não te acompanhavam quando você ainda estava no colegial mudam, e com eles vem aquele medo. E se esse não for o curso que eu quero? Serei bem sucedido? Gosto do que faço? Todos jovens passaram por isso. Atire a primeira pedra aquele que nunca duvidou. Ninguém nasce sabendo o que deseja ser. E sempre tem aquela típica frase que todos nós já gritamos a plenos pulmões: "O que você vai ser quando você crescer?" .
As descobertas da vida de universitários contrapõe as descobertas sexuais. Sou obrigado a ser heterossexual? Não! Sabemos disso, mas o medo, por vezes, nos impede de enxergar. O medo de responder aquela pergunta que toda tia e avó, sempre faz. "E as namoradas (os)?"
São essas e outras perguntas que rondam a cabeça de Téo - personagem principal da história, que passa por poucas e boas durante os 4 anos em que é passada a história.
"Torço para o dia em que a gente se esbarre sem que o meu coração dispare."
"Sou gay" isso é chocante para você? Com uma escrita leve e divertida, o autor Felipe Barenco nos leva aos anseios de um jovem que, aos vinte, conta aos pais que é gay, sai de casa, tem a primeira vez e se apaixona por um garoto com HIV. .
"O amor não acaba enquanto houver faíscas. "
E, sabe, Téo, você não deixou uma marca pessimista do amor em mim. Obrigada por isso!

Lorena Miyuki 16/11/2015

Escrita envolvente
"(...)

O livro é bem denso - não é muito grande nem muito pequeno (264 páginas), na medida certa, mas o enredo é bastante recheado, ponto mais que positivo. Acompanhamos a vida de Téo durante vários anos, seus obstáculos até sua formatura na faculdade. Cada barreira vencida faz a gente vibrar com ele, o que mostra a empatia causada por todos os personagens!

Aliás, os personagens são um espetáculo! Todos eles foram imensamente bem construídos! Todos tem seus momentos no palco, tem personalidade e, acima de tudo, um caráter muito visível!
(...)
Fiquei meio chateada com os estereótipos marcados por alguns deles, porém, ou mesmo por diálogos.
(...)
O ritmo do livro é super bem encaixado.(...)
O pano de fundo é a cidade do Rio de Janeiro, e aqui vou ter que ser chata: não sou do Rio, nunca fui à cidade, inclusive. Então senti certa dificuldade em me localizar. (...)
De qualquer forma, e pra deixar claro: eu amei o livro. Muito. Mesmo. A escrita do Felipe é limpa, crua e literária no ponto perfeito!
(...)"

Leia resenha completa em: http://www.marcadocomletras.com/2015/07/review-fake.html

site: http://www.marcadocomletras.com/2015/07/review-fake.html
Igor Bruno 16/11/2015minha estante

Rafa Ferrante 26/12/2015minha estante
adorei sua resenha, fique com vontade de ler

SL 11/04/2015

Fake
Livro maravilhoso, marcante que com certeza jamais esquecerei!
Essa é uma história sobre o desafiador processo de descoberta da própria sexualidade e do amor naquela fase da vida em que você não sabe se é jovem ou se é adulto.
A trama da história se dá quando Téo um garoto de 20 anos entra para o curso de direito, ele ainda não se apaixonou e nem teve nenhuma fantasia.
Até que ele se esbarra em Davi que acaba de chegar ao RJ para ser ator, e logo a paixão pega os dois!
Téo chega à ir morar Junto com o Davi e logo vem as desilusões, os desencantos.
Ele se vê completamente infeliz agora que já assumiu ser Gay e brigou com o seu preconceituoso pai, mas quando tudo parece mais calmo Davi o seu parceiro descobre um HIV e usa isso como argumento para que Téo fique ao seu lado, se dizendo frágil mas nessa história o vilão não é o vírus que Davi acabou contraindo é ele mesmo quem faz o Téo sofrer com suas mentiras e traições cada vez mais idiotas.
O relacionamento dos dois é movido à força e ao Davi se enrolando com suas mentiras, está acabando com a vida do Téo que está se afastando cada vez mais de todos que realmente o amam, seus amigos em especial o Tiago tentam abrir o olho dele, mas Téo está cego nesse "amor" com o Davi.
Sei que você está se perguntando se o Téo contrai o HIV do David mas como sou má não irei contá-los hahaha
Leiam esse livro e tirem o máximo de lições, eu jamais imaginava me envolver tanto com essa história e chegar à me ver no lugar do Téo a sexualidade dele é o que menos importa agora as dúvidas e sonhos pessoais são os mesmos de muitos aqui! Ter passado por tantas tribulações e saber lidar com traição da forma que ele soube não é pra qualquer um, não desejo que vocês precisem saber lidar com isso, mas é bom estar preparado pra tudo nessa vida né?!

LiteraCult 04/03/2015

{resenha} Fake, de Felipe Barenco
Escrita por Iuri Rodrigues.

Téo acaba de passar no vestibular de Direito, está prestes a completar vinte anos, e ainda é virgem, pois nunca se apaixonou verdadeiramente. Em um belo dia, quando o mesmo decide passear em um parque conhece Davi, um jovem ator que acabara de chegar ao Rio de Janeiro. Mas não pense que um romance entre os dois começa logo ali de imediato, pelo contrário, afinal, Felipe Barenco não é nada previsível e nos surpreende do início ao fim.

"Fake" é um dos poucos, se não o único romance homossexual que retrata a realidade dessas pessoas de forma realista, sem os esteriótipos escandalosos que vimos em várias obras literárias e dramaturgicas. A escrita realista de Felipe Barenco é tão verdadeira que é impossível não se divertir e se comover com as situações criadas pelo mesmo.

A obra já se mostra maravilhosa logo no início, com um texto introdutório intitulado Selfie. Além disso, somos apresentados a um cenário completamente divertido, juntamente com os personagens muito originais: a família de Téo. Sem dúvidas as personagens criadas por Barenco são bastante marcantes, tornando a relação livro e leitor muito intíma.

É muito bacana ver o amadurecimento do protagonista; comemoramos com suas conquistas, e sofremos com suas dificuldades. A jornada de Téo deixa de ser só dele, pois entramos nas páginas e caminhamos ao seu lado.

Não é possível dizer muito sobre o enredo do livro, pois acabaria soltando algum spoiler, mas saibam que o principal foco do livro é o amadurecimento de um jovem e a travessia para vida adulta. É possível ver claramente a influência da dramaturgia no enredo, o que me agradou demais. Felipe Barenco que escreve para teatro, cinema e tevê, além de ser formado em Direção Teatral, mostrou-se bastante habilidoso com as palavras.

"Antes de nascer, Deus me perguntou: "Téo, você quer ser platônico ou daltônico?". Eu respondi rápido, me achando muito esperto: "Daltônico não, não quero ver o mundo em preto e branco". Então, Ele se vingou de mim: "Vai, Téo, siga platônico. E esteja fadado a enxergar cor onde simplesmente não existe"."

"Fake" arrebatou meu coração; com muito orgulho eu digo que este é um dos melhores livros que já li na vida, e que me orgulho de este ter sido escrito por um brasileiro dos tempos atuais. Apenas leiam, e deliciem-se com esta maravilhosa obra.

Minho - @shootinggbooks 18/05/2020

Tudo!
Em Fake, vamos conhecer o jovem Téo, um jovem morador do Engenho Velho, no Rio de Janeiro que está prestes a entrar no curso de Direito, e ser o grande orgulho da família. Mas ele não se sente no direito de ter esse orgulho, pois é gay.

Vivendo na linha tênue entre viver as aparências e dizer para o mundo quem realmente ele é, Téo vai seguindo um dia de cada vez, até conhecer Davi, um jovem cheio de sonhos que acabou de se mudar para o Rio. À medida que os dois vão se conhecendo, o mundo ao seu redor vai desenrolando um fio de situações as quais ele deve lidar.

Desde 2014 esse livro vem sendo uma importante história representando a comunidade LGBT, e o que faz desse livro especial, é porque ele não é mais vendido, por se tratar de uma produção independente, e atualmente esgotada (quem tem o seu, que segure!).

Iremos ver um jovem que está no velho tabu de assumir sua sexualidade para os pais, com medo das consequências presenciadas em uma família conservadoras, além de lidar com o fato de ter um relacionamento com um rapaz portador do vírus HIV.

É uma história fictícia, mas devido ao enredo, tem tudo para ser real. Como lidar com um relacionamento tóxico, como lidar com uma família que não aceita você como é... inúmeras passagens.

Foi uma leitura que me prendeu totalmente, e sofri, me estressei, chorei, ri, tive de tudo lendo essa história, e valeu a pena esperar por tanto tempo para conhecer essa história tão marcante.

Esse é o segundo livro do autor que leio (ele só publicou dois), e espero muito que ele receba o reconhecimento que merece, para que muitas outras pessoas possam conhecer suas histórias.

Gi 22/12/2015

Desapontamento
Vou confessar que comprei o livro esperando muito dele e sabem o que aconteceu? Fiquei super decepcionada.
Não recomendo.

Para ver a resenha completa:

site: http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-fake-felipe-barenco-lidos-224.html
Thalita Élaine 25/08/2017minha estante
Oi, vc gostaria de trocar esse livro por algum meu disponível para troca??

Clara4087 30/03/2024

Cara que livro bom do 🤬 #$%!& . Eu me senti no corpo do Davi a todo momento e ele foi um cara mto corajoso para conseguir passar por tudo aquilo e outra...QUE VINGANÇA TÁ!!