O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Aline 20/02/2024

É preciso insistir para amar esse livro!
Eu fiquei apaixonada pelo livro e pelo universo, PORÉM, os primeiros 20% é terrivelmente chato, não prende de jeito nenhum a atenção, é uma enrolação danada e precisa insistir muito para continuar lendo. Depois disso a história fica incrivelmente boa, cheia de reviravoltas.

O personagem principal é do tipo heróico, mas não é perfeito, ele é muito bem construído e extremamente complexo. A musa dos sonhos do herói é uma mulher misteriosa, sensual e longe de ser descrita como uma santa intocável e ingênua.

O personagem principal dirige uma pousada numa cidadezinha qualquer e se esconde atrás desse personagem de hospedeiro que ele criou. Além disso, tem um aprendiz que sabe sua identidade e vive com ele. Um certo dia, chega nesse lugar um escritor disposto a escrever a história do hospedeiro e o que o levou a ser herói ou vilão, a depender do ponto de vista.

O escritor aceita ficar por três dias para escrever a história do hospedeiro e O nome do vento é a história dele contada no primeiro dia, do início da infância, da família até se tornar jovem, encontrar uma paixão e suas primeiras façanhas.

Recomendo muito, embora não tenha dado nota máxima, pois, o autor é muito prolixo e enrola bastante para desenvolver a história o que é bastante cansativo em alguns pontos.

Sra.Smith 20/02/2024

Sinceramente, que livro bom!
Eu amei ele, de verdade. Já estou até com saudades desse mundo, e que mundo!
Amei cada um dos personagens (menos o ambrouse, é claro), pois cada um possuía a sua singularidade algo que te faz enxergá-lo como alguém real, sabe ?
Amei principalmente o kovthe e os amigos dele, que fizeram parte de uma longa trajetória da sua vida e o mostraram o que é ter uma família, oque a muito tempo ele não tinha, mesmo não sendo de sangue, o que é ter alguém que se preocupa de verdade com você.
O kovthe vai ser alguém que vai sofrer bastante em torno da sua trajetória, mas vai mostrar que o quê não o falta é a tal da persistência. Menino de um inteligência invejável, salvou pessoas e matou um Dracus. O melhor de tudo era que ele colocava a segurança das pessoas em primeiro lugar. Um verdadeiro herói que não fica com a recompensa.
Acho que ficou bastante evidente toda a minha agonia em relação ao que ele passou, meio que é até engraçado e não mais inesperado esperar por um tombo dele ou que ele se tore todo.
O livro apesar de extenso não foi nada cansativo, escrita super fluida e envolvente. Ansiosa para a parte 2!

leticiacrt 20/02/2024

Acabou!
Vou nem me esforçar pra fazer essa resenha
então, é ruim, parado, entendiante, chato, sem nexo, confuso.
as personagens mulheres ficaram no rascunho né.
esse livro me fez procurar o que eu menos procuro em livros... romance (tava tao chata a historia que eu tive que me submeter a isso..)

hyalinaA 19/02/2024

O Nome do Vento
O livro é grande e eu achei que isso ia me desmotivar bastante, mas acabou que eu comi o livro e nem notei. A história é interessante e divertida, além da narração ser boa e de uma jeito que me agrada bastante!!

Fabi 18/02/2024

A elite da escrita
Eu não sei pq eu demorei tanto tempo pra ler esse livro. Eu amo uma boa fantasia e isso aqui é o que eu sempre procuro em um livro.

A cada página que passava eu ficava mais obcecada com a história de vida do kote. E agora que acabei o primeiro livro eu PRECISO ler o segundo, e fico triste só de saber que ele ainda não terminou essa série. Mas fico na esperança de que ele escreva o final logo!!

Só leiam, sério, vocês vão amar!

André Lima 18/02/2024

Fantástico
Cara, não tem muito o que falar, eu queria que este livro fosse lido por todas as pessoas do mundo. O mundo criado aqui é espetacular, entrou no meu top5 livros favoritos... e aí da faltam dois dias.

Gabi 17/02/2024

O livro é muito bom... Embora algumas partes um pouco arrastadas... Mas ainda assim a história é envolvente e cheia de aventuras!

@Umpouquinhodemim 17/02/2024

O nome do vento
Uma estória que faz os leitores mergulharem em um universo fantástico repleto de mistérios, magia e personagens complexos. A jornada de Kote, desde sua infância até sua busca por conhecimento e vingança, promete uma leitura envolvente e cativante. Com uma narrativa provocante e personagens multifacetados, Rothfuss constrói um mundo que encanta leitores de todas as idades, deixando-os ansiosos por mais.
Já quero ler o próximo.

Ronie 16/02/2024

O Nome do Vento
Que livro mágico, surpreendente e magnífico. Pude aprender muito o exercício da empatia, da amizade, do acolhimento. Fantasia sensacional, que me fez viajar e ter sensações inexplicáveis. Uma obra grandiosamente perfeita com tudo que um bom livro nos reserva. 4.5 Estrelas ?????

Charles.Araujo 15/02/2024

Esperava uma história mais madura
Quando pego um livro de mais de 600 páginas crio uma expectativa maior em cima dele.
Primeiro, é mentira que o livro se passa em apenas um dia, isso me afastou da leitura antes de pegar o livro, o protagonista tá contando sua história e ele conta essa parte em um dia, mas na história passam anos, eu pensava que era um dia acontecendo coisas que seriam narradas em 700 páginas e seria uma leitura arrastada e cheia de descrições.
A construção de mundo não é a mais profunda, sou muito fascinado em grandes mundos estilo Martin, Sanderson e Herbert, o mapa não serve pra nada e a geografia do local não é explorada.
A jornada do herói é a clássica apresentada em qualquer história, o escolhido overpower que passa por provações, principalmente, por conta da sua falta de conhecimento sobre a vida, audácia ou pressa.
Eu gostei, mas esperava mais e claro, a culpa é inteiramente minha por criar expectativas.

Mike 13/02/2024

Uma jornada inesperada e empolgante com um universo muito bem construído, e mesmo com uma boa parte do livro se passando nos pensamentos do protagonista e com as preocupações individuais dele a história não fica lenta ou chata, fica até mais interessante um personagem com dificuldades tão reais. Um ótimo começo que já me fez comprar a sequência.

Luca47 13/02/2024

Excelente
Escrita impecável, um modo diferente de contar uma história.

São 758 páginas a edição luxo, e eu recomendo a compra. Ilustrações incríveis e explicações adicionais no final do livro.

A história é muito bem desenvolvida e te prende muito rápido. Teve dias que li 180 páginas sem perceber.

Recomendo.

Paulo 13/02/2024

Impressionante!
É incrível a forma como o escritor cria a história cheia de tramas e imprevistos. Um bom livro pra quem gosta de fantasia e ficção no mundo medieval.

Samira Bhering 11/02/2024

Um livro incrível
Eu amo fantasia, mas já tinha um tempo que eu não lia uma livro tão bem escrito e com uma história tão envolvente como esse. Já estou louca para começar o próximo livro!

Helenilma 10/02/2024

The best lies about me are the ones I told.
Comecei a ler meio desconfiada, meio pé atrás com a coisa toda, mas ele me ganhou logo nas primeiras páginas porque deu a espada o nome de Insensatez. Ali meu coração já era dele, eu já estava fadada a acompanhar a jornada até o fim. O livro, principalmente o começo, me lembrou muito Foucault e Lacan. Falar da importância dos nomes, das palavras, do uso delas e como usá-las me impactou bastante, e gostei bastante da forma que ele encontra pra dar forma ao psiquismo. Forma essa que é utilizada depois para explicar as atividades na universidade. Me apaixonei pela Denna tanto quanto ele, talvez mais. Uma mistura de identificação e afeto, temperada na frustração desse slow burning mais slow que eu já li. Denna ecoa em muitos lugares meus, principalmente na simplicidade com que se ausenta do mundo dele por não saber fazer parte e dar continuidade a vida.
Minha única crítica é que a história anda pouco e o Kvothe que conhecemos no livro não chega nem perto de explicar porque o Hospedeiro é como é. É um gancho, mas ainda assim um ganho longo. De qualquer forma, fiquei fascinada pelo carisma e sensibilidade escondida do protagonista, chorei quando ele chorou, ri quando ele riu, me apaixonei quando ele se apaixonou. Estou curiosa e ansiosa pelo segundo.
Denna rainha, te amo.