Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Livia755 27/02/2024

Livro ok
Tem uns trechos bonitos mas depois que fui saber o contexto da obra me vi desgostando da obra, enfim, li por causa do vestibular então isso já deixa o livro meio chato

zamoro.sarah 25/02/2024

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
Devo dizer que minha opinião talvez seja diferente da maioria dos outros leitores desta obra mas aqui vai:

Não achei a leitura difícil e muito menos entendiante, foi uma leitura bem fluida até. Só não dou 5 estrelas por dois motivos: infelizmente, como virou leitura obrigatória da Fuvest, tive que ler com muita minusciosidade, o que me demandou um tempo muito maior de leitura do que eu poderia não ter tido; com a correria do 3° ano do Ensino Médio, o cansaço acaba pesando mais que a vontade de ler o livro durante as noites livre.

Acredito ser isso, então. Que venha a próxima leitura da Fuvest agora!

roses in winter 22/02/2024

Marília de Dirceu - 2024
Li esse livro por conta da FUVEST 2025 e vim fazer uma resenha um pouco mais decente do que as anteriores para o meu próprio estudo.

Marília de Dirceu é uma obra do Arcadismo e tem elementos do bucolismo, que é visto no modo de vida do protagonista com sua amada. Esse livro é dividido em 3 partes, que contém 33 liras na primeira, 38 na segunda e 9 na terceira, junto com 13 sonetos.

Na primeira parte, o casal está aproveitando a sua vida no campo e é possível ver a adoração do Dirceu por Marília, assim como são descritos os aspectos angelicais da moça.

Na segunda parte, o personagem descreve estar em uma masmorra.

E, por fim, na terceira parte, a solidão e a saudade são mostradas a todo instante no livro por parte de Dirceu.

Falando agora da minha opinião sobre o livro, eu havia achado bem meloso e tedioso. Entretanto, quando estudei sobre a obra e fiquei sabendo da vida do autor durante esse período de escrita, minha primeira impressão passou, pois realmente há elementos subentendidos da época da Inconfidência Mineira, o que me cativou.

Eu gostei do livro pelo aspecto político e histórico em que foi escrito, então recomendo apenas para saber mais dessa época. Fora isso, não há nada tão interessante nessa história, ao meu ver. Minha nota é de quatro estrelas.

milena772 20/02/2024

Achei uma leitura rápida, por mais que há muitos erros de português é aceitável, esse livro foi escrito a muito tempo atrás.
É romântico mas um pouco confuso. No geral eu gostei

Malu 19/02/2024

Poemas cansativos, mas (alguns) que valem a pena
Quando li pela primeira vez Marília de Dirceu já fui odiando o livro mesmo antes de começar, pois sabia que haveria inúmeras coisas melosas e românticas de Dirceu para Marília.
Porém, agora relendo com o coração aberto, percebi a conexão entre algumas das líras e, uma delas, que possui forte crítica em relação ao governo da conjuntura inconfidente.

kau4.core___ 18/02/2024

Tomás Gonzaga, Dirceu e suas liras
De cara posso dizer que o livro tem uma leitura difícil.
Por causa disso a maioria esmagadora do texto é bem entediante e de difícil compreensão, salvo alguns raros pontos de respiro.
É necessário também ter um conhecimento de mitologia grega e o contexto social da época para que várias referências e o texto em geral façam o mínimo de sentido.

Paola 12/02/2024

Leitura obrigatória
É um livro de escrita complicada, bem romântico (no sentido amoroso) e cansativo, mas pelo menos é curto!
Não leria por livre e espontânea vontade, mas o vestibular cobra, né...
Boa sorte se você quiser ler! Não recomendo.

Catharine.Nabuco 03/02/2024

Culto
Livro culto e bem intenso. Gostei muito das explicações embaixo.
bemmm meloso mesmo!!!

Mas interessante

Luan 25/01/2024

Arcadismo em estado puro
"Eu tenho um coração maior que o mundo,
Tu, formosa Marília, bem o sabes;
Um coração..., e basta,
Onde tu mesma cabes."
Para mim, esses são os versos mais bonitos de todo o livro. Por meio de inúmeras liras bucólicas, Tomás Antônio Gonzaga quis homenagear sua amada em uma época em que o brega não era brega e em que o romantismo ainda estava em pleno desenvolvimento e, portanto, não era clichê. Só o amor poderia fazer com que alguém transmitisse em palavras tão efusivas tudo aquilo que sentia no coração. Nem os problemas políticos, nem a distância da sua amada, nem qualquer empecilho impediram o autor de colocar toda a sua emoção nos versos, expondo sentimentos de modo a deixar uma marca por toda a história da literatura brasileira. Tão grande era sua paixão, que por vezes se torna até repetitiva a leitura. Mas, entendo perfeitamente a dificuldade de expressar em poucas e simples palavras um amor que se sente no fundo da alma, um amor pelo qual vale a pena viver. Terminando a resenha, desejo que a modernidade valorize poesias clássicas como esta e nunca deixe esse homem romântico, exageradamente exagerado, morrer.
Henrique 25/01/2024minha estante
Vô tê q lê dps dessa

Sofia 25/01/2024

Poético e belo apesar de me faltar a habilidade cognitiva
Demorei mil anos pra ler. Mas amei! Quero muito estudá-lo mais a fundo pra entender todas as partes que ignorei e passei direto ?

niica00 19/01/2024

"nem me cega a paixão, que o mundo arrasta;
pra viver feliz, Marília, basta
que os olhos movas, e me dês um riso."

Matsufugi 14/01/2024

Mais ou menos
Um livro de poemas que giram entorno de Dirceu e de seu amor por Marília. Divido em 3 partes, a primeira apresenta o amor e a exaltação do homem pela moça, o segundo a sua melancolia por estar afastado dela, mas o terceiro não me passou mensagem nenhuma, é bem confuso e necessário entender o contexto histórico no qual se passa a escrita.
Apesar disso, o livro conta com referências à Grécia antiga e suas mitologias e também outras literaturas, tornando o livro bom.

Lau Pinheiro 01/01/2024

Primeiro do ano e primeiro da fuvest!
Por ser uma leitura obrigatória achei que eu iria odiar BEM mais, mas achei tão legal os poemas e ele criou as metáforas mais bonitas e inteligentes possíveis pra homenagear a sua amada. depois da parte 2 o livro fica bem mais sério e pesado, devido ao contexto de vida do autor, mas mesmo assim a leitura não se tornou árdua. o arcadismo é realmente uma escola literária delicinha de se ler.
gosto bastante de mitologia grega, então ver menções aos heróis e deuses gregos foi bem interessante!
a meta é achar alguém que te dedique poemas como os de dirceu à marília.

JosA225 31/12/2023

Dirceu de Marília
Uma estória de amor da vida real. O inconfidente e poeta Tomás Antônio Gonzaga e a moça Doreteia(Marília). Um amor no meio de uma revolta contra a coroa portuguesa.