Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Vitor 29/09/2023

Não há muito o que um simples vestibulando dizer...
Existe Tomás, Dirceu e Marília, Tomás não é como Dirceu e Marília não é devota como Dirceu gostaria.
Há um sentimento forte porém "plástico", é um livro bem esclarecedor no âmbito da sua escola literária, possui todos os aspectos de maneira escancarada.
Tomás, um homem do direito que na obra é um simples pastor, Dirceu, que escreve Líras apaixonadas para uma mulher que simplesmente não acessamos no livro, nos fazendo a ver pelos olhos apaixonados, ou milimétricamente arquitetado para que pareça isso.
O Aspecto político quando aparece sob a visão de Gonzaga é objetivo e o mostra como um homem que sempre está em contato com a justiça, a qual não o acolhe.

Murilo 15/10/2023

Não gostei nem um pouco, só é interessante para analisar o movimento literário.
Os poemas estavam em uma sequência interessante, desde ele se encantando por Marília até sua prisão e os poemas que lá escreveu, porém, a parte III é uma confusão imensa, tem poema de antes dele ir para Vila Rica, poema para "Maria Louca", poema dele na África. Além disso, os sonetos são tão fraquinhos e desinteressantes.
Resumindo, não leria jamais se não cobrasse na prova.

mntainsound 18/10/2023

"devora o coração, que mal palpita, o abutre da saudade"
particularmente, esse foi um dos livros mais massantes para mim, principalmente depois de saber sobre a diferença gritante de idade entre marilia e dirceu.
os poemas também trazem à tona o bucolismo e esse saudosismo pelo campo, mas nos últimos acabei me perdendo um pouco
os poemas são divididos em três partes, e apesar de ter gostado das referências a mitologia grega, não acho que dirceu era algum romântico nato.

kemii-18 13/11/2023

PQP SUPERA
eu acredito no boato que esse insuportável ainda se casou quando a Marília foi para Moçambique vê-lo. Meu Deus que homem carente repetivo, apoio a Conjuração Mineira mas não esse. Eu não confio nele, eu não sinto dó dele.

Kenny G 15/11/2023

Aumentou em demasia minha glicemia
A monotonia dos temas, somado à "doçura", das liras dificultou meu engajamento, não faz meu estilo de leitura.

Cristiane 06/06/2024

Marília de Dirceu
Poesia não é meu estilo literário preferido, porém saber do destino trágico do autor: o degredo e o fato dele não ficar com sua amada me fez ser simpática aos textos.
A poesia é do período do arcadismo, então são melosas e fazem comparações com personagens gregos e tudo mais.
A primeira parte do livro as poesias se referem ao amor de Dirceu e a beleza física de Marília, a segunda parte o autor está profundamente triste e os temas são ciúmes, traição, a impossibilidade de concretizar seu amor já que está no exílio. A terceira parte são temas diversos.

Caroles2 29/11/2023

É um clássico, isso não há dúvidas. Achei a leitura difícil (como todo livro antigo rs), reconheço sua importância e tals, mas não foi uma leitura prazerosa ainda mais quando a leitura veio depois do Romanceiro da Inconfidência.

anna 03/12/2023

Li para a escola e nao tenho muito o que comentar, nao é um estilo que eu aprecie mas foi melhor que outros livros da historia do brasil e etc

Tori 28/12/2023

Não é meu estilo de livro, li apenas para os vestibulares. A leitura é bem maçante e cansativa, além de monótona e repetitiva. Mas, não foi o pior que eu já li.

Matsufugi 14/01/2024

Mais ou menos
Um livro de poemas que giram entorno de Dirceu e de seu amor por Marília. Divido em 3 partes, a primeira apresenta o amor e a exaltação do homem pela moça, o segundo a sua melancolia por estar afastado dela, mas o terceiro não me passou mensagem nenhuma, é bem confuso e necessário entender o contexto histórico no qual se passa a escrita.
Apesar disso, o livro conta com referências à Grécia antiga e suas mitologias e também outras literaturas, tornando o livro bom.

niica00 19/01/2024

"nem me cega a paixão, que o mundo arrasta;
pra viver feliz, Marília, basta
que os olhos movas, e me dês um riso."

Sofia 25/01/2024

Poético e belo apesar de me faltar a habilidade cognitiva
Demorei mil anos pra ler. Mas amei! Quero muito estudá-lo mais a fundo pra entender todas as partes que ignorei e passei direto ?

Paola 12/02/2024

Leitura obrigatória
É um livro de escrita complicada, bem romântico (no sentido amoroso) e cansativo, mas pelo menos é curto!
Não leria por livre e espontânea vontade, mas o vestibular cobra, né...
Boa sorte se você quiser ler! Não recomendo.

Malu 19/02/2024

Poemas cansativos, mas (alguns) que valem a pena
Quando li pela primeira vez Marília de Dirceu já fui odiando o livro mesmo antes de começar, pois sabia que haveria inúmeras coisas melosas e românticas de Dirceu para Marília.
Porém, agora relendo com o coração aberto, percebi a conexão entre algumas das líras e, uma delas, que possui forte crítica em relação ao governo da conjuntura inconfidente.