Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

LetAcia716 24/02/2023

Fui obrigada a ler pra escola, mas durante a leitura acabei gostando. Com o tempo você se acostuma à linguagem antiga.

Liz 02/03/2023

Só a UFPR para me fazer ler esse livro
Sinceramente, o livro pode até ser legal, mas quando você lê por obrigação, a leitura do livro piora 100 vezes.
Eu particularmente não gosto de poemas e não foi muito diferente dessa vez.
Como o livro é do estilo arcaico, a compreensão da escrita se torna muito difícil e ficar checando o dicionário toda vez não é a coisa mais legal a se fazer.
Então, meu veredito final é que perdi meu tempo lendo ele KKKK

_anacorreag 06/03/2023

Um tédio
Não foi um livro fácil de ler. Tanto por conta do vocabulário, de mais de 3 séculos atrás, como pelo conteúdo. O sentimento de Dirceu por Marília é tão excessivo que acaba se tornando repetitivo. Não existe certo avanço na história. É sempre a mesma coisa só mudando os sinônimos. Sem contar a grande objetificação que Dirceu faz de Marília. Óbvio que devemos levar em conta o tempo onde a obra foi escrita, mas ainda assim, não consigo abrir minha mente ao ponto de gostar. Em questões históricas e literárias, é claro que a obra é realmente incrível, mostrando claramente os traços do arcadismo, mas, ainda assim, não foi uma obra que me cativou.

enzopalacio 25/03/2023

?Marília de Dirceu? é uma leitura gostosa. Além de bonitas, as liras são interessantíssimas, tendo em vista que Tomás Antônio Gonzaga esteve envolvido na Conjuração Mineira.

manu.salvio 28/03/2023

Só é agradável porque é árcade
Eu li porque graças a Fuvest eu fui obrigada, mas até q não foi tão ruim quanto eu pensei q fosse. é vdd que eu entendi só 20% do livro? é, mas o que importa é entender a ideia central de que ele é gado pela Marília e não cansa de falar dela.
Pelo menos ele retoma bastante cultura clássica que eu gosto.

Pedro695 03/04/2023

Chato mas aproveitavel
Li pro vestibular, entao a leitura foi puramente tecnica, o que nao me agrada.
Porem, como ja estava lendo tentei aproveitar a leitura pelo menos... O livro con certeza é muito bem pra quem quer entender na pratica o neoclassicismo no Brasil. Tomas de aquino, sob seu pseudônimo consegue tornar as propostas arcades nacionais muito claras.
Para alem do tecnicismo mecanico de vestibulando, gostei muito da retomada esperada à mitologia greco-romana, alem do uso de alegorias para falar sobre amor, paixão, desejo e saudade.
Finalmente, nao me agradou a leitura por ser chata e pouco fluida, mas da pra aproveitar.

mariana 08/04/2023

Marília de Dirceu (Resumo pra Fuvest)
- Poesia
- Inspirado na Marília Doroteia (pseudônimo Marília)
- Dirceu (pastor)
- Arcadismo (pastoril, bucolismo, natureza, racional, idealização da mulher, mitologia grega)
- Arte clássica, greco-romana, é a perfeita ideal
- fugere urbem (fugir do urbano)
- inconfidência mineira
- parte 1 = Amor galante (antes do exílio)
- parte 2 = Tristeza pela prisão, mas continua racional (exílio)
- parte 3 = poesias soltas.

Melks 08/04/2023

Uma leitura de vestibular que me agradou
Não digo que tenha sido a melhor obra de vestibular que eu li (fico entre terra sonâmbula e campo geral), mas com certeza me surpreendeu.

É um livro de poemas compreensível, que mostra as felicidades e amarguras do amor, recomendo a todos.

Jihad 17/04/2023

Cansativo
Cansativo e não entendi pq a Fuvest colocou ele como leitura obrigatória. O livro e redundante só fala da mesma coisa do mesmo jeito, não aguentava mais
kepp 02/05/2023minha estante
bom, ele foi colocado pelo peso que tem na literatura né, e tbm é mto bom p entender o arcadismo e um pouco da inconfidência mineira

Cristiane 06/06/2024

Marília de Dirceu
Poesia não é meu estilo literário preferido, porém saber do destino trágico do autor: o degredo e o fato dele não ficar com sua amada me fez ser simpática aos textos.
A poesia é do período do arcadismo, então são melosas e fazem comparações com personagens gregos e tudo mais.
A primeira parte do livro as poesias se referem ao amor de Dirceu e a beleza física de Marília, a segunda parte o autor está profundamente triste e os temas são ciúmes, traição, a impossibilidade de concretizar seu amor já que está no exílio. A terceira parte são temas diversos.

Murilo 15/10/2023

Não gostei nem um pouco, só é interessante para analisar o movimento literário.
Os poemas estavam em uma sequência interessante, desde ele se encantando por Marília até sua prisão e os poemas que lá escreveu, porém, a parte III é uma confusão imensa, tem poema de antes dele ir para Vila Rica, poema para "Maria Louca", poema dele na África. Além disso, os sonetos são tão fraquinhos e desinteressantes.
Resumindo, não leria jamais se não cobrasse na prova.

mntainsound 18/10/2023

"devora o coração, que mal palpita, o abutre da saudade"
particularmente, esse foi um dos livros mais massantes para mim, principalmente depois de saber sobre a diferença gritante de idade entre marilia e dirceu.
os poemas também trazem à tona o bucolismo e esse saudosismo pelo campo, mas nos últimos acabei me perdendo um pouco
os poemas são divididos em três partes, e apesar de ter gostado das referências a mitologia grega, não acho que dirceu era algum romântico nato.

kemii-18 13/11/2023

PQP SUPERA
eu acredito no boato que esse insuportável ainda se casou quando a Marília foi para Moçambique vê-lo. Meu Deus que homem carente repetivo, apoio a Conjuração Mineira mas não esse. Eu não confio nele, eu não sinto dó dele.

Caroles2 29/11/2023

É um clássico, isso não há dúvidas. Achei a leitura difícil (como todo livro antigo rs), reconheço sua importância e tals, mas não foi uma leitura prazerosa ainda mais quando a leitura veio depois do Romanceiro da Inconfidência.