Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

ana bueno 18/09/2023

Meio revoltada
Meio revoltada que ele falou da marília o livro inteiro e no final ele já tava cantando outras mulheres
mas adorei as comparações que ele faz, realmente é uma escrita de uma genialidade muito grande
ana bueno 18/09/2023minha estante
+ se n tivesse nos indicados da fuvest não lia até o final nunca

Eric 24/09/2023

Nada de mais
Bem, é um livro do século XVIII com uma coleção de poemas românticos, era de se esperar que não fosse ser algo muito atraente.
Li por conta da FUVEST, uma leitura bem cansada e lenta, pra ser bem sincero não me lembro de quase nada do livro.
Achei legal ver como a realidade de coisas atuais são na verdade muito antigas (como exemplo o Dirceu redpill depois de ser traído por uma mulher que não me lembro o nome, la nos sonetos no final do livro).
Um livro ok.

Filha de Júpiter 07/10/2023

Meio ruim
Quanto mais leio livros clássicos, mais percebo que não é um dos meus gêneros favoritos.
Não gostei da leitura.
Se era para ser versos de amor, sinto lhe informar Gonzaga, o objetivo não foi atingido. Tudo o que eu percebi enquanto lia foi um cara já velho com tes*o em uma menina de 17 anos, já que ele não conseguia escrever sobre outra coisa se não a aparência dela.
Bem chatinho. Não recomendo.

Aline 27/06/2015

Leitura diferente
Confesso que não foi uma leitura fácil para mim.
ParParte I - Dirceu é responsável por a narração do poema e apresenta todo o seu amor por Marília.
Parte II - Dirceu é preso acusado de ser um inconfidente.
Parte III - Dirceu é exilado para Moçambique.
Eduardo 01/07/2015minha estante
Leitura pesada em, admirado acho que é a pessoa que mais lê literatura brasileira dos meus amigos do skoob.
Faz letras ?

Aline 14/07/2015minha estante
Pretendo fazer letras um dia. Por enquanto é só paixão mesmo.

@alfarrabistaa 25/01/2016

Vendo
A venda! Entregas para toda Belém!
R$4

Bel's 21/12/2021

Foi minha primeira vez lendo algo do tipo e eu gostei bastante, agora vou procurar algo parecido .
Recomendo para todos já acostumados a ler e quem começar o gênero, já que parar mim foi super fluindo.

cheiro de livro 14/02/2022

Só namoro com alguém que seja tão vassalo quanto Dirceu, bj
Eu li esse livro obrigada, mas eu realmente gostei. Por se tratar de uma obra árcade, a linguagem não é tão complexa e achei envolvente. Realmente uma história de amor em formato de poesia.
Esse livro me proporcionou uma vida no campo e eu amei ela?

bowldelaire_ 21/02/2023

Eu sinceramente amei revisitar um pouco do Arcadismo brasileiro. Sempre foi um dos movimentos literários que mais me encantou. No entanto, a minha paciência para as liras amorosas é um pouco mais rasa, gosto das comparações e o sentido não teológico que se dá aos seres míticos, mas todo o amor por Marília é tão excessivo que cansa.

Quase não se há defeitos nessa mulher amada, que é perfeita em tudo que se propõe e é capaz de suprir (com um sorriso, um abraço, um olhar ou seja lá o que for) todas as demandas exigidas pelo sentimentalismo daquele que está apaixonado.

Recomendo, porque é um clássico e merece sim ser revisitado de tempos em tempos para se entender e compreender alguns aspectos da época. Não retiro aqui o valor literário das liras amorosas, por mais que elas não sejam do meu agrado no todo. Para quem procura mais do Arcadismo e quer fugir dessa amorosidade em excesso, recomendo O Uraguai, cuja leitura em conjunto com Marília de Dirceu deixa claro os diversos aspectos do Arcadismo brasileiro, o que pode ser muito proveitoso para quem se aventura a estudar as raízes da história literária no Brasil

LetAcia716 24/02/2023

Fui obrigada a ler pra escola, mas durante a leitura acabei gostando. Com o tempo você se acostuma à linguagem antiga.

Cristiane 06/06/2024

Marília de Dirceu
Poesia não é meu estilo literário preferido, porém saber do destino trágico do autor: o degredo e o fato dele não ficar com sua amada me fez ser simpática aos textos.
A poesia é do período do arcadismo, então são melosas e fazem comparações com personagens gregos e tudo mais.
A primeira parte do livro as poesias se referem ao amor de Dirceu e a beleza física de Marília, a segunda parte o autor está profundamente triste e os temas são ciúmes, traição, a impossibilidade de concretizar seu amor já que está no exílio. A terceira parte são temas diversos.

enzopalacio 25/03/2023

?Marília de Dirceu? é uma leitura gostosa. Além de bonitas, as liras são interessantíssimas, tendo em vista que Tomás Antônio Gonzaga esteve envolvido na Conjuração Mineira.

manu.salvio 28/03/2023

Só é agradável porque é árcade
Eu li porque graças a Fuvest eu fui obrigada, mas até q não foi tão ruim quanto eu pensei q fosse. é vdd que eu entendi só 20% do livro? é, mas o que importa é entender a ideia central de que ele é gado pela Marília e não cansa de falar dela.
Pelo menos ele retoma bastante cultura clássica que eu gosto.

Pedro695 03/04/2023

Chato mas aproveitavel
Li pro vestibular, entao a leitura foi puramente tecnica, o que nao me agrada.
Porem, como ja estava lendo tentei aproveitar a leitura pelo menos... O livro con certeza é muito bem pra quem quer entender na pratica o neoclassicismo no Brasil. Tomas de aquino, sob seu pseudônimo consegue tornar as propostas arcades nacionais muito claras.
Para alem do tecnicismo mecanico de vestibulando, gostei muito da retomada esperada à mitologia greco-romana, alem do uso de alegorias para falar sobre amor, paixão, desejo e saudade.
Finalmente, nao me agradou a leitura por ser chata e pouco fluida, mas da pra aproveitar.

mariana 08/04/2023

Marília de Dirceu (Resumo pra Fuvest)
- Poesia
- Inspirado na Marília Doroteia (pseudônimo Marília)
- Dirceu (pastor)
- Arcadismo (pastoril, bucolismo, natureza, racional, idealização da mulher, mitologia grega)
- Arte clássica, greco-romana, é a perfeita ideal
- fugere urbem (fugir do urbano)
- inconfidência mineira
- parte 1 = Amor galante (antes do exílio)
- parte 2 = Tristeza pela prisão, mas continua racional (exílio)
- parte 3 = poesias soltas.