O livro essencial de umbanda

O livro essencial de umbanda Ademir Barbosa Júnior

Resenhas - O livro essencial de umbanda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcio440 14/12/2023

Esclarecedor
Denso e detalhado, explica os caminhos da umbanda, necessário para abolir os preconceitos e a demonização de uma religião que busca o bem de todos acima da tudo.
viihast 14/12/2023minha estante
Não sou umbandista, mas coloquei esse livro na minha lista pra 2024 porque tenho muita curiosidade. As vezes frequento, mas assiduamente somente o Espiritismo.

Marcio440 14/12/2023minha estante
Bacana, também não sou, fiz uma visita em um centro de umbanda. Mas acho legal e necessário conhecermos um pouco de cada religião. E é uma coisa que me fascina a fé do ser humano

viihast 14/12/2023minha estante
Esse livro conta sobre os orixás?

Marcio440 14/12/2023minha estante
Sim, sim, explica bastante sobre os principais

Guilherme 22/07/2020

É um livro interessante para quem quer conhecer melhor a religião de umbanda.
Lipe 22/07/2020minha estante
Tenho esse livro mais ainda não iniciei a leitura. Vale a pena ler ?? Já sou da religião faz dez anos.

Guilherme 26/07/2020minha estante
Lipe é um livro não apresenta nada de novo da umbanda.

Lipe 26/07/2020minha estante
Ah sim, obrigado Guilherme

Milena 29/07/2021

Cresci ouvindo muita coisa ruim sobre a Umbanda. Na escola, comentários como "olha lá, desceu a pomba-gira" quando alguém se irritava, ou falar exu quando queria falar do demônio, entre vários outros comentários absurdos. Mas sempre foi uma religião que me despertou a curiosidade. Esse livro trouxe tudo que eu precisava saber, já que me considero extremamente leiga no assunto. A Umbanda tem uma história linda, uma religião cheia de amor, respeito e caridade. Terminei a leitura emocionada, e um pouco triste pensando na desinformação que muitas pessoas ainda têm, na intolerância religiosa que acontece por ignorância, por pura falta de conhecimento. Posso dizer que estou completamente apaixonada por essa religião tão especial, tão rica e cheia de ensinamentos maravilhosos. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de conhecer um terreiro.
Marilia.Almeida 29/07/2021minha estante
Sou umbandista e digo com todo o meu coração: estar num terreiro me traz um conforto e um sentimento de pertencimento enorme. Agradeço a cada segundo por isso

Milena 29/07/2021minha estante
Que incrível!! Sinto do fundo do meu coração que é onde vou me encontrar e finalmente me reconhecer

Phelipe Guilherme Maciel 31/10/2017

Para o extremamente leigo entender tudo sobre a Umbanda de forma mastigada.
Este livro é essencial por ser um manual. Nele, qualquer pessoa que não entenda nada de Umbanda será inserido neste universo fascinante. Tudo é bem mastigadinho, escrito de forma humilde, mas com grande propriedade.
Com este livro será possível entender o significado das entidades de umbanda, tais como Preto Velho, Exu, Criança, Caboclos, Erês, Baianos, Ciganos, etc. Também se entenderá os elementos do culto, os pontos riscados, os pontos cantados, os Orixás.
Poderemos entender melhor como são feitas as oferendas a cada orixá, as oferendas às entidades.
Conceitos básicos como Umbanda pratica o bem, Umbanda não sacrifica animais. Umbanda é religião espírita, Umbanda é brasileira são passados de forma muito simples e eficaz.
O livro também pincela muito bem a história resumida da religião e seus sacerdotes proeminentes.
É uma boa leitura para quem quer conhecer um terreiro de umbanda, mas também para religiosos de qualquer vertente que não possuam preconceitos ou querem se liberar de preconceitos antigos e verificar que qualquer religião que busca a luz, o desenvolvimento pessoal, e o amor, é uma religião de luz.
Recomendo a leitura para iniciantes.
Pessoas já iniciadas na fé umbandista poderão considerar o livro bastante raso.
Wilderlane Oliveira 24/10/2019minha estante
Temática interessante, visto que há um preconceito em relação às religiões de matriz africana, geralmente atribuindo um caráter negativo é pecaminoso.

Larissa266 03/01/2024

Silêncio, estou em aula.
Um guia muito explicativo que me fez olhar a religião em que pretendo entrar com mais seriedade e propriedade sobre as informações que eu escuto/pesquiso/propago.
JoAo366 15/04/2024minha estante
Também estou lendo para conhecer melhor, ainda não entrei.

Tone 09/04/2019

Perfeito!
Mas do que um guia para se conhecer a religião ele nos apresenta tudo sobre a umbanda,sua importância e trabalho perante os guias, orixás,seus sincretismos e enfim.Para quem não tem uma opinião formada e até para os que tem, essa leitura faz um misto de sua religiosidade,sua origem e etc...Super indicado.

barros8rafael 07/03/2020

Um dos livros mais bacanas para se ler sobre a religião. Emprestei o meu e nunca mais devolveram kkkk mas valeu a pena.

carol 16/12/2020

essencial mesmo
aprendi muito e evolui com esse livro espero que todos que tem mente aberta leia também.

Gustavo Rafhael 21/04/2021

Manual da umbanda
O livro é realmente um manual para leigos que queiram aprender sobre a umbanda, sua origem, suas ramificações, sua relação com outras religiões, e muitos outros conceitos.
É um estudo bem completo pelo menos no que se propõe, por desconhecer a umbanda não posso afirmar que é completo em relação a ela. Repetitivo em alguns momentos, nada que tire a essência do escrito.
Se você não conhece nada sobre a umbanda e quer adentrar nesse universo, recomendo começar por esse livro.

Mafado 22/08/2021

Primeiro contato com o estudo da Umbanda
O livro em questão é bem completo, principalmente para quem não sabe nada sobre a religião e quer começar do zero. Ele te da uma base muito boa sobre uma gama de informações, desde a introdução da Umbanda como religião até a explicação de alguns termos usados pelos adeptos da mesma. Estou realmente fascinada pela religião, e tudo que aprendi nesse livro tem grande responsabilidade por isso. É claro que você não vai gravar tudo assim lendo uma só vez (a não ser que tenha memória fotográfica), mas o livro também é ótimo e bem fácil de se consultar pequenas informações e tirar dúvidas. Eu SUPER RECOMENDO!

MayaraMoeller 04/12/2021

Realmente essencial para nós quebrarmos essas crenças que temos com a Umbanda e enxergarmos que é uma religião de muita espiritualidade e amor.

James62 11/05/2024

Essencial para conhecer
O livro que se destaca pela sua abordagem didática e abrangente sobre a religião. Uma obra que é uma introdução cativante ao universo da Umbanda, ideal para aqueles que desejam iniciar sua jornada de conhecimento nessa fé tão rica e diversa.
O livro passa pela história da Umbanda, falará dos orixás, figuras centrais na religião, são apresentados com profundidade e reverência, permitindo uma compreensão mais ampla de seus papéis e influências dentro dessa religião. Alem disso, explora-se não apenas os aspectos teológicos, mas também a riqueza cultural e espiritual que permeia essa tradição de matriz africana, e também alguns sincretismo e outras coisas que você vai apreender.

erica.leituras 10/01/2022

Um ótimo começo!
Para quem está inciando como eu, o livro é muito bom pois ajuda a esclarecer e entender alguns conceitos que vamos vivenciando na religião. Trata de maneira embasada e com referências o assunto.

Recomendo

kamylism 24/01/2022

Que livro perfeito! Ensina sobre a Umbanda de uma maneira bastante didática, eu amei. É um conhecimento que eu vou levar para vida inteira!

Samia Feio 06/02/2022

Livro extremamente interessante e importante para estudo. Serve como uma boa base para quem está iniciando ou quer aprender um pouco mais sobre o Umbandismo e também para quem já é praticante aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos. De linguagem fácil, com excelentes analogias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5