Por Uma Geografia Nova

Por Uma Geografia Nova Milton Santos

Resenhas - Por uma Geografia Nova

Lolla 06/09/2023

O pai da Geografia
Clássico que eu li no meu primeiro período da universidade e decidi reler esse mês, continua sendo um gênio a frente do seu tempo que previu um monte de coisas que estão ocorrendo agora
Não tem como entender a tragetória e história da Geografia sem ler esse livro

mluisad 18/04/2023

O pai de nós geografos
Como que pode uma pessoa tao inteligente que consegue ser tao a frente do seu tempo. eu ainda fico de cara como ele consegue pensar em umas coisas que parece que ninguem pensaria. eu tinha lido algumas partes do texto dele para minhas aulas mas esse foi o meu primeiro livro que li por completo, nessas partes que eu lia so por uma parte eu achava muito dificil a leitura acho que nao tinha um contexto do livro todo, e quando eu comecei fiquei com medo de nao entender nada mas a leitura foi super leve e incrivel.
falo com verdade ele e o pai de nos geografos.
recomendo demais para quem e geografo (ou se formando como eu, e digo mais, tem que ser uma leitura obrigaria!!!) e pra quem nao e tambem que e incrivel a gente ter uma obra de arte dessas.

jistired 02/11/2021

ótima introdução ao pensamento miltoniano (inclusive eu deveria ter lido esse anter de "a natureza do espaço"). o autor propõe novas bases para o pensamento geográfico, de forma que a disciplina não se transforme em puras descrições sem um valor interpretativo mais amplo.

Arthur 12/08/2021

Geografia: da subserviência à crítica
Sou suspeito a falar da obra do professor Milton Santos. Obra essa que é definidora da minha práxis e da minha compreensão do mundo.
Antes de falar do livro em si, é importante citar que ao ler a obra de Milton Santos na graduação eu tive a certeza de como a minha formação básica foi deficitária. Por isso busco reler os seus livros, agora, mais maduro. E mais que isso, para profissionais da Geografia, tais livros devem ser visitados sempre.
Dito isso, sobre o livro, e prometo ser breve, Milton Santos passeia pelo histórico da Geografia enquanto ciência. Desde a falta de uma definição epistemológica, perpassando por um servilismo que fundamentou práticas coloniais e imperialistas, até a sua tendência mais crítica, proposta aprofundada por Milton Santos.
Para tanto, Milton Santos busca definir o que é espaço, o objeto de estudo da geografia, e defende a atenção aos processos que atuam na sua "produção" de modo a questionar a desigualdade espacial, social e econômica.
A leitura não é simples, mas é rica (de modo que essa resenha não contemplaria) e aconselhada aos interessados pela área, bem como obrigatória aos profissionais de geografia.

Ally 10/02/2021

Um livro essencial para todos que estudam Geografia e também para quem quer se aprofundar nas ciências humanas. Milton Santos é um gênio e suas ideias são reproduzidas por muitos intelectuais da área. Este livro propõe uma síntese das ideias do que seria essa "geografia nova" proposta pelo autor.
Não é um livro de leitura fácil. A linguagem é difícil até mesmo para um livro acadêmico. Talvez você precise ler um mesmo parágrafo mais de uma vez para compreender o que foi dito. Leitura obrigatória dentro da Geografia.

Tati 03/02/2021

Um livro maravilhoso, Milton Santos foi um homem a frente do seu tempo. Nesta obra mostrou a necessidade de se estudar o espaço geográfico e de se reformular a geografia.

Clecio (@cleciorodripereira) 12/02/2020

Por uma Geografia nova - Milton Santos
"Os geógrafos, ao lado de outros cientistas sociais, devem se preparar para colocar os fundamentos de um espaço verdadeiramente humano, um espaço que una os homens por e para seu trabalho, mas não para em seguida os separar entre classes, entre exploradores e explorados, um espaço matéria inerte trabalhado pelo homem, mas não para se voltar contra ele, um espaço, natureza social aberta a contemplação direta dos seres humanos, e não um artifício, um espaço instrumento de reprodução da vida, e não uma mercadoria trabalhada por uma outra mercadoria, o homem artificializado."

TalesVR 31/08/2019

Geografia Nova
A Geografia Crítica de Milton Santos é reconhecida como uma revolução dentro da Geografia, uma nova forma de se enxergar a ciência e o próprio homem em sua conexão com o espaço. ''Por Uma Geografia Nova'' é o ''começo'' disso tudo, onde ele faz um balanço histórico da metodologia geográfica, destaca o papel da interdisciplinaridade por uma nova Geografia e aponta os efeitos da globalização. Posteriormente em outras obras ele falará mais da globalização em específico, mas aqui já há uma semente.

Pra mim valeu muito pois a releitura que ele faz de Kant e o Tempo e o Espaço me ajudou a entender um dos pontos do filósofo. Durkheim e seu fato social também estão presentes.

É uma obra relativamente curta e muito gostosa de ler, até para quem não é geografo (que é o meu caso.)