Por Uma Geografia Nova

Por Uma Geografia Nova Milton Santos


Compartilhe


Por Uma Geografia Nova


Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica




A geografia viveu, há cerca de vinte anos, uma transição dramática de crise, em todo o mundo, e, como é comum em situações desse tipo, a própria crise acabou por estabelecer as condições para sua superação. No Brasil houve também um movimento de renovação crítica da geografia, quando se discutiram diversas questões de ordem metodológica, conceitual, epistemológica, ao mesmo tempo que se buscou relacioná-la com outras disciplinas da área de ciências humanas.

Milton Santos, geógrafo brasileiro de fama internacional, contribuiu com este seu trabalho, Por uma Geografia Nova, para uma análise acurada dessa ciência, seguida de uma fecunda síntese, que apontava o caminho do futuro, ao mostrar que, se o "o espaço é a casa do homem e também a sua prisão", devem os geógrafos, ao lado de outros cientistas sociais, lutar por um espaço verdadeiramente humano, mais amplo, "que una os homens por e para seu trabalho".

Com esta obra - que transcende mesmo o interesse específico do geógrafo -, Milton Santos ombreia com autores famosos como David Harvey, Paul Claval e Yves Lacoste, e sem dúvida contribuiu decisivamente para a realização do pensamento geográfico crítico no Brasil e nos exterior.

Geografia

Edições (1)

ver mais
Por Uma Geografia Nova

Similares

(41) ver mais
A Natureza do Espaço
Metamorfoses Do Espaco Habitado: Fundamentos Teoricos E Metodologicos Da Geografia (Geografia, Teoria E Realidade) (Portuguese Edition)
Geografia - Pequena História Crítica
O Espaço Dividido

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 4.3 / 67
5
ranking 51
51%
4
ranking 33
33%
3
ranking 12
12%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Jim
editou em:
02/11/2018 18:07:33