O Fio da Vida

O Fio da Vida Kate Atkinson

Resenhas - O Fio da Vida

Felipe Seibert 16/11/2014

Livro Maçante
O assunto abordado no livro pela autora tinha tudo para se tornar uma bela construção de ficção. Já imaginava inclusive adaptações pro cinema. As chamadas de capa e o teaser criado no primeiro capítulo em um cenário com o Hitler, dava um ar de bestseller. Seria uma sequência frenética de leitura, até descobrirmos como aquela situação de encontro da protagonista com o Führer se estabeleceu.

As frases de efeito de divulgação desse livro, indicando uma provável possibilidade de reviver (e recriar) o futuro, em uma nova realidade em relação a vida anteriormente vivida (e que culminava em morte), eram as peças chaves para um sucesso certeiro.

Porém, o livro não entrega isso.
O início é interessante, mostrando esse jogo de vidas paralelas, no estilo efeito borboleta. Uma pequena ação aqui, gera uma mudança drástica acolá. E assim, a protagonista vai revivendo os mesmos cenários, em novas circunstâncias.

O leitor fica focado e aguardando justamente esse processo de morte e nova tentativa de vivência, querendo novos desafios, novos relacionamentos, novas oportunidades na história. E existe um conflito nesse processo com o enredo em si, onde a autora conta a história da personagem Úrsula, que é muito ruim. Ou seja, enquanto ela não morre, ela está vivendo sua vida em um período de guerras. Só que esses textos contando a vida dela, são muito chatos, incompletos, cheio de quebras de condução da história. A autora não consegue descrever com detalhes as cenas. A impressão que tive, é que cada parágrafo fosse um assunto. Ela muda de ambiente com uma velocidade desagradável, não criando assim, empatia do leitor com os personagens.

Claro que entendo que o objetivo era justamente criar situações diversas, uma vez que seriam épocas diferentes em cada nova 'ressuscitação'. Mas o meu desejo era descobrir como seria a próxima morte e como, após esse episódio, ela conseguiria evitar o erro e manter a vida em curso novamente. E não pareceu ser esse o foco da autora.

Quero evitar spoliers e não vou falar mais :-)
Não sei se consegui descrever o meu sentimento após o fim desse livro. Mas o fato é que não empolgou, não gerou empatia com nenhum personagem e, pelo o que eu esperava, foi um desvio do objetivo anunciado. Não indico.
Eloiza Cirne 23/12/2014minha estante
Também tive a mesma impressão que você, Felipe. O livro "promete" mas não "cumpre"! Ficou em mim, a sensação de incompletude. Não indico.

Philipa 27/12/2014minha estante
Disse tudo!

Paola 04/02/2015minha estante
Concordo!

Júlia 01/02/2016minha estante
Abandonei o livro no meio de tão maçante que é. Eu odeio fazer isso com um livro!

Elinéia 03/06/2017minha estante
Concordo plenamente. Repetitivo para qual fim?! Não gostei também...

Ladyce 09/11/2014

Uma fascinante performance
Dois leitores e uma mesma obra não leem a mesma história. Cada qual traz uma percepção única. Por isso trocar ideias depois de uma leitura é uma excelente opção para expandir os horizontes, um exercício de ver através dos olhos do outro. Há livros tão ricos que as possibilidades de interpretação são inúmeras, mesmo para um único leitor. Este é um deles.

Uma história de difícil resumo relata vidas paralelas de um mesmo personagem central, nascido no mesmo dia, na mesma família. Só que as variadas existências, desde a primeira, quando o bebê morre ao nascer, parecem ilustrar o conhecido "Efeito Borboleta", as consequências impensáveis de a uma pequena variação na história. Essas variações podem ser tão simples quanto um acidente com um animal em uma fazenda vizinha, levar à sobrevivência ou não de uma criança que acabou de nascer, dependendo da interrupção ou não do trajeto do médico que a atenderia. É como a autora diz na página 288, Você às vezes não se pergunta... se apenas uma pequena coisa tivesse sido mudada, no passado, .... as coisas seriam diferentes?

Ao contrário do que a sinopse sugere O FIO DA VIDA não oferece uma leitura ilustrativa de vidas passadas, ainda que em alguns momentos alguém se refira a esse fenômeno. Tampouco a história ilustra a ideia de re-encarnação. Não se trata disso. Pelo menos na minha leitura. Nela vejo apenas as possibilidades inerentes a uma mesma vida, realidades paralelas, vividas simultaneamente. Não, não precisamos entender física quântica para ler o livro nem entender o que é descrito, mas há paralelos com esse fenômeno e o caminho do entendimento pode se adequar a essa leitura. Não se trata de ficção científica, pelo menos no sentido mais estrito da classificação.

O FIO DA VIDA mostra a pluralidade que existe em cada um de nós e como cada uma dessas diferentes pessoas que poderíamos ser se desenvolveria, se qualificaria, se comportaria e até mesmo como morreria quando uma determinada virada do destino se apresenta. São diversas vidas de um mesmo personagem nascido no mesmo dia, e na mesma hora, dos mesmos pais, na mesma cidade, tendo o mesmo lugar entre os irmãos. Pode até parecer confuso, mas é uma leitura fascinante na circularidade e no aprofundamento do conhecimento que temos de Úrsula, personagem principal. Através dela se questiona: se pudéssemos viver diversas vidas em diferentes circunstâncias, o que de nós seria constante? O que faz de nós o que somos? De que é composto o núcleo do que somos? O que é a essencialidade do ser humano? Como se apresenta?

Ao fim, passado um grande número de vidas e mortes de Úrsula, somos lembrados que vida e morte podem ser tão casuais quanto qualquer outro evento. Não há garantias. Não há futuro necessariamente o passado é justamente isso: algo que já desapareceu. Possibilidade perdida. A única coisa com que podemos contar é o momento presente: "A circularidade do universo. O tempo é um constructo, na realidade tudo flui, sem passado ou presente, apenas o agora."(p.502)

Este não é o primeiro romance de Kate Atkinson que leio. Há alguns anos li POR TRÁS DAS IMAGENS DO MUSEU, publicado no Brasil em 1998. Mas aquela obra não me preparou para esperar de O FIO DA VIDA a força narrativa da autora e a destreza com que ela consegue gerenciar personagens e tramas tão complexas: a cada curva do caminho um novo mundo se descortina. Além da trama há algo maravilhosamente bem engatado na narrativa: as alusões e citações a obras literárias conhecidas de todos nós: Shakespeare, Bacon, Heráclito, Píndaro, Hawthorne, Keats, Colette, Coleridge e muitos outros. Esses autores demonstram sua atualidade pois as citações, bem tecidas no texto, se mostram relevantes no entendimento do que nos faz humanos.

Se você prefere uma narrativa linear, esse livro não deve lhe seduzir. Mas se você aceita a experimentação literária, vai se deliciar com esse romance. Recomendo.
Helder 14/11/2014minha estante
Incrivel resenha Ladyce. Vi este livro numa loja e a sinopse me pareceu muito interessante. Agora fiquei ainda com mais vontade de lê-lo. Você já leu Todo Dia?? Talvez seja uma versão mais adolescente desta estória, mas achei extremamente bonito e recomendo a leitura. Muita gente se irrita com o final do livro, mas eu achei perfeito.

Ladyce 15/11/2014minha estante
Obrigada Helder. Não conheço Todo Dia, mas agora vai para a minha lista de leitura, um abraço e obrigada pela dica.

Andre.Santos 11/02/2016minha estante
Concordo também com sua resenha.
E, realmente, no que você chama de "experimentação literária" deve-se estar preparado para as idas e vindas temporais em que se dá a narrativa, o que me fez demorar algum tempo a mais para sua leitura.
Recomendo, com a ressalva de que deve-se estar preparado e disponível.

Juliana Piovani 17/03/2016

Decepcionante
Achei as primeiras páginas de O Fio da Vida confusas e cansativas. O livro demorou para me cativar, para mim a história começou a ficar interessante por volta da pré-adolescência de Ursula. Daí em diante a história me prendeu e comecei a ansiar por saber o que iria acontecer, e achei que teria um final satisfatório. Infelizmente não foi o que aconteceu, o fim, assim como o início, foi confuso e aberto. A autora começa dando voltas que não chegam a lugar algum, depois constrói uma boa história, só para terminar com as mesmas voltas que não dão em nada. Uma pena e um desperdício de um ótimo plot, que se bem trabalhado teria resultado em um excelente livro, o que não foi o caso.
Natalia.Gomes 26/10/2016minha estante
Exatamente a mesma sensação que eu tive!!!!

Mih 25/10/2014

E se você pudesse mudar as escolhas da sua vida?
Fiz resenha do livro Fio da Vida no meu blog! Confiram!

site: http://bymiih.blogspot.com.br/2014/10/pra-ler-o-fio-da-vida.html

Fernanda 18/12/2014

Resenha: O fio da vida
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/12/resenha-o-fio-da-vida-kate-atkinson.html

Christine.Freiberger 09/04/2016

O Fio da Vida
Sabe aquele livro que a gente não sabe se gostou? Não consegui parar antes do fim..

aninha 16/11/2016

O fio da vida ou Life after life
(caso vocês não queiram ler o livro só por causa de minha resenha vão atrás de outras porque sinto q não consegui colocar em palavras o que senti nem a genialidade do enredo - estou no ramo das resenhar a puco tempo;D)
Kate Atkinson consegue, no período das duas Grandes Guerras, mostrar uma trama de variados desfechos e esse é um dos motivos que me encanta. Por ser em primeira pessoa, Úrsula,mostra sua personalidade sendo construída ao longo dos fatos que lhe ocorrem.
É uma obra que revela a criatividade da autora pois consegue dar diferentes desfechos para a vida da personagem somente mudando certas ações ou pensamentos.
Úrsula Todd morre e inicia sua vida varias vezes por estar destinada a uma " missão" ou pazes com o destino) e as pessoas com quem se relaciona agem de formas diferentes dependendo de qual rumo srta. Todd escolhe daquela vez.
Tem alguns momentos pesados e outros bem humorados ( assim como a vida) que mostram bem a personalidade da narradora.
As personagens são muito bem construídas.
Os capítulos são divididos em datas para localizarmos os acontecimentos da História e a idade que a narradora terá.
As sacadas , quando se consegue entendê-las, são muito boas e são quando paramos para pensar em como a humanidade se desenrola e para entender os pulos temporais e mudanças a cada "nova tentativa".
Leiam por favor! :D
( se vocês acham que dei spoilers então leiam mesmo porque o livro é muito mais que isso!)

Eduardo.Abagaro 21/08/2017

Várias histórias em Uma.
Com certeza está no meu Top 5.
História dinâmica, personagens cativantes.
Você se envolve na história, se põe no lugar da Ursula (personagem principal).
Além de que tem um pouco de História das 1a e 2a Guerras Mundiais.
Vale a pena ser lido

aulitska 20/04/2020

Sem palavras
Fazia tempo que não lia um livro com +500 páginas. Achei que seria difícil mas ele me envolveu do começo ao fim. Li com calma, absorvendo cada uma das vidas de Ursula. Suas muitas vidas se entrelaçam na sutileza dos detalhes. A riqueza de detalhes me transportou para cada um dos diferentes cenários. Me trouxe outra perspectiva sobre a morte, traz a ideia de que a morte é só um salto para uma linha temporal diferente da sua própria vida, onde uma pequena escolha diferente é capaz de impactar em toda sua jornada e levar para cenários, pessoas e destinos totalmente distintos. Mas que, apesar disso, algumas coisas nunca mudam. Não é um livro fácil, aborda assuntos muito sérios e pesados como estupro, violência doméstica e a segunda guerra mundial. Mas de forma muito sensível e ao mesmo tempo real. Enfim, vale a pena a leitura!

Laura 21/06/2020

O livro não me prendeu da maneira que eu esperava.
A premissa é realmente muito boa mas algumas questões da própria narrativa me deixaram insatisfeita.
Recomendo para quem gosta de livros com Viagem no Tempo.

Diana279 24/06/2020

É um livro bom, mas de certa forma, fraco. O que incomoda, é que muitas vezes vc tem que adivinhar quando está no passado ou no futuro, pq nem sempre fica claro.

Bia 05/07/2020

O fio da vida
É uma leitura um pouco complexa, em alguns momentos achei maçante (cada um tem uma opinião particular sobre um livro afinal cada um vê uma mesma história de uma maneira diferete), mas, leia e tire suas conclusões.

San 09/07/2020

Cativante
Essa foi umas experiência de leitura que esse ano ainda não tinha tido. Morosamente lido, foi saboreado rsrsr...
Complexo mais muito bem elaborado, a autora com muita habilidade e genialidade consegue nos prender numa narrativa que teria tudo pra ser enfadonha, mas ao contrário foi cativante.

Ray 14/07/2020

Eu não gostei muito no início. Fiquei meio perdida com as reviravoltas que a história dava, mas depois comecei a desfrutar das novas oportunidades que eram dadas a personagem para refazer seus caminhos e não morrer.