Basta Pensar Diferente

Basta Pensar Diferente SARAH EDELMAN

Resenhas - Basta Pensar Diferente

lfelipe22 01/10/2023

Basta pensar diferente
Não foi fácil chegar a metade do livro, depois abandonei, se escritor colocasse tudo em 50% do livro seria um sucesso, mas se torna exaustivo a leitura devido a repetição.

Forest 17/01/2023

Sobre a terapia cognitivo comportamental.
Olha, foi sofrido ler. O livro é comum, escrito de maneira agradável. O meu sofrimento veio da percepção da obviedade de tudo, de ler e estar o tempo todo pensando "ok, óbvio. Óbvio. Óbvio.". Eu vou me inteirar mais acerca da TCC, para saber melhor, mas ao que tudo indica não há nada de novo ou original nessa abordagem. Quem quer que tenha tido contato com filosofia grega, oriental, com tradições místicas, lerá esse livro com um tédio quase insuportável. "Questionar as crenças automáticas" aparentemente é uma descoberta revolucionária pro ser humano moderno. Buscar discernimento (investigar a realidade sem vieses cognitivos - na linguagem seca de hoje) é a decência mínima sugerida por muita gente ao longo de 3 mil anos já.
Sem falar da falta de profundidade... Que chega a ser irritante as vezes. Eu definitivamente não gostei da leitura nem da TCC (como retratada nesse livro). Não porque sejam ruins, mas porque se faz um alarde em cima disso, desnecessário - não tem nada de novo. Creio que talvez possa ajudar algumas pessoas sem muito repertório intelectual. Talvez a ideia de "investigar se suas percepções são confiáveis" seja uma novidade para alguém.
Eu sofri para terminar.
Agora, se você gosta de uma leitura estilo livro didático com exemplos e exercícios mastigados, tudo bem resumido, e se você não manja muito de filosofia geral, esse livro é pra você. Vai ter um melhor proveito.
Mariimagno 17/01/2023minha estante
Oi, não conheço esse livro, mas sou psicóloga e trabalho com a abordagem TCC. A TCC tem 3 ondas históricas desde o surgimento. Não tem como ser resumido em livro tão raso. Dentro da psicologia é uma abordagem que tem levado muita credibilidade a psicoterapia, por usar bases de abordagens comportamentais, mas sem deixar de levar em consideração a cognição como um todo (emoções, sentimentos).
Seria como julgar toda a psicanálise pelo livro ?psicanálise de boteco?.
Mas entendo a sua crítica.
Recomendo livros como: Terapia Cognitivo Comportamental de Judith Beck; Terapia Cognitiva baseada em processos; Terapia cognitiva focada em esquemas; Inovações em Terapia Cognitivo Comportamental (são alguns livros que norteiam melhor a prática da TCC)

Forest 17/01/2023minha estante
Perfeito. Eu estou estudando um pouco de todas as abordagens, na medida do possível. Vou buscar os títulos que você indicou.
Até lá estou com meu julgamento suspenso, a não ser pelo conteúdo que vi nesse livro, realmente sou ignorante em relação a TCC.
Obrigado pela dica!

Mariimagno 17/01/2023minha estante
Nada, espero que consiga ter outra percepção ?

bi.rezendee 29/07/2021

Perspectivas
É um livro fácil de compreender que ensina como lidar com as crenças e situações incômodas do dia a dia. Aprendi muito e utilizo algumas técnicas ainda hoje

Michela @a.book.idea 25/11/2019

Eu pre-ci-sa-va ler esse livro
As mais de 400 páginas assustam a quem não está acostumado a ler. A sinopse é terrível: já estava no segundo capítulo quando a li e pensei que jamais teria vontade de abrir o livro se dependesse dela. Muito mais que um autoajuda qualquer, sua base está na terapia cognitivo comportamental (TCC).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Crenças limitantes, pensamentos catastróficos, comportamentos derrotistas, tirania dos deveres e outros padrões negativos podem ser controlados com lógica, questionamentos socráticos, comunicação eficaz e outras estratégias simples mas extremamente úteis. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe a Prece da Serenidade que você já ouviu ou leu? "Concedei-me, Senhor, a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para discernir as duas opções". Então, este livro traz o como fazê-lo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tem sido uma ótima experiência ler junto com o marido. Sempre comentamos as passagens que chamaram a atenção de cada um. Também foi engraçado começar a ler depois dele, ouvi-lo dizer "você vai gostar desse livro", alcançá-lo e terminar antes dele dizendo "esse livro é mesmo muito bom". ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Nem tudo em si é bom ou mau; tudo depende do que pensamos" (Hamlet).

Guerreiro.Melo 21/05/2019

Basta pensar diferente.
Esse livro, em algum momento de sua vida, poderá lhe auxiliar. Trata-se de obra pautada na Terapia cognitivo-comportamental. A explicação sobre a abordagem e bastante clara e de fácil compreensão. Ele irá auxiliar a sua reflexão sobre a mudança de comportamento em diversas situações da sua vida.Já emprestei p várias pessoas e todas elas gostaram de algum capítulo.

Katyane 16/01/2018

Usando a psicologia para melhorar a vida.
Esse livro apresenta a Terapia Cognitivo-comportamental, uma psicoterapia que tem como foco reconhecer padrões de pensamento e comportamento não-saudáveis e encontrar alternativas para mudá-los e viver de forma mais satisfatória. A autora aborda o tema utilizando uma linguagem simples e fácil de entender. Também propõe exercícios para percepção, análise e mudança de padrões cognitivos e comportamentais.
Apesar do título sensacionalista, a Terapia Cognitivo-Comportamental possui comprovação científica da eficácia no tratamento de transtornos psicológicos, especialmente da depressão. O livro foi escrito por uma psicoterapeuta da área, porém, obviamente, a leitura não substitui o acompanhamento pessoal de um profissional habilitado.

Juliana Costa 02/03/2017

Leitura Necessária!
Basta Pensar Diferente é um livro que as pessoas precisam ler! Nesse livro tomamos conhecimento do quanto os nossos pensamentos influenciam nossos sentimentos e comportamentos e também nossa qualidade de vida. O livro é bastante exemplificativo em todos os assuntos abordados. Em cada caso exposto a autora nos traz estudos de casos e expõe de forma clara e objetiva os principais problemas comportamentais que atingem e preocupam a maioria das pessoas. Sou uma admiradora da Psicologia e para aqueles que gostam de livros com essa temática, recomendo.

Kelley Cristine 25/04/2015

Estrategias interessantes para mudar a forma de pensar
O livro explica sobre a terapia comportamental-cognitivista e propicia estrategias de pensamento para lidar com situações difíceis. Pode ser um bom recurso auxiliar para quem precisa de acompanhamento psicoterápico ou para quem deseja só melhorar as estratégias para lidar com questões dificeis do cotidiano.