A Droga da Amizade

A Droga da Amizade Pedro Bandeira

Resenhas - A Droga da Amizade

Cassiano 26/09/2014

Terei eu me tornado um coroa?
Foi com surpreendente tristeza que li capítulo após capítulo do sexto livro da série dos Karas.
Um "enredo" bobo e raso que só me fez ler mais rápido a fim de terminar logo com o suplício no qual me meti ao adquirir este livro.
Me encontro desde então envolto em um dilema: Terei eu me tornado um coroa chato ou o autor teria cedido de modo despreparado aos apelos das editoras para um novo livro? Nenhuma das opções me tranquiliza.
Diego 26/09/2014minha estante
Concordo totalmente. Decepção!!!

() 06/10/2014minha estante
Acho que o apelo comercial aos antigos fãs era muito óbvio. Fiquei sabendo do lançamento na época da Bienal do Livro e levei um susto... quase 40 reais por um livro infanto-juvenil nacional que mal passa das 100 páginas?! Desculpa, mas pra mim é um valor bem abusivo. Já não gostei do "Droga de Americana!" e é bom saber que não perdi tempo (nem dinheiro) com essa leitura.

carinavd 08/11/2014minha estante
É um pouco das duas coisas.
Se vc pegar pra ler agora os primeiros livros dos Karas que vc tanto amou na adolescência, provavelmente vc perceberá que eles são meio bobos, afinal é um livro infanto juvenil.

Ninha Machado 17/01/2015minha estante
Eu concordo com a Karina. Eu li Anjo da morte, A droga da obediência e do Amor aos 13 anos, vim ler Droga de Americana e Pântano de Sangue há pouco tempo. Eu li com carinho e respeito, porque é lógico que o tipo de narrativa é destinada ao público infantil. Obviamente os livros não tiveram o mesmo efeito em mim, devido ao tempo, mas amei as histórias. Vou ler A droga da amizade com certo receio, visto às resenhas. Vamos ver no que da

Bianca1554 18/01/2015minha estante
Eu acho que até para os adolescentes o livro é meio forçado. Eu fui com muita expectativa para o livro e só terminei por questão de honra e respeito ao autor. Sei nem o que falar...

Chrys 01/07/2015minha estante
Achei forçado de certa forma, eu sendo adolescente. Sou amante desses livros e não fiquei muito satisfeita. O futuro deles foi escrito de forma exagerada e pouco convincente. Percebi também alguns erros de continuidade.
Apesar disso, eu posso dizer que uma parte da leitura, especialmente as partes da Peggy, foram proveitosas.

ackles 14/08/2015minha estante
Então eu acho que vc foi com muita sede ao pote pq na sinopse mostra que não é mais uma aventura e sim o desfecho da história. Sim eu concordo é mais fraco que os outros livros mas era pra trazer o que aconteceu com cada um deles e mostrar como tudo começou, não era mais uma aventura e sim respostas a perguntas como os karas surgiram? como eles se conheceram? e como aqueles extraordinários meninos e garota cresceram.
Bom pra mim essas perguntas foram respondidas ...pra vc não?

OBS: eu amo os karas mais hoje lê os livros eu vejo que as historias são bobinhas não extraordinário pra mim, mas eu leio com imenso carinho pq é história que eu amei crescer lendo.

Fantine.Kalho 03/02/2018minha estante
Cassiano,
Eu evito ler meus livros que li no passado pq sempre sinto essa sensação, esse vazio de querer mais e o autor não corresponder. E Ainda não li esse livro, mas já estou sentindo o drama.

Bruna.Mozer 12/08/2019minha estante
Estou precisando do livro A droga da amizade, alguém desapegando? Para meu filho, trabalho de escola.

Uender 05/05/2021minha estante
Acho que só não foi feito para você.

Mari 14/08/2021minha estante
Não acredito que tenha sido só pelo fato da idade ter chegado. Sou professora e trabalho com alunos na faixa dos 10/11 anos. Vários alunos adoram as aventuras do Karas e acharam a droga da amizade beeeeem chato. Acho que foi um encerramento mal feito da saga.

Ualace 09/01/2022minha estante
Acabei de ler o livro com a mesma sensação

Joabe.Bouckhorny 18/02/2024minha estante
Esse livro é um desastre total. Muito diferente dos três primeiros que eram bem escritos e criativos.

booksdalaus 18/01/2024

A droga da amizade
Como Miguel começou a Turma dos Karas?
Como conheceu e por que escolheu Magrí, Crânio, Calu, Chumbinho e a americana Peggy para formar esta turma tão especial?
E por que Andrade era um policial diferente, melhor do que qualquer outro?
Como cada um deles demonstrou ao líder dos Karas que era uma pessoa especial, tanto pela coragem, quanto pela honestidade, pelo caráter e pelo desejo de mudar o mundo para melhor?
E o que terá acontecido com eles depois de todas as aventuras que estes sete heróis viveram?
Em que se terão transformado todos eles depois de adultos?
Beatriz3345 18/01/2024minha estante
Li essa série quando era criança! Que saudade!!!!

Nívea 18/01/2024minha estante
Nossa esse livro bate uma nostalgia, li a droga da obediência quando era criança foi o primeiro livro que me interessei

char_benji 18/01/2024minha estante
o primeiro livro que li foi A droga da obediência, mas nunca dei continuidade à série. compensa?

Nívea 18/01/2024minha estante
Eu tbm só li a Droga da obediência, só doida para dar continuidade, mas nunca encontro os livros para venda ou em PDF

booksdalaus 18/01/2024minha estante
vale a pena ler a série toda sim

booksdalaus 18/01/2024minha estante
e pra compras eles estão disponíveis na amazon

eu li quando eu tinha uns 14 anos

CarolDamaso 21/04/2021

Uma amizade para a vida toda
Eu li esse livro por causa da escola, então não sei muito bem se essa foi uma conclusão que os fãs gostaram, mais aqui vai a minha opinião:
É um livro bom, mas podia ser melhor
Eu acho que a história de como eles se conheceram, as histórias, as pequenas aventuras que esse livro conta e o que os personagens se tornaram foi muito interesante. A personalidade deles foi uma coisa muito boa de se ler. Porém, tiveram algumas coisas que eu não gostei muito:
1. O romance da Magri e do Miguel. Tá, eles parecem ser um casal muito bom, mais eu achei o jeito que esse romance é introduzido meio obsessivo, por isso não gostei
2. O fato de que, todos (menos a Peggy) eram de uma escola muito cara e prestigiada. Eu acho que seria muito mais interessante e inspirador se eles tivessem estudado numa escola que não era tão prestigiada e era famosa por aceitar apenas pessoas muito inteligentes. Por conta do futuro que eles tiveram, seria muito inspirador se eles tivessem vindo de baixo e conseguiram o seu lugar de prestígio e fama na sociedade.
Essa foi a minha opinião sobre o livro e espero que tenham gostado. Até a próxima!

Aline 14/06/2020

Muitos anos depois
Conheci os Karas há 11 anos atrás, quando entrava na adolescência. Agora que estou quase formando na faculdade, é um presente saborear um pouquinho das boas lembranças.

NathAlia.Kaori 05/04/2024

Bom, mas com algumas criticas
A Droga da Amizade é o sexto livro da coleção de Os Karas, que conta a história sobre como cada Kara está após a faculdade, em seus respectivos trabalhos com respectivas famílias.

A trama começa com Miguel, e vai contando como eles se conheceram, como eles formaram o grupo, entre outras coisas.

Um livro bom e criativo, contém várias referências dos livros anteriores e tudo, o único problema que eu encontrei é sobre os pares românticos. Desde A Droga do Amor, que é o quarto livro da saga, Pedro Bandeira deu a entender que Magrí e Crânio eram um casal, porém, em A Droga da Amizade, Magrí é par romântico de Miguel. E para piorar a desculpa que dão é que Crânio é muito ocupado pois ele ocupa um cargo alto na ciência, isso não faz sentido algum, já deu com os esteriótipos, né?

Joana 28/04/2021

o contrário de dos coroas O avesso dos caretas Os karas!
Aqui vemos lembranças do Miguel adulto, da turminha dos karas, dessa parte eu gostei muito, embora tenha sido meio confusão, mas eu gostei dos códigos e como surgiu essa turma!
É muito superficial, como se tudo na vida desse certo, então todos são os melhores.
Não é MTO bom, mas eu gostei.

?? SPOILER??

para mim a parte que doeu foi o maguel ter ficado com a magri e o crânio sozinho

E tipo Miguel o presidente do brasil,Magri a melhor médica do mundo, calu o melhor ator do mundo, peggy a melhor política no mundo e crânio o melhor cientista, fica MTO forçado.

landaa0 28/07/2023

"Os Karas, o avesso dos coroas, o contrário dos caretas"
Comecei a ler a coleção no ano passado, por conta da escola, e não me arrependo! Primeira vez que leio Pedro Bandeira e eu amei. Sem dúvidas, sentirei saudades dessa turma e de suas aventuras.

Esse livro aqui foi para fechar com chave de ouro. Saber como cada um entrou no grupo, como se conheceram e ler sobre a amizade deles que se fortaleceu tanto, confesso que da ate uma dor no coração porque ver que aqueles meninos, que sempre estavam em busca de novos perigos, novos mistérios para desvendar, cresceram e que mudaram o mundo é emocionante e eu nao queria que acabasse.

Todo mundo deveria ler essa coleção maravilhosa!! Recomendo dms

Rodrigues 24/09/2020

Não poderia haver desfecho melhor para os Karas
Esse foi o último livro que Pedro Bandeira escreveu sobre os adolescentes Karas e como disse no título da resenha não poderia haver desfecho melhor.
Nesse livro o autor nos conta Como Miguel,Calu,Cranio,Magri e Chumbinho se conheceram,as primeiras aventuras do grupo e como eles estão no futuro.
Descobrir esse livro por um acaso em uma livraria em 2014 e eu tive que comprar.
Lendo a história me bateu uma saudade da minha adolescência,quando eu me emocionava e me divertia lendo os livros do autor.
Ah Pedro você não sabe o quanto me ajudou com seus livros.Que autor incrível você é.
E o final desse livro é espetacular.Amo esse livro demais.Alias graças a Deus tenho toda a coleção com os meu queridos Karas.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Wilson.BAnecker 14/11/2023minha estante
Tbm comecei pelo anjo da morte

Tatah 02/01/2016

Miguel, o perfeito descascador de palhaço
Ok, eu estou velha. Não sou a mesma Tatahzinha que leu no auge da pré-adolescência todos os livros dos Karas... então é difícil avaliar esse livro, porque eu acho que ele tem muitos³ problemas.

Honestamente: quando lia os flashbacks, eu, me colocando como aquela Tatahzinha, gostei do que li. É pior que os livros das aventuras anteriores? É. É péssimo? Não tanto nos flashbacks. Tem alguns problemas de continuidade com o que já foi mostrado, e muita insistência em repetir que o Chumbinho é importante e demorou pra entrar no grupo (sério, a mesma frase sobre o Chumbinho aparece em três capítulos diferentes). Mas ainda é legalzinho de ler, nas devidas proporções de "inocência".

O livro fica tosco nas partes dos "tempos atuais" mesmo, que é a narração de Miguel. Primeiro, o jeito que Miguel fala de Magrí e Peggy... erhm, não quero ler isso? Em um momento do flashback Miguel acorda de um sonho e corre direto pro banheiro. Oloco. Nada contra escrever isso, faz parte da vida, mas gente? Os Karas eram aqueles jovenzinhos idealizados, não tinha essa vibe nem no Droga do Amor.

Aliás, é a idealização desses personagens que destrói totalmente o livro. Quando jovens, ao ler essas aventuras doidas, toda vez os próprios personagens diziam ou percebiam o quanto tudo aquilo era doideira e fora da realidade, e claro, eles eram idealizados - mas quem lia se via como uma possiblidade daquela idealização. Então você navegava com eles por esse sonho impossível mas que dentro do coraçãozinho se tornava crível... A coisa mais bela a ser feita, e que eu esperava nesse livro, era colocar o verdadeiro significado nostálgico dessa sensação que todos temos com nossa juventude: tudo era melhor, bom e idealizado, exatamente porque a realidade atual é SEMPRE mais dura. E tudo isso cai por terra quando você tem que ler que os Karas se tornaram mega super gênios perfeitos irreais na vida adulta.

Eu até aceitaria Miguel se tornar o que se tornou, mas Chumbinho virar O MAIOR gênio da computação, Magrí A MAIOR médica da história, Crânio o MAIOR cientista, Calú O MAIOR ator do milênio e até meter a Peggy como A MAIOR política do planeta? Não dá. Não tem como todo mundo se tornar perfeito. Os personagens subiram num pedestal que os destacou totalmente da realidade, e assim da identificação com o leitor. Quando jovens nós nos imaginávamos naquelas aventuras, no lugar de Magrí, Miguel, etc; mas agora adultos sabemos mais da vida pra sequer cogitar essa situação. E para os jovens hoje... bem, das duas uma: ou vai ser um desserviço que promove um futuro irreal idealizado quase ridículo ou vai perder todos os leitores, já que os mocinhos e mocinhas de hoje sabem mais da vida e tão mais cínicos que antigamente.

Dureza. :(

E ah, SPOILER: Magrí casar com Miguel e Crânio ficar no recalque até velho? Que isso gente. A vida anda. Pra mim o ideal seria todo mundo terminar com gente nova, ou Crânio ficar com Magrí. Miguel já era o líder, ficar com a garota é "perfeitinho" demais. Mas né. Taí o problema do livro.
Só aceito que o fato do Crânio ainda estar "sozinho" seja porque ele descobriu tardiamente que é gay. Aí sim eu veria um pouco de realidade huhu.
Débora SSilva 15/09/2017minha estante
Estava eu aqui louca para ler o último...agora nem quero mais haha sobre o spoiler...foi a coisa que mais me decepcionou HAHA Realmente, tô triste com esse livro agora!

Lucas 24/04/2022minha estante
Minhas relcamações foram as mesmas, todo mundo virou um GENIO e isso acabou com o vinculo que tinhamos com eles. Achei que o livro me engano ao fazer ignorar o fato da Magri gostar do Cranio e a colocar com o Miguel sem nenhuma explicação. Havia sido dito que ela gostava do Cranio em livros anteriores, porém o livro ignorou isso e colocou ela com o Miguel sem dar sequer um contexto.

gigihtome 17/07/2023

Adoro a coleção dos Karas, contudo mesmo tendo uma preferência pelos livros anteriores, teve um bom final.

laura g 19/08/2021

perfeito
MEU DEUS, QUE LIVRO!!!
esse é o último da coleção, então miguel pega uma foto de todos eles juntos e lembra de tudo que passaram, como se conheceram, as primeiras aventuras, as primeiras paixões...

eu amei muito mesmo, o final me surpreendeu mttt, não imaginei nada disso (no off eu surtei demaisKKKKKKK)

enff, leiamm!!

Kelly Dias 05/05/2020

Suficiente
Acompanho a série desde minha adolescência, pensava em ler a droga da amizade, mas resolvi ler a série novamente para manter a história fresca. Principalmente por se tratar do que aconteceu aos Karas quando adultos. Confesso que achei um pouco forçado o desfecho de cada um, acredito que o autor esqueceu que estava escrevendo não apenas para os adolescentes de hoje, e sim para os de anos atrás que hoje sabe como é ser adulto. Não dá pra todos os Karas serem os melhores em tudo que escolheram fazer. No entanto, para mim foi suficiente, ele respondeu às perguntas que eu e muitos fãs fazíamos, "como os Karas se conheceram?", "como surgiu o grupo?", e ainda "para onde cada um se encaminhou quando adultos?", "continuam juntos?". E este livro responde tudo isso, inclusive quem ficou com a Magrí, que para mim não foi surpresa.