Quando as Estrelas Caem

Resenhas - Quando As Estrelas Caem

Mirella | @readingmirella 19/06/2019

Resenha: Quando As Estrelas Caem
- #resenhaaquariusbooks;

Quando As Estrelas Caem contam a história de Tarver e Lilac que não poderiam ser mais diferentes, enquanto Tarver é um Major que veio de uma família, Lilac é uma mimada filha de um homem riquissimo, mas quando o destino obriga eles a conviverem, eles descobrem que a força da sobrevivência supera qualquer desavença.

"Não se menciona a morte quando ela está pairando perto de alguém que a gente ama. Não se deseja atrair a atenção do ceifador."

Eu vejo a galera comentando (e rasgando uma seda enorme) para esse livro desde que saiu lá na gringa, era These Broken Stars pra lá, olha como esse livro é incrível e mais um monte coisa, obviamente fiquei ansiosa para o lançamento dele no Brasil e olha, era melhor ter ido sem expectativas. O livro não é exatamente ruim, mas ele é bem mediano, não tem nada muito de novo para quem já leu alguns livros sobre distopia que se passam em algum momento no espaço.

Tem vários aspectos que me incomodaram no livro: o primeiro deles é o instalove ridículo que acontece nas primeiras páginas e que não tem sentido NENHUM e que (infelizmente) acaba levando o livro. O segundo e o que mais me incomodou são os personagens, a Lilac é tão tão tão CHATA, eu sempre tento ao máximo ter pelo menos um pouco de empatia pelos personagens, mas a Lilac é uma personagem mimada ao extremo e que por várias situações se mostrava um peso morto. Caramba minha filha você está perdida em um lugar diferente e perigoso, que tal COLABORAR? Senti pena do Tarver por vários momentos do livro, mas ele também não era lá muito interessante.

E o meu terceiro problema foi os acontecimentos no final e um pouco antes disso, tudo muito confuso, faltou MUITA explicação, eu tinha que voltar várias vezes no texto para tentar entender o que diabos estava acontecendo e o que eu consegui entender não me convenceu em NADA, eu dei risadas em algumas partes. Em suma, o livro é bem escrito e em partes entrega o que promete: uma aventura distópica com um pouco de romance, que apesar do instalove meio nonsense, não me incomodou muito (eu particularmente não me incomodou com romances no meio de livros assim, mas se isso é uma coisa que te irrita, foge dele). O que eu recomendo é: vai sem muita expectativa e já sabendo que tem coisas que você não vai entender muito bem, acho que assim talvez a experiencia de leitura seja bem mais agradável.

Jeh Diário dos Livros 22/06/2019

" Como se vive de novo quando se sabe o que o espera no fim?"
Lilac e Tarver vivem em mundo diferentes. Jovens, mas com futuros distantes um do outro.
Tarver foi condecorado como herói por uma missão e conseguiu ocupar o posto de major mesmo apenas tendo dezoito anos. Filho de professores, vive uma vida simples, mas cheia de missões e viagens.
Já Lilac Laroux é filha do dono das industrias LaRoux é a garota herdeira de tudo e aliás a garota mais rica da galáxia. Vive no mundo dos holofotes, e tudo que Lilac faz é observado por todos e principalmente por seu pai.
Por fora vemos um garoto simples e uma garota rica e talvez mimada, mas ele são muito mais do isso.

" E talvez eu seja cruel porque é facil, e porque é algo... algo que consigo fazer bem."

Ambos estão abordo da maior nave construída, a famosa Icarus, que atualmente possui cerca de 50 mil pessoas a abordo nessa viagem que eles estão fazendo. Para alguns é a primeira vez na nave, mas Lilac viveu a vida toda naquele lugar, e já está acostumada com tudo aquilo.
Já Tarver acabou sendo convidado devido seus méritos de honra, e mesmo que não se sinta à vontade no meio de tanta gente arrogante e rica, ele está suportando tudo aquilo muito bem, fingindo estar à vontade, mas quando seus olhos se encontram com uma bela garota ruiva em um evento as coisas mudam.

Lilac está cansada de fingir, estar em meios daquelas pessoas é meio sufocante, por mais que ela esteja acostumada. Sendo a garota mais importante a bordo da nave, os holofotes e câmeras sempre estão próximos a ela, e ela tem que suportar pessoas a bajulando, mas entre todos eles, está um garoto que parece ver ela por dentro, e não a menina mais rica de todos os tempos.
Mas isso dura pouco, até que Tarver descobre quem é a garota misteriosa e quando Lilac percebe que foi um erro se aproximar do garoto que agora é um major, logo ela o afasta da por maneira possível que poderia existir, o humilhando.

" Como se vive de novo quando se sabe o que o espera no fim?"

Mas logo as coisas mudam quando a nave começa a entrar em colapso e quando o caos se sustenta dentro do lugar, é fácil se perder enquanto as pessoas correm para entrar nas capsulas que podem salvar a vida deles, nesse caos, Lilac e Tarver acabam se encontrando, e mesmo não se suportando, ambos acabam juntos em uma capsula por falta de tempo, e pouco de tempo depois, a nave começar a cair pelo espaço.
Pela sorte do destino Lilac e Tarver conseguem se soltar da nave e acabam caindo em um planeta que estava muito próximo. Feridos, e sem poderem se comunicar com os outros em busca de ajuda, ambos terão que lutar para sobreviver nesse planeta, ainda mais quando coisas bizarras começam a surgir. Mas será que os opostos conseguiram trabalhar juntos? Será que vale a pena lutar para sobreviver enquanto ninguém sabe que eles estão vivos e perdidos em um planeta em meio a uma enorme Galáxia? Será que conseguiram passar por tudo isso e se salvarem?

Quando as Estrelas Caem é um livro que estou de olho antes de mesmo de sair aqui no Brasil, antes da Novo Conceito em 2014 anunciar os direitos do livro e quase lançar ele naquele ano.

É um livro que me chamou atenção por diversas coisas, primeiro por se tratar de um romance, segundo por se tratar do espaço, planetas e galáxias, no qual sempre fui fascinada.
Foi um livro que esperei muito, procurei até traduções, mas nunca encontrei, e quando a Novo Conceito resolveu lançar esse livro em Março (aleluia \o/ ) não pensei duas vezes em adquirir.

O livro é narrado por ambos os personagens e conseguimos ver seus pontos de vista abertamente. Além, é claro de cada capitulo começar com Tarver respondendo perguntas em um interrogatório, o que já deduzimos que o final não será fatal. Mas isso não é o mistério do livro, nem de longe, a autora já inicia nos mostrando que tudo deu certo, mas o que pega mesmo na história é o mistério no meio do livro.

Tarver e Lilac lutam para se soltar a capsula que estava na Icarus e como a nave sofre uma pane e a energia se esgota, as capsulas de salvamento ficam presas na nave, e para saírem vão precisar de uma ideia brilhante e eis que surge o primeiro trunfo de Lilac, ela é boa com eletricidade. Lilac por fora é arrogante, mimada e toda poderosa, aquele tipo de personagem que se veste bem, usa a melhor e a melhor maquiagem, e ela é descrita assim na sinopse do livro mesmo. O que me deixou com um pé atrás antes de ler o livro, pois o que eu mais odeio em uma história é aquela personagem mimada, que só enxerga ela mesma e foi uma surpresa descobrir que Lilac passa longe disso.

A garota é forte, destemida e não desiste fácil. Ela finge ser quem não é, mas no fundo ela é incrível, muito boa, que se importa com o que é importante e não o que é fútil.
E isso me fez gostar dela do começo ao fim.

Tarver é ele desde o início, um jovem garoto que teve uma vida difícil, perdas, mas que sempre lutou para ser melhor e ajudar os outros. E é bem fácil se familiarizar com ele.
O livro mesmo diz que ambos são opostos, e realmente são, pois eles viveram vidas diferentes, mas mesmo sendo opostos ambos se completam. Tarver é muito esperto, sabe métodos de sobrevivência e como agir em um momento de pânico no qual eles passam ao longo da história. Já Lilac se mostra mais frágil nesse sentido. Porém ela é muito corajosa, não se abateu em nenhum momento, não se deixou cair e afundar, ela foi firme, com a cabeça erguida e ajudando no que entendia.

Ambos combinam pois com os métodos de sobrevivência de Tarver e esperteza de Lilac com sistemas ambos podem ter uma chance de se salvarem.

As cenas são bem escritas, o começo meio parado, pois não tem tantos diálogos ao longo da trama, mas depois que os mistérios começam a surgir naquele planeta é impossível se desgrudar da história. Chega a um momento que um fato se torna um suspense bem intenso.
Para quem leu há uma cena que me marcou muito no livro e me fez dar a nota maior para ele, uma cena que me fez ver a Lilac como uma grande mulher, pois se eu estivesse na situação que ela estava naquela cena eu sei que eu entraria em pânico e não suportaria, mas ela deixou os medos de lado e foi até o fim e isso nos mostrou o quanto ela é forte.

A única ressalva que tenho sobre o livro é que o final foi meio rápido, foi um mistério e tanto para finalizar em poucas páginas. Deu a entender que quando as autoras revelaram o mistério queriam logo acabar com o primeiro livro de uma vez e me deixou essa sensação de ‘’ ué, cadê mais detalhes?’’ , ainda mais pelo fato de Lilac e Tarver não serem mais protagonistas nas próximas histórias, mas tirando isso não tive problemas com a leitura.
Acho que não fui a única e ver a Ícarus e se lembrar vagamente do Titanic, mas as referências passam perto e longe ao mesmo tempo.

Posso finalizar essa resenha dizendo que, Quando as Estrelas Caem cumpriu com as minhas expectativas e fiquei ansiosa para o próximo livro, espero que a autora de mais detalhes de alguns pontos na trama, apesar de que os personagens principais serão outros.
E espero muito que a editora não leve mais quatro anos para dar sequência na trilogia.
Recomendo.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2018/05/resenha-quando-as-estrelas-caem.html

Ualana Diniz 28/06/2019

Foi muito bonito, e de fazer acalentar o coração
Acheia história envolvente e com uma boa medida de ação, com muitos problrmas e que fez eu ficar entretida por muito tempo lendo algo tão doce e deceras intrigante. Narrativa é simples, mas agrada.

Chris Calixto 03/10/2019

Uma boa leitura. Indico!
Vamos lá! Apesar do início massante e arrastado, a história teve uma continuidade cheia de surpresas, romance e aventuras (tem acontecimentos pra todos os gostos) o que a tornou muito interessante. Amei a maneira como a autora construiu a trajetória dos personagens apresentando suas personalidades fortes, suas fraquezas e as descobertas em relação a si mesmos e ao outro. Ficou marcada pra mim a msg de que nós só conhecemos a nossa força quando precisamos dela, e quando é necessária pra ajudar as pessoas que amamos nos faz ultrapassar muitos limites. Além disso, vi o quanto os medos, experiências vividas e ideias pré-concebidas podem bloquear o nosso encontro com o outro, atrapalhar nosso crescimento pessoal, mas nunca nos impede de bem lá no fundo amadurecer.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 06/12/2019

Amei...
Estou buscando as palavras corretas, a melhor maneira de chegar aqui e me expressar para falar deste livro INCRÍVEL e envolvente, mas elas simplesmente parecem sumir. Se pudessem me ver neste momento iriam se deparar com uma maluca falando sozinha e gesticulando sem parar porque está muito empolgada. QUANDO AS ESTRELAS CAEM superou as minhas expectativas, me levou por uma viagem intergalática repleta de aventura, angustia e emoção. Estou torcendo para que você também embarque e assim como eu se surpreenda.

Lilac sempre teve tudo ao alcance de suas mãos. Filha única do empresário intergaláctico mais importante do ramo, nasceu abastada e cheia de regalias. Mimada, cheia de si, confiante e por diversas vezes cruel, Lilac encontrou na indiferença e na arrogância seu meio de defesa para lidar com o mundo a sua volta. Apesar de aparentar viver em um mundo perfeito, a verdade é outra bem diferente. Cercada por seguranças aonde quer que vá, Lilac tem sua privacidade constantemente invadida, sabe que as pessoas se aproximam apenas por interesse e que todos temem seu pai, ela mesma sabe até onde ele pode chegar e evita ao máximo o aborrecer, mesmo que para isso tenha que sacrificar suas próprias vontades.

Tarver odeia ser o centro das atenções, mas é difícil passar despercebido quando se é um Major condecorado do exército aos dezoito anos. Um herói de guerra que estampa capas de revistas e os noticiários mais importantes. Um jovem sábio, inteligente e comedido. Um soldado em cada poro, sempre preparado e pronto para agir. Observador.

“(…) Gostaria de confessar que o que eu digo e o que eu quero dizer nunca são a mesma coisa, porque não podem ser.”

Dois mundos completamente oposto que colidem. Mundos que jamais sequer se esbarrariam em circunstâncias normais, coexistindo no mesmo espaço. A nave Icarus foi projetada para transportar cinquenta mil pessoas ao mesmo tempo pelo hiperespaço na velocidade da luz. A mais moderna e luxuosa nave existente. Entretanto, nem mesmo toda sua grandiosidade foi capaz de evitar uma terrível tragédia – Sim, praticamente o "Titanic" do espaço. Presos em um capsula de escape, Lilac e Tarver são obrigados a ignorar a repulsa que sentem um pelo outro e trabalharem juntos para quem sabe, conseguirem sobreviver, mas tudo é incerto e perigoso.

Icarus é arrancada do hiperespaço e eles arremessados para longe, caindo em um planeta deserto e selvagem, que a princípio parece totalmente inabitável. Nada naquele planeta os leva a acreditar que serão resgatados e eles precisarão aprender a conviver, a usar o que o outro tem de melhor e seus conhecimentos, para então serem capazes de sobreviver. É uma luta constante entre a emoção e a razão, cada um mergulhado em suas crenças, medos e incertezas. É um passo para frente e dois para trás, nada é fácil e eles estão sozinhos, ou não.

“Fico ali, parado, em pé, com o olhar fixo, incapaz de levantar os pés. Quando se tem tão pouco a perder, até mesmo a menor das perdas parece um golpe no corpo.”

Que livro sensacional. Explicando o enredo de maneira tão superficial parece apenas mais uma história previsível, mas não é, somos levado pelo inesperado a cada novo capítulo e o final é de roubar o fôlego. Não posso me estender na história porque tudo seria um grande spoiler. Porém posso garantir que o livro é muito mais do que parece. Mistérios, segredos, suspense, tramas, poder…

“A raiva é um escudo, e, se eu abandoná-la, o escudo irá se estilhaçar.”

As autoras mergulham de verdade naquele planeta, abordando como ele teria sido descoberto, criado e então abandonado, apesar das semelhanças com os outros planetas, aquele parece ter uma presença diferente, que ronda os protagonistas ao longo de cada passo que eles dão. E todo esse mistério, sussurros, sensação de perseguição, os leva a questionar sua própria sanidade e até mesmo a nossa. O que demonstra o tamanho do talento de ambas em nos envolver e viciar. Conforme avançamos na leitura mais difícil fica parar, as nossas teorias vão caindo por terra e tudo que passamos a desejar é saber como essa eletrizante história vai terminar.

“Não se menciona a morte quando ela está pairando perto de alguém que a gente ama. Não se deseja atrair a atenção do ceifador.”

Amei o modo como as autoras estruturam a narrativa, os capítulos são intercalados pelos pontos de vistas da Lilac e do Tarver. E é notória as diferenças entre eles, suas personalidades, anseios e desejos, a maneira como entendem a situação e o modo como agem a partir dali. Gostei do toque de vulnerabilidade, as características que tornaram os personagens reais. Outra coisa que amei no enredo foi a construção da relação entre os protagonistas, uma vez que eles precisaram se redescobrir, compreender um ao outro, desabrochar, amadurecer realmente, tudo muito estruturado nos detalhes, nos pequenos toques, sorrisos, vislumbres e força. O que só aumentava nossa expectativa pelo que estava por vir.

“(…) Como se vive de novo quando se saber o que o espera no fim?”

QUANDO AS ESTRELAS CAEM, é uma história de sobrevivência e amor, de amadurecimento e transformação. De se despir daquilo que os outros querem que sejamos e aceitar nossa verdadeira forma. De ceder, de confiar, de se entregar. É um livro sobre consequências.

Confesso que pra mim nem tudo foi perfeito. Em determinado momento da história queria apenas acelerar algumas páginas pois estava começando a soar repetitivo, mas nada que chegou a atrapalhar o desenvolvimento da leitura. Todo o mistério envolvendo a queda da nave e aquele planeta desconhecido realmente prendem o leitor do início ao fim.

Pelo que pesquisei, QUANDO AS ESTRELAS CAEM é o primeiro volume da Trilogia Starbound, e cada livro traz um casal diferente e se passa em um tempo diferente, porém acabam se completando e respondendo a todos os questionamentos ao longo de cada história. Por isso é muito importante ler os livros na ordem correta. Vamos torcer para que a Novo Conceito publique todos e LOGO.

Preciso deixar aqui meus parabéns para a NOVO CONCEITO, capa linda, que transmite com perfeição um momento importante da história. Diagramação simples e impecável.

Enfim, deem uma chance para o livro. Se você gosta daquele toque de ficção científica, de romance “proibido”, mistérios e de ser surpreendido, fica aqui uma ótima dica de leitura.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2019/02/resenha-quando-as-estrelas-caem.html

Vittória Brasil 12/01/2020

Adorei!
História super envolvente, bem escrita. Adorei cada página. O casal é forte e arrebatador. Gostei muito das interações dos dois e de todo o lance da sobrevivência. Estou empolgada para mais notícias desse casal nos próximos livros, mesmo que eles não sejam os protagonistas.

Laís Verçosa 25/05/2020

Desapontada
Muito frustrante. Tinha altas expectativas, estava ansiosa para ler sobre o espaço! Porém me decepcionei. Se vc procura ambientes novos e originais, esqueça. Nem mesmo o romance salvou (não me convenceu).

Laís Verçosa 25/05/2020

Desapontada

Isabel.Dornelles 23/06/2020

Aventura e romance
Intrigante e cheio de romance! Um ótimo livro para quem procura uma aventura bem fantástica! Não é meu gênero favorito, mas me surpreendi positivamente!

Vitória 17/08/2021

Inspirador
Nunca tinha lido um livro que tratasse sobre sobrevivência, então foi um experiência muito boa. Gostei muito como as autoras descreveram as situações, você realmente consegue sentir como os personagens estão exaustos... Outra coisa muito positiva é a força dos personagens, mesmo sendo tão difícil eles continuam seguindo em frente para sobreviver.
P.s.: Achei muito interessante o plot do livro.

Belvita 06/09/2021

Gostei do livro, mas poderia ter um desenrolar um pouco mais rápido, ou coisas que prendessem mais, mas é inegável que é uma leitura leve!!

Tiffani0 25/09/2021

Um livro muito surpreendente que te prende do início ao fim, os personagens acabam tendo que lidar com suas diferenças e preconceitos já que estão literalmente sozinhos em um mundo desconhecido..

Rella0 16/10/2021

A história é mt boa e interessantes, me apaixonei pelo Major e Lilac, li o livro a uns 3 anos atrás então não me lembro tanto dos detalhes, um enemies to Love bem a moda clássica, porém em minha opinião o livro é um pouquinho arrastado, ele é bem enrolado e isso acaba deixando o livro com uma leitura um pouco cansativa

Kahh_z 02/01/2022

Surpreendente
É um livro que eu amo, mas n é muito comentado.
Tem um desenvolvimento surpreendente, tratando de crescimento, sobrevivência, um toque de romance e um mistério por trás da história. Super recomendo!!!