The Nightingale

The Nightingale Kristin Hannah

Resenhas - The Nightingale

Camilla 21/09/2020

Fenomenal
Geralmente eu avalio livros de acordo com meu gosto pessoal, mas The Nightingale é uma exceção. Ele é muito maior do que meu gosto pessoal, é uma obra que qualquer tipo de leitor pode apreciar.

Essa é a história de duas irmãs na França durante a Segunda Guerra Mundial, Vianne e Isabelle. Como irmã mais velha, Vianne foca em sustentar a família e ficar fora do radar dos nazistas, enquanto que Isabelle começa a trabalhar junto com a Resistência logo que a guerra começa.

Ao mesmo tempo que todos sabemos os acontecimentos da Segunda Guerra, ainda assim o livro me ensinou muito sobre a realidade na França. Apesar disso, por já conhecer muito dos fatos históricos, o livro me deu uma ansiedade imensa por saber que as coisas só iriam piorar. E sempre pioravam, na mesma proporção que as irmãs se desenvolviam como heroínas. A Vianne me impressionou muito, porque no início ela tenta ignorar a guerra e seguir sua vida normal. À medida que o tempo passa, ela percebe que isso não será possível e busca fazer sua parte como cidadã francesa.

Eu li as últimas 250 páginas em uma sentada, porque eu simplesmente fiquei completamente envolvida pela história (inclusive chorei perto do final, quando uma das personagens passa por uma situação complicada).

Essa é uma das obras mais satisfatórias sobre guerra que já tive contato, recomendo para qualquer tipo de leitor.

Manoela.Cardoso 16/06/2020

Esse livro mostra uma perspectiva bem interessante sobre a WWII. Quem gosta de ficção histórica, vai amar!

Luisa 04/01/2021

À flor da pele
This book made me cry a lot and love too. It is about surviving and loving during WWII. And as quote from the book puts it: ?In love we find out who we want to be; in war we find out who we are.?.

Sara.Vitoria 03/05/2021

Lindamente triste
Aquele conceito de que se um livro é triste e te fez chorar merece 5 estrelas
A Kristin Hannah ainda vai me matar de chorar viu.

Amanda 21/08/2021

Esse livro é sobre duas irmãs com personalidades completamente diferentes, que vivem na França ocupada pelos nazistas.

A Isabelle é rebelde, tem a vontade de fazer a diferença, de lutar por uma França livre, mas que também, lida com o abandono por parte da família. A Vianne é cautelosa, e tenta sobreviver num período de guerra, protegendo sua família e amigos.

Conforme passa o tempo, é visível o amadurecimento de ambas as personagens, por um lado, Isabelle torna-se mais prudente, ainda lutando. Enquanto que, a Vianne passa a se arriscar mais e tomar decisões difíceis.

É uma história sobre mulheres fortes, que lutam cada uma de sua forma, tendo contribuições valiosas. E que precisam lidar não só com os problemas familiares, mas com uma vida baseada no medo, insegurança e perigo, num período repleto de atrocidades nazistas.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 25/04/2016

Lindo!!!

Janayna 09/01/2017

Emocionante e quase real
Nightingale conta, de forma ficcional, claro, estórias que poderiam ser reais durante a segunda guerra. Estórias que não aparecem nos livros de História.
Somos transportados para dentro de uma França ocupada pelos nazistas, particularmente para uma cidade do interior, chamada Carriveau. Ali inseridos, começamos a conhecer personagens que evoluir conosco, especialmente as irmãs Isabelle e Viane. Cada uma à sua maneira ajudou a resistência contra as tropas nazistas.
Mas prepare-se para fortes emoções. Dramas familiares e situações que poderiam de fato ter ocorrido em qualquer cidade ocupada durante uma guerra.
Enfim, a autora consegue mesclar fatos históricos com ficção numa gostosa narrativa com final surpreendente.
Aprovado e indico!
Muito bom para aqueles que gostam de ficções históricas. Muito bom para aqueles que gostam de uma boa estória - simples assim.

Amanda.Monteiro 06/03/2021

Uma ficção histórica de emocionar qualquer um!
Ain, que livro incríííveel!!

Sempre fico intrigada com histórias que relatam um período tão complicado e inacreditável que foi a Segunda Guerra. E ao acompanharmos a história de duas irmãs francesas, Isabelle e Vianne, durante esse período sombrio, acabamos tendo uma percepção diferente do que normalmente vemos nos livros (principalmente com relação as mulheres).

É comovente ler ao longo da narrativa como Isabelle, com sua inquietude em relação as injustiças da guerra, não mediu esforços para tentar mudar o cenário em que vivia, ajudando de forma corajosa e arriscada, qualquer um que contribuisse a favor da destruição do inimigo.

A guerra deixa marcas e traumas que não têm a menor chance de serem apagados e essa obra nos relatou de forma ficcional, mas com certeza com muitas referências reais, como tudo isso marcou e mudou uma família. É impossível segurar as lágrimas, principalmente no final. Recomendo muito!! :')

“I know now what matters, and it is not what I have lost. It is my memories. Wounds heal. Love lasts. We remain.”

sarah barcelos 15/09/2021

The Nightingale
LITERALLY THE BEST BOOK EVER! The characters are amazing, they have an amazing development. The plot is so deep and true, both the internal and external conflict.
The way Kristen Hannah could portrait the untold part of the second world war (women) is so inspiring and deep. I weeped for hours, but it was WORTH IT.