Flashback

Flashback Samuel Cardeal

Resenhas - Flashback

Sandalo.Salgado 05/09/2014

Viagem no tempo
O livro é muito interessante, e mostra a viagem no tempo de uma forma bem interessante e inédita. Bem diferente da Máquina do Tempo de H.G. Wells, Flashback nos convida a viajar no tempo com muita imaginação e muito factível da realidade.

Uma leitura fácil e cativante como seus livros anteriores! Prende o leitor de uma maneira incrível. Um excelente livro.

Vale muito a pena ler!!!
SAMUEL 06/09/2014minha estante
Valeu, meu amigo. Sua opinião é sempre muito importante.

SAMUEL 19/11/2014minha estante
:D

Tracinhas 20/02/2015

por Phyreon Thrower
Atenção: contém impropérios, humor negro e sarcasmo, depois não diga que não avisei. Leia por sua conta e risco.

Um livro impresso, que a mortal recebeu de natal mês passado. Capinha bonita, páginas amarelinhas, letra boa, ok.

O prólogo é sobre um homem sendo executado numa cadeira elétrica, algo interessante.

Depois, a história começa falando de nosso protagonista Mark.

O infeliz é aquele virjão clássico: vive de inércia, ruivo, magrelo, trabalha-dorme-trabalha, uma vidinha medíocre normal.

Também conhecemos o cenário: uma Belo Horizonte futurista, feia e metálica, onde as pessoas se locomovem por tubos e as cidades são verticais. Um lugarzinho de merda com um governo distópico cujo ditador é uma cria de Hugo Chávez com Fidel Castro. Como todo governinho assim, tem um nome bacana: A Governança. Voltemos a eles depois.

Mark tem um problema: pesadelos.

Grande coisa, todo mundo tem pesadelos! Toma um calmante e fim!

Infelizmente, no caso do nosso protagonista, as coisas não são assim. Ele não tem problemas, não há nada emocionante na maldita vida dele, e esse desvio, esse pequeno caroço em sua rotina chata é suficiente para deixá-lo enlouquecido. Até porque ele sempre sonha que está morrendo de um jeito nada legal. Aliás, o cara na cadeira elétrica do prólogo é um pesadelo do Mark.

Então, nosso colega vai procurar tratamento psicológico, e o que o médico faz? Uma hipnose, uma análise, receita um calmante e fica por isso mesmo. Mark apelou, deu uns sopapos no médico e assim fez com que o maldito lhe dissesse a verdade: Não são sonhos. São memórias de outra vida.

Nesse momento revirei os olhos, memória de vida passada? Por favor! Eu pensei que estávamos falando de ficção científica aqui!

Relevei e prossegui. A coisa piorou, porque o médico – Vomis – disse ser possível voltar ao corpo da memória original e alterar o passado – como no Efeito Borboleta – e tudo isso apenas com hipnose, calmantes fortes e concentração.

Então, Mark voltou no tempo. Há uma explicação sobre ectoplasma meia boca que vou poupar, se quiser, leia.

Claro que tudo isso deu merda, porque é óbvio que a prática é proibida e evidente que a Governança – que tudo sabe e tudo vê – descobriu que os dois faziam algo suspeito trancados por horas num consultório e logicamente mandaram uns capachos para cuidar de tudo.

Plot twist: os capachos chegaram e encontraram uma tórrida cena de sodomia entre Mark e o médico! Mentira, isso não aconteceu, fique calmo.

A partir daí, o livro se resume a perseguição, desmaios, volta no tempo e Mark na pele do homem no passado.

O final pode ser facilmente compreendido, mas é bom prestar atenção. A mortal discutiu comigo e disse que há fatores comuns a um anime chamado Steins;Gate, e que eu deveria pedir para quem viu, ler e vice-versa.

Encontrei poucos erros, que a editora não deveria ter deixado passar. Erros idiotas, falta de pontuação, grafia errada, essas coisas pequenas.

O livro é curto, sucinto, uma leitura rápida e até legalzinha, para quando você está sem nada para fazer. Não é aquele tipo de livro marcante, forte e incrível, mas também não é ruim.

O restante da resenha se encontra no link abaixo

site: http://jatracei.com/post/108777070107/resenha-12-flashback-duas-vidas-em-rota-de
SAMUEL 03/03/2015minha estante
Phyreon, meu transformista predileto.

Cássia | @procureiemsonhos 02/03/2015

Uma fascinante viagem no tempo
Flashback é mais um livro do autor Samuel Cardeal e o primeiro lançado através de uma editora. Nem preciso dizer como fiquei ansiosa para conhecer a história e os detalhes desse novo enredo, certo? Na mesma semana em que recebi o livro, corri para lê-lo e fiquei admirada com a trama.

Através da leitura conhecemos a história de Mark357, um rapaz que vive em uma era futurística do nosso planeta e que sempre sonha com pessoas e lugares em que nunca esteve. Por ser uma pessoa 'comum', o rapaz é obrigado a trabalhar mais de 12 horas diárias, se alimentar de forma precária - ou algo mais ágil, como "saches" com sabores - e morar em um lugar sem qualquer contato com a natureza. Sua única companhia é Alexia, uma espécie de 'projeção inteligente' criada por Mark, a fim de servir como secretária, amiga, ouvinte e satisfazer todos seus desejos.

Após uma terrível crise de pesadelos, Mark pede para que Alexia marque uma consulta com um especialista na área para que ele pudesse resolver seus problemas. E assim a doutora Hele21 aparece na história. Ao perceber que o caso de Mark era mais sério do que esperava, Hele21 pede para que ele procure Vomis, pois ele seria a pessoa certa para ajudar na situação do nosso protagonista. E é quando finalmente encontra Vomis que a vida de Mark começa a mudar completamente.

Conforme Mark começa a descobrir os motivos de seus pesadelos, a história vai criando forma e tudo é explicado. As situações vividas por Mark e Vomis foram muito bem elaboradas: eles precisaram fugir da "policia", driblar o sistema de segurança do governo e tantas outras coisas que não posso citar agora.

Infelizmente não posso dar mais detalhes sobre a trama, mas é um livro que está mais do que recomendado. Os personagens foram bem estruturados, e a história de Mark é emocionante. Eu não sei o que eu faria no lugar dele, mas achei suas atitudes dignas de um homem do bem; em alguns pontos da história ele se vê diante de dúvidas cruciais, porém ele acaba descobrindo formas de lidar com os mais diversos desafios.

A pergunta crucial (em minha humilde opinião) que gira em torno de todo o enredo é: Até onde você iria para desvendar os segredos de sua existência? Com base nisso, podemos nos sentir parte da história e refletir sobre as características e personalidades de cada personagem, uma vez que eles se tornam muito parecidos com nossa atual realidade.

Samuel conseguiu prender minha atenção em todas as páginas do livro, e pude perceber um amadurecimento muito bacana em sua escrita. Apesar de ser uma obra com 189 páginas, pude sentir que o ritmo não caiu em qualquer momento da história e que se mais detalhes e situações fossem colocados na trama, tudo poderia ficar cansativo. Gostei bastante de como tudo foi ambientado e mais uma vez o autor surpreendeu ao utilizar várias artimanhas no quesito criatividade. A obra está mais do que recomendada!

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/02/resenha-flashback.html
SAMUEL 03/03/2015minha estante
Sua linda!

Ju 25/05/2015

[ Resenha ] [BookTour]: Flashback - Duas vidas em colisão (Samuel Cardeal)
"Flashback - Duas vidas em colisão" é um livro do Escritor Samuel Cardeal, publicado pela Editora Cata-Vento que fiz parte do BookTour. Um dos motivos que chamou a minha atenção para o livro foi por se tratar de viagem do tempo. Eu sou muito fã de ficção científica, esse é um dos meus temas preferidos abordados na Literatura. É óbvio que tinha que ler. E não me arrependi.

Eu poderia dizer que nunca li nada do tipo, mas é mentira. Assim que comecei a leitura, tive a forte sensação de que a história não me era estranha. Só que não no sentido de cópia. Samuel conseguiu captar a essência de distopias clássicas como 1984 e Admirável Mundo Novo que por sinal são dois livros que amo de paixão. Em tempos de Jogos Vorazes e Divergente - distopias que não fizeram a minha cabeça - foi uma delícia ler um livro como esse. Sinto falta de livros distópicos que fogem um pouco esse clima de Hunger Games.

Em Flashback, temos um futuro onde as interações são quase nulas. É uma realidade fria, onde não existe sentimento e nem comida de verdade. Os personagens se alimentam de uma espécie de pasta/ comprimido. Fiquei imaginando como seria, tentei me colocar no personagem e senti calafrios. E isso não é uma das coisas mais estranhas da história. Mark nada mais é do que um maquiador de cadáveres. Nunca tinha lido um personagem com tal profissão e foi um tanto quanto curioso conhecer outra realidade.

Logo, Mark é um personagem solitário e a sua única companhia é uma robô, Alexia. O tempo todo sentimos que o protagonista se sente solitário e que tem algo de errado em sua vida. Ele tem o mesmo pesadelo quase todas as noites. É uma situação estranha que não faz ideia do que se trata, é como se no sonho fosse outro corpo, outra vida...

Angustiado com esses pesadelos terríveis, Mark decide procurar uma ajuda profissional. E ao lado do psiquiatra Vomis que é um cara pra lá de bizarro, vai fazer descobertas incríveis sobre a sua vida. Que é possível viajar no tempo, que anos atrás existia uma outra realidade de vida e que a reencarnação existe.

A narrativa da história é fluida e a trama bem amarrada. Samuel soube conduzir e fazer as ligações muito bem. Em um livro que trata de viagens no tempo, em que o personagem vai e volta nas mesmas cenas, o enredo pode se tornar desgastante, mas não foi isso que aconteceu. O leitor fica curioso pra saber o que aconteceu.

Outro ponto positivo é que há MUITAS cenas de ação. Fazia um bom tempo em que não lia um livro com tantas cenas movimentadas. Para quem curte um livro agitado, Flashback pode ser uma ótima pedida. Teve um determinado momento da leitura que senti falta de identificação com os personagens, isso acontece muito com os livros de ficção científica, mas a entrada de um novo núcleo, da outra vida de Mark foi uma sacada interessante e prendeu a minha atenção. Eu precisava descobrir quais seriam as consequências do pesadelo que ligavam aquilo.

Terminei o livro satisfeita e ao mesmo tempo, abismada. Peraí, vai ter outro livro? Como assim? Explica isso aqui, Samuel, pelo amor!! Precisa saber o que vem por aí hahaah. Aliás, Samuel é autor de vários outros livros e e-books, alguns até já adquiri na Amazon. Quero muito conhecer as outras obras do Escritor.

O recado que deixo é: se você curte ficção científica, viagens no tempo, histórias eletrizantes repleta de reviravoltas, Flashback - Duas vidas em colisão é um livro que você PRECISA ler!

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-booktour-flashback-duas-vidas-em-colisao-samuel-cardeal?xg_source=activity
SAMUEL 28/05/2015minha estante

PorEssasPáginas 26/01/2015

A Cuca Recomenda: Flashback - Duas vidas em rota de colisão - Por Essas Páginas
Antes de ler esse romance tinha lido dois contos do autor Samuel Cardeal; um deles, presente no pequeno e-book de contos Todo Dia é Dois de Novembro, me surpreendeu positivamente e me fez ter vontade de procurar outros textos de sua autoria. Foi então que me deparei com seu mais recente lançamento (o autor tem três livros publicados, dois de maneira independente) pela Editora Cata-vento: a obra de ficção científica Flashback – Duas vidas em rota de colisão. Comecei o livro com uma certa expectativa, mas confesso que me decepcionei; com uma escrita imatura e personagens pouco envolventes, o livro não convenceu.

Em Flashback conhecemos Mark357, ou simplesmente Mark, um cidadão comum que vive em um mundo bem diferente do nosso: nele, as pessoas vivem em níveis, alguns deles sem acesso à luz do sol, e trabalham em jornadas insanas, transportando-se por tubos controlados e alimentando-se de pílulas totalmente sem graça. A população é controlada pelo governo e há uma tecnologia avançada, também controlada. Mas Mark é um hacker e sabe como acessá-la, pelo menos parte dela. Mesmo assim, ele vive razoavelmente bem e acomodado em sua rotina até que é acometido por estranhos pesadelos, que acabam por transtorná-lo e forçá-lo a procurar ajuda profissional. É então que descobre que seus sonhos são mais que isso: são lembranças e, para se curar, ele precisará retornar ao passado, através de métodos nada convencionais de viagem no tempo do um psiquiatra quase maluco.

Há dois pontos extremamente positivos nesse livro: o universo, criativo e bem construído, descrito em detalhes bastante intrigantes, e a trama, que mistura viagens no tempo e outras vidas, sem cair no aspecto religioso do tema. É possível até que você pense “mas viagens no tempo é um tema esgotado e perigoso”, e realmente é, mas Samuel Cardeal abordou o tema de maneira original e surpreendente. Além disso, a sinopse realmente me deixou intrigada e curiosa, mas, infelizmente, os pontos positivos terminam aí.

Logo de cara é possível perceber uma certa imaturidade na escrita. É evidente que o autor teve pouca paciência e não soube dosar os momentos certos de entregar as respostas para o leitor; à medida que o livro gerava dúvidas e questionamentos, também respondia prontamente a todas eles, logo em seguida, às vezes até no mesmo capítulo. Isso me causou uma grande frustração durante a leitura, já que a trama ficou quase desprovida de mistérios, e eram frequentes os momentos em que eu me desligava do livro, sem nada que me prendesse a ele ou me desse vontade de prosseguir a leitura. Para completar essa sensação, os términos de capítulos são anti-climáticos, sem ganchos que instiguem o leitor, utilizando recursos batidos como “e o personagem adormeceu”.

Eu disse quase porque houve sim um suspense que o autor carregou até, pelo menos, a metade do livro (e talvez isso seja um spoiler, se não quiser saber, pule para o próximo parágrafo), que foi o motivo pelo qual Mark foi condenado à morte por assassinato em sua vida anterior. No entanto, quando esse motivo foi revelado, fiquei decepcionada: excessivamente simples, a trama foi pouco elaborada, o que novamente foi frustrante.

A partir daí o livro caminha para o lado da ação, em sequências um pouco confusas, mas esse não é o maior problema. São os personagens: eles não têm profundidade, nem mesmo o protagonista. Todos parecem artificiais e falham ao tentar envolver e cativar o leitor, que logo perde o interesse por eles. Em tempo, os vilões são extremamente estereotipados e quase cômicos, assemelhando-se a caricaturas. Mas o que realmente me entristeceu foi o fato de que as mulheres são bastante renegadas na obra; também estereotipadas, elas não têm nenhuma história ou voz próprias, basicamente figurando no livro para cumprir funções específicas na trama, como serem vítimas ou amantes. Ou as duas coisas juntas.

A edição, no entanto, foi caprichada, com uma capa chamativa e condizente com o tema, e um papel ligeiramente amarelado e confortável para a leitura; apenas senti que o tamanho da fonte estava um pouco pequeno, mas as margens com bom espaçamento compensaram o desconforto.

Com todos esses problemas, Flashback – Duas vidas em rota de colisão foi uma leitura complicada e cansativa. Fica a torcida para que o autor desenvolva mais sua escrita e amadureça sua condução de trama e personagens, uma vez que tem boas ideias.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-flashback-duas-vidas-em-rota-de-colisao

Bia 31/03/2015

RESENHA FLASHBACK
Fui convidada pelo autor a participar do Booktour de "Flashback". Bem, vocês já sabem de minha admiração para com o autor. Topei antes mesmo de saber sobre o que se tratava o livro.
"Flashback" é uma ficção científica. Somos levados ao futuro. Nele, as pessoas são totalmente controladas pela governança.
Imaginem um mundo onde até mesmo seus passos são controlados. Os alimentos não são mais como hoje. Esqueçam aquele café da manhã gostoso, com pão, manteiga e café. Nesse futuro as pessoas se alimentam com aquelas pastas parecidas com as de astronautas, sabem?
Conhecemos Mark357, um cara comum, que trabalha para o governo, "maquiando defuntos".
Estranharam o nome de Mark357? Eu também! Acontece que, "nesse futuro", não existem mais sobrenomes. Afinal, as relações familiares são praticamente inexistentes. A governança estabeleceu que os nomes seriam compostos por quatro letras mais uma sequência numérica. Quase como criar um e-mail nos dias de hoje.
Mark mora sozinho, não tem amigos, e acabamos descobrindo que ele faz muito mais que maquiar cadáveres. Aliás, ressalto que o cara é um tremendo de um hacker, e muito, muito solitário.
Sua vida totalmente monótona e isenta de sentimentos, acaba sendo ameaçada quando terríveis pesadelos o acometem, impedindo-o de descansar.
No sonho, Mark é condenado a morte por um crime que ele acredita não ter cometido.
Preocupado com seu rendimento no trabalho, Mark procura ajuda profissional e acaba indo parar nas mãos de Vomis, um psiquiatra monitorado pela governança, demasiadamente inteligente.
O psiquiatra revela que tais pesadelos são, na verdade, lembranças de outra vida. E o jovem ainda descobre que pode voltar ao passado para entender e inclusive mudar o que aconteceu.
Viagem ao passado ou ao futuro sempre me interessou muito. Fiquei vidrada ao saber que Mark poderia viajar no tempo e ao mesmo tempo, morta de curiosidade. Queria saber o que aconteceu.
Como Mark foi parar na cadeira elétrica? Qual crime ele havia cometido?
Eu não consegui uma conexão com Mark357. As vezes pelo fato do personagem em si não querer essa conexão. E por esse fato, fiquei com muito medo de não sentir prazer na leitura, já que necessito dessa conexão leitor-personagem.
Mas o Samuel é incrível, e ele nunca nos decepciona. O "Mark do passado" fez com que houvesse tal conexão. Comecei a me envolver completamente com o personagem, e, através dele, também me envolvi com "Mark do futuro".
Confuso isso não? Mas quando vocês lerem, vão entender do que estou falando.
"Flashback" é a estreia de Samuel Cardeal no gênero, e devo dizer que o livro está digno de receber elogios e recomendações.
Apesar de ser uma história complexa, é um livro curto e a leitura se desenvolve muito rapidamente.
Pra mim o ponto alto da leitura foi a viagem no tempo. A forma como Mark viajou, as consequências, o aprendizado, foi muito interessante. Outro ponto a ser destacado, é o contraste do passado e do presente do personagem.
No final, acabei por refletir, e muito, nos valores de minha vida no presente.
Adorei a leitura, e termino minha resenha super indicando para todos os amantes de ficção.

"A viagem entre os tempos pode ser demorada, mas não percebida."

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2015/03/resenha-flashback-samuel-cardeal.html