Turma da Mônica: Lições

Turma da Mônica: Lições Vitor Cafaggi
Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica 2

Rose 02/05/2018

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali sempre aprontaram das suas, mas sempre estavam juntos. Mesmo quando brigavam entre si, não cogitavam uma separação. Neste volume, nossos amiguinhos vão cabular aula, por conta de uma lição de casa que não fizeram. Como em milhares de planos infalíveis do Cebolinha, este é mais um que dá errado e todos vão parar na diretoria, e com dois agravantes, além da presença dos pais, Mônica ainda machuca gravemente o braço.
Por recomendação da diretora, os pais deles acabam tomando medidas mais drásticas perante esta arte, e todos acabam ficando de castigo e tendo que mudar suas rotinas.
Cada um a seu modo vai ter que enfrentar situações que antes não os assustavam, pois sabiam que seus amigos estariam por perto. Agora, além de estarem só, enfrentarão também a saudade de seus amigos.
Mônica acaba indo para uma outra escola, onde sente-se completamente deslocada e sozinha. Magali entra para um curso de boas maneiras e fica apaixonada por Quindim, e está longe de sua melhor amiga para quem poderia pedir alguns conselhos. Cascão começa um curso de natação e ao lado de Cebolinha, precisa enfrentar o valentão da escola, agora que não tem mais a Mônica para defendê-los. Cebolinha começa a fazer fonoaudióloga e luta para fazer o papel de Romeu na peça da escola.
Sozinhos e de castigo, mais do que a falta que um sente do outro, eles estão aprendendo que toda ação tem uma reação, e que nem todas as artes ficam impunes.
Que apesar de todos os problemas que enfrentam, e até da própria distância imposta pelo castigo, a amizade deles é forte e verdadeira, e impulsiona cada um deles para frente, porque sabem que eles nunca deixaram de serem amigos.
Lições é um livro lindo e tocante, que engloba todo o peso desta pequena palavra. Não só nossos amigos aprendem algumas lições, mas os pais deles também. Que aperto que me dava quando via Mônica tão apática e sozinha em sua nova escola. Quem já teve que fazer esta mudança no meio do ano letivo, sabe como é complicado. Concordo que os pais devem educar e impor castigos a seus filhos de acordo com a "arte" que fazem, mas ali, eles erraram a mão com nossos pequenos. E por isso, o título cai tão bem neste enredo. Lições para pais e filhos, adultos e crianças. Um dos melhores Graphics MSP que li. Preparem os lenços, vocês vão precisar.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Mauricio (Vespeiro) 06/03/2018

Ótimos desenhos, mas com crianças falando “difícil”.
Sem sombra de dúvida, a releitura visual que os irmãos Cafaggi tem feito da Turma da Mônica é a que mais harmoniza com os personagens originais. Traços elegantes, cores perfeitas, desenhos expressivos, diagramação bem ajustada, tudo em altíssimo nível.

Porém, logo na primeira página da história pude novamente perceber que eles não sabem desenvolver um roteiro onde personagens em idade infantil falem realmente como crianças. Já havia percebido isso em “Laços” e tudo se repete agora em “Lições”. A linguagem é totalmente incompatível com a faixa etária de seis a sete anos. Ela se encaixaria melhor se eles já tivessem no mínimo uns 15. Perde-se qualidade à medida que não há verossimilhança.

Nota do livro: 6,68 (3 estrelas).

Bruno Silva 20/02/2018

Prepare o lencinho. De novo.
Eles conseguiram de novo. Lições é a maravilhosa continuação de Laços. Além de funcionar como uma espécie de prequel da Turma da Mônica, faz completa justiça ao título ao mostrar o quanto é importante aprender com as afinidades (e diferenças) com os que nos são próximos. Dica: se algum dia você mudou de escola, prepare o lencinho.

site: https://www.instagram.com/aliviocomic/

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 15/02/2018

Lições
Quadrinhos fazem parte da minha vida desde que eu era pequeno através das revistinhas da Turma da Mônica, e conforme fui crescendo fui deixando de lado a imensa pilha que tinha no meu quarto, até me desfazer de todas ao ficar mais adulto. Em 2015 o Vitor e a Lu Cafaggi escreveram e desenharam um Graphic Novel assinada pelo Maurício de Souza chamada ‘’Laços’’, trazendo a Turma da Mônica sob uma abordagem totalmente diferente. Eu não li ‘’Laços’’mas li sua continuação indireta, chamada ‘’Lições’’.

Em Lições, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali estão no primeiro ano do ensino fundamental, e por diferentes razões todos esquecem de fazer sua lição de casa, Cebolinha bola um plano infalível (que logicamente dá errado) para que eles não se ferrem por causa disso.

É interessante como a HQ explora a palavra lições em todos os seus significados. Lições de casa para as crianças, lições de ensinamento para os pais e a forma que eles lidam com ter que ‘’punir’’ os filhos por algo errado que fizeram. É tudo contado com tanta delicadeza, harmonizando com as ilustrações lindas e cuidadosas que permeiam as páginas, tornando Lições uma HQ nostálgica e memorável.

A história e seu desenvolvimento são bem simples, mas batem lá no fundo do coração. A cada fala errada do Cebolinha eu voltava uns anos atrás e me sentia um garotinho de sete anos gargalhando virando as páginas de uma revistinha.

site: https://www.conversaurbana.com/single-post/2017/01/03/Turma-da-M%C3%B4nica---Li%C3%A7%C3%B5es

Vivi 09/12/2017

Tão fofo!!!
Esse é o quadrinho mais fofo da turma da monica. As ilustrações são lindas, a história é muito bem escrita e bem humorada!!!!! Deu voltade se abraçar cada um de tanta fofura!!!!!

Não li laços ainda mais fica aqui a recomendação pra um quadrinho q não deixa a desejar em nada!!!!!

ntampinha 12/11/2017

Muito lindo. Que mensagem bonita que essa Novel trás, achei que o autor poderia ter se aprofundado mais nas lições, mas ainda assim a história está maravilhosa.
Fala principalmente sobre o valor da amizade e as consequências que nossas atitudes podem acarretar.
O traço me agradou bastante e aproveitei cada quadrinho com muita emoção.
Me apaixonei. Recomendo!!!

Rosana - @tudoquemotiva 05/09/2017

Várias lições para a vida ♥
Mais uma Graphic MSP passando aqui pelo blog. Já li várias outras e vou trazer aos poucos para cá. A MSP de hoje vai contar sobre a turminha e o erro grave que cometeram. Após serem descobertos, eles terão que enfrentar os fatos e os problemas que causaram. Além disso, a amizade será coloca à prova e Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali vão aprender uma valiosa lição.

Mais uma vez vejo meu personagens favoritos da infância representados pelo Vitor e pela Lu Caffagi, os irmãos arrasaram nas ilustrações e mais um vez, na história. Por terem esquecido de fazer o dever de casa, Cebolinha tem a brilhante ideia de todos eles matarem aula, para não terem problema com a professora. Porém, ao tentar pular o muro, a Mônica cai e quebra o braço. Como consequência, os pais de todos eles, os proíbem de verem um ao outro durante a semana. No entanto, os pais da Mônica vão um pouco mais além, eles transferem Mônica de escola, e no caso, ela apenas conseguirá ver os amigos aos finais de semana.

Os pais dos nossos personagens, decidem que é hora dos filhos começarem a amadurecer e implementam várias mudanças em suas vidas: O Cebolinha deverá frequentar uma fonoaudióloga; Cascão enfrentará as aulas de natação; Magali passa a participar das aulas de etiqueta, afim de se tornar uma "mocinha comportada" e, Mônica, por sua vez, terá que adaptar-se à nova escola e aos novos colegas.

Aos poucos, vemos nossos queridos personagens amadurecendo e percebendo as qualidades que possuem. E que, percebemos, os pais de cada um parecem não entender as atitudes dos filhos e muitos menos tentam compreender. É difícil ver nossos personagens queridos passando por vários problemas e a vontade que temos é de pegá-los no colo e falar que vai ficar tudo bem.

A edição está linda e também conta com vários extras no final, apresentando o novo formato dos personagens e como foi o processo criativo até chegar na capa original. Gosto dos extras pelo fato dos autores/ilustradores conversarem com o leitor e se preocuparem em nos contar passo a passo como foi o desenvolvimento.

Enfim, mesmo com tantas dificuldades, eles vão perceber o valor da amizade; vão perceber que as ações deles, pode acarretar em algo ruim para todos e que muitas vezes, o melhor é aceitar as consequências. A única coisa que eu não gostei, foi o final. Não por ter sido ruim, mas por ter acontecido de forma abrupta. De repente, acabou. Faltou algo mais ali e até voltei algumas páginas para ver se não tinha perdido nada. Mas de qualquer forma, gostei muito dessa MSP. ♥

site: http://www.tudoquemotiva.com/2017/08/turma-da-monica-licoes-por-lu-e-vitor.html

Gnomot13 21/08/2017

Fofo e bem feito...
Talvez meio rápido e um pouco superficial, acho que poderia ir mais fundo nas lições e apresentar um nível de complexidade maior, porém tem cenas que são muito impactantes. Vale ser lido como td da MS Graphics.

Karla Lima @seguelendo 18/06/2017

Emocionante
Depois de Laços, pensei que não ficaria mais surpreendida. Lindo quadrinho, lindo roteiro, lindo desenho. Os traços são encantadores e a história é algo tão humano que acredito que quase toda criança já passou por isso. Certos pontos são tristes, chega dá uma dor no coração, mas o ultimo quadrinho me fez sorrir, como se eu mesma estivesse esperando por aquilo o tempo todo. Maravilhoso!!

Gláucia 04/11/2016

Turma da Mônica: Liçóes - Vitor e Lu Cafaggi
Depois do Penadinho, minha preferida. A turminha é obrigada a se separar por um tempo e cada um deles se vê obrigado a enfrentar seus medos e pequenas (grandes para as crianças que são) dificuldades. É muita fofura

Lih 19/09/2016

O VALOR DA VERDADEIRA AMIZADE
Apesar do gênero dado por todos à graphic novel ser “aventura”, eu acho que ela se encaixa muito em outro rótulo, bem comum em mangás: o Slice of Life. Este é um gênero que retrata a vida cotidiana dos personagens. Nada exagerado, nenhum “vilão”, nenhum “objetivo”. É ver o dia-a-dia de um personagem, com seus mini dramas e superações. E eu gosto bastante desse gênero, me fazendo gostar muito dessa história.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/08/03/turma-da-monica-licoes-o-valor-da-verdadeira-amizade/

Andrew 27/08/2016

Lindo
Chorei lendo essa graphic novel, e ver os personagens que eu cresci tão novinhos e com esse traço primoso, essa história é linda.

SABRI 15/08/2016

As ilustrações são lindas, mas a história tem um tom depressivo.

Jen. 29/07/2016

Mas não conta pro Cebolinha!
Eu me apaixona cada vez mais pelas adaptações do Vitor e da Lu a cada edição! Eles transformam a vida no Limoeiro de uma história infantil dos nossos tempos, em uma história infantil para o tempo atual! É incrivel!

O roteiro é ainda mais incrivel do que o anterior e descobri uma paixão pelo Cascão! Um dos melhores amigos que já vi.

Amo o traço deles. O traço da Lu é tão ´soft´ e do Vitor é tão ´peaceful´ que vc se sente criança novamente.
Sou super fã do trabalho deles e super indico para qualquer idade!