Lisístrata

Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

Mafe.Marques 16/10/2023

KKKKKKKKKKKKKKKK HAHAHAHAHAHAAB JAHSJSHSSKSHSKSHS KKKKKKKKKKKKKKK HAHAHAHAHAAHAHAHSHDKDJDJDDJJDJD KKKKK AAAAAAAAAA

alice 01/10/2023

Aquela que dissolve tropas
Leitura que surpreende e prende bastante mesmo que seu gênero não seja de muito agrado aos meus olhos. acredito que seja possível fazer diversas metáforas com a história principalmente envolvendo o arco de feminismo e a visão sexualizada das mulheres por parte dos homens. experiência que agrega e te muda como ser.

mariii 30/09/2023

CONTÉM SPOILERS
Não sei qual o objetivo do livro, mas ele tem uma leitura fácil e uma boa apresentação de personagens. amo como os homens foram representados nesse livro, e como as mulheres conseguiram alcançar seu objetivo. li esse livro p fazer uma prova na escola, e espero que me ajude no vestibular por ser leitura obrigatória????

anaclarabcruz 30/09/2023

Curta e engraçada, foi um prazer ler essa comédia para uma disciplina da faculdade. Acredito que seja muito boa em cena!

Nathi 29/09/2023

Li por causa da Ufrgs e achei bem engraçadinho. Uma comédia rápida e gostosa de ler, mas por não se tratar de um livro com tantos detalhes não se torna tão interessante.

maria 27/09/2023

3? melhor livro que li para escola esse ano, muito bom e consegui terminar em 2 dias (nao conseguia terminar nenhum livro por há um bom tempo)

GiihZagatto 21/09/2023

A Guerra do Sexo
Essa comédia grega me impressionou e me fez querer mais comédias. Não sabia o que esperar, mas achei bem engraçado os pontos de duplo sentido e as críticas bem pontuais.
Apesar do que vi algumas pessoas falando, acredito que o intuito em mostrar as diferenças de tratamento social para com as mulheres tinha um ar de valorização.
Dá para perceber a luta de Lisístrata para que outras mulheres entendem que elas não são pouca coisa ou só servem para os homens, além de evidenciar a questão de que mulheres tendem a cuidar de homens mesmo quando esse não é o papel delas (vi como uma crítica também).
Como peça, a escolha de cenário para tratar do político através de uma "fofoca" e da escolha das próprias falas para mostrar como os homens estavam gananciosos, a política caótica e como as guerras estavam afetando os lares, é bem tratado.

lenaleni 15/09/2023

Uma comédia crítica e satírica
Engraçada e cômica, Lisístrata é uma leitura pequena e divertida que me deu algumas boas risadas. Apesar de seu tom crítico ao patriarcado e o papel da mulher como ser submisso, não acho muito correto colocá-lo como ?ó meu deus, que exemplo de luta pelos direitos das mulheres para aquela época!?.

Senti que o autor tinha mais um tom de irônia a mais do que de seriedade para a pauta da chefia feminina, fiquei com uma impressão de que parte da escrita da obra leva a situação de empoderamento feminino como algo um pouco distante, é apenas uma peça para divertir o público com mais uma situação fantasiosa. Mas está é só minha opinião :)

elli elli 08/09/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA DA UFRGS 4/11
É...Exatamente o que promete ser KKKKK. É uma leitura irônica e engraçadinha, sem uma parte sequer sem duplo sentido. Imagino que seja uma peça interessante de se assistir. Não me conquistou muito e me passou mais vergonha alheia do que entretenimento. Não é algo que eu escolheria ler.

Blonde Venus 07/09/2023

Divertido
Um texto curto e mega divertido. Não sou muito de ler comédias, mas fiquei com vontade de ler muitas outras após essa leitura.

Jansen 05/09/2023

Espanta o nível daquela época. As mulheres há 2.400 anos tinham uma expectativa de liberdade e igualdade que demoraram muito a obter. O que Aristófanes criou na comédia Greve do sexo (Lisístrata) e na Revolução das mulheres não seria imaginável mais de 2.000 anos depois. Só mais recentemente as mulheres conseguiram votar e sair para trabalhar em empregos antes exclusivos dos homens, como na medicina, direito e gestão de empresas. Eram mão de obra para os afazeres do lar e na agricultura. Não sei a razão para a demora quando vemos que há muito tempo já se esperava mais delas. A personagem Valentina na Revolução das mulheres consegue, através de artifícios, que todas as mulheres votem no parlamento passando o poder politico para as mulheres num congresso dirigido por ela. Definem um Estado muito parecido com o prometido pelo comunismo e que este nunca conseguiu entregar. Por ser algo muito revolucionário logo no início surgem problemas, mas que, no correr do tempo, creio eu, as mulheres resolveriam. E são situações cômicas que tornam a leitura muito agradável. Acho que, com o passar dos tempos, apesar das facilidades e técnicas para criarmos obras literárias, desaprendemos a criar histórias daquele naipe.
Recomendo a leitura, assim como a de outros como as tragédias de Sófocles, memoráveis.

Kami 05/09/2023

Tinha muita expectativa, porém me decepcionou inteiramente. A proposta em uma época tão diferente foi inovadora e ainda é, por isso é um clássico, mas, não sei se foi a edição ou não, não foi uma grande narrativa.

PedroSF 06/08/2023

Uma discussão da antiguidade muito presente nos dias de hoje
Sendo minha primeira experiência lendo livros no estilo de escrita de uma peça de teatro, posso afirmar que é algo bem singular, mas que possui uma beleza própria. Sem ter grandes descrições dos personagens ou dos cenários, podemos nos ver livres para fazer da nossa imaginação um complemento perfeito para a trama, e já que a mencionei, é muito interessante que, quase 2.500 anos atrás, um autor teve a mentalidade de utilizar-se de questões de gênero de uma forma tão marcante e central na narrativa quanto Aristófanes fez. Como o próprio título já entrega, a greve de sexo realizada pelas mulheres gregas nessa obra realmente acaba ressoando como uma grande comédia da época, mas que contém em seu cerne grandes questões que podemos discutir em nosso presente.

Anna 02/08/2023

Visionário
Lisístrata é uma peça de teatro situada em Atenas, em cerca de 411 a.C.
Apesar disso, o tema é muito atual: a união feminina frente à anos de ignorância, no caso, o objetivo é a paz.
E como alcançar esse objetivo se não utilizando da única coisa que os homens não têm?
Deixo o resto para a leitura, porém já adianto que é uma peça para um público maduro, muito bem humorada, entretanto bem mais séria do que parece.
Leiam.